Buscar

MATERIAIS

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL – DECA
MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 1
PERÍODO REMOTO REGULAR – 2020 -2.
TERCEIRA AVALIAÇÃO
DATA: 26.11.2020
Aluno (a): Larissa Gomes Pinto Da Costa
Matrícula: 20190052416
1- O Que é o ferro Gusa? explique porque nesta forma não é indicado em processos de usinagem.
R: É o ferro que fica retido no fundo do alto forno, sendo assim o ferro mais denso e puro (visto que as impurezas ficam na superfície). Ele não é indicado em processos de usinagem pois é um material duro e quebradiço com baixa resistência mecânica, devido ao excesso de carbono.
2- Quais as vantagens de uso do ferro fundido?
R: O ferro fundido é obtido a partir do ferro gusa. É um ferro que tem na sua composição maior porcentagem de ferro, pequena porcentagem de carbono (2 a 4,5%). Assim, ele possui um baixo ponto de fusão, elevada dureza e resistência ao desgaste e ao calor, boa resistência à corrosão e um baixo custo.
3- Explique o que são aços de baixo, médio e alto carbono. Sinteticamente, descreva suas aplicações. Onde se situa os aços utilizado em concreto armado?
R: Aços de baixo carbono possuem um teor de carbono menor que 0,25%, eles têm uma baixa resistência e dureza, altas tenacidades e ductilidade. É usado em perfis estruturais e placas utilizadas na fabricação de tubos, construção civil, pontes e tubulações.
Aços médio carbono possuem um teor de 0,25% a 0,60%, possuem uma maior resistência e dureza que os de baixo teor de C, menor tenacidade e ductilidade que os baixo teor de C. É utilizado em rosas e equipamentos ferroviários, engrenagens, virabrequins e outras peças de maquinas que necessitam de elevadas resistências mecânicas.
Aços de alto carbono possuem um teor de carbono maior que 0,60%, eles têm uma maior resistência e dureza, maior tenacidade e ductilidade. São usados em talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.
No concreto armado é utilizado o aço de baixo carbono visto que, eles possuem uma maior tenacidade e ductilidade. 
4- O que torna o aço inoxidável resistente à corrosão?
R: O aço inoxidável possui um baixo teor de carbono (0,15%), cerca de 18% de cromo e níquel (que aumenta a dureza). Devido à presença do cromo esse aço é resistente a corrosão, pois ele permite a formação de uma camada fina de óxido de cromo sobre a superfície do aço deixando-o impermeável e insolúvel. 
5- Explique a diferença entre aços laminados a quente e encruados a frio.
R: O aço laminado a quente é produzido a altas temperaturas passando de 900°C, capazes de alterar a estrutura da matéria. Já os aços encruados a frio são aços em que após a laminação a quente é submetido a uma trefilação a frio, conferindo uma resistência maior.
6- Cite as propriedades mecânicas do aço utilizado em concreto armado.
R: Resistência à tração, elasticidade, ductilidade, fluência, fadiga, dureza e tenacidade.
7- Faça um diagrama manual aproximado, tensão deformação, para o aço utilizado na construção civil. Mostre todos os elementos técnicos que dão origem ao diagrama.
R: 
8- Para servem as armaduras de aço no concreto?
R: É o componente estrutural necessário para atender à deficiência do concreto em resistir a esforços de tração (seu forte é a resistência à compressão).
9- O que são estribos e para que servem? O que são barras principais de aço no concreto e onde elas devem ser aplicadas?
R: Os estribos são peças dispostas transversalmente ao elemento estrutural, com o objetivo de resistir aos esforços transversais decorrentes das forças de cisalhamento (no caso de vigas), auxiliar a montagem e transporte das armaduras (tanto para pilares quanto para vigas). As barras principais são as que compõem o elemento estrutural, devem ser dispostas de modo a permitir e facilitar a boa qualidade das operações de lançamento e adensamento do concreto.
 10) O que é armadura passiva e ativa em concreto armado?
R: Armadura passiva: também pode ser chamada de “armadura frouxa”, possui o objetivo de resistir aos esforços de tração e cisalhamento e não tem qualquer tipo de alongamento prévio, isto é, nenhuma força de protensão. 
Armadura ativa (de protensão): é constituída por barra, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de protensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial.
 11) No desenho explique os termos armadura negativa e positiva. 
R: Armadura positiva: também chamada de positivo, é a armadura situada na parte inferior das lajes e vigas, responsável por resistir à tração proveniente dos momentos positivos. A armadura positiva está situada em toda a extensão da laje.
Armadura negativa: também chamada de negativo, é a armadura situada na parte superior das lajes e vigas, responsável por resistir à compressão proveniente dos momentos negativos. Ela está situada em toda a extensão da laje, pois ela está localizada exatamente na região que possui “momentos negativos”.
12) Explique o que é ancoragem por aderência e transpasse de armadura no concreto armado. 
R: A ancoragem por aderência é quando os esforços são ancorados por meio de um comprimento reto ou com grande raio de curvatura, seguido ou não de gancho. O transpasse é a emenda entre as barras ou fios através da justaposição de duas peças ao longo do comprimento.
13) O que são vigotas treliçadas e malhas eletrossoldadas? Quais as vantagens de utilização em concreto armado?
R: Vigota treliçada é um elemento estrutural utilizado em lajes, é constituída por uma sapata de concreto, uma armação treliçada e possíveis armaduras adicionais. Elas suportam altas cargas e possuem uma enorme capacidade de vencer grandes vãos. 
A malha eletrossoldada é uma armadura composta por peças ortogonais, soldadas entre si formando uma malha, assim garantindo uma maior segurança, evitando trincas, fissuras e embarrigamentos. 
14) Na figura abaixo, identifique que peça estrutural é esta e descreva quais as funções de cada tipo de armadura, bem como, o que são os discos amarrados nas ferragens.
R: A peça estrutural é um pilar. Armadura principal para resistir esforços de tração, estribo e estribo suplementar que possuem a função de amarrar a estrutura e resistir aos esforços transversais e o estribo suplementar é responsável por travar as barras longitudinais, resistindo a flambagem. Os discos são os distanciadores. Eles são responsáveis por garantir que quando o concreto seja adicionado à fôrma, haja a distância correta de cobrimento entre a forma e a armadura e que essa se mantenha no lugar correto.

Continue navegando