Buscar

Fundamentos historicos do direito DISCURSIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A civilização egípcia herdou para a história notável conhecimento no campo da arte, medicina, engenharia, matemática etc. Foi uma das mais avançadas e complexas sociedades do mundo antigo. Entretanto, no campo jurídico, propriamente dito, o legado egípcio foi tímido quando comparado aos povos da Mesopotâmia. Considerando o aprendizado acerca da cultura egípcia, descreva o conceito de justiça daquela civilização.
Resposta esperada
Os antigos egípcios, até onde conhecemos na atualidade, reconheciam como fonte de direito e justiça o Faraó, monarca considerado divindade viva, que pronunciava o Maat (direito). O Maat era considerado um tipo de ordem universal e eterna, de origem divina, a qual o Faraó tinha a obrigação de velar e fazer cumprir. O Maat era a autêntica justiça que tem como essência o equilíbrio, verdade e ordem universal que deveria nortear as decisões.
2 Desde o início, a relação entre os colonizadores portugueses e a população nativa foi marcada por conflitos e tragédias que produziram o autêntico genocídio da população indígena. Haviam formas de resolução de conflitos entre os nativos antes da chegada dos portugueses? O que aconteceu com esse "direito indígena"? Justifique sua resposta.
Resposta esperada
*As tradições indígenas foram reprimidas e substituídas pela cultura do conquistador. As populações indígenas que não se submeteram foram exterminadas, *e os nativos desconsiderados como sujeitos de direito, *além do exercício de poder pelos proprietários locais que tinham práticas brutais e desprovidas de qualquer respeito aos nativos que eram vistos como "animais da terra".

Continue navegando