Buscar

Manejo Cat Friendly

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Manejo Cat Friendly
Quando os felinos não se sentem seguros e protegidos, exibem comportamentos relacionados ao estresse como medo ou agressão. Desta forma, o efeito fisiológico do estresse pode dificultar o atendimento veterinário e prejudicar o tratamento ou a recuperação da doença (RODAN et al.,2011).
Conversa alta, manuseio equivocado, agitação e movimentos bruscos podem assustar o gato, causando ansiedade, estresse e medo, sendo este último o principal motivo pelo qual o gato é agressivo durante sua permanência na clínica veterinária.
Desta forma, as práticas de manejo amigável devem iniciar pelo tutor ainda em casa. O médico veterinário pode informar o tutor da importância de acostumar o felino a ser manuseado, principalmente filhotes, o que irá preparar o gato para futuras experiências veterinárias positivas (RODAN et al., 2011).
Já na clínica veterinária alguns métodos e práticas irão fazer com que gato fique menos estressado e agressivo, facilitando eu manejo e evitando acidentes tanto para o felino quanto para o médico veterinário. 
Apostila completa de semiologia acesse: https://sun.eduzz.com/1691336
Contato: jusilv97@gmail.com ou @ju_silvs (insta)
REFERENCIAS 
STRACK, A. Manejo Amigável De Felinos Domésticos: Revisão De Literatura. Universidade Federal De Santa Catarina, Curitibanos, SC, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/224096/TCC%20Adriane%20Strack%20-%20Manejo%20Amig%C3%A1vel%20de%20Felinos%20Dom%C3%A9sticos.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Outros materiais