Logo Passei Direto
Buscar

CAPRINOCULTURA FINAL OBJETIVA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Algumas doenças infecciosas podem ser controladas por vacinação, enquanto que outras, por ainda não existir vacina, exigem adoção de medidas de manejo. A decisão de vacinar ou não contra uma determinada doença deve estar pautada em recomendação técnica e/ou na legislação vigente.
Sobre as principais doenças infecciosas que podem afetar caprinos e ovinos, assinale a alternativa CORRETA:
A A clostridiose resulta no aparecimento de abscessos junto aos gânglios superficiais, com maior frequência nos gânglios pré-escapulares.
B A linfadenite caseosa se desenvolve e chega nos animais através de alimentos e água contaminados e nos animais com baixa imunidade e/ou por debilidade orgânica.
C A mastite é uma doença grave e contagiosa de ovinos e menos frequente em caprinos, que causa necrose (podridão) dos cascos.
D O ectima contagioso, ou boqueira, é uma doença viral infectocontagiosa que afeta principalmente animais jovens, entre três e seis meses de idade.

Os índices zootécnicos interferem fortemente na parte econômica no negócio. De acordo com o propósito do rebanho, podem ser calculados índices específicos. Na ovinocaprinocultura de corte, diversos índices zootécnicos compõem a relação fatores quantificados no sistema de produção.
Sobre os índices zootécnicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Índice de fertilidade.
II- Índice de fecundidade.
III- Mortalidade intrauterina.
IV- Taxa de desmame ou eficiência reprodutiva.
V- Relação de desmama.
( ) Obtido pela relação entre o número de fêmeas prenhes e número de fêmeas que foram colocadas em cobertura.
( ) Esse índice é obtido pela seguinte equação: (número de fêmeas prenhes - número de fêmeas que pariram/número de fêmeas prenhes x 100).
( ) Neste índice, a relação entre o peso da cria e o peso da sua mãe é considerado, destacando que quanto maior o peso de desmame da cria com relação à mãe, melhores serão os resultados.
( ) É o número de crias desmamadas dividido pelo número de fêmeas em cobertura, multiplicado por 100.
( ) É a relação entre o número de crias nascidas e o número de fêmeas em cobertura.

Na reprodução de ovinos e caprinos, a eficiência reprodutiva pode ser expressa pelo número de crias desmamadas em relação ao número de matrizes em reprodução, sendo que quanto maior a eficiência reprodutiva, maior a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do rebanho.
A eficiência reprodutiva é dependente de diversos fatores externos aos animais, como temperatura, fotoperíodo, nutrição, sanidade e manejo. Sobre os aspectos envolvidos no manejo reprodutivo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Estabelecimento da estação de monta.
b) Seleção de matrizes e reprodutores.
c) Monitoramento do intervalo de parto.
d) Previsão de chuvas.

A ovinocaprinocultura moderna é atividade de criação de ovinos e caprinos. Apesar de serem espécies diferentes, esses animais apresentam muitas similaridades. No entanto, os ovinos e caprinos possuem algumas diferenças comportamentais, genéticas e fenotípicas.
Desta forma, considerando as diferenças entre ovinos e caprinos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ovinos.
II- Caprinos.
( ) Apresenta 54 pares de cromossomos.
( ) Possuem tetas curtas.
( ) Possuem Barba.
( ) Normalmente andam em grupos.
( ) Possuem cauda erguida.

