Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Analise de projetos

User badge image
Michely Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Apesar de a DRE projetada ser um referente de geração de rentabilidade, ainda não é determinante para definir o real potencial financeiro de um empreendimento. Esses valores de rentabilidade operacional, da DRE, não levam em consideração a real geração de caixa e o valor do dinheiro no tempo. Assim, a DRE deve ser analisada em conjunto com o fluxo de caixa projetado. Nesse fluxo são considerados vários elementos: as saídas e entradas de caixa, o investimento e as entradas e saídas operacionais conforme seu impacto direto na caixa projetada.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O investimento representa a grande entrada de caixa, pois deste dependerá a capacidade de ter infraestrutura e capital para a geração de caixa.
( ) Para poder executar todos os processos operativos do projeto, é necessário fazer investimentos, representados como saídas de caixa especialmente ao início do projeto.
( ) No fluxo de caixa, as vendas são registradas conforme as contas a receber são liquidadas e vão entrando na caixa projetada.
( ) No fluxo de caixa, os pagamentos aos fornecedores, saída de caixa, vão se registrando conforme acontece a entrada dos materiais.
A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - V - V - F.

Terminado o orçamento do projeto, sua necessidade de capital de giro inicial, o planejamento de vendas e de produção, bem como os custos envolvidos, podemos dizer que temos todos os elementos para uma análise financeira.
Qual o primeiro passo dessa análise de rentabilidade e viabilidade financeira de um projeto?
a) Para fins de conhecer o valor de imposto da renda projetado, é necessário apurar a necessidade de fluxo de caixa, e depois disso podemos apurar a DRE.
b) Antes de fazer a análise de fluxo de caixa e análise de viabilidade financeira do retorno de capital, é necessário fazer a DRE dos anos de vida do projeto.
c) Com a projeção do fluxo de caixa, o gestor pode analisar as contas a cobrar e a pagar e os principais índices de rentabilidade, assim como análise da DRE respectiva.
d) Uma vez feito o fluxo de todas as entradas e saídas monetárias, considerando os anos do projeto, o gestor tem os elementos para iniciar o DRE.

A gestão de risco, embora importante muitas vezes, não é levada em consideração na análise de projetos, os gestores tendem a esquecer os riscos implícitos na análise de corridas financeiras do cenário ideal de um projeto. Devemos nos lembrar de que a execução de um projeto está no futuro, e coisas fora do padrão esperado podem acontecer nos pressupostos considerados nos cenários.
Diante disso, os gestores devem observar uma série de itens ou variáveis, que poderiam mudar as projeções de um projeto. Assinale a alternativa CORRETA:
A Considerar o pior cenário possível como base ideal das projeções. Assim, se essa projeção gera rentabilidade e retorno, o projeto poderá ser aceito, tal como levar em consideração, vendas projetadas conforme os mínimos históricos da categoria.
B Uma medida paliativa que elimina 100% o risco de queda e cobrança de vendas projetadas é fazer contratos de vendas futuras com apólice de seguro. Apesar do custo, esses tipos de contratos garantem o fluxo de caixa.
C Para minimizar variações drásticas das projeções, uma medida paliativa é a contratação de uma apólice de seguro sobre possíveis riscos, tal como um seguro de capital de giro.
D Desenvolver cenários negativos considerando queda de vendas e aumento de custos.

A constante busca de produzir maiores volumes, e mais eficientemente, levanta toda uma necessidade de inovações e de melhoras de processos para ofertar produtos e serviços cada vez mais elaborados, detalhados e específicos. Esta procura pela produtividade e aprimoramento contínuo tem alguns objetivos.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Uma expansão do horizonte produtivo de bens e serviços, melhorando a competitividade produtiva como um todo, maiores quantidades de produtos por unidade de recurso disponível e, portanto, uma melhor qualidade de vida à sociedade.
B Uma menor quantidade de matéria-prima, aprimoramento das quantidades de insumos para produzir uma unidade de produto ou serviço.
C Reduzir a quantidade de trabalho necessário, melhorando o índice hora/homem, ou seja, aprimoramento do recurso humano.
D Aumentar a quantidade de trabalho necessário, melhorando o índice hora/homem, ou seja, aprimoramento do recurso humano.

