Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA - Acessibilidade na construção civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Everton A. Felix Pires 							RA:1556855
Atividade discursiva
Na cidade onde você reside será construído um grande auditório para eventos locais. Como arquiteto responsável pelo projeto, você conhece as normas vigentes e compreende as questões de acessibilidade arquitetônica. Para tal, é fundamental que sejam definidos os quantitativos de espaços destinados a cadeiras de rodas e o número de assentos destinados a pessoas com mobilidade reduzida e obesas. É sabido que o auditório terá lotação de 480 pessoas. A partir dessa informação, calcule o número de espaços destinados as cadeiras de rodas e o número de assentos destinados a pessoas com mobilidade reduzida e pessoas obesas.
Resolução:
De acordo com o decreto 5.296/2004 (Brasil, 2004) que versa sobre questões de mobilidade e acessibilidade, no artigo 23 é definido que, dentre os tais, auditórios devem destinar 2% de sua lotação à usuários de cadeira de rodas. Tais locais devem estar situados em posições com boa recepção sonora e visual, devendo todos ser devidamente sinalizados e estar de acordo com os padrões das normas técnicas de acessibilidade da ABNT. Já no parágrafo 1°, é explicitado que, além do citado no caput, também deverá ser destinado mais dois por cento da lotação à deficientes visuais e pessoas com mobilidade reduzida, incluindo obesos, sendo que tais locais devem estar alocados nas mesmas condições do caput.
Portanto, de acordo com o referido decreto, auditórios devem destinar 4% de sua lotação a tais usuários, sendo divididos igualmente entre cadeirantes e pessoas de mobilidade reduzida. 
Logo, considerando um auditório com lotação de 480 pessoas, tal auditório deverá destinar 10 assentos à cadeirantes e 10 assentos às demais pessoas com mobilidade reduzida.
REFERÊNCIA
BRASIL. Decreto nº5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília: Presidência da república, [2004]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/decreto%205296-2004.pdf
Acesso em: 23 nov. 2022.

Continue navegando