A avaliação da condição corporal é um método simples, subjetivo, mas bastante útil para estimar as reservas de gordura corporal. O escore corporal (ECC) é mensurado entre a segunda e quinta vértebras lombares (L2 a L5), na região do esterno e em torno da inserção da cauda, avaliando-se o grau de arredondamento dos processos espinhosos, a proeminência e a cobertura adiposa, além da muscular e adiposa abaixo dos processos transversos das vértebras.
Sobre os escores da condição corporal das fêmeas reprodutoras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- ECC = 1.
II- ECC = 2.
III- ECC = 3.
IV- ECC = 4.
V- ECC = 5.
( ) Os processos dorsais poderão ser sentidos somente com uma certa pressão e não existem ondulações.
( ) Processos transversais proeminentes e afiados, sendo possível palpar a parte ventral.
( ) Processos dorsais pouco proeminentes, suaves e arredondados. Os ossos podem ser individualizados somente com um pouco de pressão.
( ) Processos dorsais não podem ser sentidos, mesmo com uma certa pressão. Forma-se um canal pela elevação de músculo e gordura.
( ) Processos dorsais proeminentes, mas suaves, podem ser sentidos como uma pequena ondulação.

A lã se diferencia dos outros pelos pela completa ausência de medula. Suas fibras diferenciam-se também pelo modo de implantação na pele. Os pelos e as lãs meduladas constituem graves defeitos no velo, pois trazem dificuldades ao serem industrializadas. São as chamadas "lãs de cachorro".
Sobre as principais propriedades da lã, assinale a alternativa CORRETA:
A A limpeza é a particularidade das lãs de refletir a luz, depende da posição das células cuticulares que se manifestam na sua verdadeira expressão, nas lãs lavadas.
B A flexibilidade é a propriedade que tem a lã de recuperar seu comprimento, ondulação e direção primitiva, depois de estirada.
C A elasticidade da lã é a propriedade que a lã tem de se dobrar sem se romper. As lãs finas possuem maior elasticidade que as grossas.
D A higroscopicidade é a tendência que a lã tem em absorver a umidade. A lã é a mais higroscópica das fibras.

As ovelhas e cabras de regiões de clima temperado e subtropicais apresentam atividade reprodutiva estacional, ou seja, apresentam cios (ciclo estral) somente em determinado período do ano (outono e inverno), sendo que o ciclo estral, que é o intervalo de dias entre duas ovulações sucessivas, nos ovinos, é, em média, 17 dias, variando de 14 a 19 dias; e nos caprinos 21 dias, na amplitude normal de 17 a 24 dias.
Considerando as características de uma cabra (fêmea) em estro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Apresenta a vulva edemaciada e existe corrimento de muco, cristalino no início e de cor creme no final do estro.
b) Apresenta inquietação, agitando a cauda em movimentos rápidos, urina e berra com frequência.
c) Procura e se aproxima do macho, monta e aceita ser montada (por machos e fêmeas).
d) Apresenta perda de apetite e consumo exagerado de água.

A inseminação artificial consiste na substituição da monta natural por meios artificiais de fecundação da fêmea. Essa técnica apresenta algumas características diferentes em relação à monta natural.
Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reduz ou elimina o inconveniente da presença de reprodutores na propriedade.
( ) São necessários mais reprodutores que a monta natural para atender à demanda.
( ) Proporciona o melhoramento genético rápido e seguro, uma vez que os reprodutores doadores de sêmen são, em princípio, geneticamente superiores.
( ) Permite aos pequenos criadores a possibilidade de utilização de reprodutores provados.
( ) Não apresenta nenhum benefício com relação à transmissão de doenças pela cópula.
( ) Permite a preservação do sêmen de reprodutores por longo tempo, inclusive dos que já morreram, ou ainda o uso de reprodutores com limitações para a monta.

Ao realizarmos uma avaliação zootécnica de um ovino ou caprino, é importante que saibamos a idade que este animal possui. Nos casos em que o animal não possui um registo de nascimento, é possível mensurar a idade do animal por meio da observação dos dentes.
Com relação à idade dos animais e os dentes que possuem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As pinças dos ovinos e caprinos se desenvolvem tardiamente, cerca de 4 anos de idade.
( ) Os primeiros médios já podem ser encontrados em animais de 1,5 a 2 anos de idade.
( ) Os dentes dos cantos são os segundos dentes a nascer, por volta de 1 a 2 anos de idade.
( ) Os segundos médios, nascem por volta de 2,5 a 3 anos de idade do animal.

