Buscar

Prévia do material em texto

UNIDADE 1 – AS POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃOUNIDADE 1
TÓPICO 1
A política sempre está ligada ao exercício do poder em sociedade, seja em nível individual ou em nível coletivo. 
Políticas públicas: ações geradas na esfera do estado que tem como objetivo atingir a sociedade como um todo ou pelo menos parte dela. 
Funções básicas de uma boa administração:
· Promover e melhorar os níveis de cooperação entre os atores envolvidos
· Constituir-se em um programa factível, isto é, implementável; 
· Reduzir as incertezas sobre as consequências das escolhas feitas;
· Evitar o deslocamento da solução de um problema político por meio da transferência ou adiamento para outra arena, momento ou grupo;
· Ampliar as opções políticas futuras e não presumir valores dominantes e interesses futuros nem predizer a evolução dos conhecimentos. Uma boa política deveria fechar possíveis alternativas de ação. 
Como podemos realizar estas políticas?
É necessário embasamento político como está previsto em nossas leis.
CF FOI PROMULGADA EM 05/10/1988 fruto da assembleia nacional constituinte pela emenda nº 26 de 17/11/1985.
Possui oito capítulos onde o CAPÍTULO III TRATA-SE DA EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO. 
A constituição de um estado democrático é a cartilha na qual os cidadãos apreendem os fundamentos e a proteção de seus direitos, a disciplina da atuação e dos limites do poder estatal e a função social da comunidade. 
Os ARTIGOS 205 a 214 trata-se da educação.UNIDADE 1
Art. 205: Educação direito de todos e dever do estado e da família 
Art. 206: Garantia do ensino, qualidade e igualdade quanto ao acesso e permanência na escola, liberdade de aprender, pluralismo de ideias, gratuidade do ensino, valorização dos profissionais. 
Art. 207: As universidades gozam de autonomia didático-pedagógica administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão aos princípios de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. 
Art.208: Educação básica obrigatória e gratuita dos 04 aos 17 anos; ensino médio; inclusão; acesso aos níveis mais elevados de ensino; oferta de ensino noturno regular; atendimento ao educando com material didático, transporte, alimentação e assistência à saúde. 
Art. 209: O ensino é livre à iniciativa privada atendendo o cumprimento das normas gerais da educação nacional e tendo autorização e avaliação de qualidade pelo poder público. 
Art. 210: Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos nacionais e regionais. 
Art.211: A união, estados, distrito federal e os municípios organizaram em regime de colaboração seus sistemas de ensino. (competência de cada membro federado no sistema educacional). 
Art. 212: Traz questões relativas ao financeiro. União aplicará anualmente, nunca menos de dezoito. Estados e municípios no mínimo 25%. 
Art.213: Os recursos públicos serão destinados às escolas públicas, podendo ser dirigidos a escolas comunitárias, confessionais ou filantrópicas. 
Art.214: Estabelece o PNE que visa: Erradicação do analfabetismo; universalização do atendimento escolar; melhoria na qualidade do ensino; formação para o trabalho; promoção humanística, cientifica e tecnológica do país; estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do PIB. PNAIC: Pacto nacional pela alfabetização na idade certa
Alfabetização: Domínio do sistema alfabético-ortográfico; Relação entre pauta sonora e as letras.
Letramento: Conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades necessárias para usar a escrita em práticas sociais. 
O letramento antecede, acompanha e ultrapassa o movimento da alfabetização.
UNIDADE 1
TÓPICO 2
A lei de diretrizes e bases da educação de 1996 - Nº 9.394 de 08 de fevereiro de 1996
09 títulos, 92 artigos e 05 capítulos 
Não é um documento estável e sim flexível em sua constituição. 
A lei da educação deve trazer certeza e ordem de um lado, e de outro, deve ser mediadora entre imposições da estabilidade das exigências da evolução social. Mas deve, sobretudo, ser um roteiro seguro de conceitos, caminhos, condutas e conclusões sob a inspiração da constituição. 
A primeira LDB ( lei nº 4024) surgiu em 20/12/1961 e demorou 13 anos para chegar a sua forma final até sua aprovação em 20/09/1961.
