Buscar

Fichamento fotografia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fichamento fotografia
A origem da palavra fotografia é grega, vem do termo phosgraphein formado pela junção das palavras phos ou photo, que significa “luz”, e graphein, que significa “marcar”, “desenhar” ou “registrar”. 
O significado da palavra fotografia é registrar, marcar ou desenhar a luz.
O princípio da câmera escura era usado na Grécia antiga e foi aperfeiçoado com o passar dos séculos. As "câmeras" ou "quartos escuros" compartimentos totalmente escuros, com um pequeno orifício continuaram a ser utilizados nos séculos seguintes, como apoio ao registo de imagens, usualmente pelo processo do desenho. Compacta Lente fixa, zoom ótico ou digital, ambos com perda significativa de qualidade O visor não mostra a foto real (analógica). O sensor fica o tempo todo exposto a luz (digital). 
Câmera escura: As "câmeras" ou "quartos escuros" — compartimentos totalmente escuros, com um pequeno orifício — continuaram a ser utilizados nos séculos seguintes, como apoio ao registo de imagens, usualmente pelo processo do desenho.
SLR: Permite a troca de lentes, podendo variar luminosidade e alcance. A imagem projetada no visor é a mesma que resultará a foto. O fotógrafo tem controle sobre a luz.
Compacta: Lente fixa, zoom ótico ou digital, ambos com perda significativa de qualidade. O visor não mostra a foto real (analógica). O sensor fica o tempo todo exposto a luz (digital). O fotógrafo tem pouco controle sobre a luz.
Existem três recursos básicos de controle de luz: Obturador: relacionado com a quantidade de tempo que o obturador da máquina fotográfica leva para abrir e fechar, deixando passar a luz que irá sensibilizar a película fotográfica ou o sensor digital e formar a imagem; Diafragma: Espécie de íris que controla a passagem de luz e a profundidade de campo. Quanto menor o valor da abertura, menor é a profundidade de campo (campo focal) - Valores “F” menores = menos profundidade de campo e mais luz / Valores “F” maiores = mais profundidade de campo e menos luz
;ISO / ASA: se referem ao grau de sensibilidade do seu filme ou sensor. Na fotografia analógica, era o valor ISO do filme que delimitava o trabalho do fotógrafo. Na fotografia digital, podemos fazer uma foto com ISO 100 e na seguinte usar um valor bem alto, como ISO 1600. Quanto maior o valor ISO, mais luz “chega” na sua imagem e mais prejudicada ela fica, pois a sensibilidade alta força a perda de qualidade. Quando isso acontece, dizemos que a foto ficou com ruído.
Fotômetro: Aparelho eletrônico responsável por fazer a medição de luz da cena.
Os ajustes de diafragma e obturador se equivalem em termos de luz. Ou seja: quando fechamos um ponto do diafragma, a luz que deixa de entrar na câmera é equivalente a quando fechamos um ponto do obturador.
subexposta - escura demais
exposição correta - equilíbrio
superexposta - muito clara
Dinâmica de contraste: 
É a principal ferramenta de dinÂmica de imagem;
· Aguçamento: contraste
· Nivelamento: harmonia/repouso
· ambiguidade: nem provoca, nem agrada
**Contraste de Tom - claro x escuro; luz x sombra - Com o tom, a claridade ou a obscuridade relativas de um campo estabelecem a intensidade do contraste.
· Contraste de cor: A cor também apresenta contraste tonal, já que a cor é percebida pela quantidade de luz que reflete. • Temos uma série de contrastes cromáticos, dos quais podemos citar como mais importantes: • Harmonia quente x fria • Cores complementares • Harmonia triádica • Harmonia do complemento
**Contraste de Escala - grande x pequeno - pode manipular à força a proporção dos objetos - A distorção da escala pode chocar o olho, pois pode manipular à força a proporção dos objetos e contradizer tudo aquilo que, em função da nossa experiência, esperamos ver.
· elementos básicos visuais: ponto, linha, forma, direção, tom, cor, textura - Os elementos básicos da sintaxe visual podem, também, apresentar características distintas de acordo com o modo que são configurados • Colocados numa mesma composição, linhas de configurações diferentes, por exemplo, desencadeiam a percepção do contraste.
