Buscar

Atividade 1 Sistemas Veiculares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 Sistemas Veiculares
Os sistemas de suspensão e, consequentemente, de direção de um veículo, com a finalidade de garantir o controle e a estabilidade, devem suportar e distribuir as forças e os forças realizadas durante as acelerações, as frenagens e as manobras do automóvel.
Ao projeto de veículos, há uma gama de sistemas de suspensões disponíveis, cada qual com uma característica, comportamento e custo. Nós, engenheiros(as), devemos interpretar e discernir o sistema que é adequado de acordo com a situação (tipo de veículo).
Considere um veículo utilitário (pickup) para carga de até uma tonelada. O uso é rural, há baixo custo e tração 2x4. Ele utiliza os seguintes sistemas de suspensão:
· dianteiro: MacPherson;
· traseiro: Hotchkiss.
Quais foram as motivações das escolhas feitas? Com base nas motivações, justifique a escolha dos sistemas de suspensão dianteiro e traseiro.
 Dianteiro: MacPherson; Essa suspensão foi idealizada por Earle Steele MacPherson na década de 1940. A suspensão MacPherson é largamente utilizada na indústria automotiva e, embora possa ser instalada tanto no eixo dianteiro como no traseiro. Esse é um dos tipos de suspensão independente, sua construção é bem simplificada e como emprega poucas peças, é um sistema mais leve, além do seu tamanho reduzido permite que sobre espaço para instalação de motores maiores.
 A suspensão McPherson utiliza um sistema simples, porém muito eficiente. Ele funciona de maneira independente e sua disposição típica usa molas helicoidais, que parecem estar enroladas no amortecedor, fixadas por um mancal na parte de cima e em uma barra transversal na parte de baixo. A maioria dos veículos de carga utiliza este sistema até os dias de hoje, pois exige pouca manutenção, além de ser muito eficiente para absolver impactos e trazer conforto aos ocupantes do veiculo. https://blog.nakata.com.br/sistema-de-suspensao-tudo-o-que-o-motorista-precisa-saber/
 Traseiro: Hotchkiss; Surgiu como uma variação do Hotchkiss, possibilitando a utilização de molas helicoidais ou feixe de molas, adicionando braços de controle logitudinais, o que melhorou as propriedades dinâmicas do sistema em dirigibilidade e em dissipar cargas de frenagem e aceleração. As mola tem como função principal armazenar toda a energia brusca proveniente da transposição de algum obstáculo pelo veículo, sem transmitir toda essa energia para a massa suspensa, e evitar deslocamentos severos na mesma.
 A suspensão hotchkiss foi utilizada extensivamente em veículos de passeio nos anos 60. Embora a suspensão hotchkiss seja simples, confiável e robusta, o sistema consiste em um eixo longitudinal conectado através de juntas universais. O eixo rígido é fixado ao chassi através de uma montagem de feixe de molas longitudinais. Finalmente, com o aumento do uso de veículos com tração dianteira, os de tração traseira foram obrigados a migrar para suspensões de rodas independentes para atender as mesmas exigências de conforto e durabilidade.
https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=472006
 As escolhas e motivações que levaram o engenheiro a usar a suspensão MacPherson na dianteira são; que ela foi desenvolvida com alta tecnologia, proporcionando maior flexibilidade, resultando em maior conforto para motorista e passageiros. Por essa razão, os componentes foram desenvolvidos conforme a característica de direção definida pela montadora para cada tipo de veículo, com o compromisso de oferecer segurança, associada a melhor condição de controle e dirigibilidade do veiculo.
  A grande vantagem que está na suspensão MacPherson é a simplicidade, o que permite uma manutenção mais ágil e mais barata. Outra grande vantagem é a boa distribuição dos esforços, o que permite estruturas compactas e mais leves.
 Já na suspensão traseira Hotchkiss; o sistema é rígido, um sistema simples e um pouco mais pesado, basicamente composta por uma barra fixada no chassi, que ligadas a um feixe de molas irá exercer uma força contra a carroceria. Neste caso, a barra estabilizadora também entra em ação, ela liga as duas colunas da suspensão e vai transmitir a força igualmente para os dois lados. 
 Tendo em vista que se trata de um sistema altamente robusto, quase livre de manutenções periódicas, é fundamental na transposição de obstáculos verticais sofridas pelas rodas na frenagem e arrancadas. Uma característica única do feixe de molas é a capacidade destes em suportar cargas nas três direções, que permite suportar cargas verticais, longitudinais e laterais.
 O sistema de suspensão Hotchkiss geralmente utilizada em pick-up médias e grandes, em que ambas as rodas são interligadas com o mesmo eixo, e sua principal vantagem consiste em suportar grande peso, absorvendo e diminuindo os impactos na carga, garantindo a integridade dos objetos transportados.

Outros materiais