Buscar

RESUMO MIOLOGIA, CIRCULATÓRIO E LINFÁTICO

Prévia do material em texto

MIOLOGIA
Função: movimentação, transporte sanguíneo, processo digestório, força, função visual, auditiva e de aquecimento. 
Os músculos se dividem em três tipos: Liso, cardíaco e esquelético. O liso, está presente das vísceras e vasos sanguíneos, possuem forma de FUSO, com movimentos longos, inervação nas pontas e inserção nos ossos. O cardíaco está presente no coração, é formado por células alongadas e ramificadas, cuja função é a contração rítmica do miocárdio a fim de bombear o sangue e o esquelético é a musculatura corporal, este possui maior resistência, maior teor de mioglobina, suas fibras podem ser vermelhas escuras, brancas e intermediária. TODOS são inervados por nervos cranianos e espinhais, sendo necessário impulso nervoso para estimular. CARACTERÍSTICAS: excitabilidade, contrabilidade, extensibilidade e elasticidade.
TENDÃO: fixa o musculo nos ossos;
ESTRUTURA MUSCULAR: “desenho ordem de fora para dentro”
E = EPImisio 
P = PERImisio (envolve o feixe) 
E = ENDOmisio (envolve a fibra muscular)
BURSA: situados entre ossos e tendões/músculos, repleto de liquido sinovial cuja finalidade é impedir o atrito.
BAINHA SINOVIAL: protege os tendões; possui pouco liquido sinovial e são estruturas acessórias ao músculo a fim de evitar fricção entre tendões.
ARTÉRIA: + calibrosa, + espessa, + profunda, possui musculatura lisa que faz a contração e possui pulsação. Responsável em levar o sangue do coração até o corpo.
VEIA: menos calibrosa, + superficial, a condução do sangue depende da musculatura corporal e leva o sangue do corpo para o coração.
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Composto pelo coração e sistema de vasos.
Coração: responsável pelo bombeamento do sangue do corpo, nutrição e irrigação externa através das artérias coronárias, que são a primeira divisão da aorta. Os TECIDOS SÃO:
P = PERIcárdio (tecido que envolve o coração)
E = EPIcardio (parte externa da musculatura)
M = MIOcardio (musculatura)
E = ENDOcardio (revestimento interno)
CIRCULAÇÃO PULMONAR
CIRCULAÇÃO FETAL
Inicia na PLACENTA onde a VEIA UMBILICAL leva o sangue da placenta para o FIGADO, onde parte do sangue irá irrigar o órgão e a outra parte seguirá no DUCTO VENOSO que se une a veia cava inferior e misturando-se com a veia cava superior (1 shunt). O sangue segue para o V.D que conduzirá até o tronco pulmonar e artérias pulmonares, porém devido à resistência do pulmão (ter liquido) ele irriga o órgão e grande parte retorna para o V.D e em seguida A.D, elevando a pressão interna dessas câmaras, a qual o sangue passará do A.D para o A.E através do FORAME OVAL (2 shunt). Do A.E passa para o V.E que irá para a aorta através do DUCTO ARTERIOSO (3 shunt), que irá irrigar o corpo. Quando chega na artéria ilíaca, este sangue vai para as artérias umbilicais e retorna à placenta.
SISTEMA LINFÁTICO
Função: Transporta o fluído linfático dos tecidos para o sistema circulatório. Sua função é atuar no sistema de defesa produzindo linfócitos e anticorpos.
Composto por capilares, vasos e linfonodos.
Os capilares são tecido seletivo, que ocorre no espaço intersticial e o liquido é o liquido intersticial. O sist. Linfático não possui pressão, logo o seu retorno depende dos músculos. Os vãos são FENESTRADOS “janelinhas” por onde passa o o liquido intersticial para o interior do vaso.
BAÇO: finalidade destruir infecções nas células vermelhas, maturação de alguns linfócitos.
TIMO: maturação dos linfócitos tipo T. Fica acima do coração e é presente em animais jovens.
Veia Cava Caudal e cranial
V.E
VALVA AORTICA
ARTÉRIA aorta
CORPO
V.D
Valva Tricuspide
ARTÉRIA pulmonar
PULMÃO
VEIAS pulmonares
A.E
Valva Bicuspide
Valva PULMONAR

Continue navegando