Buscar

Técnicas e Gêneros de Pintura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-As correntes estilísticas se sucedem e efetuam os movimentos de retorno, e cada época valoriza um determinado aspecto, de acordo com seu contexto histórico, social e cultural. A arte moderna, por exemplo, trouxe um novo posicionamento com relação à imitação na pintura, liberando o artista da necessidade de fazer uma representação próxima do real. Contudo, no início do século XXI, essa discussão volta à tona, mas com outras implicações. Sobre o nome do movimento artístico daquele período que levantou, novamente, questionamentos a respeito da imitação na pintura, assinale a alternativa CORRETA:
A-Neorrealismo.
B-Pós-realismo.
C-Hiper-realismo.
D-Surrealismo.
2- As primeiras obras pictóricas surgiram na Pré-história com as pinturas rupestres e desde então as pinturas se apresentam durante distintas épocas e civilizações como uma importante forma de representação visual com conteúdos estéticos, religiosos, filosóficos e simbólicos do ser humano. Sobre as características gerais da pintura, analise as sentenças a seguir: I- A pintura é, ao mesmo tempo, uma técnica, uma categoria artística, uma manifestação artística, uma atividade e uma forma de conhecimento. II- A pintura, como forma de pesquisa, é uma maneira de investigar a natureza, porém, não a natureza como ela se apresenta no mundo físico, mas a natureza das nossas reações ao mundo físico. III- O estudo da história promove a ampliação da experiência estética que vai além da dualidade matéria/representação, criando uma cumplicidade entre o artista e espectador. IV- Como manifestação artística, a elaboração do aspecto imaginário da pintura provém apenas da criatividade do artista, e não está, de nenhum modo, ligada à materialidade da obra. Assinale a alternativa CORRETA:
A- As sentenças I, II e III estão corretas.
B- As sentenças II, III e IV estão corretas.
C-Somente a sentença IV está correta.
D- As sentenças I e IV estão corretas.
3- A questão da imitação da imagem da natureza foi uma preocupação constante dos pintores até o final do século XIX, quando a pintura começou a questionar seu compromisso com a figura como referencial. Sobre a imitação das imagens da natureza na pintura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) De maneira geral, os pintores, ao longo da história, não estavam lá muito preocupados com a questão de como a figura deveria ser representada nas pinturas. ( ) A figura não foi o primeiro referencial da pintura, mas, sim, as cores, as tintas e as técnicas de pintura. ( ) Os pintores estavam preocupados em como as imagens seriam reproduzidas, e partiam da representação daquilo que os rodeava. ( ) Utilizando como inspiração os moldes de beleza clássica de cânones clássicos greco-romanos, os pintores aprimoraram a reprodução de imagens a partir do Renascimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - F - V - F.
B-V - V - F - V.
C-V - V - F - F.
D-F - F - V - V.
4- O pigmento é um dos elementos principais da tinta e não uma coisa diferenciada. Nesse sentido, existem muitas variantes que são utilizadas de acordo com a técnica escolhida. Sobre as tintas, analise as sentenças a seguir: I- As tintas acrílicas possuem mais brilho, pois o elemento base é a água e é de rápida secagem. II- As tintas oleosas são mais opacas e possuem uma secagem mais lenta, levando dias para secar completamente. É ideal para artistas bastante detalhistas e iniciantes. III- O guache, assim como a aquarela, limitam o artista a explorar os detalhes na obra; proporcionam uma pintura rígida, rigorosa e muito cara. IV- A têmpera é a denominação utilizada para as tintas que utilizam a água para misturar os pigmentos. Ela foi muito utilizada na Antiguidade, e na Contemporaneidade é substituída pela tinta a óleo. Assinale a alternativa CORRETA:
A-As sentenças II e III estão corretas.
B-Somente a sentença IV está correta.
C-As sentenças I, II e IV estão corretas.
D-Somente a sentença I está correta.
5- A técnica acrílica é utilizada há séculos devido à rapidez de secagem e durabilidade do material. Dessa forma, o maior artista do acrílico foi Andy Warhol. 
Com relação a essa técnica, assinale a alternativa CORRETA:
A-Os acrílicos secam somente depois de duas horas.
B-O muralista David Alfaro elabora um curso para demosntarar a nova tinta.
C-Há pouca resistência em relação às mudanças climáticas.
D-O solvente utilizado na tinta acrílica é o mármore em pó.
6- Tanto a tecnologia quanto a arte definem e continuam a remodelar o mundo em que vivemos. A mudança da natureza das obras de arte, juntamente com a mudança na interação do público e a remodelação dos museus e espaços de exibição, está abrindo mais espaço para exemplos novos de arte digital, peças cinéticas e obras que exploram o mundo contemporâneo. Acerca das novas tecnologias na pintura contemporânea, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Vivemos a expansão dos sistemas híbridos, entre campos que outrora se pensavam serem avessos, mas interligados por meio das poéticas. ( ) As questões conceituais da pintura migram para a instalação, escultura, fotografia e vídeo, abrindo novos espaços para a pintura na arte contemporânea. ( ) Museus e galerias ainda carecem de obras dentro da linguagem da arte eletrônica, uma vez que a pintura classicista ainda exerce forte apelo no mercado da arte. ( ) A obra de Dan Flavin é um exemplo forte de como a arte contemporânea ainda está em plena produtividade e especificidades, de modo que a cor, utilizada por Flavin a partir da luz, tão importante para a pintura. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V- V - F - V.
B-F - F - V - V.
C-F - V - V - F.
D-V - V - V - F.
7-O pigmento é um material que muda a cor da luz refletida ou transmitida como resultado da absorção seletiva do comprimento de onda. Esse processo físico difere da fluorescência, fosforescência e outras formas de luminescência, nas quais um material emite luz. A maioria dos materiais absorve seletivamente certos comprimentos de onda da luz. Acerca do conceito e uso dos pigmentos na pintura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Pigmento e tinta são sinônimos, ambos são utilizados da mesma forma na pintura. ( ) Pigmento é uma substância colorida e finamente dividida, que passa seu efeito de cor a outro material, quer quando bem misturado a ele, quer quando aplicado sobre sua superfície em uma camada fina. ( ) Os pigmentos inorgânicos (isentos de carvão): podem ser naturais e sintéticos. ( ) Os pigmentos orgânicos (derivam dos componentes do carvão): são as terras, os minerais e os sintéticos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A-V - V - F - V.
B-F - F - V - V.
C-F - V - V - F.
D-F - V - F - F.
8-Nascido em 8 de dezembro de 1886, em Guanajuato, México, Diego Rivera procurou fazer uma arte que refletisse a vida do povo mexicano. Em 1921, por meio de um programa do governo, ele iniciou uma série de murais em prédios públicos. Alguns destes murais eram controversos, o "Homem na encruzilhada" pintado no edifício RCA da cidade de Nova York, que apresentava um retrato de Vladmir Lenin, foi barrado e destruído pela família Rockefeller. Sobre a vida e obra de Diego Rivera, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Aos 21 anos, Rivera foi para a Europa, quando conheceu vários artistas renascentistas, o que o influenciou e o fez aprimorar a sua pintura. ( ) Rivera dedicou-se a pintura de mural com o propósito de resgatar a suntuosidade dos tempos renascentistas europeus e por acreditar que sua arte devesse conservar os valores academicistas. ( ) Dentre as principais características dos murais de Rivera, podemos salientar o aspecto racial, a necessidade de exprimir o vigor da natureza física e humana do México e a ideia do povo reconhecer-se em suas obras. ( ) Dentre outros aspectos relevantes da obra de Rivera, observamos sua agência política, a valorização da Cultura Maia e Asteca e o enaltecimento dos revolucionários mexicanos. Assinale a alternativaque apresenta a sequência CORRETA:
A-V - F - F - V.
B-F - F - V - V.
C-F - F - F - V.
D-F - V - V - F.
9- Existem variadas técnicas de pinturas tradicionais que são utilizadas largamente em nossa sociedade. Algumas podemos encontrar em nosso cotidiano, com diferentes materiais e utensílios empregados para a sua confecção. 
Com relação a esses métodos aplicados nas obras de arte, assinale a alternativa CORRETA:
A-As três técnicas mais utilizadas são a óleo, acrílica e a vinil.
B-As três técnicas mais encontradas são a aquarela, a acrílica e a pintura a óleo.
C-O método lavagem de cores é largamente utilizado na base acrílica.
D-O pintor Willian Tunner foi um precursor da pinura a óleo.
10- Cenas de natureza com riachos, árvores, animais, campos floridos, céu de variadas nuances podem nos remeter a um gênero de pintura muito apreciado em diversos movimentos. São as chamadas pinturas de paisagem. Há alguns subgêneros: marinhas e cenas de campo ou urbana. Ao escolher um determinado espaço e a maneira como representa isso na pintura, o artista revela características do movimento do qual fez parte. Sobre as pinturas do gênero paisagem, assinale a alternativa CORRETA:
A-No Renascimento, a paisagem tinha pouca importância nas pinturas, sendo difícil perceber alguma cena de natureza.
B-Os artistas impressionistas estudavam as variações de luz e cor por meio das paisagens, com cenas como jardins e lagos.
C-No Rococó, o gênero alcança seu auge, fazendo parte do ideal do movimento. A natureza é representada com esplendor.
D-No Brasil, o gênero paisagem foi utilizado por artistas modernos, pois buscavam a liberdade representando cenas da natureza.

Continue navegando