Buscar

Atividade A4-10,0-teste -Atividade Física Adaptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade A4-teste -Atividade Física Adaptada
1)O princípio da acessibilidade dispõe que na construção de espaços, na formatação de produtos e no planejamento de serviços deve-se considerar que as pessoas com deficiência (PCD) são usuárias legítimas, dignas e independentes. Nenhum serviço pode ser concedido, permitido, autorizado ou delegado sem acessibilidade plena, para não obstaculizar o exercício pleno dos direitos pelas pessoas com deficiência. A acessibilidade é um direito de todos os cidadãos e, por isso, não se limita a propiciar a inclusão de pessoas com deficiência, mas também de pessoas com mobilidade reduzida, idosos, gestantes e em situação vulnerável.
OLIVEIRA, S. M. de. Cidade e acessibilidade: inclusão social das pessoas com deficiências. In: VIII Simpósio Iberoamericano em comércio internacional, desenvolvimento e integração regional, 2017 (adaptado).
 
Avalie as afirmações a seguir sobre os princípios básicos de acessibilidade.
 
I. Projetar e adaptar as vias públicas facilita a circulação das pessoas com dificuldade de locomoção e usuários de cadeiras de rodas, sendo uma medida adequada de acessibilidade.
II. Padronizar as calçadas com implantação universal de rampas, faixas de circulação livres de barreiras, guias e pisos antiderrapantes atende ao princípio da acessibilidade.
III. Garantir a ajuda de terceiros a pessoas com deficiências, nos edifícios públicos e em espaços abertos públicos, é uma previsão legal convergente ao princípio da acessibilidade.
IV. Implantar sinalização sonora nos semáforos e informações em braille nas sinalizações dos espaços urbanos para pessoas com deficiência visual são providências de acessibilidade adequadas.
 
Com base no conhecimento adquirido, assinale a opção que apresentas apenas as assertivas corretas.
Resposta Correta: I II IV
2)Para facilitar o desenvolvimento de atividades físicas para deficientes físicos é necessário compreender os empecilhos e os facilitadores da participação desse público nas atividades, visando o desenvolvimento de intervenções que apresentem maior possibilidade de sucesso. Analise as assertivas a seguir assinalando  (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
(  ) Tetraparesia significa paralisia total ou parcial da metade inferior do corpo com comprometimento das funções dos membros inferiores.
(  ) Monoparesia é a perda parcial das funções motoras de um só membro.
(  ) Paraplegia é a perda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores.
(  ) Tetraplegia é a paralisia total ou parcial do corpo, comprometendo as funções dos braços e pernas.
(  ) Hemiparesia é a perda parcial das funções motoras de um lado do corpo (direito ou esquerdo).
Escolha a alternativa correta.
F V F V V
3)eia o trecho a seguir.
“A principal causa definida de deficiência visual no presente estudo foi atribuída à doença e, entre os sexos, as porcentagens foram 26,8 para os homens e 32,1 para as mulheres. Como segunda causa de deficiência visual foi relatado o envelhecimento, seguido pelas causas congênitas, em homens e mulheres. A respeito das causas da deficiência visual, os resultados encontrados são semelhantes aos de outros estudos, indicando as doenças como principal causa”.
CASTRO, S. et al. Deficiência visual, auditiva e física: prevalência e fatores associados em estudo de base populacional. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 24, v.8. p. 1773-1782. ago, 2008 Disponível em https://www.scielosp.org/article/csp/2008.v24n8/1773-1782/es/#ModalArticles. Acesso em: 13 fev. 2020.
De acordo com o texto exposto, assinale a opção correta que apresenta a maior causa da cegueira, independente de gênero.
Resposta correta: Catarata
4)Segundo Poudevigne e O’Connor (2005) vários são os benefícios da prática regular de atividade física para mulheres grávidas. Além disso, o exercício também pode ser recomendado como prevenção e até como parte do tratamento do diabetes gestacional. Os autores também apontam a melhora da autoestima e do humor durante a gravidez em mulheres ativas. As atividades devem ter intensidade moderada e a frequência cardíaca e pressão arterial monitoradas.
POUDEVIGNE M.S.; O’CONNOR P.J. Physical activity and mood during pregnancy. Med Sci Sport Exerc. Med Sci Sports Exerc. [s.l] 2005, Disponível em: https://journals.lww.com/acsm-msse/fulltext/2005/08000/Physical_Activity_and_Mood_during_Pregnancy.17.aspx.  Acesso em: 20 jan. 2020.
Com base nos benefícios da atividade física para gestantes, analise as assertivas  a seguir marcando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
(    ) Menor incidência de depressão pós-parto.
(    ) Menor incidência de parto cesáreo.
(    ) Maior desconforto físico durante a gestação (dor lombar).
(   ) Menor tempo do trabalho de parto.
(   ) Maior incidência de parto cesáreo.
Resposta Correta: V V F V F
5)Na caracterização da deficiência visual há várias classificações que podem variar conforme a limitação de cada indivíduo e os fins que se destinam. Para a entender melhor as classificações da deficiência visual, é necessário a compreensão da funcionalidade visual dos indivíduos.
Com relação a funcionalidade visual, a capacidade de distinguir detalhes como tamanho, distância e objeto ao qual está localizado é a definição de:
Resposta Correta: Acuidade Visual
6)Pessoas com transtornos emocionais podem apresentar dificuldade de interação social e comportamentos dissociativos, agressivos, amedrontados ou alienados. Dessa forma, os problemas de comportamento muitas vezes representam uma forte condição de risco para o desenvolvimento da aprendizagem. É importante conhecer os transtornos mais comuns que acometem crianças e adolescentes a fim de facilitar as relações e auxiliar no desenvolvimento durante as atividades.
Analise as afirmativas sobre os transtornos emocionais.
I - A síndrome do pânico pode possuir o agente que age liberando diversos hormônios capazes de tornarmos mais alertas e ativos diante dos desafios. Porém, quando essa condição é excessiva, se torna um grave transtorno emocional que prejudica a vida social e profissional. Uma pessoa que sofre desse distúrbio está sempre angustiada em relação a algo que está por vir, não conseguindo se dissociar desse foco e sofre demasiadamente.
II - A bipolaridade é uma resposta física do nosso organismo a um estímulo. O corpo pensa que está sob ataque e preparar o corpo para a ação física intensa como se o indivíduo fosse lutar ou fugir.
III - A depressão é uma doença que tem sua origem na confluência de fatores emocionais, mentais e físicos. Comportamentos depressivos possui um forte desequilíbrio químico que afeta os seus neurotransmissores. Os sintomas variam entre desequilíbrio emocional quanto físico, e afeta as emoções como a tristeza persistente e profunda.
IV - A ansiedade é desencadeada por situações estressantes ou traumáticas. Trata-se de crises agudas em que o indivíduo tem intenso medo e angústia de que algo muito ruim irá acontecer, mesmo tendo consciência de que isso é improvável. As reações acontecem de forma inesperada, com sintomas emocionais e físicos que podem levar o indivíduo até ao desmaio.
V - O estresse é caracterizado pela oscilação de períodos de extrema euforia e outros de depressão.
É correto afirmar que:
Resposta Correta: III e IV
7)Um jovem de 26 anos, do sexo masculino, tem sequelas de paralisia cerebral após um acidente de carro, o que o levou à uma condição de mobilidade reduzida. O jovem procurou um clube esportivo para iniciar atividades de alta performance com o objetivo de participar das paraolimpíadas.
Neste caso, qual modalidade paraolímpica este jovem poderia praticar junto ao Comitê Paraolímpico?
Resposta Correta: Bocha paraolímpica
8)O conceito de estresse tem sido amplamente utilizado nos dias atuais, chegando mesmo a tornar-se parte do senso comum. O estresse passou a ser responsável por quase todos os males que nos afligem atualmente, principalmente em decorrência da vida moderna. Em vista disso, não é de se espantar que tenha havido um crescimento de terapêuticas e deprogramas voltados para o controle do estresse.
Com base no trecho apresentado, analise as assertivas  a seguir sobre o estresse.
 
I. O estresse se não controlado levar o indivíduo a sérios problemas de saúde.
II. Praticar atividade física auxilia no alívio do estresse.
III. Muitos são os programas para redução do estresse.
IV. O estresse não é uma doença.
V. O estresse só é manifestado nos adultos.
Resposta Correta: I II III
9)O profissional de educação física que atua na área educação especial, recebe um aluno cadeirante para as suas atividades. Considerando a sua falta de experiência com cadeirantes, o mesmo solicita apoio dos demais profissionais da escola. A escola é completamente inacessível nas questões arquitetônicas, o que dificulta a locomoção do aluno cadeirante ou até mesmo de qualquer outra pessoa que tem mobilidade reduzida, inclusive, as portas das salas de aulas são regulares, não permitindo que cadeiras de rodas passem pelas portas.
 
Considerando o objetivo deste professor, assinale a opção correta.
O professor agiu corretamente ao pedir ajuda
10)O princípio de inclusão parte dos direitos de todos à Educação, independentemente das diferenças individuais - inspirada nos princípios da Declaração de Salamanca (Unesco, 1994). Está presente na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de Educação Inclusiva, de 2008. Os gestores devem saber o que diz a Constituição, mas principalmente conhecer o Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de pessoas com deficiência e com qualquer necessidade especial de frequentar ambientes educacionais inclusivos.
Com base no trecho apresentado, assinale a opção correta sobre o plano nacional de educação.
Resposta Correta: Independente de pública ou privada, poucas escolas são inclusivas.

Outros materiais