As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente.
Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga parasitária no ambiente.
A I, II e IV.
B I e III.
C III e IV.
D II e III.

Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, somam-se também os de animais africanos. Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar animal e conforto térmico.
Considerando esse assunto, avalie as afirmacoes a seguir:
I - Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores condições de desempenho dos ovinos lanados.
II- Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal.
III - Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar.
IV- Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do que as raças lanadas e de pele escura.
A I.
B II e IV.
C I e II.
D III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Algumas doenças infecciosas podem ser controladas por vacinação, enquanto que outras, por ainda não existir vacina, exigem adoção de medidas de manejo. A decisão de vacinar ou não contra uma determinada doença deve estar pautada em recomendação técnica e/ou na legislação vigente.
Sobre as principais doenças infecciosas que podem afetar caprinos e ovinos, assinale a alternativa CORRETA:
A A clostridiose resulta no aparecimento de abscessos junto aos gânglios superficiais, com maior frequência nos gânglios pré-escapulares.
B A linfadenite caseosa se desenvolve e chega nos animais através de alimentos e água contaminados e nos animais com baixa imunidade e/ou por debilidade orgânica.
C A mastite é uma doença grave e contagiosa de ovinos e menos frequente em caprinos, que causa necrose (podridão) dos cascos.
D O ectima contagioso, ou boqueira, é uma doença viral infectocontagiosa que afeta principalmente animais jovens, entre três e seis meses de idade.

Os índices zootécnicos interferem fortemente na parte econômica no negócio. De acordo com o propósito do rebanho, podem ser calculados índices específicos. Na ovinocaprinocultura de corte, diversos índices zootécnicos compõem a relação fatores quantificados no sistema de produção.
Sobre os índices zootécnicos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Índice de fertilidade.
II- Índice de fecundidade.
III- Mortalidade intrauterina.
IV- Taxa de desmame ou eficiência reprodutiva.
V- Relação de desmama.
( ) Obtido pela relação entre o número de fêmeas prenhes e número de fêmeas que foram colocadas em cobertura.
( ) Esse índice é obtido pela seguinte equação: (número de fêmeas prenhes - número de fêmeas que pariram/número de fêmeas prenhes x 100).
( ) Neste índice, a relação entre o peso da cria e o peso da sua mãe é considerado, destacando que quanto maior o peso de desmame da cria com relação à mãe, melhores serão os resultados.
( ) É o número de crias desmamadas dividido pelo número de fêmeas em cobertura, multiplicado por 100.
( ) É a relação entre o número de crias nascidas e o número de fêmeas em cobertura.

Na reprodução de ovinos e caprinos, a eficiência reprodutiva pode ser expressa pelo número de crias desmamadas em relação ao número de matrizes em reprodução, sendo que quanto maior a eficiência reprodutiva, maior a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do rebanho.
A eficiência reprodutiva é dependente de diversos fatores externos aos animais, como temperatura, fotoperíodo, nutrição, sanidade e manejo. Sobre os aspectos envolvidos no manejo reprodutivo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Estabelecimento da estação de monta.
b) Seleção de matrizes e reprodutores.
c) Monitoramento do intervalo de parto.
d) Previsão de chuvas.

A ovinocaprinocultura moderna é atividade de criação de ovinos e caprinos. Apesar de serem espécies diferentes, esses animais apresentam muitas similaridades. No entanto, os ovinos e caprinos possuem algumas diferenças comportamentais, genéticas e fenotípicas.
Desta forma, considerando as diferenças entre ovinos e caprinos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Ovinos.
II- Caprinos.
( ) Apresenta 54 pares de cromossomos.
( ) Possuem tetas curtas.
( ) Possuem Barba.
( ) Normalmente andam em grupos.
( ) Possuem cauda erguida.

A avaliação da condição corporal é um método simples, subjetivo, mas bastante útil para estimar as reservas de gordura corporal. O escore corporal (ECC) é mensurado entre a segunda e quinta vértebras lombares (L2 a L5), na região do esterno e em torno da inserção da cauda, avaliando-se o grau de arredondamento dos processos espinhosos, a proeminência e a cobertura adiposa, além da muscular e adiposa abaixo dos processos transversos das vértebras.
Sobre os escores da condição corporal das fêmeas reprodutoras, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- ECC = 1.
II- ECC = 2.
III- ECC = 3.
IV- ECC = 4.
V- ECC = 5.
( ) Os processos dorsais poderão ser sentidos somente com uma certa pressão e não existem ondulações.
( ) Processos transversais proeminentes e afiados, sendo possível palpar a parte ventral.
( ) Processos dorsais pouco proeminentes, suaves e arredondados. Os ossos podem ser individualizados somente com um pouco de pressão.
( ) Processos dorsais não podem ser sentidos, mesmo com uma certa pressão. Forma-se um canal pela elevação de músculo e gordura.
( ) Processos dorsais proeminentes, mas suaves, podem ser sentidos como uma pequena ondulação.

A lã se diferencia dos outros pelos pela completa ausência de medula. Suas fibras diferenciam-se também pelo modo de implantação na pele. Os pelos e as lãs meduladas constituem graves defeitos no velo, pois trazem dificuldades ao serem industrializadas. São as chamadas "lãs de cachorro".
Sobre as principais propriedades da lã, assinale a alternativa CORRETA:
A A limpeza é a particularidade das lãs de refletir a luz, depende da posição das células cuticulares que se manifestam na sua verdadeira expressão, nas lãs lavadas.
B A flexibilidade é a propriedade que tem a lã de recuperar seu comprimento, ondulação e direção primitiva, depois de estirada.
C A elasticidade da lã é a propriedade que a lã tem de se dobrar sem se romper. As lãs finas possuem maior elasticidade que as grossas.
D A higroscopicidade é a tendência que a lã tem em absorver a umidade. A lã é a mais higroscópica das fibras.

As ovelhas e cabras de regiões de clima temperado e subtropicais apresentam atividade reprodutiva estacional, ou seja, apresentam cios (ciclo estral) somente em determinado período do ano (outono e inverno), sendo que o ciclo estral, que é o intervalo de dias entre duas ovulações sucessivas, nos ovinos, é, em média, 17 dias, variando de 14 a 19 dias; e nos caprinos 21 dias, na amplitude normal de 17 a 24 dias.
Considerando as características de uma cabra (fêmea) em estro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Apresenta a vulva edemaciada e existe corrimento de muco, cristalino no início e de cor creme no final do estro.
b) Apresenta inquietação, agitando a cauda em movimentos rápidos, urina e berra com frequência.
c) Procura e se aproxima do macho, monta e aceita ser montada (por machos e fêmeas).
d) Apresenta perda de apetite e consumo exagerado de água.

A inseminação artificial consiste na substituição da monta natural por meios artificiais de fecundação da fêmea. Essa técnica apresenta algumas características diferentes em relação à monta natural.
Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Reduz ou elimina o inconveniente da presença de reprodutores na propriedade.
( ) São necessários mais reprodutores que a monta natural para atender à demanda.
( ) Proporciona o melhoramento genético rápido e seguro, uma vez que os reprodutores doadores de sêmen são, em princípio, geneticamente superiores.
( ) Permite aos pequenos criadores a possibilidade de utilização de reprodutores provados.
( ) Não apresenta nenhum benefício com relação à transmissão de doenças pela cópula.
( ) Permite a preservação do sêmen de reprodutores por longo tempo, inclusive dos que já morreram, ou ainda o uso de reprodutores com limitações para a monta.

Ao realizarmos uma avaliação zootécnica de um ovino ou caprino, é importante que saibamos a idade que este animal possui. Nos casos em que o animal não possui um registo de nascimento, é possível mensurar a idade do animal por meio da observação dos dentes.
Com relação à idade dos animais e os dentes que possuem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As pinças dos ovinos e caprinos se desenvolvem tardiamente, cerca de 4 anos de idade.
( ) Os primeiros médios já podem ser encontrados em animais de 1,5 a 2 anos de idade.
( ) Os dentes dos cantos são os segundos dentes a nascer, por volta de 1 a 2 anos de idade.
( ) Os segundos médios, nascem por volta de 2,5 a 3 anos de idade do animal.