Ao desenvolver projetos focados em novas unidades industriais, existem elementos que são de extrema relevância, e que caso não sejam devidamente observados, podem por em risco o resultado final. Entre esses elementos, temos as definições sobre questões operacionais e localização específica. A localização específica é aquela que apresenta proximidade aos fornecedores e clientes, sempre dependendo dos processos, tempos e dos custos. A localização ideal será aquela que possa permitir menores custos de produção e/ou menores gastos de distribuição.
De acordo com Buarque (1998), quais fatores são determinantes no momento de determinar a localização de um projeto?
A Todas as alternativas estão corretas.
B Facilidades de transporte.
C Disponibilidade de energia, água, telefone, rede de esgotos.
D Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição.

Sem o investimento prévio em capital de giro inicial, não será possível começar com os processos produtivos de um projeto, ou seja, o gestor de um projeto de empreendimento deve definir o valor de investimento na liquidez necessária para, objetivando dar início aos processos produtivos previamente estabelecidos. Para que o gestor do projeto possa apurar o valor desse capital de giro, são necessários ciclos de consumo de liquidez das operações do empreendimento.
Sobre esses ciclos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- PME = Prazo Médio de Estoques.
II- PMR = Prazo Médio de Duplicatas a Receber.
III- PMP = Prazo Médio de Pagamento.
( ) Este prazo médio, em dias, fica em função do ciclo de prazo de pagamento dos clientes que compram a prazo.
( ) Este prazo médio, em dias, depende da engenharia de produção e dos tempos de entrega dos insumos a serem consumidos na produção.
( ) Este prazo médio, em dias, depende dos ciclos de pagamentos dos fornecedores.

Considerando a análise de Porter, podemos concluir que a competitividade (ou capacidade produtiva e de saída do projeto) está vinculada e é influenciada pelos fatores que pesam na presença de capacidades.
Qual das alternativas não apresenta um tipo de capacidade apresentada por Poter?
A Da capacidade improdutiva dos concorrentes atuais, dos potenciais (novos) e dos produtos substitutos oferecidos no mercado.
B Da capacidade de oferecer qualidade e quantidade de insumos e poder de barganha dos fornecedores.
C Da capacidade produtiva dos concorrentes atuais, dos potenciais (novos) e dos produtos substitutos oferecidos no mercado.
D Da capacidade de compra e barganha dos clientes.

A localização ideal pondera (avalia) sempre o custo-benefício da decisão, podendo potencializar ao máximo a geração de lucro e sustentabilidade econômica do projeto.
Assinale a alternativa CORRETA que define um dos fatores determinantes no momento de determinar a localização:
A Terrenos distantes.
B Fontes precárias de energia, água, telefone, rede de esgotos.
C Localização dos materiais de produção (insumos).
D A falta de mão de obra.

(ENADE, 2015) Todos os dias saem de uma empresa 300 kg de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango. A produção vai para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. No início, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas em padarias e cantinas de escolas da região. Alguns anos depois, a empresa fechou seus primeiros contratos com grandes redes de supermercados, o que deu impulso a investimentos na mecanização da fábrica. A estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente foi fundamental para que a empresa ganhasse escala. Para dar continuidade ao ciclo do crescimento, a gerência da empresa optou pela aproximação com o consumidor final pela ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto.
Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa:
I- Criar novas variedades de empadinhas - novos recheios, linhas gourmets, pré-assadas, com ingredientes ecologicamente corretos - para atender consumidores que preferem produtos de melhor qualidade, desempenho ou com aspectos inovadores, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo diversificação.
II- Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de mercado.
III- Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de produto.
IV- Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de mercado.
A II e III.
B I, III e IV.
C I e IV.
D I, II, e III.

(ENADE, 2015) O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que desejam diferenciar-se dos seus concorrentes. Foi com este destaque que um jornal trouxe uma lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil. Em comum entre as empresas vencedoras, está a decisão dos seus líderes de manter praticamente inalterados os percentuais de investimento em inovação, mesmo diante de projeções macroeconômicas desfavoráveis. Tal cenário é possível porque os gestores acreditam que os investimentos em inovação ajudam a superar os momentos difíceis e a preparar as empresas para os desafios futuros.
A partir do texto, é possível definir inovação como
A projetos de alto teor tecnológico.
B bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou riqueza.
C atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
D invenções que ainda não estão disponíveis no mercado.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Apesar de a DRE projetada ser um referente de geração de rentabilidade, ainda não é determinante para definir o real potencial financeiro de um empreendimento. Esses valores de rentabilidade operacional, da DRE, não levam em consideração a real geração de caixa e o valor do dinheiro no tempo. Assim, a DRE deve ser analisada em conjunto com o fluxo de caixa projetado. Nesse fluxo são considerados vários elementos: as saídas e entradas de caixa, o investimento e as entradas e saídas operacionais conforme seu impacto direto na caixa projetada.
Diante do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O investimento representa a grande entrada de caixa, pois deste dependerá a capacidade de ter infraestrutura e capital para a geração de caixa.
( ) Para poder executar todos os processos operativos do projeto, é necessário fazer investimentos, representados como saídas de caixa especialmente ao início do projeto.
( ) No fluxo de caixa, as vendas são registradas conforme as contas a receber são liquidadas e vão entrando na caixa projetada.
( ) No fluxo de caixa, os pagamentos aos fornecedores, saída de caixa, vão se registrando conforme acontece a entrada dos materiais.
A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - V - V - F.

Terminado o orçamento do projeto, sua necessidade de capital de giro inicial, o planejamento de vendas e de produção, bem como os custos envolvidos, podemos dizer que temos todos os elementos para uma análise financeira.
Qual o primeiro passo dessa análise de rentabilidade e viabilidade financeira de um projeto?
a) Para fins de conhecer o valor de imposto da renda projetado, é necessário apurar a necessidade de fluxo de caixa, e depois disso podemos apurar a DRE.
b) Antes de fazer a análise de fluxo de caixa e análise de viabilidade financeira do retorno de capital, é necessário fazer a DRE dos anos de vida do projeto.
c) Com a projeção do fluxo de caixa, o gestor pode analisar as contas a cobrar e a pagar e os principais índices de rentabilidade, assim como análise da DRE respectiva.
d) Uma vez feito o fluxo de todas as entradas e saídas monetárias, considerando os anos do projeto, o gestor tem os elementos para iniciar o DRE.

A gestão de risco, embora importante muitas vezes, não é levada em consideração na análise de projetos, os gestores tendem a esquecer os riscos implícitos na análise de corridas financeiras do cenário ideal de um projeto. Devemos nos lembrar de que a execução de um projeto está no futuro, e coisas fora do padrão esperado podem acontecer nos pressupostos considerados nos cenários.
Diante disso, os gestores devem observar uma série de itens ou variáveis, que poderiam mudar as projeções de um projeto. Assinale a alternativa CORRETA:
A Considerar o pior cenário possível como base ideal das projeções. Assim, se essa projeção gera rentabilidade e retorno, o projeto poderá ser aceito, tal como levar em consideração, vendas projetadas conforme os mínimos históricos da categoria.
B Uma medida paliativa que elimina 100% o risco de queda e cobrança de vendas projetadas é fazer contratos de vendas futuras com apólice de seguro. Apesar do custo, esses tipos de contratos garantem o fluxo de caixa.
C Para minimizar variações drásticas das projeções, uma medida paliativa é a contratação de uma apólice de seguro sobre possíveis riscos, tal como um seguro de capital de giro.
D Desenvolver cenários negativos considerando queda de vendas e aumento de custos.

A constante busca de produzir maiores volumes, e mais eficientemente, levanta toda uma necessidade de inovações e de melhoras de processos para ofertar produtos e serviços cada vez mais elaborados, detalhados e específicos. Esta procura pela produtividade e aprimoramento contínuo tem alguns objetivos.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Uma expansão do horizonte produtivo de bens e serviços, melhorando a competitividade produtiva como um todo, maiores quantidades de produtos por unidade de recurso disponível e, portanto, uma melhor qualidade de vida à sociedade.
B Uma menor quantidade de matéria-prima, aprimoramento das quantidades de insumos para produzir uma unidade de produto ou serviço.
C Reduzir a quantidade de trabalho necessário, melhorando o índice hora/homem, ou seja, aprimoramento do recurso humano.
D Aumentar a quantidade de trabalho necessário, melhorando o índice hora/homem, ou seja, aprimoramento do recurso humano.

Ao desenvolver projetos focados em novas unidades industriais, existem elementos que são de extrema relevância, e que caso não sejam devidamente observados, podem por em risco o resultado final. Entre esses elementos, temos as definições sobre questões operacionais e localização específica. A localização específica é aquela que apresenta proximidade aos fornecedores e clientes, sempre dependendo dos processos, tempos e dos custos. A localização ideal será aquela que possa permitir menores custos de produção e/ou menores gastos de distribuição.
De acordo com Buarque (1998), quais fatores são determinantes no momento de determinar a localização de um projeto?
A Todas as alternativas estão corretas.
B Facilidades de transporte.
C Disponibilidade de energia, água, telefone, rede de esgotos.
D Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição.

Sem o investimento prévio em capital de giro inicial, não será possível começar com os processos produtivos de um projeto, ou seja, o gestor de um projeto de empreendimento deve definir o valor de investimento na liquidez necessária para, objetivando dar início aos processos produtivos previamente estabelecidos. Para que o gestor do projeto possa apurar o valor desse capital de giro, são necessários ciclos de consumo de liquidez das operações do empreendimento.
Sobre esses ciclos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- PME = Prazo Médio de Estoques.
II- PMR = Prazo Médio de Duplicatas a Receber.
III- PMP = Prazo Médio de Pagamento.
( ) Este prazo médio, em dias, fica em função do ciclo de prazo de pagamento dos clientes que compram a prazo.
( ) Este prazo médio, em dias, depende da engenharia de produção e dos tempos de entrega dos insumos a serem consumidos na produção.
( ) Este prazo médio, em dias, depende dos ciclos de pagamentos dos fornecedores.

Considerando a análise de Porter, podemos concluir que a competitividade (ou capacidade produtiva e de saída do projeto) está vinculada e é influenciada pelos fatores que pesam na presença de capacidades.
Qual das alternativas não apresenta um tipo de capacidade apresentada por Poter?
A Da capacidade improdutiva dos concorrentes atuais, dos potenciais (novos) e dos produtos substitutos oferecidos no mercado.
B Da capacidade de oferecer qualidade e quantidade de insumos e poder de barganha dos fornecedores.
C Da capacidade produtiva dos concorrentes atuais, dos potenciais (novos) e dos produtos substitutos oferecidos no mercado.
D Da capacidade de compra e barganha dos clientes.

A localização ideal pondera (avalia) sempre o custo-benefício da decisão, podendo potencializar ao máximo a geração de lucro e sustentabilidade econômica do projeto.
Assinale a alternativa CORRETA que define um dos fatores determinantes no momento de determinar a localização:
A Terrenos distantes.
B Fontes precárias de energia, água, telefone, rede de esgotos.
C Localização dos materiais de produção (insumos).
D A falta de mão de obra.

(ENADE, 2015) Todos os dias saem de uma empresa 300 kg de empadinhas congeladas com recheios de camarão ou frango. A produção vai para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. No início, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas em padarias e cantinas de escolas da região. Alguns anos depois, a empresa fechou seus primeiros contratos com grandes redes de supermercados, o que deu impulso a investimentos na mecanização da fábrica. A estratégia de vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente foi fundamental para que a empresa ganhasse escala. Para dar continuidade ao ciclo do crescimento, a gerência da empresa optou pela aproximação com o consumidor final pela ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto.
Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa:
I- Criar novas variedades de empadinhas - novos recheios, linhas gourmets, pré-assadas, com ingredientes ecologicamente corretos - para atender consumidores que preferem produtos de melhor qualidade, desempenho ou com aspectos inovadores, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo diversificação.
II- Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de mercado.
III- Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de produto.
IV- Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo desenvolvimento de mercado.
A II e III.
B I, III e IV.
C I e IV.
D I, II, e III.

(ENADE, 2015) O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para as empresas que desejam diferenciar-se dos seus concorrentes. Foi com este destaque que um jornal trouxe uma lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil. Em comum entre as empresas vencedoras, está a decisão dos seus líderes de manter praticamente inalterados os percentuais de investimento em inovação, mesmo diante de projeções macroeconômicas desfavoráveis. Tal cenário é possível porque os gestores acreditam que os investimentos em inovação ajudam a superar os momentos difíceis e a preparar as empresas para os desafios futuros.
A partir do texto, é possível definir inovação como
A projetos de alto teor tecnológico.
B bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou riqueza.
C atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
D invenções que ainda não estão disponíveis no mercado.

Prévia do material em texto

20/11/2022 19:31 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/6
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:770190)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 56628647
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 8/4
Nota 8,00
Uma empresa está na fase de iniciar o lançamento de um novo produto. Logo depois de fazer 
vários testes e análises, tanto de marketing como de custos, esse novo produto apresenta os seguintes 
valores referentes a seus custos, despesas, impostos e margem de lucro desejado. Baseado nesse 
quadro, faça o cálculo do custo x unidade, o mark-up e o preço de venda, e analise as sentenças a 
seguir: 
I- Preço de venda é de R$ 282,56. 
II- Preço de venda é de R$ 193,93. 
III- Mark-up é de 40,70%. 
IV- Mark-up é de 59.30%. 
V- Mark-up é de 1,5930 sobre o custo. 
VI- Preço de venda de R$ 183,20. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e V estão corretas.
B As sentenças IV e VI estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.
Apesar de a DRE projetada ser um referente de geração de rentabilidade, ainda não é 
determinante para definir o real potencial financeiro de um empreendimento. Esses valores de 
rentabilidade operacional, da DRE, não levam em consideração a real geração de caixa e o valor do 
dinheiro no tempo. Assim, a DRE deve ser analisada em conjunto com o fluxo de caixa projetado. 
Nesse fluxo são considerados vários elementos: as saídas e entradas de caixa, o investimento e as 
entradas e saídas operacionais conforme seu impacto direto na caixa projetada. Diante do exposto, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
20/11/2022 19:31 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/6
( ) O investimento representa a grande entrada de caixa, pois deste dependerá a capacidade de ter 
infraestrutura e capital para a geração de caixa. 
( ) Para poder executar todos os processos operativos do projeto, é necessário fazer investimentos, 
representados como saídas de caixa especialmente ao início do projeto. 
( ) No fluxo de caixa, as vendas são registradas conforme as contas a receber são liquidadas e vão 
entrando na caixa projetada. 
( ) No fluxo de caixa, os pagamentos aos fornecedores, saída de caixa, vão se registrando conforme 
acontece a entrada dos materiais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - V - F - F.
C V - F - V - F.
D F - V - V - F.
Terminado o orçamento do projeto, sua necessidade de capital de giro inicial, o planejamento de 
vendas e de produção, bem como os custos envolvidos, podemos dizer que temos todos os elementos 
para uma análise financeira. Qual o primeiro passo dessa análise de rentabilidade e viabilidade 
financeira de um projeto?
A Uma vez feito o fluxo de todas as entradas e saídas monetárias, considerando os anos do projeto,
o gestor tem os elementos para iniciar o DRE.
B Antes de fazer a análise de fluxo de caixa e análise de viabilidade financeira do retorno de
capital, é necessário fazer a DRE dos anos de vida do projeto.
C Com a projeção do fluxo de caixa, o gestor pode analisar as contas a cobrar e a pagar e os
principais índices de rentabilidade, assim como análise da DRE respectiva.
D Para fins de conhecer o valor de imposto da renda projetado, é necessário apurar a necessidade
de fluxo de caixa, e depois disso podemos apurar a DRE.
A gestão de risco, embora importante muitas vezes, não é levada em consideração na análise de 
projetos, os gestores tendem a esquecer os riscos implícitos na análise de corridas financeiras do 
cenário ideal de um projeto. Devemos nos lembrar de que a execução de um projeto está no futuro, e 
coisas fora do padrão esperado podem acontecer nos pressupostos considerados nos cenários. Diante 
disso, os gestores devem observar uma série de itens ou variáveis, que poderiam mudar as projeções 
de um projeto. Assinale a alternativa CORRETA:
A
Considerar o pior cenário possível como base ideal das projeções. Assim, se essa projeção gera
rentabilidade e retorno, o projeto poderá ser aceito, tal como levar em consideração, vendas
projetadas conforme os mínimos históricos da categoria.
B
Uma medida paliativa que elimina 100% o risco de queda e cobrança de vendas projetadas é fazer
contratos de vendas futuras com apólice de seguro. Apesar do custo, esses tipos de contratos
garantem o fluxo de caixa.
C Para minimizar variações drásticas das projeções, uma medida paliativa é a contratação de uma
apólice de seguro sobre possíveis riscos, tal como um seguro de capital de giro.
Desenvolver cenários negativos considerando queda de vendas e aumento de custos Depois
3
4
20/11/2022 19:31 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/6
D
Desenvolver cenários negativos considerando queda de vendas e aumento de custos. Depois
disso, fazer contrato de risco contra cenários negativos, tal como uma apólice contra queda de
volumes menores de vendas.
A constante busca de produzir maiores volumes, e mais eficientemente, levanta toda uma necessidade 
de inovações e de melhoras de processos para ofertar produtos e serviços cada vez mais elaborados, 
detalhados e específicos. Esta procura pela produtividade e aprimoramento contínuo tem alguns 
objetivos.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Reduzir a quantidade de trabalho necessário, melhorando o índice hora/homem, ou seja,
aprimoramento do recurso humano.
B Uma menor quantidade de matéria-prima, aprimoramento das quantidades de insumos para
produzir uma unidade de produto ou serviço.
C
Uma expansão do horizonte produtivo de bens e serviços, melhorando a competitividade
produtiva como um todo, maiores quantidades de produtos por unidade de recurso disponível e,
portanto, uma melhor qualidade de vida à sociedade.
D Aumentar a quantidade de trabalho necessário, melhorando o índice hora/homem, ou seja,
aprimoramento do recurso humano.
Segundo o Guia PMBOK, a gestão do tempo em um projeto pode ser subdividida em seis passos ou 
processos, sendo eles: definição das atividades, sequência das atividades, projeção de recursos das 
atividades, projeção da duração das atividades, desenvolvimento do cronograma, controle do 
cronograma. Existe um processo de estimativa dos tipos e quantidades de material, pessoas, 
equipamentos ou suprimentos que serão necessários para realizar cada atividade.
Qual é esse processo?
A Projeção de recursos das atividades.
B Controle do cronograma.
C Projeção da duração das atividades.
D Desenvolvimento do cronograma.
Ao desenvolver projetos focados em novas unidades industriais, existem elementos que são de 
extrema relevância, e que caso não sejam devidamente observados, podem por em risco o resultado 
final. Entre esses elementos, temos as definições sobre questões operacionais e localização específica. 
A localização específica é aquela que apresenta proximidade aos fornecedores e clientes, sempre 
dependendo dos processos, tempos e dos custos. A localização ideal será aquela que possa permitir 
menores custos de produção e/ou menores gastos de distribuição. 
De acordo com Buarque (1998), quais fatores são determinantes no momento de determinar a 
localização de um projeto?
FONTE: BUARQUE, C. Avaliação econômica de projetos. São Paulo: Elsevier, 1998.
A Todas as alternativas estão corretas.
5
6
7
20/11/2022 19:31 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/6
B Facilidades de transporte.
C Disponibilidade de energia, água, telefone, rede de esgotos.
D Distância e dimensão do mercado e facilidades de distribuição.
Sem o investimento prévio em capital de giro inicial, não será possível começar com os 
processos produtivos de um projeto, ou seja, o gestor de um projeto de empreendimento deve definir 
o valor de investimento na liquidez necessária para, objetivando dar início aos processos produtivos 
previamente estabelecidos. Para que o gestor do projeto possa apurar o valordesse capital de giro, 
são necessários ciclos de consumo de liquidez das operações do empreendimento. Sobre esses ciclos, 
associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- PME = Prazo Médio de Estoques. 
II- PMR = Prazo Médio de Duplicatas a Receber. 
III- PMP = Prazo Médio de Pagamento. 
( ) Este prazo médio, em dias, fica em função do ciclo de prazo de pagamento dos clientes que 
compram a prazo. 
( ) Este prazo médio, em dias, depende da engenharia de produção e dos tempos de entrega dos 
insumos a serem consumidos na produção. 
( ) Este prazo médio, em dias, depende dos ciclos de pagamentos dos fornecedores. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - III.
B II - III - I.
C III - I - II.
D II - I - III.
Considerando a análise de Porter, podemos concluir que a competitividade (ou capacidade produtiva 
e de saída do projeto) está vinculada e é influenciada pelos fatores que pesam na presença de 
capacidades.
Qual das alternativas não apresenta um tipo de capacidade apresentada por Poter?
A Da capacidade improdutiva dos concorrentes atuais, dos potenciais (novos) e dos produtos
substitutos oferecidos no mercado.
B Da capacidade de oferecer qualidade e quantidade de insumos e poder de barganha dos
fornecedores.
C Da capacidade produtiva dos concorrentes atuais, dos potenciais (novos) e dos produtos
substitutos oferecidos no mercado.
D Da capacidade de compra e barganha dos clientes.
8
9
20/11/2022 19:31 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/6
A localização ideal pondera (avalia) sempre o custo-benefício da decisão, podendo potencializar ao 
máximo a geração de lucro e sustentabilidade econômica do projeto. 
Assinale a alternativa CORRETA que define um dos fatores determinantes no momento de 
determinar a localização:
A Terrenos distantes.
B Fontes precárias de energia, água, telefone, rede de esgotos.
C Localização dos materiais de produção (insumos).
D A falta de mão de obra.
(ENADE, 2015) Todos os dias saem de uma empresa 300 kg de empadinhas congeladas com 
recheios de camarão ou frango. A produção vai para as gôndolas de grandes redes supermercadistas. 
No início, as empadinhas eram feitas de maneira artesanal e vendidas em padarias e cantinas de 
escolas da região. Alguns anos depois, a empresa fechou seus primeiros contratos com grandes redes 
de supermercados, o que deu impulso a investimentos na mecanização da fábrica. A estratégia de 
vender um único tipo de produto a um só tipo de cliente foi fundamental para que a empresa ganhasse 
escala. Para dar continuidade ao ciclo do crescimento, a gerência da empresa optou pela aproximação 
com o consumidor final pela ampliação dos seus níveis de satisfação. Estrutura interna, mão de obra 
capacitada e know-how estão disponíveis para a implementação dessa ação, foram, ainda, 
selecionadas algumas estratégias de Marketing Competitivo a serem adotadas nesse contexto. 
Considerando a situação descrita, avalie as estratégias de Marketing Competitivo apresentadas a 
seguir, em relação a sua adequação ao novo ciclo de crescimento pretendido pela empresa: 
I- Criar novas variedades de empadinhas - novos recheios, linhas gourmets, pré-assadas, com 
ingredientes ecologicamente corretos - para atender consumidores que preferem produtos de melhor 
qualidade, desempenho ou com aspectos inovadores, ação que corresponde a uma estratégia de 
crescimento do tipo diversificação. 
II- Contratar novos vendedores e qualificá-los para conseguir entrar no mercado de outras cidades, 
estados e regiões, ação que corresponde a uma estratégia de crescimento do tipo penetração de 
mercado. 
III- Produzir e vender outros tipos de alimentos para os mesmos supermercados, tais como risoles, 
bolinhos e croquetes, diversificando seus produtos, ação que corresponde a uma estratégia de 
crescimento do tipo desenvolvimento de produto. 
IV- Diversificar os canais da empresa, passando a comercializar as empadinhas congeladas em 
restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e cafeterias, ação que corresponde a uma estratégia de 
crescimento do tipo desenvolvimento de mercado. 
É correto apenas o que se afirma em:
A II e III.
B I, III e IV.
C I e IV.
D I, II, e III.
10
11
20/11/2022 19:31 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/6
(ENADE, 2015) O investimento em pesquisa e desenvolvimento é um caminho importante para 
as empresas que desejam diferenciar-se dos seus concorrentes. Foi com este destaque que um jornal 
trouxe uma lista das dez empresas mais inovadoras do Brasil. Em comum entre as empresas 
vencedoras, está a decisão dos seus líderes de manter praticamente inalterados os percentuais de 
investimento em inovação, mesmo diante de projeções macroeconômicas desfavoráveis. Tal cenário é 
possível porque os gestores acreditam que os investimentos em inovação ajudam a superar os 
momentos difíceis e a preparar as empresas para os desafios futuros. 
Disponível em: . Acesso em: 7 jul. 2015 (adaptado). 
A partir do texto, é possível definir inovação como
A Bens, serviços ou processos originais que agregam valor social ou riqueza.
B Invenções que ainda não estão disponíveis no mercado.
C Projetos de alto teor tecnológico.
D Atividades que dependem de elevados investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
12
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina