Logo Passei Direto
Buscar

Hipodermóclise e terapia subcutânea

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A via subcutânea vem surgindo cada vez mais como opção de infusão de medicamentos, com a hipodermóclise.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) O acesso poderá ser puncionado em áreas edemaciadas, com hematoma e estado avançado de caquexia por hipotrofia do subcutâneo.
B) Algumas indicações são, em casos de pacientes com alterações gastrintestinais, fístula tranqueobrônquica, coma e debilidade extrema.
C) Podem ser infundidas soluções aquosas irritantes, pois a vascularização do tecido subcutâneo é similar a do tecido muscular.
D) Nos casos de alguns fármacos, como a morfina, a biodisponibilidade após a administração por via subcutânea é menor que na via oral.
E) Hipodermóclise só é indicado para pessoas idosas.

A via subcutânea surge, portanto, como solução mais cômoda e segura nos seguintes contextos, exceto em:
A) Demência avançada com disfagia.
B) Pacientes com náuseas e/ou vômitos por períodos prolongados.
C) Diarreia
D) Confusão mental
E) Fácil inserção e manutenção do cateter

As complicações relacionadas à punção da via subcutânea com cateter são raras quando os profissionais adotam a técnica correta de punção e respeitam tanto a diluição quanto a velocidade de infusão dos medicamentos.
Caso os sinais de irritação local persistam por mais do que quatro horas após a punção, qual seria a recomendação?
A) Recomenda-se aguardar 48 horas.
B) Recomenda-se a fazer antibioticoterapia e continuar com o local puncionado.
C) Não é recomendado a troca do local.
D) Recomenda-se a troca do local e o registro da intercorrência em prontuário.
E) Recomenda-se aguardar 5 dias.

Assinale a afirmativa incorreta:
A) Não administrar os medicamentos via hipodermóclise: diazepan, diclofenaco, eletrólitos não diluídos, fenitoína e outros fármacos com extremos de pH ( 11). Não administrar sangue e derivados.
B) Não administar os seguintes medicamentos prescritos pela via hipodermóclise: atropina, cetorolaco de trometamina; ciclizina; ceftriaxona; cefepime; tobramicina; clodronato; clonazepan; dexametasona; difenidramina; dipirona; fenobarbital; furosemida; fentanil; granistron; haloperidol; hioscina, butilbrometo (buscopan); hioscina, hidrobrometo (escapolamina); cetamina; levomepromazina; metadona; metoclopramida; midazolan; morfina; naproxeno; octreotida; ondasetrona; prometazina; ranitidina e tramadol.
C) Utilizar locais diferentes de punção para administrar medicamentos que não são compatíveis.
D) Administrar até três medicamentos em um mesmo acesso, sempre verificando, previamente, a compatibilidade entre eles.
E) Monitorar o cliente quanto à presença de febre, calafrios, dor, cefaleia e ansiedade.

Marque a alternativa incorreta:
A) Monitorar o local de inserção continuamente nas primeiras 4 horas. Após, a cada seis horas, no mínimo, observando sinais de irritação, infecção, inflamação, endurecimento, hematoma e de edema.
B) Reduzir a velocidade da infusão (ideal para 1 mL/h), em caso de edema e dor. Caso não ocorra melhora, proceder com a retirada do dispositivo e realizar outra punção em um novo local.
C) Trocar o dispositivo agulhado a cada 72 horas. Em caso de suspeita de qualquer complicação, retirá-los antes.
D) Diluir as medicações com água para injeção ou soro fisiológico 0,9%. A diluição deverá ser 3:3
E) Consultar os efeitos terapêuticos e colaterais, o pH, as interações medicamentosas (antagônica, aditiva e sinérgica), as reações adversas e os cuidados necessários do medicamento específico, antes de ser administrado.