As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente.
Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga parasitária no ambiente.
A I, II e IV.
B I e III.
C III e IV.
D II e III.

Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, somam-se também os de animais africanos. Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar animal e conforto térmico.
Considerando esse assunto, avalie as afirmacoes a seguir:
I - Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores condições de desempenho dos ovinos lanados.
II- Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal.
III - Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar.
IV- Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do que as raças lanadas e de pele escura.
A I.
B II e IV.
C I e II.
D III.

Prévia do material em texto

11/11/2022 18:39 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:746581)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 46238515
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 12/0
Nota 10,00
Algumas doenças infecciosas podem ser controladas por vacinação, enquanto que outras, por 
ainda não existir vacina, exigem adoção de medidas de manejo. A decisão de vacinar ou não contra 
uma determinada doença deve estar pautada em recomendação técnica e/ou na legislação vigente. 
Sobre as principais doenças infecciosas que podem afetar caprinos e ovinos, assinale a alternativa 
CORRETA:
A A clostridiose resulta no aparecimento de abscessos junto aos gânglios superficiais, com maior
frequência nos gânglios pré-escapulares.
B A linfadenite caseosa se desenvolve e chega nos animais através de alimentos e água
contaminados e nos animais com baixa imunidade e/ou por debilidade orgânica.
C A mastite é uma doença grave e contagiosa de ovinos e menos frequente em caprinos, que causa
necrose (podridão) dos cascos.
D O ectima contagioso, ou boqueira, é uma doença viral infectocontagiosa que afeta
principalmente animais jovens, entre três e seis meses de idade.
Os índices zootécnicos interferem fortemente na parte econômica no negócio. De acordo com o 
propósito do rebanho, podem ser calculados índices específicos. Na ovinocaprinocultura de corte, 
diversos índices zootécnicos compõem a relação fatores quantificados no sistema de produção. Sobre 
os índices zootécnicos, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Índice de fertilidade. 
II- Índice de fecundidade. 
III- Mortalidade intrauterina. 
IV- Taxa de desmame ou eficiência reprodutiva. 
V- Relação de desmama. 
( ) Obtido pela relação entre o número de fêmeas prenhes e número de fêmeas que foram colocadas 
em cobertura. 
( ) Esse índice é obtido pela seguinte equação: (número de fêmeas prenhes - número de fêmeas que 
pariram/número de fêmeas prenhes x 100). 
( ) Neste índice, a relação entre o peso da cria e o peso da sua mãe é considerado, destacando que 
quanto maior o peso de desmame da cria com relação à mãe, melhores serão os resultados. 
( ) É o número de crias desmamadas dividido pelo número de fêmeas em cobertura, multiplicado 
por 100. 
( ) É a relação entre o número de crias nascidas e o número de fêmeas em cobertura. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - III - V - IV - II.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
11/11/2022 18:39 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/6
B I - III - II - V - IV.
C IV - II - III - V - I.
D II - V - IV - I - III.
Na reprodução de ovinos e caprinos, a eficiência reprodutiva pode ser expressa pelo número de 
crias desmamadas em relação ao número de matrizes em reprodução, sendo que quanto maior a 
eficiência reprodutiva, maior a produtividade e, consequentemente, a lucratividade do rebanho. A 
eficiência reprodutiva é dependente de diversos fatores externos aos animais, como temperatura, 
fotoperíodo, nutrição, sanidade e manejo. Sobre os aspectos envolvidos no manejo reprodutivo, 
assinale a alternativa INCORRETA:
A Seleção de matrizes e reprodutores.
B Monitoramento do intervalo de parto.
C Previsão de chuvas.
D Estabelecimento da estação de monta.
A ovinocaprinocultura moderna é atividade de criação de ovinos e caprinos. Apesar de serem 
espécies diferentes, esses animais apresentam muitas similaridades. No entanto, os ovinos e caprinos 
possuem algumas diferenças comportamentais, genéticas e fenotípicas. Desta forma, considerando as 