Em 1971 surgiu a segunda LDB. Lei nº 5692/1971 conhecida como lei da reforma do ensino de primeiro a segundo graus. Caracterizada por uma gestão lenta. 
Análises de títulos da LDB
Título I – Da educação
 Educação formal e informal, prática social, mundo do trabalho, movimentos sociais, manifestações culturais. 
Título II – Do direito à educação e o dever de educar
Educação dever da família e do estado. Pleno desenvolvimento do educando. Gratuidade do ensino público, pluralismo de ideias e valorização do profissional da educação. 
Título III: Deveres e responsabilidades do estado e sociedade civil, no que tange a educação escolar.UNIDADE 1
Atenção: Os pais devem matricular seus filhos na educação infantil a partir dos 04 anos de idade.
A Educação fundamental é composta por 09 anos obrigatórios e gratuitos, sendo cinco anos iniciais e quatro anos finais.
Engloba também atendimento especializado gratuito aos educandos com deficiência, TGD, altas habilidades ou superdotação, preferencialmente nas escolas regulares em suas classes comuns com professores especializados observando suas necessidades e garantindo as devidas adaptações. 
Título IV – Da organização da educação nacional
Tange as responsabilidades de cada ente da federação frente a organização da educação. 
União: Elaborar Plano nacional da educação, prestar assistência técnica e financeira, estabelecer diretrizes para educação infantil, coletar, analisar e avaliar dados referentes a educação, fiscalizar cursos da educação superior. 
Estados: Assegurar ensino fundamental e oferecer com prioridade o ensino médio. Assumir o transporte escolar dos alunos. 
Municípios: Oferecer educação infantil em creches e pré-escolas, e com prioridade, o ensino fundamental. Assumir o transporte escolar dos alunos da rede municipal. 
Título IV – Dos níveis e das modalidades de educação e ensino UNIDADE 1
A educação escolar compõe-se: Educação básica: formada pela educação infantil, ensino fundamental e médio e educação superior.
Os alunos oriundos de contextos culturais minoritários se enquadram na educação especial. 
Título VI – Dos profissionais da Educação
Consideram-se profissionais da educação escolar básica os que nela estando em efetivo exercício e tendo sido formados em cursos reconhecidos: professores habilitados em nível médio ou superior para docência na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio. 
Título VII – Dos recursos Financeiro
A união aplicará anualmente nunca menos de dezoito e os estados, distrito federal e municípios vinte e cinco por cento da receita resultante de impostos. 
Busca-se também diminuir as desigualdades regionais relativas a educação e padronizar a qualidade do ensino. 
Título VIII – Das disposições Gerais 
Dispõe sobre educação de jovens e adultos, educação indígena, estágio, ensino militar e ensino à distância.
Título IX – Das disposições transitórias 
Nela estão definidas ações legais com abrangência futura e a partir dele é possível perceber a revogação de todas LDBs anteriores.
UNIDADE 1
TÓPICO 3
PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO – PNE
Instrumento de distribuição de recursos para todos os níveis de ensino
Em 2001, o PNE foi aprovado pela lei nº 10.172/2001 tendo seu encerramento no final do ano de 2010 e possuía quatro objetivos principais: 
a) Elevação do nível global de escolaridade;
b) Melhoria da qualidade ensino;
c) Redução das desigualdades sociais e regionais;
d) Democratização da gestão do ensino público. 
 Esse é elaborado com 20 metas e estratégias a serem alcançadas num período de 10 anos.
Meta 1 – Educação infantil 
Universalizar até 2016 a educação infantil na pré-escola para crianças de 04 a 05 anos de idade e ampliar aoferta de vagas em creches infantil atendendo 50% das crianças com idade até 03 anos até o final desse plano. Essa meta possui 17 estratégias e 2 indicadores. 
Meta 2 – Ensino Fundamental
Universalizar o ensino fundamental de 09 anos para toda população com 06 a 14 anos garantindo que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada.
Meta 03 – Ensino médio
Universalizar o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar a taxa liquida de matriculas no ensino médio para 85%. 
Meta 04 – Inclusão 
Universalizar para população de 04 a 17 anos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação o acesso a educação básica e ao atendimento educacional especializado, principalmente na rede regular de ensino. UNIDADE 1
Meta 05 – Alfabetização infantil
Busca alfabetizar todas as crianças até o final do segundo ano do ensino fundamental. 
Meta 06 – Educação integral
Oferecer a educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas e atender pelo menos 25% dos alunos. 
Meta 07 - Atingir ao final da década as médias nacionais para o IDEB
Meta 08 – Elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos, igualar a escolaridade média entre negros e não negros. 
Meta 09 – Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar o analfabetismo e diminuir o analfabetismo funcional. 
Meta 10 – Oferecer no mínimo 25% das matriculas do EJA de forma integrada a educação profissional.
Meta 11 – Triplicar a matrícula em cursos técnicos.
Meta 12 – Elevar a taxa bruta e liquida da educação superior para a população entre 18 a 24 assegurando a qualidade da oferta.
Meta 13 – Elevar a qualidade da educação superior.
Meta 14 – Elevar gradativamente o número de matriculas na pós graduação scritu sensu.
Meta 15 - Garantir que todos os professores da educação básica possuam formação especifica em curso superior de licenciatura. UNIDADE 1
Meta 16 – Formar 50% dos professores da educação básica em cursos de pós graduação.
Meta 17 – Atualizar progressivamente o piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica.
Meta 18 – Implantar planos de carreira para os profissionais da educação.
Meta 19 – Garantir nomeação comissionada de diretores da escola vinculada a critérios técnicos de mérito e desempenho e à participação da comunidade.
Meta 20 – Ampliar progressivamente o investimento público em educação até atingir no mínimo o patamar de 7% do PIB. 
UNIDADE 2 – POLÍTICAS PÚBLICAS E EDUCAÇÃO: INFLUÊNCIAS GLOBAISUNIDADE 2
TÓPICO 1
A Globalização caracteriza-se pela ampla interação econômica, política, cultural e outros entre as nações.
De acordo com o banco mundial quem desejar crescer economicamente perante aos demais países deverá reestruturar seu sistema educacional.
Na conferência mundial sobre a educação para todos foram definidos os seguintes objetivos: 
1. Satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem;
2. Expandir o enfoque; 
3. Universalizar o acesso à educação e promover a equidade;
4. Concentrar a atenção na aprendizagem; 
5. Ampliar os meios de e o raio de ação da educação básica; 
6. Propiciar um ambiente adequado à aprendizagem garantindo assistência médica, psicológica e nutricional;
7. Fortalecer as alianças;
8. Desenvolver uma política contextualizada de apoio;
9. Mobilizar os recursos; 
10. Fortalecer a solidariedade internacional. 
A partir daí no governo de FHC foram escolhidas as seguintes metas: descentralização da administração das verbas federais, elaboração do currículo básico nacional, educação à distância, avaliação nacional das escolas, incentivo a formação de professores, parâmetros de qualidade dos livros didáticos entre outras. Foi nesse governo também que ocorreu a elaboração e promulgação da LDB (lei nº9349/96). 
No governo Lula foi criado o FUNDEB (fundo de desenvolvimento da educação básica). UNIDADE 2
A emenda constitucional nº59 de 2009 prevê obrigatoriedade do ensino a população entre 4 e 17 anos. Com isso o ensino pré-escolar e ensino médio torna-se obrigatórios
Sobre a revolução informacional pode-se destacar: o surgimento de uma nova linguagem comunicacional e a utilização de uma linguagem digital além das novas possibilidades de entretenimento e educação. 
Como a revolução informacional pode determinar mudanças na educação?
As tecnologias na educação podem utilizar em uma dimensão maior as novas formas de ensino como o EAD que utiliza o fácil acesso às informações de forma que auxilia o processo de ensino-aprendizado. 
Modalidade de educação: diferentes modos particulares de exercer a educação.
	Educação Formal
	Informal
	Não formal
	É intencional. Ocorre ou não em instancias da educacionais. Objetivos educativos explícitos. Sistemática e organizada. 
	Refere-se as influências do meio humano, social, ecológico e físico no qual o homem está exposto.
	É intencional e ocorre fora da escola. É pouco estruturada e sistematizada. 
