Logo Passei Direto
Buscar

Morfologia da Língua Portuguesa - Avaliação Final

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O substantivo é uma forma nominal que, de um ponto de vista semântico, nomeia pessoas, seres, coisas etc. Entretanto, de um ponto de vista sintático, o substantivo pode ser analisado em relação a outras palavras. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Segundo o critério sintático, o substantivo embasa o sintagma nominal, cujo núcleo é o nome (o próprio substantivo ou palavra que funcione como tal).
II- Quanto à flexão em gênero, os substantivos podem ser biformes, heterônimos e uniformes.
III- Os substantivos são palavras variáveis, portanto, sofrem flexão em gênero, número e grau.
IV- Quanto à flexão em número, os substantivos podem ser epicenos e sobrecomuns.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.

Dentre as dez classes morfológicas, duas delas exercem a função de ligação entre os termos, que tanto podem ser palavras, quanto frases ou orações. São elas: a preposição e a conjunção.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A As preposições podem aparecer de duas formas: coordenando ou subordinando as palavras, como na sentença “bala de prata”, em que a preposição “de” subordina o substantivo “bala” ao adjetivo “prata”.
B As conjunções podem aparecer de duas formas: coordenando ou subordinando as frases, orações ou períodos, como na sentença “gosto de passear, mas nunca saio de casa”, em que a conjunção adversativa “mas” coordena as orações “gosto de passear” e “nunca saio de casa”.
C Por ser um conectivo invariável, a conjunção estabelece elo entre frases, orações e períodos, de modo a lhes atribuir sentido.
D Por ser um termo de ligação, a preposição nunca aparece sozinha, estando sempre situada entre duas palavras.

Os substantivos são palavras variáveis, que sofrem flexão em gênero, número e grau. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A flexão em gênero se dá entre os substantivos biformes, uniformes e heterônimos; já a flexão em número se dá em singular e plural.
( ) A flexão de grau de um substantivo pode ser aumentativo e diminutivo. Em ambos os graus há duas formas: analítico, quando ele é acompanhado de um adjetivo; e sintético, quando lhe é acrescentado um sufixo.
( ) Quanto à flexão de grau dos substantivos, “casa grande” é exemplo de grau aumentativo sintético; enquanto “casinha” é exemplo de grau diminutivo sintético.
( ) Quanto à flexão de grau dos substantivos, “casa grande” é exemplo de grau aumentativo analítico; enquanto “casinha” é exemplo de grau diminutivo sintético.
A F - F - V - F.
B V - F - V - F.
C V - V - F - V.
D F - F - V - V.

Houve um avanço significativo dos estudos tradicionais de gramática até os dias atuais. Com o tempo, mais do que investigar a gramática como sistema de regras colocadas em uso pelos falantes, algumas teorias discutiram como ocorre a aquisição da linguagem, como é o caso da teoria gerativa e da gramática gerativa.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) A teoria gerativa foi criada na década de 1950 pelo linguista norte-americano Noam Chomsky.
( ) A teoria gerativa foi criada na década de 1910 pelo linguista suíço Ferdinand de Saussure.
( ) Segundo a teoria gerativa, a aquisição da língua se dá por um órgão mental.
( ) Segundo a teoria gerativa, a aquisição da língua se dá através da duplicidade do signo linguístico, cuja interpretação oscila entre o significante e o significado das sentenças gramaticais.
A F – F – V – F.
B V – F – V – F.
C V – V – F – V.
D F – F – V – V.