**Contraste de Forma - Geométrico x orgânico; circular x pontudo; etc.
**Contraste de linhas - Linha sinuosa x linha reta; linhas verticais x linhas horizontais; etc
**Contraste de Textura - liso x áspero.
**Contraste de Cor -
Cores primárias x cores complementares:
Azul x laranja
Amarelo x roxo / violeta
Vermelho x verde
Cores quentes x cores frias
Cores frias x cores frias (diferença na intensidade da cor)
Cores quentes x cores quentes (diferença na intensidade da cor)
Composição: Pense na composição como os alicerces de sua imagem. E, como os alicerces de um prédio, ela precisa ser forte. A composição é o modo como você escolhe organizar os elementos visuais em sua imagem. Trata-se de uma noção vaga e subjetiva: muitas vezes, é algo que você deve sentir em vez de calcular. 
· alicerce da imagem, valoriza o assunto;
Linhas direcionais: Procure por linhas direcionais/ Grandes composições levam você para uma viagem. Seus olhos seguem um caminho específico pela imagem que conduz até onde o fotógrafo quiser levá-lo. Linha direcional dominante = tudo o que vc precisa tem um efeito mais poderoso.
Fotos horizontais: (formato paisagem) incentivam nossos olhos a se deslocarem de um lado para outro.
Fotos verticais (formato retrato) fazem que se movam para cima e para baixo.
O fotógrafo posicionou-se para fazer dela uma parte essencial da composição. É o que chamamos de “interesse em primeiro plano”. O interesse do primeiro plano oferece ao observador um trampolim para a sua imagem e aumenta o seu senso de profundidade.
Close Aproximando-se, bem de perto, e preenchendo o quadro com seu tema, você comunicará aquela observação única, importantíssima, que foi, afinal, o que captou sua atenção.
Simetria: É criar uma sensação geral de harmonia e equilíbrio.
Enquadramento: O enquadramento chama a atenção para uma determinada parte de sua composição - aspecto compositivo em que elementos emolduram e destacam o elemento da composição
· Planos: 
· Plano panorâmico (ou Grande Plano Geral) - Mostra uma paisagem ou um cenário completo, sem detalhar objetos ou pessoas. Serve para situar a ação em algum lugar.
· Plano geral Um pouco mais fechado que um plano panorâmico, porém com intenções muito parecidas. Num plano geral, o rosto de uma pessoa não fica evidente na imagem.
· Plano total (ou plano de conjunto) O cenário já é secundário (embora ainda relevante), pois o rosto dos personagens já aparece. Tem esse nome pois há uma relação equilibrada entre assunto principal e cenário.
· Plano americano - Tem esse nome por ter sido muito utilizado nos anos de ouro de hollywood, entre 1930 e 1950. Era utilizado para evidenciar o “mocinho”, que crescia na cena por ser filmado num ângulo favorável, geralmente do joelho para cima.
· Plano médio Também conhecido como plano de telejornal, por ser característico desse tipo de comunicação. O corte é feito na cintura ou um pouco acima. É o plano mais adequado para a maioria das fotos de retratos.
· Plano médio fechado - Há um corte maior, ressaltando expressões, ainda com a possibilidade
· de usar mais de um assunto, como o rosto e as mãos, ou o rosto e a roupa. (dramatização)
· Close - Usa-se quando queremos dar um destaque no rosto de alguém, valorizar a expressão. Nesta situação, o cenário não é importante;
· Plano detalhe (ou big close) Quando queremos chamar a atenção para algum detalhe, usamos o big close. 
· Ângulos:
· Plongée: A câmera filma/fotografa o objeto de cima para baixo, ficando a objetiva acima do nível normal do olhar. Tende a ter um efeito de diminuição da pessoa filmada, de rebaixamento.
· Nivelado (Paralelo): A câmera está na altura dos olhos do modelo. Produz um efeito mais neutro, como se o fotógrafo não estivesse julgando o assunto (superior ou inferior). Sugere uma imagem “imparcial”.
· Contra-plongée: A câmara colocada abaixo do objeto faz com que o espectador veja a cena de baixo para cima (por exemplo, abaixo do nível do olhar do personagem).

Outros materiais