Buscar

Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda

Prévia do material em texto

Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda 
É uma síndrome que ocorre secundaria a outras doenças (endocardiose ou cardiomiopatia dilatada), onde ocorre a diminuição do fluxo sanguíneo e débito cardíaco e consequentemente ativação de mecanismos compensatórios para suprir as necessidades do organismo. 
Na ICCE ocorre uma congestão/retenção do sangue nos pulmões (alvéolos) dificultando as trocas gasosas, esse processo pode ter como consequência uma retenção de sangue do lado direito do coração e restante do corpo (uma ICCD). 
Sinais Clínicos 
Os sinais mais comuns incluem sopro cardíaco, taquipneia, dispneia, ortopneia, tosse seca, hemoptise, cianose e quadros avançados há presença de sinais de ICCD em conjunto, como ascite e edema de membros. 
Classificação do sopro cardíaco.
Diagnostico 
É realizado por meio dos sinais clínicos e exames complementares de imagem para identificação da causa primaria - ecocardiografia simples e doppler, eletrocardiograma e raio x torácico. 
Tratamento 
Deve inicialmente realizar o estadiamento da IC, correlacionando o paciente na classificação adequada: 
· A – Raça predisposta, mas sem a doença 
· B – Pacientes assintomáticos 
· B1 – pacientes assintomáticos sem cardiomegalia 
· B2 – pacientes assintomáticos com cardiomegalia 
· C – Sintomas da doença presentes 
· D – Paciente refratário ao tratamento 
Seguindo para o tratamento da causa base da síndrome, sendo que os sinais clínicos da congestão devem ser controlados por meio de fármacos que reduzem a pré-carga (diminuem as pressões de enchimento) como os diuréticos, e fármacos que melhoram a função cardíaca (inotrópicos positivos e vasodilatadores).

Continue navegando