Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Prévia do material em texto

1/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 1º 
Disciplina: Engenharia da qualidade
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor: Tatiane Andrade
ORIENTAÇÕES 
Cada Atividade respondida de forma correta terá até 1 ponto por anotação correta
1º) A respeito do programa 5S analise as afirmativas abaixo. I - O S, que, em japonês, significa Seiri, é denominado, no Brasil, de Senso de utilização, cujo objetivo principal é transformar o ambiente de trabalho em um local mais utilizado e menos poluído. II - O S, que, em japonês, significa Seisou, é denominado, no Brasil, de Senso de Saúde, que tem como lema “limpar e evitar sujar”. III - O S, que, em japonês, significa Seiton, é denominado, no Brasil, de Senso de Utilização, cujo lema é “separar o que é útil do que não é”. IV - O S, que, em japonês, significa Shitsuke recebe, no Brasil, o nome de autodisciplina, que significa assumir a responsabilidade de seguir os padrões de forma natural. Dentre as afirmativas, estão corretas: 
a) Somente I e II. 
b) Somente I e IV. 
c) I, III e IV. 
d) II, III e IV.
2º) Em relação ao diagrama de Pareto assinale a alternativa correta. 
a) Parte do princípio de que um grande número de causas é responsável pela maioria dos problemas e, dessa forma, a construção do diagrama auxilia na identificação dos principais problemas que precisam de solução. 
b) É uma representação gráfica das etapas pelas quais passa um processo, de fácil compreensão do fluxo e da visão global de um processo, onde inclui somente as operações críticas. 
c) É uma ferramenta utilizada na programação e execução das atividades de um processo, sendo necessário elevado nível de disponibilidade de informações não sendo necessário sua confiabilidade. 
d) O gráfico de Pareto é representado por barras dispostas em ordem decrescente, onde ao lado esquerdo do diagrama ficará a frequência absoluta, e a frequência acumulada ao lado direito. Cada barra representa uma causa mostrando o grau de importância da causa com a contribuição de cada uma em relação a total.
3º) Assinale a alternativa que consta todos os aspectos que devem ser envolvidos na construção do diagrama de causa e efeito, também conhecido como diagrama de Ishikawa. 
a) Mão de Obra, materiais, máquinas, reclamações de clientes, meio ambiente, medição. 
b) Materiais, máquinas, custos, métodos, meio ambiente, medição. 
c) Mão de Obra, materiais, máquinas, métodos, meio ambiente e medição. 
d) Mão de Obra, materiais, máquinas, métodos, meio ambiente, programação. 
4º) Leia as sentenças abaixo. 
I. Histograma é um gráfico que apresenta a distribuição de frequências de uma variável por meio de retângulos justapostos, feitos sobre as classes dessa variável, sendo que a área de cada retângulo é proporcional à frequência observada da correspondente classe. 
II. O gráfico de setores não é adequado para representar variáveis quantitativas. 
III. O gráfico de colunas contrapostas (ou opostas) não é adequado para representar variáveis quantitativas contínuas. Acerca dos gráficos de histograma assinale a alternativa correta. 
a) Apenas a I está correta 
b) Apenas a III está correta 
c) I e III estão corretas 
d) I e II estão corretas 
Para as questões 5 e 6, irá marcar (V) para a proposição verdadeira, (F) para a falsa. E logo abaixo deve explicar a sua resposta, informando porque é falso ou verdadeiro. (A nota está condicionada a explicação).
5º) (V) Em relação as ferramentas da qualidade: As cartas de controle são utilizadas para nos dizer se o processo está sob controle estatístico ou não. Em outras palavras, com a utilização desta ferramenta, conseguimos identificar a evolução e a tendência do processo e, assim, agir corretivamente antes que o problema de fato ocorra. 
	 p	É uma metodologia utilizada para identificar os problemas antes mesmo que aconteçam
	
	
	
6º) (F) Em relação as ferramentas da qualidade: O Diagrama de concentração de defeitos é o método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa, ou seja, variáveis que podem ser medidas ou contadas.
	D	Pois é relacionada com diagrama de dispersão e não ao diagrama de concentração de 
		defeitos, este é uma figura da unidade a ser produzida, mostrando os ângulos relevantes.
	
	
7º) Com relação ao entendimento sobre as 7 perdas da produção assinale a alternativa incorreta.
a) O conceito de perda constitui um dos pilares da produção enxuta, alterando o foco de todos os envolvidos na empresa, uma vez que compreendido.
b) Uma das 7 perdas da produção é a superprodução que nada mais é do que produzir mais do que a demanda. 
c) As perdas por inventário diz respeito a toda atividade realizada pelo colaborador que não impacta diretamente no processo produtivo de forma a não gerar valor. 
d) A produção antecipada ocorre quando os itens são produzidos antes da demanda existir, isso é caracterizado como perda pois é necessário armazená-los até que possam ser vendidos. 
8º) A respeito da ferramenta de Desdobramento da Função Qualidade (QFD) assinale a alternativa incorreta. 
a) É uma ferramenta utilizada para garantir que as necessidades do consumidor dirijam o processo de projeto e produção de um produto. 
b) No processo de identificação dos desejos do cliente não é necessário levar em consideração os desejos óbvios, pois isso somente atrasará o andamento de análise do projeto. 
c) Mede a qualidade do projeto como satisfação dos clientes ou usuários do produto. 
d) Esta técnica permite nas etapas do desenvolvimento do produto a descoberta e quantificação de diversos requisitos que condizem com as necessidades dos consumidores e, consequentemente, a redução dos custos e o tempo despendido no seu desenvolvimento. 
9º) O processo QFD é realizado por meio de matrizes que desdobram as necessidades dos clientes e os requisitos técnicos relacionados a ela. Seu formato assemelha-se a uma casa e isso fez com que ficasse conhecido como “Casa da Qualidade”. Acerca disso, assinale a alternativa incorreta. 
a) O primeiro cenário (requisitos do cliente) possibilita a identificação e análise dos anseios básicos do consumidor, sendo esses subjetivos e/ou abstratos. 
b) O segundo cenário (importância) os requisitos do cliente são quantificados, averiguando a intensidade e importância de cada um. 
c) No terceiro cenário (Benchmark) é realizada a comparação com os produtos concorrentes. 
d) No quinto cenário (matriz de relacionamento) ocorre uma comparação entre os requisitos dos produtos e dos consumidores. 
10º) O QFD é estruturado para que os anseios mais importantes dos clientes sejam atendidos nos termos utilizados pelos próprios clientes. Acerca disso, assinale a alternativa que representa a sequência correta das fases do seu desenvolvimento. 
a) Fase 1 (especificação dos componentes e partes); fase 2 (planejamento); fase 3 (adequação dos processos de produção); fase 4 (padrões de procedimento no nível das operações). 
b) Fase 1 (especificação dos componentes e partes); fase 2 (adequação dos processos de produção); fase 3 (padrões de procedimento no nível das operações); fase 4 (planejamento). 
c) Fase 1 (planejamento); fase 2 (especificação dos componentes e partes); fase 3 (adequação dos processos de produção); fase 4 (padrões de procedimento no nível das operações). 
d) Fase 1 (planejamento); fase 2 (adequação dos processos de produção); fase 3 (especificação dos componentes e partes); fase 4 (padrões de procedimento no nível das operações).

Continue navegando