diferenças entre ovinos e caprinos, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Ovinos. 
II- Caprinos. 
( ) Apresenta 54 pares de cromossomos. 
( ) Possuem tetas curtas. 
( ) Possuem Barba. 
( ) Normalmente andam em grupos. 
( ) Possuem cauda erguida. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - I - II - I - II.
B I - I - II - II - I.
C I - II - I - I - II.
D I - I - II - I - II.
A avaliação da condição corporal é um método simples, subjetivo, mas bastante útil para 
estimar as reservas de gordura corporal. O escore corporal (ECC) é mensurado entre a segunda e 
3
4
5
11/11/2022 18:39 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/6
quinta vértebras lombares (L2 a L5), na região do esterno e em torno da inserção da cauda, avaliando-
se o grau de arredondamento dos processos espinhosos, a proeminência e a cobertura adiposa, além 
da muscular e adiposa abaixo dos processos transversos das vértebras. Sobre os escores da condição 
corporal das fêmeas reprodutoras, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- ECC = 1. 
II- ECC = 2. 
III- ECC = 3. 
IV- ECC = 4. 
V- ECC = 5. 
( ) Os processos dorsais poderão ser sentidos somente com uma certa pressão e não existem 
ondulações. 
( ) Processos transversais proeminentes e afiados, sendo possível palpar a parte ventral. 
( ) Processos dorsais pouco proeminentes, suaves e arredondados. Os ossos podem ser 
individualizados somente com um pouco de pressão. 
( ) Processos dorsais não podem ser sentidos, mesmo com uma certa pressão. Forma-se um canal 
pela elevação de músculo e gordura. 
( ) Processos dorsais proeminentes, mas suaves, podem ser sentidos como uma pequena ondulação. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A IV - II - V - I - III.
B III - I - II - V - IV.
C I - III - II - IV - V.
D IV - I - III - V - II.
A lã se diferencia dos outros pelos pela completa ausência de medula. Suas fibras diferenciam-
se também pelo modo de implantação na pele. Os pelos e as lãs meduladas constituem graves defeitos 
no velo, pois trazem dificuldades ao serem industrializadas. São as chamadas "lãs de cachorro". 
Sobre as principais propriedades da lã, assinale a alternativa CORRETA:
A A limpeza é a particularidade das lãs de refletir a luz, depende da posição das células cuticulares
que se manifestam na sua verdadeira expressão, nas lãs lavadas.
B A flexibilidade é a propriedade que tem a lã de recuperar seu comprimento, ondulação e direção
primitiva, depois de estirada.
C A elasticidade da lã é a propriedade que a lã tem de se dobrar sem se romper. As lãs finas
possuem maior elasticidade que as grossas.
D A higroscopicidade é a tendência que a lã tem em absorver a umidade. A lã é a mais
higroscópica das fibras.
As ovelhas e cabras de regiões de clima temperado e subtropicais apresentam atividade 
reprodutiva estacional, ou seja, apresentam cios (ciclo estral) somente em determinado período do 
ano (outono e inverno), sendo que o ciclo estral, que é o intervalo de dias entre duas ovulações 
sucessivas, nos ovinos, é, em média, 17 dias, variando de 14 a 19 dias; e nos caprinos 21 dias, na 
amplitude normal de 17 a 24 dias. Considerando as características de uma cabra (fêmea) em estro, 
assinale a alternativa INCORRETA:
A Apresenta a vulva edemaciada e existe corrimento de muco cristalino no início e de cor creme
6
7
11/11/2022 18:39 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/6
A Apresenta a vulva edemaciada e existe corrimento de muco, cristalino no início e de cor creme
no final do estro.
B Apresenta inquietação, agitando a cauda em movimentos rápidos, urina e berra com frequência.
C Apresenta perda de apetite e consumo exagerado de água.
D Procura e se aproxima do macho, monta e aceita ser montada (por machos e fêmeas).
O sistema de produção extensivo é o mais comum no Brasil, principalmente na região Nordeste. 
Este sistema é considerado o mais simples, rústico e de menor custo, sendo utilizado para criar 
animais de menor exigência nutricional. Sobre o sistema de produção intensivo, assinale a alternativa 
CORRETA:
A Baixa produtividade está associada à qualidade genética dos rebanhos e à alimentação
inadequada, tanto em quantidade quanto em qualidade no decorrer de todo ano.
B Maior produtividade por animal ou maior produção por área, por meio da melhor utilização derecursos tecnológicos, utilizado para terminação de animais de corte ou na produção leiteira.
C Os criadores não recebem nenhuma assessoria técnica e quando problemas sanitários surgem,
buscam resolver por conta própria, consideram a assistência técnica onerosa e de acesso limitado.
D Certo grau de adoção de tecnologia, com algumas melhorias dos índices produtivos por meio da
adoção de suplementação dos animais, práticas de manejo sanitário, dentre outras.
A inseminação artificial consiste na substituição da monta natural por meios artificiais de 
fecundação da fêmea. Essa técnica apresenta algumas características diferentes em relação à monta 
natural. Sobre essas características, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Reduz ou elimina o inconveniente da presença de reprodutores na propriedade. 
( ) São necessários mais reprodutores que a monta natural para atender à demanda. 
( ) Proporciona o melhoramento genético rápido e seguro, uma vez que os reprodutores doadores de 
sêmen são, em princípio, geneticamente superiores. 
( ) Permite aos pequenos criadores a possibilidade de utilização de reprodutores provados. 
( ) Não apresenta nenhum benefício com relação à transmissão de doenças pela cópula. 
( ) Permite a preservação do sêmen de reprodutores por longo tempo, inclusive dos que já 
morreram, ou ainda o uso de reprodutores com limitações para a monta. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V - V - V.
B V - V - F - V - F - V.
C F - V - V - F - F - F.
D V - F - V - V - F - V.
Ao realizarmos uma avaliação zootécnica de um ovino ou caprino, é importante que saibamos a 
idade que este animal possui. Nos casos em que o animal não possui um registo de nascimento, é 
8
9
10
11/11/2022 18:39 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/6
possível mensurar a idade do animal por meio da observação dos dentes. Com relação à idade dos 
animais e os dentes que possuem, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) As pinças dos ovinos e caprinos se desenvolvem tardiamente, cerca de 4 anos de idade. 
( ) Os primeiros médios já podem ser encontrados em animais de 1,5 a 2 anos de idade. 
( ) Os dentes dos cantos são os segundos dentes a nascer, por volta de 1 a 2 anos de idade. 
( ) Os segundos médios, nascem por volta de 2,5 a 3 anos de idade do animal. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B V - V - V - F.
C F - V - F - V.
D V - F - F - V.
(ENADE 2016) As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam 
praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a 
absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos 
rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da 
aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, 
destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais 
parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente. Considerando essas informações, 
avalie as afirmações a seguir: 
11
11/11/2022 18:39 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/6
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por 
mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino. 
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e 
emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes. 
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um 
rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo. 
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga 
parasitária no ambiente. 
É correto apenas o que se afirma em:
A III e IV.
B II e III.
C I, II e IV.
D I e III.
(ENADE 2016) Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos 
colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, 
somam-se também os de animais africanos. Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta 
características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar 
animal e conforto térmico. Considerando esse assunto, avalie as afirmações a seguir: 
I- Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores 
condições de desempenho dos ovinos lanados. 
II- Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o 
principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal. 
III- Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e 
ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar. 
IV- Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do 
que as raças lanadas e de pele escura. 
É correto apenas o que se afirma em:
A I.
B II e IV.
C III.
D I e II.
12
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina