Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Pesquisa
Métodos de Analise Ergonômica 
- OWAS
-RULA
-REBA
-CHECKLIST DE COUTO – GERAL E ESCRITORIO
-MOORE E GARG – INDEX – MAOS E PUNHOS 
-SUE ROGERS – FADIGA
-METODO DE NIOSH – LEVANTAMENTO DE CARGA
- OWAS
OWAS - Ovako Working Posture Analysis System O método OWAS consiste na identificação da postura de trabalho primárias mais comuns de costas, braços, pernas e a manipulação de cargas atribuindo valores e depois comparando com uma classificação onde existem recomendações. Este método foi criado na Finlândia.
O que o método OWAS avalia?
Uma das ferramentas mais utilizadas neste contexto é conhecida como sistema de análise de postura de trabalho Ovako (OWAS), a qual avalia a atividade de trabalho relacionando a postura da coluna, o movimento dos membros superiores e inferiores e a força muscular envolvida no procedimento.
-RULA
	RULA (Rapid Upperlimb assessment), é uma Análise Rápida dos Membros Superiores, é um método simples de levantamento de informações com fins na investigação ergonômica nos postos de trabalho que possuam potencial causador de desordens musculoesqueléticas.
Como se aplica o método Rula?
O método RULA é baseado em uma avaliação dos membros superiores e inferiores, para tanto o corpo é dividido em dois grupos, A e B. O grupo A é constituído pelos membros superiores (braços, antebraços e punhos). Já o grupo B é representado pelo pescoço, tronco, pernas e pés
-REBA
O método REBA é uma ferramenta de análise postural especialmente sensível para detectar tarefas que exigem movimentos inesperados de postura, como conseqüência normalmente da manipulação de carga
Como utilizar o método Reba?
O método REBA é aplicado separadamente para a direita e do lado esquerdo do corpo. Portanto, o avaliador, a seu critério e experiência, deve determinar, para cada posição selecionada, com o lado do corpo que "a priori" significa maior carga postural.
-CHECKLIST DE COUTO – GERAL E ESCRITORIO
Esse check list é composto por 25 perguntas relacionadas as características do trabalho como a sobrecarga física, a força aplicada com as mãos, postura no trabalho avaliando o esforço estático, o posto de trabalho, a repetitividade e organização do trabalho e as ferramentas do trabalho.
O que é check list do Couto?
A ferramenta utilizada para analisar o posto de trabalho foi o Check-List de Couto proposto por Couto (1996), que consiste em realizar uma avaliação simplificada do fator biomecânico no risco para distúrbios musculoesqueléticos de membros superiores relacionados ao trabalho
 
-MOORE E GARG – INDEX – MAOS E PUNHOS
A ferramenta Moore e Garg um método de análise de risco de desenvolvimento de disfunções músculo tendinosas em membros superiores, com principal objetivo de avaliar o risco de lesões em punho e mãos, sendo a mais indicada para o posto escolhido para análise.
-SUE ROGERS – FADIGA
Segundo a explicação contida no software Ergolândia, o método Suzanne Rodgers avalia três fatores: esforço, duração do esforço e frequência do esforço. O resultado final do método é um número com três dígitos, cada um deles representando um dos três fatores avaliados.
O que é Sue Rodgers?
O Método de Suzanne Rodgers (Sue Rodgers) foi publicado em 1992 com a finalidade de avaliar as sobrecargas musculoesqueléticas por segmento corporal, com base nos posicionamentos corporais e forças aplicadas
-METODO DE NIOSH – LEVANTAMENTO DE CARGA
O Método NIOSH foi desenvolvido com o intuito de determinar a carga máxima a ser manuseada e movimentada manualmente numa atividade de trabalho.
O que é o método NIOSH?
A equação NIOSH é baseada no conceito de que o risco de distúrbios osteomusculares aumenta com a distância entre o limite de peso preconizado e o peso efetivamente manejado.
Qual o objetivo da NIOSH?
NIOSH, um importante instituto de pesquisa, desenvolveu em 1981 uma equação para avaliar a manipulação de cargas no trabalho, sendo criada uma ferramenta para diagnosticar os riscos de distúrbios osteomusculares associados à carga física que o trabalhador está submetido e indicar um limite de peso apropriado para cada ...

Mais conteúdos dessa disciplina