Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Sentimos "Agonia"? 
Antes de tudo, observemos que no Novo Testamento a palavra só aparece uma vez, quando se relatava a Agonia de Cristo no Getsêmani, segundo nos é narrado no Evangelho segundo S. Lucas 22:40. 
No texto o Senhor Jesus, com seus discípulos após a celebração da Última Ceia, estão no Jardim ou Horto das oliveiras (Getsêmani) no Monte das Oliveiras, em Jerusalém. Visto que o Senhor sabia de sua morte no dia seguinte, se retrai diante da chegada de sua provação. Após se distanciar dos discípulos no que S. Lucas narrou como "um tiro de pedra". (que simboliza o fato de Jesus estar em um momento privado com o Pai mas ao mesmo tempo não muito longe de seus discípulos.)
Vista a agonia do Senhor, Lucas faz questão de narrar detalhadamente o que o senhor sentiu, quando usou a palavra Agonia, para se referir a aflição interior que acaba se expressando fisicamente. Porém, um estresse grave pode causar o rompimento dos vasos sanguíneos da pele, misturando o sangue e o suor. Provas físicas da agonia que o Senhor Jesus sentiu às vésperas do seu Sacrifício. 
Portanto, a Agonia do Senhor, foi algo que ninguém sentiu ou vai sentir, somente Ele pôde e passou por isso, tudo por amor de nós. 
Haja em vista a comparação do sentimento dos discípulos, que dormiram de tristeza, sentimento muito diferente de Agonia. 
Logo, Alegre se no Senhor, no fator de Sua Ressurreição e por não termos de sentir "agonia" alguma, pois Ele, tudo por nós sofreu antes e durante o Calvário, nos dando vida e acesso ao pai, o que nos livra e guarda de toda e qualquer Agonia.
Imagem: "Jesus in Gethsemane", do pintor Luterano Julius Schnorr von Carlsfeld (1794-1872)

Mais conteúdos dessa disciplina