Marque (V) para vantagens e (D) para desvantagens para as afirmacoes abaixo sobre hipodermóclise.
( ) Baixo custo
( ) Volume e velocidade de infusão limitados
( ) Baixo risco de efeitos colaterais sistêmicos
( ) Limitação de medicamentos e eletrólitos que podem ser infundidos
( ) Fácil inserção e manutenção do cateter
A) (V), (D), (V), (D), (V).
B) (V), (V), (V), (D), (V).
C) (D), (D), (V), (D), (V).
D) (V), (D), (D), (D), (D).
E) (D), (D), (V), (V), (V).

Marque a alternativa correta:
A) 1859 - o médico londrino Alexander Wood demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
B) 1859 - o médico londrino Lafargue demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
C) 1859 - o médico londrino Thomas Latta demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
D) 1859 - o médico londrino Charles Hunter demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
E) 1859 - o médico londrino W.B. O’Shaughnessy demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.

Marque a alternativa correta:
A) 1915 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
B) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
C) 1921 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
D) 1950 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
E) 1960 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.

Marque a alternativa incorreta:
A) 1860 - firmaram-se relatos adicionais de infusão bem-sucedida de narcóticos por via subcutânea, derivados da urgência de encontrar alternativas para o tratamento de dor.
B) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.
C) 1915 - Um relatório foi publicado defendendo a técnica e enfatizando seus benefícios, tais como o conforto para o paciente e o baixo risco de complicações, e propõe a hipodermóclise como a solução para casos em que não se conseguia obter um acesso venoso.
D) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
E) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.

Marque a alternativa errada:
A) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
B) 1960 - com o impulso do movimento moderno de Cuidados Paliativos, a técnica voltou a ser aplicada em larga escala, com destaque no tratamento de pessoas idosas. Assim, o subcutâneo retornou ao leque das vias de administração de medicamentos e infusões através de estudos conclusivos que priorizavam a descrição correta do procedimento e as soluções adequadas para aplicação. Essa via provou ser capaz de substituir a via endovenosa em algumas situações e seu uso continua a crescer em Geriatria e em Cuidados Paliativos.
C) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.
D) 1921 - Um relatório foi publicado defendendo a técnica e enfatizando seus benefícios, tais como o conforto para o paciente e o baixo risco de complicações, e propõe a hipodermóclise como a solução para casos em que não se conseguia obter um acesso venoso.
E) 1853 - o médico escocês Charles Hunter desenvolveu a primeira seringa hipodérmica, usada para infundir morfina no tecido subcutâneo em uma paciente que apresentava cervicobraquialgia e não tolerava opioides inalatórios.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A via subcutânea vem surgindo cada vez mais como opção de infusão de medicamentos, com a hipodermóclise.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) O acesso poderá ser puncionado em áreas edemaciadas, com hematoma e estado avançado de caquexia por hipotrofia do subcutâneo.
B) Algumas indicações são, em casos de pacientes com alterações gastrintestinais, fístula tranqueobrônquica, coma e debilidade extrema.
C) Podem ser infundidas soluções aquosas irritantes, pois a vascularização do tecido subcutâneo é similar a do tecido muscular.
D) Nos casos de alguns fármacos, como a morfina, a biodisponibilidade após a administração por via subcutânea é menor que na via oral.
E) Hipodermóclise só é indicado para pessoas idosas.

A via subcutânea surge, portanto, como solução mais cômoda e segura nos seguintes contextos, exceto em:
A) Demência avançada com disfagia.
B) Pacientes com náuseas e/ou vômitos por períodos prolongados.
C) Diarreia
D) Confusão mental
E) Fácil inserção e manutenção do cateter

As complicações relacionadas à punção da via subcutânea com cateter são raras quando os profissionais adotam a técnica correta de punção e respeitam tanto a diluição quanto a velocidade de infusão dos medicamentos.
Caso os sinais de irritação local persistam por mais do que quatro horas após a punção, qual seria a recomendação?
A) Recomenda-se aguardar 48 horas.
B) Recomenda-se a fazer antibioticoterapia e continuar com o local puncionado.
C) Não é recomendado a troca do local.
D) Recomenda-se a troca do local e o registro da intercorrência em prontuário.
E) Recomenda-se aguardar 5 dias.

Assinale a afirmativa incorreta:
A) Não administrar os medicamentos via hipodermóclise: diazepan, diclofenaco, eletrólitos não diluídos, fenitoína e outros fármacos com extremos de pH ( 11). Não administrar sangue e derivados.
B) Não administar os seguintes medicamentos prescritos pela via hipodermóclise: atropina, cetorolaco de trometamina; ciclizina; ceftriaxona; cefepime; tobramicina; clodronato; clonazepan; dexametasona; difenidramina; dipirona; fenobarbital; furosemida; fentanil; granistron; haloperidol; hioscina, butilbrometo (buscopan); hioscina, hidrobrometo (escapolamina); cetamina; levomepromazina; metadona; metoclopramida; midazolan; morfina; naproxeno; octreotida; ondasetrona; prometazina; ranitidina e tramadol.
C) Utilizar locais diferentes de punção para administrar medicamentos que não são compatíveis.
D) Administrar até três medicamentos em um mesmo acesso, sempre verificando, previamente, a compatibilidade entre eles.
E) Monitorar o cliente quanto à presença de febre, calafrios, dor, cefaleia e ansiedade.

Marque a alternativa incorreta:
A) Monitorar o local de inserção continuamente nas primeiras 4 horas. Após, a cada seis horas, no mínimo, observando sinais de irritação, infecção, inflamação, endurecimento, hematoma e de edema.
B) Reduzir a velocidade da infusão (ideal para 1 mL/h), em caso de edema e dor. Caso não ocorra melhora, proceder com a retirada do dispositivo e realizar outra punção em um novo local.
C) Trocar o dispositivo agulhado a cada 72 horas. Em caso de suspeita de qualquer complicação, retirá-los antes.
D) Diluir as medicações com água para injeção ou soro fisiológico 0,9%. A diluição deverá ser 3:3
E) Consultar os efeitos terapêuticos e colaterais, o pH, as interações medicamentosas (antagônica, aditiva e sinérgica), as reações adversas e os cuidados necessários do medicamento específico, antes de ser administrado.

Marque (V) para vantagens e (D) para desvantagens para as afirmacoes abaixo sobre hipodermóclise.
( ) Baixo custo
( ) Volume e velocidade de infusão limitados
( ) Baixo risco de efeitos colaterais sistêmicos
( ) Limitação de medicamentos e eletrólitos que podem ser infundidos
( ) Fácil inserção e manutenção do cateter
A) (V), (D), (V), (D), (V).
B) (V), (V), (V), (D), (V).
C) (D), (D), (V), (D), (V).
D) (V), (D), (D), (D), (D).
E) (D), (D), (V), (V), (V).

Marque a alternativa correta:
A) 1859 - o médico londrino Alexander Wood demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
B) 1859 - o médico londrino Lafargue demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
C) 1859 - o médico londrino Thomas Latta demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
D) 1859 - o médico londrino Charles Hunter demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
E) 1859 - o médico londrino W.B. O’Shaughnessy demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.

Marque a alternativa correta:
A) 1915 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
B) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
C) 1921 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
D) 1950 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
E) 1960 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.

Marque a alternativa incorreta:
A) 1860 - firmaram-se relatos adicionais de infusão bem-sucedida de narcóticos por via subcutânea, derivados da urgência de encontrar alternativas para o tratamento de dor.
B) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.
C) 1915 - Um relatório foi publicado defendendo a técnica e enfatizando seus benefícios, tais como o conforto para o paciente e o baixo risco de complicações, e propõe a hipodermóclise como a solução para casos em que não se conseguia obter um acesso venoso.
D) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
E) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.

Marque a alternativa errada:
A) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
B) 1960 - com o impulso do movimento moderno de Cuidados Paliativos, a técnica voltou a ser aplicada em larga escala, com destaque no tratamento de pessoas idosas. Assim, o subcutâneo retornou ao leque das vias de administração de medicamentos e infusões através de estudos conclusivos que priorizavam a descrição correta do procedimento e as soluções adequadas para aplicação. Essa via provou ser capaz de substituir a via endovenosa em algumas situações e seu uso continua a crescer em Geriatria e em Cuidados Paliativos.
C) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.
D) 1921 - Um relatório foi publicado defendendo a técnica e enfatizando seus benefícios, tais como o conforto para o paciente e o baixo risco de complicações, e propõe a hipodermóclise como a solução para casos em que não se conseguia obter um acesso venoso.
E) 1853 - o médico escocês Charles Hunter desenvolveu a primeira seringa hipodérmica, usada para infundir morfina no tecido subcutâneo em uma paciente que apresentava cervicobraquialgia e não tolerava opioides inalatórios.

Prévia do material em texto

1. A via subcutânea vem surgindo cada vez mais como opção de infusão de medicamentos, com a hipodermóclise. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:
A) O acesso poderá ser puncionado em áreas edemaciadas, com hematoma e estado avançado de caquexia por hipotrofia do subcutâneo.
B) Algumas indicações são, em casos de pacientes com alterações gastrintestinais, fístula tranqueobrônquica, coma e debilidade extrema.
C) Podem ser infundidas soluções aquosas irritantes, pois a vascularização do tecido subcutâneo é similar a do tecido muscular.
D) Nos casos de alguns fármacos, como a morfina, a biodisponibilidade após a administração por via subcutânea é menor que na via oral.
E) Hipodermóclise só é indicado para pessoas idosas.
Resposta: B
2. A via subcutânea surge, portanto, como solução mais cômoda e segura nos seguintes contextos, exceto em:
A) Demência avançada com disfagia.
B) Pacientes com náuseas e/ou vômitos por períodos prolongados.
C) Diarreia
D) Confusão mental
E) Fácil inserção e manutenção do cateter
Resposta: E
3. As complicações relacionadas à punção da via subcutânea com cateter são raras quando os profissionais adotam a técnica correta de punção e respeitam tanto a diluição quanto a velocidade de infusão dos medicamentos. Trata-se, portanto, de uma via eficaz e segura. Caso os sinais de irritação local persistam por mais do que quatro horas após a punção, qual seria a recomendação?
A) Recomenda-se aguardar 48 horas.
B) Recomenda-se a fazer antibioticoterapia e continuar com o local puncionado.
C) Não é recomendado a troca do local.
D) Recomenda-se a troca do local e o registro da intercorrência em prontuário.
E) Recomenda-se aguardar 5 dias.
Resposta: D
4. Assinale a afirmativa incorreta:
A) Não administrar os medicamentos via hipodermóclise: diazepan, diclofenaco, eletrólitos não diluídos, fenitoína e outros fármacos com extremos de pH ( 11). Não administrar sangue e derivados.
B) Não administar os seguintes medicamentos prescritos pela via hipodermóclise: atropina, cetorolaco de trometamina; ciclizina; ceftriaxona; cefepime; tobramicina; clodronato; clonazepan; dexametasona; difenidramina; dipirona; fenobarbital; furosemida; fentanil; granistron; haloperidol; hioscina, butilbrometo (buscopan); hioscina, hidrobrometo (escapolamina); cetamina; levomepromazina; metadona; metoclopramida; midazolan; morfina; naproxeno; octreotida; ondasetrona; prometazina; ranitidina e tramadol.
C) Utilizar locais diferentes de punção para administrar medicamentos que não são compatíveis.
D) Administrar até três medicamentos em um mesmo acesso, sempre verificando, previamente, a compatibilidade entre eles.
E) Monitorar o cliente quanto à presença de febre, calafrios, dor, cefaleia e ansiedade.
Resposta: B
5. Marque a alternativa incorreta:
A) Monitorar o local de inserção continuamente nas primeiras 4 horas. Após, a cada seis horas, no mínimo, observando sinais de irritação, infecção, inflamação, endurecimento, hematoma e de edema.
B) Reduzir a velocidade da infusão (ideal para 1 mL/h), em caso de edema e dor. Caso não ocorra melhora, proceder com a retirada do dispositivo e realizar outra punção em um novo local.
C) Trocar o dispositivo agulhado a cada 72 horas. Em caso de suspeita de qualquer complicação, retirá-los antes.
D) Diluir as medicações com água para injeção ou soro fisiológico 0,9%. A diluição deverá ser 3:3
E) Consultar os efeitos terapêuticos e colaterais, o pH, as interações medicamentosas (antagônica, aditiva e sinérgica), as reações adversas e os cuidados necessários do medicamento específico, antes de ser administrado.
Resposta: D
6. Marque (V) para vantagens e (D) para desvantagens para as afirmações abaixo sobre hipodermóclise.
( ) Baixo custo
( ) Volume e velocidade de infusão limitados
( ) Baixo risco de efeitos colaterais sistêmicos
( ) Limitação de medicamentos e eletrólitos que podem ser infundidos
( ) Fácil inserção e manutenção do cateter
Assinale a alternativa correta:
A) (V), (D), (V), (D), (V).
B) (V), (V), (V), (D), (V).
C) (D), (D), (V), (D), (V).
D) (V), (D), (D), (D), (D).
E) (D), (D), (V), (V), (V).
Resposta: A
7. Marque a alternativa correta:
A) 1859 - o médico londrino Alexander Wood demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
B) 1859 - o médico londrino Lafargue demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
C) 1859 - o médico londrino Thomas Latta demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
D) 1859 - o médico londrino Charles Hunter demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
E) 1859 - o médico londrino W.B. O’Shaughnessy demonstrou a ação sistêmica de medicações analgésicas administradas pela via subcutânea, o que motivou novas pesquisas.
Resposta: D
8. Marque a alternativa correta:
A) 1915 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
B) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
C) 1921 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
D) 1950 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
E) 1960 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
Resposta: B
9. Marque a alternativa incorreta:
A) 1860 - firmaram-se relatos adicionais de infusão bem-sucedida de narcóticos por via subcutânea, derivados da urgência de encontrar alternativas para o tratamento de dor.
B) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.
C) 1915 - Um relatório foi publicado defendendo a técnica e enfatizando seus benefícios, tais como o conforto para o paciente e o baixo risco de complicações, e propõe a hipodermóclise como a solução para casos em que não se conseguia obter um acesso venoso.
D) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
E) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.Resposta: C
10. Marque a alternativa errada:
A) 1991 - Um estudo demonstrou a eficácia da absorção de fluidos por hipodermóclise: soro fisiológico marcado com um radioisótopo foi infundido pela via subcutânea e pela via endovenosa em seis idosos voluntários saudáveis. A absorção do fluido foi quase idêntica pelos dois acessos.
B) 1960 - com o impulso do movimento moderno de Cuidados Paliativos, a técnica voltou a ser aplicada em larga escala, com destaque no tratamento de pessoas idosas. Assim, o subcutâneo retornou ao leque das vias de administração de medicamentos e infusões através de estudos conclusivos que priorizavam a descrição correta do procedimento e as soluções adequadas para aplicação. Essa via provou ser capaz de substituir a via endovenosa em algumas situações e seu uso continua a crescer em Geriatria e em Cuidados Paliativos.
C) 1950 – Surge uma proposta curiosa: o uso da hialuronidase para acelerar a absorção de fluidos infundidos por hipodermóclise. Webb comparou a infusão de soluções com e sem hialuronidase e observou que ela reduzia pela metade o tempo de absorção. No entanto, há evidências recentes de que ela não auxilia na prevenção de edema e pode causar reação de hipersensibilidade local. Assim, não deve ser recomendada como rotina.
D) 1921 - Um relatório foi publicado defendendo a técnica e enfatizando seus benefícios, tais como o conforto para o paciente e o baixo risco de complicações, e propõe a hipodermóclise como a solução para casos em que não se conseguia obter um acesso venoso.
E) 1853 - o médico escocês Charles Hunter desenvolveu a primeira seringa hipodérmica, usada para infundir morfina no tecido subcutâneo em uma paciente que apresentava cervicobraquialgia e não tolerava opioides inalatórios.
Resposta: E

Mais conteúdos dessa disciplina