Buscar

'Ativi 1 - Técnicas de pesq social aplicada'

Prévia do material em texto

- 2 -
PROJETO DE PESQUISA
A Inclusão de deficientes ao mercado de trabalho
Natasha Pelzl Oliveira do Carmo
1.TEMA 
Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho.
2. PROBLEMA
Como o assistente social pode ajudar no processo de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho?
3. OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Apresentar a todos, a função, a prática e o objetivo do assistente social na inclusão de deficientes no mercado de trabalho.
4.JUSTIFICATIVA
De acordo com o IBGE de 2020, o número de pessoas com deficiência hoje no Brasil chega a quase 25% da população, ou seja, aproximadamente 45 milhões de pessoas. Embora esses números pareçam grandes, o acesso ao mercado de trabalho é de apenas 1% de todo o mercado formal, o que indica cerca de 486 mil empregados com deficiência. Mesmo que tardiamente, no Brasil a cada ano cresce o número de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas este número ainda está longe de ser o ideal.
Um dos problemas que as pessoas com deficiência também encontram ao ingressar no mercado de trabalho é a baixa qualificação. Devido à falta de oportunidades, os mesmos costumam não ter experiência anterior ao ingressar em uma empresa. Isso mostra como é importante que o empregador promova essa qualificação. Dentro da empresa, o empregador pode procurar ajuda de especialistas através de consultorias especializadas na contratação e permanência do PcDs na empresa.
O ato de incluir é amplo, pressupõe a inserção da pessoa com deficiência na vida social com igualdade de direitos, garantias e obrigações. É direito humano e fundamental, permitir à pessoa com deficiência a vivência plena, sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito, já que é um dever de todos, promover uma sociedade mais justa e igualitária, pois as pessoas com deficiência merecem oportunidades assim como todas as outras.
Na condição de formador de opinião, mediador das relações sociais, o assistente social passa a interferir, diretamente, na formação da subjetividade das pessoas que atende, podendo sensibilizá-las, propagando ideias inclusivas, desmistificando o que foi historicamente construído sobre as dificuldades da inclusão da pessoa com deficiência.
5. METODOLOGIA
Neste presente trabalho utilizaremos para elaboração a pesquisa bibliográfica e documental, que será de grande complemento na primeira citada, para que assim, o conteúdo possa ser amplamente explicado a todos, mostrando a importância do entendimento do tema aqui proposto. Será utilizado como base na criação da atividade, artigos e demais registros já existentes sobre o tema.

Continue navegando