Buscar

Dissertação Primeiro Reinado no Brasil - HIST

Prévia do material em texto

Etec Tereza Aparecida Cardoso Nunes de Oliveira
Luiza Gabriely Marques da Silva – 2°C
DISSERTAÇÃO
A Independência do Brasil, em 1822, foi marcada pelo grito feito às margens do Rio Ipiranga por Pedro de Alcântara. A partir de então, o país adotou a monarquia, e Dom Pedro Primeiro – que antes era Pedro de Alcântara – tornou-se rei. 
O Primeiro Reinado, que teve duração de nove anos, foi caracterizado por diversas mudanças, uma delas é a independência, que apesar de já sido ocorrida, ainda não havia sido reconhecida internacionalmente. Isto posto, o Brasil foi garanti-la, porém Portugal impôs muita resistência em aceitar a nova situação, desse modo, a Inglaterra que tinha o interesse de manter os acordos comerciais e acabar com o tráfico negreiro, interviu e emprestou ao Brasil uma indenização de dois milhões de libras para pagar Portugal, e assim, aceitá-lo como país independente, mas para isso também foi necessário o Brasil comprometer-se em não incentivar a independência das colônias portuguesas na África. Por sua vez, os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecê-lo, isto pois, desejava combater a influência europeia no continente americano e ter vantagens comerciais.
	Outrossim, a transformação no aspecto político foi a criação de uma Constituição. Esta foi um pouco complicada, visto que a assembleia constituinte defendia uma monarquia constitucional em que ela realizasse o papel de moderador do poder imperial, já o imperador queria a centralização do poder para ele mesmo. Apesar disso, a assembleia apresentou a chamada “Constituição da Mandioca”, porém não teria agradado o imperador. Desta maneira, a assembleia foi rompida e uma nova Constituição foi aprovada por Dom Pedro, pois ela proporcionava ao monarca o poder que ele desejava através do Poder Moderador.

Mais conteúdos dessa disciplina