Buscar

Resuno Rep Éguas

Prévia do material em texto

PUBERDADE DOS EQUINOS
As éguas geralmente atingem a puberdade por volta do segundo ano de vida. Os principais fatores que influenciam a puberdade são os nutricionais e genéticos (condição corporal, massa corporal, idade e foto período).
CONTROLE HORMONAL DO CICLO ESTRAL EM EQUINOS (ÉGUAS)
Éguas são poliéstricas estacionais de dias longos, ou seja, tem sua fase reprodutiva totalmente influenciada pelo fotoperíodo. A luz sob a retina da égua inibe secreção de melatonina, que é secretada pela Glândula Pineal, o hipotálamo libera GnRH, que estimula a adenohipófise a secretar FSH, logo este estimula o crescimento folicular no ovário, iniciando assim a produção de E2, que tem como resposta o relaxamento da cérvix, o FSH estimula produção de LH pela hipófise e a maturação folicular, logo após ocorre a ovulação, ai então o corpo lúteo secreta P4, hormônio responsável pelas contrações da musculatura lisa do trato genital e fechamento da cérvix, inibindo a produção de LH por feedback negativo.
FASES REPRODUTIVAS DA ÉGUA
Fase de anestro (inatividade) – de maio a julho.
Fase transicional de primavera – de gosto e setembro.
Fase de monta (80% está ciclando) – de outubro a março.
Fase transicional de outono – de abril e maio.
No anestro os ovários estão pequenos e firmes, podem apresentar pequenos folículos, o útero fica com a parede flácida e fina, sendo às vezes muito difícil de palpar, a vagina tem uma aparência mais pálida e seca, assim como a cérvix, que passa a ser também de difícil palpação via retal. Na fase transacional os ovários passam a apresentar folículos de 3mm a 5mm, que normalmente regridem, os ciclos são mais longos e irregulares com grau variado de aceitação do garanhão, o útero apresentasse mais flácido. 
CICLO ESTRAL EM EQUINOS (ÉGUA)
	ESTRO – 5 a 7 dias.
METAESTRO – 2 a 3 dias.
DIESTRO – 10 a 12 dias.
DIAS TOTAIS DO CICLO – 19 a 22 dias.
Durante o estro as éguas apresentam edema vulvar, a cauda erguida e micção constante na presença do macho. Sua urina tem um aspecto turvo, densa e esbranquiçada. Apresenta contração rítmica e exposição do clitóris. Inquietação e diminuição do apetite. Durante o metaestro passa a existir a atividade ovariana, o folículo rompido pode ser palpado até 24 a 48 horas após a ovulação e a concentração de P4 começa a aumentar. Durante o diestro o corpo lúteo atinge apenas metade a três quartos do tamanho do folículo que ovulou, e após a ovulação ele se desenvolve dentro do estroma ovariano (P4 - CL 9 a 10dias), a PGF2α é liberada pelo endométrio uterino ocorrendo a luteólise. Durante o diestro a mucosa vaginal apresentasse seca, com a cérvix tensa e fechada e o útero também tenso e tubular.

Continue navegando