Buscar

Saúde Baseada Em Evidências N1

Prévia do material em texto

As pesquisas científicas são primordiais para a área da saúde, pois permitem chegar às respostas aos problemas ou ao rumo mais pertinente para solucioná-los. As pesquisas científicas são primordiais para a área da saúde. É possível ter o conhecimento de novas doenças e o desenvolvimento de novas técnicas para diagnóstico e métodos de tratamento, pautados no rigor científico.
Ao analisarmos o caso estudado, quando o médico afirma que existe uma indicação para a vacina, para se chegar a essa indicação, foram feitos diferentes estudos científicos. Segundo o Instituto Butantan, 2022, para o desenvolvimento da vacina da Dengue, foi realizado um ensaio clínico randomizado do tipo placebo, onde 200 adultos receberam duas doses do imunizante ou placebo. Tipo de estudo o qual há evidencias nível II. 
Levando em conta que a vacina é feita com os quatro tipos do vírus da dengue atenuados, ou seja, enfraquecidos, que induzem a produção de anticorpos sem causar a doença e com poucas reações adversas. Para que o Instituto Butantan chegasse a essas informações, foram realizados inúmeros estudos, até que fosse estabelecido que a melhor efetividade da vacina seria com vírus atenuados, antes disso, estudos foram realizados para que se soubessem que há 4 subtipos do vírus. 
A partir das evidências encontradas, foi realizado uma análise crítica dos resultados, pautando-se sempre em análises estatísticas para auxiliar na tomada de decisão. Assim, caso possa ser verificado o risco da administração do tratamento em determinado parâmetro, como ocorreu na vacina da dengue, que realizou experimentos utilizando diferentes variáveis, que conseguiram chegar no resultado de que sua indicação é para quem já teve algum dos 4 subtipos do vírus. 
Sendo assim, as orientações dadas pelo médico para Dona Maria, foram baseadas em estudos científicos, pesquisados em artigos fundamentados nas provas científicas existentes, que, após uma análise criteriosa dos resultados, podem serem aplicadas na prática clínica com segurança, efetividade, eficiência e eficácia.
Referências
Instituto Butantan: Vacina da dengue tem imunogenicidade superior a 90%, mostra ensaio clínico; Butantan deve finalizar fase 3 até 2024. 2022. Disponível em: https://butantan.gov.br/noticias/vacina-da-dengue-tem-imunogenicidade-superior-a-90-mostra-ensaio-clinico--butantan-deve-finalizar-fase-3-ate-2024

Mais conteúdos dessa disciplina