Outras modalidades de ensino
	Educação escolar quilombola
	Educação escolar indígena
	Educação de jovens e adultos
	Educação especial
	Educação profissional e tecnológica
	Educação básica do campo
Níveis de educação: Refere-se aos diferentes graus e categorias de ensino. 
	Educação Infantil
	Ensino Fundamental 
	Ensino médio
	· Creches: crianças até 03 anos de idade. 
· Pré-escolas: Crianças de 04 a 05 anos. 
	· Crianças de 06 anos
· Duração de 09 anos
	· Duração mínima de 03 anos; 
· 15 aos 17 anos.
O ensino superior é tido como etapa final do ciclo da educação escolar. 
Carga horária mínima anual de 800 horas, divididas em no mínimo 200 dias letivos. Para fins de distribuição dos recursos do FUNDEB serão consideradas exclusivamente as matrículas presenciais efetivas conforme dados apurados no censo escolar. UNIDADE 2
A base nacional comum curricular (BNCC) se constitui em um documento em que estão atreladas as competências e habilidades que o aluno deverá construir em seu processo de ensino aprendizagem. 
Símbolos nacionais oficiais: A bandeira nacional; o hino nacional; o brasão da república e o selo nacional. A lei torna obrigatória a execução do hino nacional brasileiro uma vez por semana nas dependências das escolas públicas ou privadas. 
UNIDADE 2
UNIDADE 2
TÓPICO 2
O fundo nacional do desenvolvimento (FNDE) é responsável pela execução de políticas educacionais do ministério da educação. 
Esse também pode ser definido como o fundo que tem como principal objetivo fornecer as condições concretas para o desenvolvimento de ações, planos e programas destinados a subsidiar instituições e sistemas de ensino. 
Alguns dos programas desenvolvidos 
	PROGRAMAS 
	AÇÕES
	Caminho Da Escola
	Melhoria na frota dos veículos escolares garantindo a permanência do aluno da zona rural na escola.
	Livro Didático PNLD
	Oferta de livros consumíveis para alunos do ensino fundamental e ensino médio.
	Programa Um Computador Por Aluno Prouca
	Tem o objetivo de promover a inclusão digital através da oferta de computadores com sistemas desenvolvidos para o uso em ambiente escolar. 
	Proinfância
	Prestar assistência financeira em caráter suplementar para construção e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas. 
	Programa Nacional De Alimentação Escolar
	Garante pelo menos uma refeição diária nos dias letivos, afim de atender as necessidades nutricionais dos alunos além de desenvolver hábitos alimentares saudáveis. 
	Programa Dinheiro Direto Na Escola PDDE
	Promove a transferência de valores às escolas públicas com mais de 20 alunos e também para escolas de educação especial mantidas por ONGs. 
	Programa Nacional De Formação Continuada A Distancia Nas Ações Do FNDE
	Objetiva a capacitação de todos os profissionais da educação, técnicos e gestores públicos. 
	Biblioteca Na Escola PNBE
	Envio às bibliotecas das escolas obras e materiais de apoio a atividades relativas à educação básica.
UNIDADE 2
TÓPICO 3
A escola é um espaço organizacional de formação eaprendizagem, no qual os profissionais que ali trabalham podem dar suas opiniões, realizar atividades que auxiliem no seu desenvolvimento profissional e em seu trabalho com as crianças. 
Essa busca formar pessoas criticas que desenvolvam seu senso crítico. Dessa forma, possui papel essencial na organização da sociedade uma vez que essa tem a função de formar o cidadão tornando esse um ser solidário, critico ético e participativo. 
São pontos essenciais da responsabilidade da escola pública: 
1. Ser agente de mudanças;
2. Trabalhar a tradição e os valores nacionais;
3. Preparar cidadãos capazes de compreender o mundo, seu país, sua realidade e de transformá-los posteriormente. 
Diante disso pode-se afirmar que os objetivos explícitos da escola são o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, para se tornarem cidadãos participativos na sociedade em que vivem. 
UNIDADE 3 – A ORGANIZAÇÃO DAS ESCOLAS JUNTO ÀS POLÍTICAS PÚBLICAS

Mais conteúdos dessa disciplina