Buscar

Projeto de Interligação de Redes para Empresa 2SHOW.IE


Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EaD
Projeto Integrado Multidisciplinar
Curso Superior em Tecnologia em
 Análise e Desenvolvimento de Sistemas
FERNANDA MARIA VIEIRA DA CRUZ – RA: 2284087
PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES
PIEDADE
2022
FERNANDA MARIA VIEIRA DA CRUZ – RA: 2284087
PROJETO DE INTERLIGAÇÃO DE REDES
Projeto Integrado Multidisciplinar
 Análise e Desenvolvimento de Projetos
Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentado à Universidade Paulista – UNIP EaD. 
Orientador (a):
PIEDADE
2022
RESUMO
Esse projeto tem como objetivo, por meio de todo o aprendizado obtido no decorrer do semestre, elaborar e corrigir possíveis erros de duas redes Lans, uma na matriz de uma empresa e a outra na filial, estabelecendo uma comunicação entre as duas. Essas redes pertencem a empresa de Marketing digital chamada 2SHOW.IE. Será elaborado as suas topologias físicas e analógicas, escolhendo o tipo de cabeamento que mais se adequa a usabilidade da empresa. Configurar os Ips dos hosts de cada Lan, para estabelecer uma comunicação funcional entre todas as máquinas, que vão de servidores, até simples smartphones. Para melhor uso da rede, será montado um plano de endereçamento da mesma, para definir a classe ( A,B OU C) que melhor se enquadra tanto na matriz, quanto na filial. O fluxo de informação constante entre das duas redes, terá uma base segura, seguindo as leis referentes a segurança da informação. Juntando todas essas etapas, no final, a filial e matriz da empresa 2SHOW.IE devem estar se comunicando de maneira segura e eficiente, aumentando o engajamento da empresa.
Palavras-chave:
ABSTRACT
Keywords:
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	5
2	FUNDAMENTOS DE REDES DE DADOS EX COMUNICAÇÃO	6
2.1 Rede	6
2.2 Protocolo IP	6
2.3 Equipamentos de Matriz	6
2.3.1 Equipamentos filial	6
2.3.2 Equipamentos gerais	6
2.4 Link dedicado a Internet	6
2.5 VPN14	6
2.6 Lógica de Rede	6
2.7 Topologia física da rede	6
3. MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO	6
3.1 Classe de rede	6
4 ÉTICA E LESGILAÇÃO PROFISSIONAL	6
4.1 Ética	6
4.2 Ética no ambiente de trabalho	6
1 INTRODUÇÃO
A empresa 2SHOW.IE realizou a expansão de seu escritório no último trimestre com o intuito de auxiliar outras empresas a enfrentar os desafios que exigem soluções dinâmicas frente às dificuldades do mercado. 
Sua expansão se consolidou a partir da inauguração de uma filial que está localizada aproximadamente à 60km de distância da empresa matriz, promovendo mais recursos aos seus usuários e aumentando seu alcance de atendimentos.
Tal demanda exige melhorias nos novos sistemas de rede, em sua configuração de novos hosts e suas respectivas redes LAN com definição explicita de sua classe para, por fim, conectar as empresas com um fluxo de informação abundante e com segurança de dados. 
A promoção de novos recursos expõe a necessidade em realizar transformações tecnológicas no cenário da empresa para que haja uma conexão mais efetiva e qualificada entre seus sistemas de rede, apontando para uma interligação segura e com bom desempenho entre as duas empresas.
Diante disso, o projeto em questão advém da necessidade de solucionar a interligação e comunicação de dispositivos/hosts ativos de redes através de links de comunicação de dados, com base nos conhecimentos adquiridos durante o semestre.
2 FUNDAMENTOS DE REDES DE DADOS E COMUNICAÇÃO
2.1 Rede
Como definição, parte-se do conceito de Rede de Computadores, o conjunto de dispositivos autônomos e interconectados com o propósito de trocar dados a partir de uma única tecnologia.
O início das Redes de Computadores impulsionou o conhecimento de novos grupos do mercado, afinal tais permitiram que desafios existentes do modelo tradicional de comércio fossem solucionados. Antes do desenvolvimento da tecnologia em redes, se utilizava largamente modelos embasados em transações comerciais que se baseiam na dependência de um local físico para prestar atendimento aos indivíduos, bem como disponibilizar seus produtos e serviços. Com o surgimento das redes de computadores, empresários visionários a notaram como uma oportunidade para se desvincular de ocupações físicas. Assim, com o advento em redes, houve uma flexibilização em relação a esta dependência. 
Durante o bimestre, na matéria de Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação, nos permitiu entender os recursos disponíveis e em como podem ser classificados: físicos e lógicos.
Os equipamentos físicos partem de dispositivos de armazenamento, tais como impressoras e unidades de processamento, podendo ser tocados. Por sua vez, os equipamentos lógicos consistem em tudo que não pode ser tocado, como, por exemplo, os dados e os programas disponíveis nos computadores.
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/08/MD_RedesdeComputadores.pdf
2.2 Protocolo IP
Internet Protocol (IP) é um protocolo que determina o mecanismo de transmissão sem conexão e não-confiável, o IP permite o uso de 3 segmentações. 
Primeiro, o IP define uma unidade básica de transferência de dados utilizada através da interligação em redes TCP/IP, dessa forma ela permite que os dados sejam específicos à medida em que ela passa interligação em redes TCP/IP. Segundo, este também promove a função de roteamento, escolhendo um caminho no qual os dados serão encaminhados. Terceira, para além da especificação formal, ele também necessita de formatos de dados e de roteamento. O IP compreende um conjunto de regras que concentram a ideia da entrega não-confiável de pacotes.
Essas regras determinam como os hosts e os roteadores deverão processar os pacotes, quando e como as mensagens de erro deverão ser geradas e quais as condições das quais os pacotes poderão ser descartados (ALBINI, 2022).
2.3 Equipamentos de Matriz
2.3.1 Equipamentos filial
2.3.2 Equipamentos gerais
2.4 Link dedicado a Internet
2.5 VPN
A Virtual Private Network (VPN), é uma rede privada construída a partir da infra-estrutura de uma rede pública, normalmente a internet. O conceito de VPN adveio com a necessidade em utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de modo seguro.
A principal justificativa para a escolha do uso das VPNs é a financeira, haja visto que é uma alternativa que visa a redução de custos de comunicação de dados, ofertando o transporte dos pacotes de IP de modo seguro através da internet, com o intuito de conectar vários equipamentos.
Assim, parte-se da utilização da mesma na construção da redes de computadores entre a empresa x e a empresa x, para que o tunel entre elas seja embasado no complexo de VPN com o intuito de que o dados da empresa não sejam facilmente interceptados, favorecendo a segurança da empresa.
2.6 Lógica de Rede
A lógica de rede é uma parte da rede física que realiza a conexão entre duas ou mais interfaces e dispositivos de rede lógicos. 
Uma interface ou dispositivo de rede lógico é a entidade de software conhecida para um sistema operacional. Há um mapeamento um-para-um entre uma interface/dispositivo de rede física e uma interface/dispositivo de rede lógica. Cada interface de rede lógica pode trocar pacotes com cada interface de rede lógica na mesma rede lógica.
Se em um subconjunto de interfaces de rede lógica na rede lógica, as interfaces precisarem se comunicar entre si (mas com nenhuma outra) enquanto compartilham a mesma rede física, serão usadas sub-redes. Uma máscara de sub-rede define a parte do endereço IP que determina se uma interface de rede lógica pode enviar pacotes a outra interface de rede lógica na mesma rede lógica.
2.7 Topologia física da rede
3. MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO
3.1 Classe de rede
4 ÉTICA E LESGILAÇÃO PROFISSIONAL
4.1 Ética
4.2 Ética no ambiente de trabalho
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS