Buscar

Atividade 1 Gestão da Produção

Prévia do material em texto

Atividade 1 Gestão da Produção
A Administração Científica, de Taylor, e Fordismo foram os primeiros sistemas de gestão da produção que se destacaram e que servem como aprendizado e referência para os demais sistemas de produção que surgiram desde então. 
Muitas indústrias no mundo todo adotaram o sistema Fordista para direcionar sua forma de produção até meados da década de 1970 e início dos anos 80 quando as indústria automobilísticas americanas e europeias entraram numa crise sem precedentes e os carros japonese começaram a invadir estes mercados e em 2010 a Toyota se tornou a maior montadora do mundo.  
Para WOMACK, JONES e ROOS (1992:71) “No final de 1986, estava claro para nós que a Toyota havia realmente revolucionado a fabricação, que as velhas fábricas de produção em massa não conseguiriam competir, e que a nova e melhor maneira - a produção enxuta poderia ser transplantada com sucesso para novos ambientes”. 
Analise porque o sistema de produção baseado em Taylor/Ford foi superado pelo sistema Toyota e não é mais tão adequado para os dias de hoje. 
WOMACK, J. P., D. T. JONES, e D ROOS. A Máquina que mudou o mundo. Rio de Janeiro: Campus, 1992
Resposta
 Os sistemas Taylor/Ford e Toyotismo são dois grandes modelos de produção na atualidade, foram desenvolvidos para atender as grandes indústrias automobilísticas mundial, e presentes nas empresas multinacionais o Fordismo e o Toyotismo foram criados para otimizar a eficiência e a produtividade das industrias e montadoras.
 Com a necessidade de produzir em grande escala, o sistema Toyota foi ganhando espaço no mercado por ser mais eficiente, e diferente do Fordismo, que onde tudo era produzido em grande escala gerando um acumulo de materiais e produtos, sobrecarregando o mercado e desperdiçando mão de obra e matéria prima.
 No Toyotismo é diferente, a produção só começa quando tem demanda de clientes, e tudo é feito exatamente conforme a necessidade, visando o melhor andamento das linhas de produção, e otimizando os processos que geram lucros para a empresa. Além disso, o Toyotismo utiliza o modelo de sistema 5S, que contribui com a organização e produtividade desses processos, para melhorar não só a organização física da empresa mais também seus processos e o controle da qualidade.
 O Toyotismo é um modelo de produção industrial surgido no Japão no final dos anos 1970, e recebe esse nome por ter sido implantado inicialmente nas fábricas da Toyota. Com adoção do sistema just-in-time, que produz conforme a demanda, nota se a ausência de estoques, que adéqua a aquisição de matérias-primas e o ritmo produtivo à demanda do consumidor, com entregas que obedecem os prazos determinados, e o estoque fica disponível para quando for necessário ao processo produtivo.

Continue navegando