Buscar

Atividade 1 - Desenvolvimento Humano e Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria.
É indiscutível que a família é um dos principais alicerces da formação social dos indivíduos. Os principais valores e princípios nascem e são ensinados e transmitidos pela família, porém, a formação do caráter de uma pessoa depende também do meio em que ela vive e das pessoas com quem convive. 
A família consegue disseminar quais as condutas e bons costumes devemos seguir e assim, certamente, colabora para a criação de pessoas do bem, independente de gênero, situação financeira e raça.
Da mesma forma que a família, a escola tem um papel fundamental na desconstrução de preconceitos. Uma das formas de transmitir conhecimento é através da participação dos estudantes em diversos tipos de atividades que estimulam o trabalho em grupo. É na escola que crianças e jovens podem ser, juntamente com os professores, promotores dessa transformação no Brasil.
Com base nisso, podemos dizer que a estrutura familiar e a escola contribuem para a atenuação da desigualdade social no país, que apresenta a posição de um dos países mais desiguais do mundo, colocando diversas pessoas em situações de extrema pobreza e fome. 
Por fim, existem diversas ações que precisam ser promovidas através do Estado para que seja possível enfrentar as desigualdades, entre elas propor políticas públicas para priorizar o enfrentamento do racismo, a discriminação contra a mulher e contra o deficiente, equilibrar o sistema tributário, promover ofertas de trabalho decente a todos, assim como rever a reforma trabalhista, melhorar a qualidade e transparência do gasto público e redefinir prioridades, combater a corrupção e investir em saúde e educação.

Continue navegando