Buscar

Mandado de Segurança para Acesso à Informação

Prévia do material em texto

AO JUÍZO DE DIREITO DA ... VARA DA FAZENDA PÚBLICA ESTADUAL DA COMARCA DE QUARENTENOPOLIS. 
Covidnelson, nacionalidade... Estado Civil ..., portador da cédula de identidade..., e inscrito no cpf ... , na cidade de ...; Cep.: ..., e-mail: ; vem, por meio de seu advogado, (procuração em anexo), impetrar mandado de segurança com pedido liminar, com fulcro no art 5º LXIX da CF/88 e da lei 12.016/2009 e artigo 319.
Em face do Secretário Municipal de Educação do Município Pandemônio, com endereço na rua ..., nº..., bairro ..., cidade Pandemônio, cep xxx, vinculado ao estado ..., CNPJ ...pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos:
I- DOS FATOS
 Covidnélson, cidadão politicamente atuante e plenamente consciente dos deveres a serem cumpridos pelos poderes constituídos em suas relações com a população, decidiu fiscalizar a forma de distribuição dos recursos aplicados na área de educação no Município Pandemônio, sede da Comarca Quarentenópolis e vizinho àquele em que residia, considerando as dificuldades enfrentadas pelos moradores do local. Para tanto, compareceu à respectiva Secretaria Municipal de Educação e requereu o fornecimento de informações detalhadas a respeito das despesas com educação no exercício anterior, a discriminação dos valores gastos com pessoal e custeio em geral e os montantes direcionados a cada unidade escolar, já que as contratações eram descentralizadas. 
O requerimento formulado foi indeferido por escrito, pelo Secretário Municipal de Educação, sob o argumento de que Covidnélson não residia no Município Pandemônio; os gastos com pessoal eram sigilosos, por dizerem respeito à intimidade dos servidores; as demais informações seriam disponibilizadas para o requerente e para o público em geral, via Internet, quando estivesse concluída a estruturação do “portal da transparência”, o que estava previsto para ocorrer em 2 (dois) anos. Covidnélson não informou de que modo usaria as informações.
DO DIREITO
A administração pública dos Estados e Municípios deve observar os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficácia conforme o art. 37 da constituição Federal. Assim como o inciso II do mesmo artigo o qual determina que a lei estipule as formas de participação dos atos administrativos quanto ao acesso dos usuários a requisitos e a informação sobre atos do governo.
 Conforme disposto na lei nº 12.527/2011 em seu artigo 4º, I os dados processados ou não, eu podem ser utilizados para produção de transmissão de conhecimento, contidos em qualquer meio, suporte ou formato. 
 Assim como resguardado n artigo 5º que os Estados têm a responsabilidade de salvaguardar o direito de acesso à informação, que serão processadas por meio de procedimentos objetivos e ágeis em linguagem compreensíveis. 
 De acordo com as disposições acima, fica provado que o demandado não pode recursa-se o fornecedor qualquer informação que torna a atividade transparente, e os motivos pelos quis são podem usar solicitações de acesso a informação publica.
 Sendo assim, o art. 5º, no inciso LXIX, da Constituição Federal e na lei Federal nº 12.016/09 em seu artigo 1º garante que seja concedido mandado de segurança para resguardar o direito liquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.
	
DA LIMINAR 
De acordo com o exposto, cumprem-se os requisitos do art, 1º da lei Federal nº 12.016/09, introduzindo periculum in mora e fumos boni iuris, autorizando a conceder liminar sem procedentes anudita altera pars, verifica-se a conduta ilegal, não apenas representa uma ameaça específica ao direito dos cidadãos além de restringir os direitos líquidos e certos estabelecidos.
Visto também que o artigo 7º, inciso III, de Lei Federal nº 12.016/09, dispõe que a liminar será concedida, superando o ato que deu o motivo ao pedido quando for relevante o fundamento do pedido e do ato impugnado. Assim como os artigos 10 e 11 da lei 12.527/11, indica o direito de pedir o acesso de forma célere. 
Para isso é necessário à concessão de Liminar para que os peticionários possam acessar rapidamente as informações publicas.
II- Dos Pedidos
Diante do exposto, pede-se a Vossa Excelência:
a.  Que a autoridade coatora seja citada conforme o artigo 7º da Lei Federal 12.016/2009.
b. Que seja concedido o pedido de liminar para que seja garantido o acesso as informações púbicas
c. Que seja reconhecida a legitimidade ativa e passiva.
d. Que o presente mandado seja acolhido e concedida a ordem de segurança
e. Que seja citado o MP..
Nestes termos,
Pede-se deferimento.
Data e local.
Advogado: ...
OAB: ...

Continue navegando