Buscar

Metodologia e Técnicas de Pesquisa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Metodologia e Técnicas de Pesquisa
2022/4 - Metodologia e Técnicas de Pesquisa UNIDADE I Avaliação - Unidade I
Questão 1 Um artigo, relatório científico, ou trabalho de conclusão de curso, podem ser considerados gêneros textuais dentro da tipologia: A resposta correta é: Dos textos expositivos
Questão 2 Qual das alternativas apresenta apenas características do texto científico: A resposta correta é: Sistemático, embasado, criterioso, preciso, objetivo.
Questão 3 Faz pesquisa quem consegue realizar essas ações, exceto: A resposta correta é: Dizer algo que ainda não foi dito: um tema extraordinário, inédito, que não tenha sido trabalhado por ninguém na comunidade acadêmica.
Questão 4 Para dar conta do compromisso social existente na Universidade, ela deve colocar em prática atividades específicas. Sendo a única correta: A resposta correta é: O ensino, a pesquisa e a extensão.
Questão 5 Lehfeld (2007), para definir a ciência, começa comparando-a com a arte. Assinale a alternativa que não diz respeito a ambas: A resposta correta é: Possuem uma subjetividade, controlada por uma lógica racional e metodológica.
Questão 6 Um acadêmico de Arquitetura, em fase de escolha do tema para seu trabalho de conclusão de curso definiu como problema a seguinte pergunta: Como melhorar a questão das moradias na periferia no Sul do Brasil? Seu orientador, possivelmente: A resposta correta é: Sugeriu a troca do problema, por se tratar de um problema de engenharia, visando dar respostas diretas ou soluções.
Questão 7 A respeito da definição de pesquisa dada por Gil (2010), marque a incorreta: A resposta correta é: A pesquisa é um procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas, algo ruim que precisa ser consertado.
Questão 8 Sobre a palavra conhecimento, assinale a única incorreta: A resposta correta é: O ato de conhecer possibilita a ação e o controle. É uma palavra plural, pois existem várias formas de conhecimentos. Todavia, devido à particularidade de suas regras, um conhecimento impede a coexistência de outro.
Questão 9 A metáfora da trama dos fios tecidos para falar da junção das palavras, formando um todo coeso, serve para entendermos: A resposta correta é: O que é um texto.
Questão 10 Queremos saber o motivo pelo qual determinados fatos estão ocorrendo, de forma lógica e racional e, estabelecemos a relação causal entre esses porquês. Estamos, respectivamente, nas fases de: A resposta correta é: Problematização e Hipóteses.

Continue navegando