Buscar

FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUISTICOS ATIVIDADE 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Inez Camila Rodrigues da Silva Rocigno Aldrighe
Matéria: 413741-FUNDAMENTOS DOS ESTUDOS LINGUISTICOS
AULA 2 - Aprofundando o estudo sobre a linguagem humana e a comunicação animal
Objetivo: Aprofundar o estudo sobre a linguagem humana e a comunicação animal.
Assista ao vídeo e faça um resumo: A comunicação animal (Editor Michel Jolmes, Escrito por Jacinth O'Donnell, 50min44s)
Comunicação é a transmissão de informações de um animal para outro animal, causando algum tipo de mudança naquele que recebeu a informação.
Essa comunicação geralmente ocorre entre animais de uma mesma espécie, mas também pode ocorrer entre animais de duas espécies diferentes.
Eles se comunicam utilizando sinais, que podem incluir pistas visuais; auditivas ou baseadas em sons, gestos, danças, emissão de ondas, produção químicas, envolvendo feromônios; ou táteis, baseadas em toque.
Há também comunicação por expressão de comportamentos de comunicação que podem ajudar os animais a encontrar parceiros, estabelecer dominância, defender o território, coordenar comportamento do grupo e cuidar dos jovens.
A demonstração de diversos sinais faz parte da comunicação animal, sendo as principais destacadas, a seguir:
Sinais visuais
Casos em que a comunicação ocorre por meio visual, envolve sinais que podem ser vistos. Exemplos destes sinais incluem gestos, expressões faciais, posturas corporais e coloração. Situações com gestos e postura são sinais visuais amplamente utilizados. Por exemplo, os chimpanzés comunicam uma ameaça levantando seus braços, estapeando o chão ou fitando diretamente um outro chimpanzé. Gestos e posturas são normalmente utilizados em rituais de acasalamento. 
Expressões faciais também são usadas para transmitir informações em algumas espécies. Por exemplo, aquilo que é conhecido como sorriso de medo - mostrado na face do jovem chimpanzé abaixo - indica submissão. Esta expressão é usada pelos chimpanzés jovens ao se aproximar de um macho dominante em seu bando para indicar que aceitam a dominância do macho.
Sinais táteis – toque
São sinais táteis mais limitados em alcance do que outros tipos de sinais, pois os dois organismos precisam estar próximos um do outro a fim de se tocarem. Ainda assim, estes sinais são parte importante do repertório de comunicação de muitas espécies. Bastante comuns esse tipo de comunicação, são identificadas em insetos. Por exemplo, uma abelha forrageira que tenha encontrado uma fonte de alimento apresentará uma série complexa de movimentos chamados de dança do balanço para indicar a localização do alimento. Uma vez que esta dança é realizada na escuridão no interior do ninho, as outras abelhas interpretam-na, em grande parte, pelo toque.
Há a questão dos sinais táteis no cuidado social e de bem-estar, por exemplo, em muitas espécies de primatas, os membros de um grupo cuidam uns dos outros - removendo parasitas e realizando outras tarefas de higiene. Este comportamento amplamente tátil reforça a cooperação e os laços sociais entre os membros do grupo

Continue navegando