Buscar

Introdução ao guia PMBOK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. 
O PMBOK corresponde a uma relevante publicação no contexto do gerenciamento de projetos, que consiste em um guia de melhores práticas de reconhecimento internacional para a gestão de projetos. A proposta de gerenciamento de projetos do PMBOK está estruturada com base em três aspectos fundamentais. Quais são eles?
C. 
Grupos de processos, áreas de conhecimento e ciclo de vida.
As boas práticas de gerenciamento de projetos propostas pelo PMBOK estão estruturadas com base em três aspectos: grupos de processos, áreas de conhecimento e ciclo de vida. Isso pode ser facilmente percebido no Guia, que organiza sua proposta de gerenciamento com base no estudo desses três aspectos básicos, intitulando-os de componentes chave. O gerenciamento de escopo, prazo e custos é fator muito relevantes no contexto (visto que representam as três principais restrições em projetos), correspondendo aos aspectos tratados em três das áreas de conhecimento, que é apenas um dos três aspectos fundamentais sobre os quais o Guia PMBOK está estruturado.
2. 
Grupo de processos de gerenciamento de projetos são agrupamentos lógicos de entradas, ferramentas, técnicas e saídas de gerenciamento de projetos que
D. 
incluem iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar os projetos.
Os grupos de processos de gerenciamento de projetos incluem iniciar, planejar, executar, monitorar, controlar e encerrar os projetos. Embora apresentem relacionamento, grupos de processos de gerenciamento de projetos e fases do projeto em seu ciclo de vida (início, organização e preparação, execução do trabalho e término) não são a mesma coisa. Já o conjunto de atividades do projeto que, relacionadas de maneira lógica, culminam na conclusão de uma ou mais entregas corresponde à definição de uma fase de projeto, enquanto que a análise no final de uma fase para a tomada de decisão consiste na revisão de fase.
3. 
Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos, também denominadas de disciplinas, consistem em áreas identificadas e definidas por seus requisitos de conhecimentos e descritas em termos dos processos que a compõem. As áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos:  
D. 
são 10: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas.
Áreas de conhecimento em gerenciamento de projetos são descritas em termos dos processos que as compõem, que consistem em práticas, entradas, saídas, ferramentas e técnicas. A versão atual do PMBOK conta com 10 áreas de conhecimento: integração, escopo, cronograma, custos, qualidade, recursos, comunicações, riscos, aquisições e partes interessadas. Até a 4ª edição, o PMBOK apresentava 9 áreas, quando ainda não considerava “partes interessadas” como uma área de conhecimento. As áreas de conhecimento oferecem suporte aos grupos de processos em gerenciamento de projetos, que correspondem a 5 categorias: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
4. 
Cada um dos grupos de processos em gerenciamento de projetos tem características e funções específicas no contexto geral do gerenciamento. A definição: “processos para definir um novo projeto ou uma nova fase de um projeto já existente, após a obtenção da autorização para iniciar” pertence a qual das categorias de processos?
B. 
Planejamento.
Processos de iniciação se caracterizam, fundamentalmente, pela aprovação do projeto e da nomeação de seu gerente. Processos de planejamento são realizados a partir da obtenção de autorização para iniciar o projeto ou a fase. Processos de execução são realizados para concluir o trabalho definido no plano de gerenciamento do projeto para satisfazer os requisitos do projeto. Processo de monitoramento e controles são exigidos para acompanhar, analisar e controlar o progresso e desempenho do projeto, assim como suas eventuais mudanças. Processos de encerramento são realizados para concluir ou fechar formalmente um projeto, uma fase ou um contrato, garantindo seu correto encerramento.
5. 
Áreas de conhecimento correspondem às diferentes disciplinas a serem compreendidas e atendidas para o adequado gerenciamento do projeto, oferecendo suporte aos grupos de processos de gerenciamento. Qual delas é responsável por identificar as pessoas, os grupos ou as organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto?​​​​​​​
E. 
Gerenciamento das partes interessadas do projeto.
Gerenciamento das partes interessadas do projeto é a área responsável por identificar as pessoas, os grupos ou as organizações que podem impactar ou serem impactados pelo projeto, analisar as expectativas das partes interessadas e seu impacto no projeto e desenvolver estratégias de gerenciamento apropriadas para o seu engajamento eficaz nas decisões e execução do projeto. Algumas das outras áreas têm as seguintes responsabilidades: gerenciamento do escopo visa a assegurar que o projeto contemple todo o trabalho necessário — e apenas o necessário.
Gerenciamento do cronograma visa ao término pontual do projeto.
Gerenciamento de custos visa a que o projeto seja terminado dentro do orçamento aprovado. Gerenciamento de recursos visa a identificar, adquirir e gerenciar os recursos necessários para a conclusão bem-sucedida do projeto.

Outros materiais