Buscar

ARTIGO DE OPINIÃO - Um Senhor Estagiário

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTIGO DE OPINIÃO: “UM SENHOR ESTAGIÁRIO”
Os idosos têm capacidade para ingressar no mercado de trabalho
O filme “Um Senhor Estagiário”, dirigido por Nancy Meyers, nos mostra o viúvo Ben, de 70 anos, que cansado de sua vida enfadonha decide tornar-se estagiário em uma empresa de moda. Nesse sentido, o chamado Ben, realiza uma entrevista por meio de um vídeo, e nele conta que gostaria de ser útil de alguma maneira. Ao longo do filme, já empregado, o idoso se demonstra muito prestativo, impressionando e conquistando a amizade de seus colegas de trabalho e de sua chefe, Jules Ostin.
Segundo a geriatra paraense, Nezilour Lobato, não devemos mais relacionar a velhice com doenças ou símbolos como óculos e bengalas, pois temos uma população idosa altamente produtiva e ativa, que atinge, em grande parte, a maior idade com qualidade de vida. Além disso, conforme o Art. 26 do Estatuto do Idoso “o idoso tem direito ao exercício de atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e psíquicas”. Portanto, as pessoas mais velhas não só têm capacidade para ingressar no mercado de trabalho mas também o direito.
Em síntese, é necessário promover a inclusão da terceira idade no ramo de atividades trabalhistas. Para isso, o Poder Público deve estimular a criação de programas para integração de idosos no mercado profissional, para que empresas se conscientizem e os contratem, e também, realizar campanhas de incentivo a esse público, afim de que estejam motivados e prontos para atuar no campo.
Luiza Gabriely Marques da Silva

Continue navegando