O neologismo trata da criação de novas palavras e é um processo assaz utilizado para facilitar a comunicação, bastante associado à informalidade da língua, por isso tem ocorrência muito frequente na fala cotidiana, especialmente nessa era tecnológica e digital.
Com base no neologismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) Um exemplo de neologismo dessa era tecnológica e digital é o verbo "googar", que significa "pesquisar na plataforma Google da internet".
( ) São exemplos de neologismos dessa era tecnológica e digital os ligados aos computadores e celulares, como: deletar, linkar, clicar etc.
( ) Um exemplo de neologismo dessa era tecnológica e digital é o adjetivo "petista", que advém da sigla PT, referindo-se a quem simpatiza por essa entidade política.
( ) São exemplos de neologismos dessa era tecnológica e digital: panelaço, bioterrorismo e shopping.
A F – F – V – F.
B F – F – V – V.
C V – V – V – F.
D V – V – F – F.

Quanto à forma de conjugação dos verbos, eles podem ser classificados como regulares ou como irregulares, conforme seguem ou não modelos de conjugação e apresentam ou não irregularidades no radical ou na desinência.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os verbos regulares seguem um modelo de conjugação, portanto, para conjugar um novo verbo, se deve manter a vogal temática e a desinência, modificando apenas o radical.
( ) Os verbos irregulares não seguem um modelo de conjugação, pois apresentam variações na forma do radical e das desinências.
( ) Os verbos regulares apresentam três padrões de conjugação, nos quais se mantém o radical seguido das terminações ar/er/ir para a primeira, segunda e terceira conjugação, respectivamente.
( ) Quando o verbo é irregular, pode haver irregularidades tanto no radical quanto na desinência verbal.
A V - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - V.
D F - F - F - V.

I- Preposição. II- Conjunção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Classe de palavras que liga outras palavras, como em “banco de praça”, em que o termo “de” estabelece elo entre os substantivos banco e praça.
( ) Classe de palavras que liga frases e orações, como em “Joana e Maria saíram”, em que o termo “e” estabelece elo entre as orações coordenadas: “Joana saiu” e “Maria saiu”.
( ) Apresenta uma tipologia variada, como: aditiva, adversativa, conclusiva etc.
( ) São exemplos: até, para, entre etc.
A I - II - II - I.
B II - II - I - I.
C I - I - II - II.
D I - II - I - I.

Para responder esta questão, leia o recorte de uma peça teatral a seguir: "Apresentador 1- Boa tarde, gente! Apresentador 2- Está começando mais um flash TV! (toca a música da vinheta) Apresentador 1- E AÍ, temos novidades? O que os famosos têm aprontado ultimamente? Apresentador 2- Se preparem, pois pelo menos uma famosa deu o que falar. A apresentadora Iris Vasconcelos deu um verdadeiro chilique durante um passeio. Apresentador 1- NOSSA! UM CHILIQUE?"
Tomando por base o trecho apresentado, a respeito dos processos de transposição da linguagem oral para a linguagem escrita, assinale a alternativa CORRETA:
A "AÍ" é um conectivo verbal que é utilizado apenas na linguagem oral, o que torna incorreto o uso na peça.
B Em "UM CHILIQUE?" temos o uso de um pronome e um substantivo formando uma frase interrogativa para enfatizar o sentimento de surpresa.
C A interjeição é comumente usada nos roteiros teatrais, a fim de auxiliar na demonstração de emoções da personagem. Há uma (ou mais) interjeição(ões) na fala do apresentador 1.
D "NOSSA", usado pelo apresentador 1, aparece pontuado incorretamente, pois é um pronome possessivo que deve ser sucedido por um nome.

Quando se trata de usar a combinação PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO, os falantes do português do Brasil têm a sua disposição três estratégias diferentes.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmacoes a seguir:
I- As relativas do tipo padrão são caracterizadas pela anteposição da preposição regida pelo verbo principal da oração relativa, que aparece antes do pronome relativo.
II- Como é a única estratégia de relativização aceita pela gramática normativa, a relativa padrão é a única estratégia de relativização que deve ser analisada na escola.
III- No exemplo 2, o pronome-cópia é "ele", que aparece acoplado à preposição "de", regida pelo verbo "gostar", e que tem como antecedente o substantivo "filme".
IV- As relativas cortadoras são muito frequentemente usadas, mesmo entre os falantes escolarizados do português brasileiro, não sendo consideradas variantes estigmatizadas.
A I, III e IV.
B I e II.
C III e IV.
D I, II e IV.

A oposição tradicional entre gramática e léxico fundamenta-se na existência de duas espécies de unidades na primeira articulação – ou plano do conteúdo.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- Os morfemas lexicais pertencem a um inventário dito aberto porque, enquanto algumas unidades caem em desuso, outras surgem, estando esse conjunto em constante renovação.
II- Os morfemas gramaticais são elementos mínimos significativos que carregam significado extralinguístico, referente às noções gerais do mundo (designação de seres, ações, conceitos abstratos etc.).
III- As desinências nominais e verbais são consideradas morfemas gramaticais, pois são unidades pouco numerosas e organizadas em paradigmas fechados da língua.
IV- Na constituição da palavra alegremente, há a presença de morfema lexical e morfema gramatical.
A III e IV.
B I, III e IV.
C I, II e IV.
D I e II.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O substantivo é uma forma nominal que, de um ponto de vista semântico, nomeia pessoas, seres, coisas etc. Entretanto, de um ponto de vista sintático, o substantivo pode ser analisado em relação a outras palavras. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Segundo o critério sintático, o substantivo embasa o sintagma nominal, cujo núcleo é o nome (o próprio substantivo ou palavra que funcione como tal).
II- Quanto à flexão em gênero, os substantivos podem ser biformes, heterônimos e uniformes.
III- Os substantivos são palavras variáveis, portanto, sofrem flexão em gênero, número e grau.
IV- Quanto à flexão em número, os substantivos podem ser epicenos e sobrecomuns.
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.

Dentre as dez classes morfológicas, duas delas exercem a função de ligação entre os termos, que tanto podem ser palavras, quanto frases ou orações. São elas: a preposição e a conjunção.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A As preposições podem aparecer de duas formas: coordenando ou subordinando as palavras, como na sentença “bala de prata”, em que a preposição “de” subordina o substantivo “bala” ao adjetivo “prata”.
B As conjunções podem aparecer de duas formas: coordenando ou subordinando as frases, orações ou períodos, como na sentença “gosto de passear, mas nunca saio de casa”, em que a conjunção adversativa “mas” coordena as orações “gosto de passear” e “nunca saio de casa”.
C Por ser um conectivo invariável, a conjunção estabelece elo entre frases, orações e períodos, de modo a lhes atribuir sentido.
D Por ser um termo de ligação, a preposição nunca aparece sozinha, estando sempre situada entre duas palavras.

Os substantivos são palavras variáveis, que sofrem flexão em gênero, número e grau. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A flexão em gênero se dá entre os substantivos biformes, uniformes e heterônimos; já a flexão em número se dá em singular e plural.
( ) A flexão de grau de um substantivo pode ser aumentativo e diminutivo. Em ambos os graus há duas formas: analítico, quando ele é acompanhado de um adjetivo; e sintético, quando lhe é acrescentado um sufixo.
( ) Quanto à flexão de grau dos substantivos, “casa grande” é exemplo de grau aumentativo sintético; enquanto “casinha” é exemplo de grau diminutivo sintético.
( ) Quanto à flexão de grau dos substantivos, “casa grande” é exemplo de grau aumentativo analítico; enquanto “casinha” é exemplo de grau diminutivo sintético.
A F - F - V - F.
B V - F - V - F.
C V - V - F - V.
D F - F - V - V.

Houve um avanço significativo dos estudos tradicionais de gramática até os dias atuais. Com o tempo, mais do que investigar a gramática como sistema de regras colocadas em uso pelos falantes, algumas teorias discutiram como ocorre a aquisição da linguagem, como é o caso da teoria gerativa e da gramática gerativa.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) A teoria gerativa foi criada na década de 1950 pelo linguista norte-americano Noam Chomsky.
( ) A teoria gerativa foi criada na década de 1910 pelo linguista suíço Ferdinand de Saussure.
( ) Segundo a teoria gerativa, a aquisição da língua se dá por um órgão mental.
( ) Segundo a teoria gerativa, a aquisição da língua se dá através da duplicidade do signo linguístico, cuja interpretação oscila entre o significante e o significado das sentenças gramaticais.
A F – F – V – F.
B V – F – V – F.
C V – V – F – V.
D F – F – V – V.

O neologismo trata da criação de novas palavras e é um processo assaz utilizado para facilitar a comunicação, bastante associado à informalidade da língua, por isso tem ocorrência muito frequente na fala cotidiana, especialmente nessa era tecnológica e digital.
Com base no neologismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) Um exemplo de neologismo dessa era tecnológica e digital é o verbo "googar", que significa "pesquisar na plataforma Google da internet".
( ) São exemplos de neologismos dessa era tecnológica e digital os ligados aos computadores e celulares, como: deletar, linkar, clicar etc.
( ) Um exemplo de neologismo dessa era tecnológica e digital é o adjetivo "petista", que advém da sigla PT, referindo-se a quem simpatiza por essa entidade política.
( ) São exemplos de neologismos dessa era tecnológica e digital: panelaço, bioterrorismo e shopping.
A F – F – V – F.
B F – F – V – V.
C V – V – V – F.
D V – V – F – F.

Quanto à forma de conjugação dos verbos, eles podem ser classificados como regulares ou como irregulares, conforme seguem ou não modelos de conjugação e apresentam ou não irregularidades no radical ou na desinência.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os verbos regulares seguem um modelo de conjugação, portanto, para conjugar um novo verbo, se deve manter a vogal temática e a desinência, modificando apenas o radical.
( ) Os verbos irregulares não seguem um modelo de conjugação, pois apresentam variações na forma do radical e das desinências.
( ) Os verbos regulares apresentam três padrões de conjugação, nos quais se mantém o radical seguido das terminações ar/er/ir para a primeira, segunda e terceira conjugação, respectivamente.
( ) Quando o verbo é irregular, pode haver irregularidades tanto no radical quanto na desinência verbal.
A V - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - V.
D F - F - F - V.

I- Preposição. II- Conjunção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Classe de palavras que liga outras palavras, como em “banco de praça”, em que o termo “de” estabelece elo entre os substantivos banco e praça.
( ) Classe de palavras que liga frases e orações, como em “Joana e Maria saíram”, em que o termo “e” estabelece elo entre as orações coordenadas: “Joana saiu” e “Maria saiu”.
( ) Apresenta uma tipologia variada, como: aditiva, adversativa, conclusiva etc.
( ) São exemplos: até, para, entre etc.
A I - II - II - I.
B II - II - I - I.
C I - I - II - II.
D I - II - I - I.

Para responder esta questão, leia o recorte de uma peça teatral a seguir: "Apresentador 1- Boa tarde, gente! Apresentador 2- Está começando mais um flash TV! (toca a música da vinheta) Apresentador 1- E AÍ, temos novidades? O que os famosos têm aprontado ultimamente? Apresentador 2- Se preparem, pois pelo menos uma famosa deu o que falar. A apresentadora Iris Vasconcelos deu um verdadeiro chilique durante um passeio. Apresentador 1- NOSSA! UM CHILIQUE?"
Tomando por base o trecho apresentado, a respeito dos processos de transposição da linguagem oral para a linguagem escrita, assinale a alternativa CORRETA:
A "AÍ" é um conectivo verbal que é utilizado apenas na linguagem oral, o que torna incorreto o uso na peça.
B Em "UM CHILIQUE?" temos o uso de um pronome e um substantivo formando uma frase interrogativa para enfatizar o sentimento de surpresa.
C A interjeição é comumente usada nos roteiros teatrais, a fim de auxiliar na demonstração de emoções da personagem. Há uma (ou mais) interjeição(ões) na fala do apresentador 1.
D "NOSSA", usado pelo apresentador 1, aparece pontuado incorretamente, pois é um pronome possessivo que deve ser sucedido por um nome.

Quando se trata de usar a combinação PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO, os falantes do português do Brasil têm a sua disposição três estratégias diferentes.
A partir do texto apresentado, avalie as afirmacoes a seguir:
I- As relativas do tipo padrão são caracterizadas pela anteposição da preposição regida pelo verbo principal da oração relativa, que aparece antes do pronome relativo.
II- Como é a única estratégia de relativização aceita pela gramática normativa, a relativa padrão é a única estratégia de relativização que deve ser analisada na escola.
III- No exemplo 2, o pronome-cópia é "ele", que aparece acoplado à preposição "de", regida pelo verbo "gostar", e que tem como antecedente o substantivo "filme".
IV- As relativas cortadoras são muito frequentemente usadas, mesmo entre os falantes escolarizados do português brasileiro, não sendo consideradas variantes estigmatizadas.
A I, III e IV.
B I e II.
C III e IV.
D I, II e IV.

A oposição tradicional entre gramática e léxico fundamenta-se na existência de duas espécies de unidades na primeira articulação – ou plano do conteúdo.
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- Os morfemas lexicais pertencem a um inventário dito aberto porque, enquanto algumas unidades caem em desuso, outras surgem, estando esse conjunto em constante renovação.
II- Os morfemas gramaticais são elementos mínimos significativos que carregam significado extralinguístico, referente às noções gerais do mundo (designação de seres, ações, conceitos abstratos etc.).
III- As desinências nominais e verbais são consideradas morfemas gramaticais, pois são unidades pouco numerosas e organizadas em paradigmas fechados da língua.
IV- Na constituição da palavra alegremente, há a presença de morfema lexical e morfema gramatical.
A III e IV.
B I, III e IV.
C I, II e IV.
D I e II.

