Buscar

Atividade Discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva
A mortalidade por doenças infecciosas e parasitárias (DIP) vem declinando desde a década de 1940, inicialmente com queda aguda, recentemente mais lenta, embora persistente. Entre 2000 e 2010, a mortalidade proporcional por DIP caiu de 4,7 para 4,3%. Porém, tem se observado aumento no número de mortes ocasionadas por doenças crônicas ou ligadas às causas externas (homicídios, acidentes, entre outros).
Considerando o texto, cite o sistema de informação que monitora e fornece informações a respeito da mortalidade, como são obtidos os dados, quais coeficientes de mortalidade mais utilizados, a que se referem os valores citados e ainda, explique a relação do aumento das mortes por causas externas. 
O Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde em 1975. Sendo um sistema de unificação a mais de 40 modelos de Declaração de Óbito que vem sendo utilizada ao longo dos últimos anos, com o objetivo de coletar dados de mortalidade em todo o país.
Os dados são obtidos por meio da declaração de óbito, são encontradas por meio de três vias. A primeira, ela é encaminhada pela secretária de saúde, que dispõe de dados como causa da morte, sexo, idade, endereço e afins). A segunda pertence aos familiares e a Última fica com a Unidade Hospitalar que emitiu a declaração de óbito. 
Os coeficientes de mortalidade é uma das medidas utilizadas em saúde pública e expressa a relação entre o total de óbitos de um local pela população exposta ao risco de morte. Os coeficientes de mortalidade que existem são mortalidade infantil, mortalidade proporcional por idade e sexo. Permitindo avaliar o grau de saúde de uma região.
Os valores citados em questão, indicam que a taxa de mortalidade por doenças infecciosas e parasitarias indica a quantidade de mortes por infecções entre o total em determinado período, o coeficiente mede a importância específica de cada grupo. A mortalidade da doença se divide em número de óbitos em causas infecciosas e parasitárias sendo específica de um determinado período em questão.
A relação do aumento das mortes por causas externas pode ser explicada por diversos acontecimentos como, homicídios, feminicídios, acidentes de trânsito sendo causado por utilização de bebidas alcoólicas, deslizamento de terras em ambientes desfavorecidos, suicídios que está cada vez tomando mais espaços, a homofobia que está diretamente ligada com o preconceito acaba acarretando inúmeras mortes, e a violência que infelizmente ganha cada vez mais espaço.

Continue navegando