Buscar

Exercício 2 Contexto histórico do terceiro setor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O terceiro setor é um dos setores que compõem a sociedade e é formado principalmente por ONGs e OSCIPs; ele não visa ao lucro e tem um objetivo principal. Qual é esse objetivo?
A. O terceiro setor tem como objetivo principal a ação social e a qualidade de vida da sociedade e é composto por mão de obra remunerada.
B. O principal objetivo do terceiro setor é a qualidade de vida da população ligada às classes média e alta.
C. O terceiro setor tem como objetivo principal a ação social e a qualidade de vida da sociedade e é composto por mão de obra voluntária.
D. A ação vinculada ao lucro é um dos objetivos principais das entidades ligadas ao terceiro setor.
E. As entidades ligadas ao terceiro setor têm como objetivo a ação social, porém existe uma seleção de pessoas que poderão ser atendidas por essas entidades, e pessoas ligadas à religião e ao esporte não podem participar.
2. Existem algumas características que diferenciam os três setores da sociedade. Assinale a alternativa que apresenta tais características. ​​​​​​​
A. O primeiro setor é representado pelas empresas que utilizam verbas públicas, o segundo setor é composto pelo governo e suas verbas são públicas e o terceiro setor é formado pelo capital social não visando ao lucro.
B.  Os três setores são conhecidos pelos cenários que eles compõem, sendo que o primeiro setor está ligado ao cenário econômico, o segundo setor, ao político, e o terceiro setor, ao social.
C. Uma característica importante que diferencia os três setores é a origem e o fim dos recursos financeiros, e o marco diferencial do terceiro setor é o fato de ser o único que tem fins lucrativos.
D. O primeiro setor tem como fonte geradora de recursos os impostos, tributos e multas, o segundo setor movimenta seus recursos financeiros, sendo ele próprio o gerador de seus meios, e o terceiro setor gera recursos pelos seus serviços ou pela capacidade deles, sempre visando ao lucro.
E. O primeiro setor, além de ter um cenário político, tem uma visão de poder configurada na tradição, o segundo setor é vinculado pelo cenário econômico e tem uma visão de progresso financeiro e o terceiro setor tem o cenário social com visão na solução dos problemas sociais.
3. O Conselho Federal de Contabilidade norteia, por meio de suas normas e da legislação, as ações das entidades do terceiros setor, que se diferem das demais organizações; desta forma, existem algumas particularidades que definem o terceiro setor. Assinale a alternativa que apresenta as principais características do terceiro setor.​​​​​​​
A. O patrimônio das entidades do terceiro setor é vinculado aos sócios, por isso eles devem receber uma participação econômica.
B. Seus recursos financeiros têm como fonte as doações e subvenções.
C. O seu propósito é o bem social, e suas entidades têm uma escala para dividir esses benefícios.
D. Têm o lucro como objetivo principal, pois é por meio dele que a entidade se mantém e remunera os funcionários.​​​​​​
E. Seus recursos financeiros dependem somente do governo, já que entidades do terceiro setor não podem receber doações, segundo a legislação.
4. Para todas as organizações, existem normas, legislações e regras que norteiam o seu funcionamento. As organizações do terceiro setor também têm normas, representadas pela ITG 2002. Assinale a alternativa que apresenta o objetivo principal dessa norma.
A. A ITG 2002 trouxe critérios e procedimentos contábeis específicos para as entidades do terceiro setor, visando a estabelecer padrões segundo as normas internacionais de contabilidade.
B.  As normas criadas para procedimento contábeis não são impostas a todas as organizações.
C. A ITG 2002 traz critérios e procedimentos somente internos, correlacionados com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
D. As normas e procedimentos não precisam ser seguidos pelas empresas do terceiro setor devido ao fato de não visarem ao lucro.
E. A ITG 2002, quando revogada, retirou a substituição das palavras superávit e déficit para novamente as organizações usarem a palavra lucro.
5. O terceiro setor não é recente, mas ainda suscita grandes debates entre autores e estudiosos. Sobre a sua origem, assinale a alternativa correta.​​​​​​​
A. Uma das primeiras entidades a implantar ações tendo no seu trabalho a essência de fazer o bem foi a Igreja e, com a adesão livre de outras pessoas, essas ações sociais evoluiram.
B. Almeida e Espejo (2012) destacam que, no Brasil, o processo de formação e consolidação de ONGs data da década de 50.
C. No Brasil, foi na década de 70 que as ONGs tiveram destaque, isso devido às restrições político-partidárias impostas pelos governos militares da época.
D. Um marco referente às entidades sem fins lucrativos foi quando a lei 9.790/95 entrou em vigor.
E. As instituições que formam o terceiro setor são as associações, as sociedades e os fundamentos por meio da Constituição Federal do Brasil no seu papel de Carta Magna, e mais o Código Civil Brasileiro, isto é, o artigo 2.013 do Novo Código Civil Brasileiro.

Continue navegando