Buscar

Inovações radicais, incrementais e disruptivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. 
Leia as afirmativas e julgue quais aspectos estão corretamente sendo citados como invenções e inovações.
C. 
Invenção é gerar uma ideia quando não há nada, encontrando na prática a solução de um problema. Já inovação é implementar novas ideias para criar valor para uma organização.
Invenção é o resultado de um processo criativo iniciado do zero que não possui uma finalidade comercial definida até então. Ela pode buscar solucionar um problema ou ocorrer sem querer. É comum a confusão entre os conceitos de invenção e inovação, mas, lembre-se que inovação só existe após o processo de aprimoramento de uma invenção e lançamento no mercado, agregando valor para sociedade.
2. 
A realização de uma pequena alteração em um produto ou serviço representa qual grau de inovação?
C. 
Incremental.
A inovação incremental reflete pequenas melhorias contínuas em produtos ou em linhas de produtos. Geralmente, representam pequenos avanços nos benefícios percebidos pelo consumidor e não modificam, de forma expressiva, a forma como o produto é consumido ou o modelo de negócio.
3. 
Em relação aos tipos de inovação, o desenvolvimento de um novo serviço de Internet para acesso a bancos ou sistemas de pagamentos de contas é considerado qual tipo?
A. 
Inovação de produto.
O desenvolvimento de um novo serviço de Internet para acesso a bancos ou sistemas de pagamentos de contas é considerado inovação de produto, pois esse conceito significa a introdução de um bem ou serviço novo ou que seja significativamente melhorado no que se refere a suas características ou usos previstos.
4. 
O que é um ecossistema de inovação
E. 
É um ambiente com infraestrutura para fomentar inovação em que demandantes e ofertantes interagem como um público estratégico.
Ecossistema de inovação é uma rede que engloba relações entre todos participantes (consumidores, provedores de serviços e fornecedores), incluindo o ambiente. Essas relações proporcionam um fluxo de valor favorável para inovação.
5. 
A elaboração de novos produtos, muitas vezes, é resultado de um processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e requer muitos investimentos. A proteção desses produtos durante o processo de inovação se dá por meio de qual instrumento legal?
D. 
Patente.
A patente permite a prevenção relacionada à cópia do produto por parte de competidores, bem como a comercialização dos produtos com preços mais baixos. A proteção da patente é um importante instrumento legal conferido pelo Estado ao inventor.

Outros materiais