Prévia do material em texto

21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/10
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:745326)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 49997780
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 11/1
Nota 10,00
O substantivo é uma forma nominal que, de um ponto de vista semântico, nomeia pessoas, seres, 
coisas etc. Entretanto, de um ponto de vista sintático, o substantivo pode ser analisado em relação a 
outras palavras. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Segundo o critério sintático, o substantivo embasa o sintagma nominal, cujo núcleo é o nome (o 
próprio substantivo ou palavra que funcione como tal).
II- Quanto à flexão em gênero, os substantivos podem ser biformes, heterônimos e uniformes.
III- Os substantivos são palavras variáveis, portanto, sofrem flexão em gênero, número e grau.
IV- Quanto à flexão em número, os substantivos podem ser epicenos e sobrecomuns.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas II, III e IV estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C As afirmativas I, III e IV estão corretas.
D As afirmativas I, II e III estão corretas.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/10
Dentre as dez classes morfológicas, duas delas exercem a função de ligação entre os termos, que 
tanto podem ser palavras, quanto frases ou orações. São elas: a preposição e a conjunção.
Sobre o exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A
As preposições podem aparecer de duas formas: coordenando ou subordinando as palavras, como
na sentença “bala de prata”, em que a preposição “de” subordina o substantivo “bala” ao adjetivo
“prata”. 
B
As conjunções podem aparecer de duas formas: coordenando ou subordinando as frases, orações
ou períodos, como na sentença “gosto de passear, mas nunca saio de casa”, em que a conjunção
adversativa “mas” coordena as orações “gosto de passear” e “nunca saio de casa”.
C Por ser um conectivo invariável, a conjunção estabelece elo entre frases, orações e períodos, de
modo a lhes atribuir sentido.
D Por ser um termo de ligação, a preposição nunca aparece sozinha, estando sempre situada entre
duas palavras.
Os substantivos são palavras variáveis, que sofrem flexão em gênero, número e grau. Sobre o 
exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) A flexão em gênero se dá entre os substantivos biformes, uniformes e heterônimos; já a flexão 
em número se dá em singular e plural.
( ) A flexão de grau de um substantivo pode ser aumentativo e diminutivo. Em ambos os graus há 
duas formas: analítico, quando ele é acompanhado de um adjetivo; e sintético, quando lhe é 
acrescentado um sufixo.
( ) Quanto à flexão de grau dos substantivos, “casa grande” é exemplo de grau aumentativo 
sintético; enquanto “casinha” é exemplo de grau diminutivo sintético.
( ) Quanto à flexão de grau dos substantivos, “casa grande” é exemplo de grau aumentativo 
analítico; enquanto “casinha” é exemplo de grau diminutivo sintético.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - F.
3
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/10
B V - F - V - F.
C V - V - F - V.
D F - F - V - V.
Houve um avanço significativo dos estudos tradicionais de gramática até os dias atuais. Com o 
tempo, mais do que investigar a gramática como sistema de regras colocadas em uso pelos falantes, 
algumas teorias discutiram como ocorre a aquisição da linguagem, como é o caso da teoria gerativa e 
da gramática gerativa. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
sentenças falsas:
( ) A teoria gerativa foi criada na década de 1950 pelo linguista norte-americano Noam Chomsky.
( ) A teoria gerativa foi criada na década de 1910 pelo linguista suíço Ferdinand de Saussure.
( ) Segundo a teoria gerativa, a aquisição da língua se dá por um órgão mental.
( ) Segundo a teoria gerativa, a aquisição da língua se dá através da duplicidade do signo 
linguístico, cuja interpretação oscila entre o significante e o significado das sentenças gramaticais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V – V – F – V.
B F – F – V – F.
C V – F – V – F.
D F – F – V – V.
4
5
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/10
O neologismo trata da criação de novas palavras e é um processo assaz utilizado para facilitar a 
comunicação, bastante associado à informalidade da língua, por isso tem ocorrência muito frequente 
na fala cotidiana, especialmente nessa era tecnológica e digital. Com base no neologismo, classifique 
V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas:
( ) Um exemplo de neologismo dessa era tecnológica e digital é o verbo "googar", que significa 
"pesquisar na plataforma Google da internet".
( ) São exemplos de neologismos dessa era tecnológica e digital os ligados aos computadores e 
celulares, como: deletar, linkar, clicar etc.
( ) Um exemplo de neologismo dessa era tecnológica e digital é o adjetivo "petista", que advém da 
sigla PT, referindo-se a quem simpatiza por essa entidade política.
( ) São exemplos de neologismos dessa era tecnológica e digital: panelaço, bioterrorismo e 
shopping.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F – F – V – V.
B V – V – V – F.
C V – V – F – F.
D F – F – V – F.
Quanto à forma de conjugação dos verbos, eles podem ser classificados como regulares ou como 
irregulares, conforme seguem ou não modelos de conjugação e apresentam ou não irregularidades no 
radical ou na desinência. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) Os verbos regulares seguem um modelo de conjugação, portanto, para conjugar um novo verbo, 
se deve manter a vogal temática e a desinência, modificando apenas o radical.
6
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/10
( ) Os verbos irregulares não seguem um modelo de conjugação, pois apresentam variações na 
forma do radical e das desinências.
( ) Os verbos regulares apresentam três padrões de conjugação, nos quais se mantém o radical 
seguido das terminações ar/er/ir para a primeira, segunda e terceira conjugação, respectivamente.
( ) Quando o verbo é irregular, pode haver irregularidades tanto no radical quanto na desinência 
verbal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - V.
D F - F - F - V.
A matemática se utiliza de números; algumas classes de palavras, por sua vez, de um ponto de vista 
semântico, atribuem sentido aos números da matemática. Por isso, são consideradas palavras 
quantificadoras, que tanto podem ser numerais, quanto outra classe que surge no contexto da frase. 
Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Quantificadores numerais.
II- Outros quantificadores.
( ) São relativos aos quantificadores definidos.
( ) São relativos aos quantificadores indefinidos.
( ) Ocorre com locuções nominais e preposicionais, como: “a maior parte de” e “qualquer coisa”.
7
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/10
( ) Tem como exemplo a classe dos pronomes indefinidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - II - I - I.
B II - I - II - I.
C I - I - II - II.
D I - II - II - II.
As classes de palavras possuem funções e sentidos mais ou menos estáveis, que de certo modo as 
individualizam, embora algumas vezes elas desempenhem papeis diferentes nos contextos das frases. 
Das dez classes gramaticais, duas delas desempenham a função de ligação: a preposição e a 
conjunção. Sobre o exposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Preposição.
II- Conjunção.
( ) Classe de palavras que liga outras palavras, como em “banco de praça”, em que o termo “de” 
estabelece elo entre os substantivosbanco e praça.
( ) Classe de palavras que liga frases e orações, como em “Joana e Maria saíram”, em que o termo 
“e” estabelece elo entre as orações coordenadas: “Joana saiu” e “Maria saiu”.
( ) Apresenta uma tipologia variada, como: aditiva, adversativa, conclusiva etc.
( ) São exemplos: até, para, entre etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - II - II - I.
8
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/10
B
II - II - I - I.
C I - I - II - II.
D I - II - I - I.
Para responder esta questão, leia o recorte de uma peça teatral a seguir: 
"Apresentador 1- Boa tarde, gente! 
Apresentador 2- Está começando mais um flash TV! 
(toca a música da vinheta) 
Apresentador 1- E AÍ, temos novidades? O que os famosos têm aprontado ultimamente? 
Apresentador 2- Se preparem, pois pelo menos uma famosa deu o que falar. A apresentadora Iris 
Vasconcelos deu um verdadeiro chilique durante um passeio. 
Apresentador 1- NOSSA! UM CHILIQUE?" 
Tomando por base o trecho apresentado, a respeito dos processos de transposição da linguagem oral 
para a linguagem escrita, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: MEDEIROS, Paloma. Das divas, a melhor! Disponível em: 
https://www.recantodasletras.com.br/roteiros-de-teatro-de-comedia/6353645. Acesso em: 22 jun. 
2018.
A "AÍ" é um conectivo verbal que é utilizado apenas na linguagem oral, o que torna incorreto o
uso na peça.
B Em "UM CHILIQUE?" temos o uso de um pronome e um substantivo formando uma frase
interrogativa para enfatizar o sentimento de surpresa.
C A interjeição é comumente usada nos roteiros teatrais, a fim de auxiliar na demonstração de
emoções da personagem. Há uma (ou mais) interjeição(ões) na fala do apresentador 1.
D "NOSSA", usado pelo apresentador 1, aparece pontuado incorretamente, pois é um pronome
possessivo que deve ser sucedido por um nome.
Assim como a língua é dinâmica e está em constante transformação, os estudos morfológicos tentam 
acompanhar esse caráter “vivo” da língua, também se aperfeiçoando na medida em que dialoga com 
outros saberes na observação das modalidades falada e escrita da língua. 
A partir dessa reflexão, assinale a alternativa INCORRETA:
A
A dinâmica dos estudos morfológicos, no intuito de acompanhar as modificações da língua,
estabelece diálogos não apenas com os estudos gramaticais, como a fonologia, a sintaxe etc., mas
também com os estudos linguísticos.
B
A dinâmica da língua aponta para modificações contínuas, cujas ocorrências se dão na esfera
9
10
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/10
B
falada e na esfera da escrita da língua.
C A dinâmica da língua aponta para modificações permanentes, cujas ocorrências se dão de modo
similar em sua modalidades falada e escrita.
D Os estudos morfológicos, embora fossem uma área tradicional dos estudos gramaticais, sofreram
um impacto significativo a partir das perspectivas inovadoras da linguística e do estruturalismo.
(ENADE, 2021)
Quando se trata de usar a combinação PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO, os falantes do 
português do Brasil têm a sua disposição três estratégias diferentes. Aqui vão elas:
Esse é um filme de que eu gosto muito.
Esse é um filme que eu gosto muito dele.
Esse é um filme ø que eu gosto muito.
A estratégia 1 é a única aceita pela tradição gramatical. Por isso, vamos chamá-la de relativa padrão. 
A estratégia 2, rejeitada pela gramática normativa, é chamada pelos linguistas de relativa copiadora. 
Tem esse nome porque, nela, há uma repetição, por meio de um "pronome-cópia", do elemento que 
deveria ser substituído pelo pronome relativo, aquilo que nas gramáticas recebe o nome de 
ANTECEDENTE. A estratégia 3, também rejeitada pela gramática normativa, é chamada pelos 
linguistas de relativa cortadora. Recebe esse nome porque a preposição que o verbo rege é "cortada", 
ou seja, é apagada na segunda oração.
FONTE: BAGNO, M. Português ou Brasileiro? um convite à pesquisa. São Paulo: Parábola, 2001, p. 
83-84 (adaptado).
A partir do texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- As relativas do tipo padrão são caracterizadas pela anteposição da preposição regida pelo verbo 
principal da oração relativa, que aparece antes do pronome relativo.
11
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 9/10
II- Como é a única estratégia de relativização aceita pela gramática normativa, a relativa padrão é a 
única estratégia de relativização que deve ser analisada na escola.
III- No exemplo 2, o pronome-cópia é "ele", que aparece acoplado à preposição "de", regida pelo 
verbo "gostar", e que tem como antecedente o substantivo "filme".
IV- As relativas cortadoras são muito frequentemente usadas, mesmo entre os falantes escolarizados 
do português brasileiro, não sendo consideradas variantes estigmatizadas.
É correto apenas o que se afirma em:
A I, III e IV.
B I e II.
C III e IV.
D I, II e IV.
(ENADE, 2021)
A oposição tradicional entre gramática e léxico fundamenta-se na existência de duas espécies de 
unidades na primeira articulação – ou plano do conteúdo.
"[...] uma língua como o português reúne duas espécies de unidades mínimas no plano do conteúdo: 
unidades renováveis, inventáveis a qualquer momento, cuja substituição não interfere no arranjo 
interno da frase; e unidades que garantem a existência daquele arranjo. As primeiras unidades, ditas 
semantemas ou morfemas lexicais, pertencem a um conjunto aberto (léxico) e constituem a base dos 
substantivos, verbos e adjetivos; as últimas, ditas morfemas gramaticais, pertencem a um sistema 
fechado (gramática) e exprimem certas relações entre as unidades lexicais no interior da frase, 
acionam a criação de unidades lexicais a partir de outras, expressam distinções obrigatórias que 
caracterizam os membros de certas classes etc.".
FONTE: AZEREDO, J. C. de. Iniciação à sintaxe do português. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar 
Editora, 1993. p. 11-12 (adaptado).
12
21/11/2022 15:28 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 10/10
Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
I- Os morfemas lexicais pertencem a um inventário dito aberto porque, enquanto algumas unidades 
caem em desuso, outras surgem, estando esse conjunto em constante renovação.
II- Os morfemas gramaticais são elementos mínimos significativos que carregam significado 
extralinguístico, referente às noções gerais do mundo (designação de seres, ações, conceitos abstratos 
etc.).
III- As desinências nominais e verbais são consideradas morfemas gramaticais, pois são unidades 
pouco numerosas e organizadas em paradigmas fechados da língua.
IV- Na constituição da palavra alegremente, há a presença de morfema lexical e morfema gramatical.
É correto apenas o que se afirma em:
A III e IV.
B I, III e IV.
C I, II e IV.
D I e II.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina