Buscar

Guia de estudo fisiologia 1 veterinaria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Guia de estudo - Fisiologia do Sistema Respiratório 
1. Quais os principais eventos fisiológicos presentes na ventilação pulmonar, respiração pulmonar e respiração tecidual ou celular? Ventilação pulmonar: mecânica respiratória (inspiração e expiração), volumes e capacidades pulmonares
Troca gasosa= hematose pulmonar Transportes dos gases no sangue
Respiração celular.
2. Comente sobre as principais funções fisiológicas do sistema respiratório? Cavidade nasal? Conchas nasais? Faringe? Laringe? Traqueia? Pulmões? Sacos pleurais? Diafragma? Cavidade nasal, laringe, nasofaringe, traqueia, brônquios e bronquíolos = conduzir, filtrar, umedecer e ajustar a temperatura do ar inspirado
3. Diferencie os mecanismos fisiológicos de defesa do sistema do sistema respiratório: mecânico x imunológico. 
Mecânico é o primeiro mecanismo de defesa e junto com o sistema imunológico atua com o objetivo de proteger os pulmões contra as infecções.
4. Comente sobre o epitélio ciliado do trato respiratório? Localização do epitélio? Tipos de secreções? Qual sua função fisiológica? Traqueia e brônquios. Revestem as vias aéreas e as glândulas submucosas secretam salina e muco; os cílios movem a camada de muco em direção à faringe, removendo os patogenops aderidos e substancias especificas.
5. Sobre a mecânica respiratória: descreva os eventos fisiológicos que ocorrem durante a inspiração e expiração fisiológica normal (mecânica tranquila). Inspiração: diafragma contrai músculos intercostais ext. contrai pressão intra alveolar menor que pressão atmosférica
Expiração: diafragma relaxa músculos intercostais ext relaxam pressão intra alveolar maior que pressão atmosférica.
6. Quais músculos participam da mecânica respiratória tranquila? Comente sobre ação desses músculos? Diafragma e músculos intercostais ext. 
7. Porque o pulmão não encolhe dentro do tórax durante a expiração fisiológica? Pressão negativa intra pleural. Garante que os pulmões não entrem em colapso durante a expiração; conexão mecânica dos pulmões a caixa torácica; liquido pleural (seroso): permite o deslizamento pulmonar.
8. Exemplo de situação patológica que poderá causar colabamento e colapso pulmonar? Pneumotorax
9. Porque os alvéolos não colabam quando ocorre a expiração fisiológica? por causa dos surfactante.
10. Diferencie: Pneumócito Tipo I (primário) x Pneumócito Tipo II (secundário). Tipo I: células pavimentosas com pequena quantidade de citoplasma, facilita a passagem de gases. 
Tipo II são células ovais e volumosas, produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante.
11. O que é o espaço morto anatômico? É o volume de gas que permanece nas vias condutoras de ar.
12. Conceitue os volumes: volume corrente (VC), volume de reserva inspiratório (VRI), volume de reserva expiratório (VRE), volume residual (VR) e o volume por minuto (VM). VC: ar que entra e sai de dentro do sistema respiratório do animal durante a mecânica tranquila
VRI: máximo de ar que o animal consegue inspirar
VRE: máximo de ar que o animal consegue expirar
VM: quantidade de ar em litros que entra e sai dos pulmões em um minuto.
13. Conceitue frequência respiratória (FR). FR: numero de movimentos inspiração+expiração por minuto.
14. Conceitue as capacidades: capacidade vital, capacidade inspiratória, capacidade residual funcional e capacidade pulmonar total. Cavidade vital: VC+VRI+ VRE
Capacidade inspiratória: VC+VRI
Capacidade residual funcional: ar que ainda fica dentro do sistema respiratorio
Capacidade pulmonar total: VC+VRI+VRE+VR
15. Diferencie: eupneia x hiperpneia. Eupneia: respiração normal tranquila
Hiperpneia: respiração em angustia respiratora
16. O que é a hematose? Onde ocorre a hematose? Quais os gases trocados na hematose? Hematose = respiração pulmonar, troca de gases que ocorrem dentro dos pulmões entre os alvéolos e os capilares; são trocados O2 e CO2
17. Como ocorrem as trocas gasosas? Há gasto energético durante as trocas gasosas? Alvéolo – capilar pulmonar; tecidos-sangue. Difusão simples: gases exibem um movimento de difusão simples em resposta as diferenças de pressão existentes. Não há gasto de energia.
18. Descreva as diferenças de pressão dos gases O2 e CO2 no ar atmosférico, no alvéolo e no capilar? P.Atm O2 -> CO2 <-
P. alveolar O2 -> CO2 <- 
19. Pé de Pano participou de duas corridas em um intervalo de 30 dias. A primeira corrida foi no deserto do Arizona/USA. A Segunda corrida foi na cordilheira do Himalaia (4000m). No Arizona, Pé de Pano chegou em primeiro lugar, competindo contra bons cavalos. Mas no Himalaia, Pé de Pano chegou em último competindo contra cavalos locais que não eram rápidos. Agora, você como Médico Veterinário do Pé de Pano deve explicar ao Pica-Pau porque seu cavalo teve um desempenho tão ruim. Sofreu pela pressão ser menor P. Atm menor do que 160mmhg baixa pressão parcial do O2 no ar rarefeito
20. Quais os fatores que reduzem as trocas gasosas? Áreas de fibrose pulmonar.
21. Como a fibrose pulmonar atrapalha a hematose? a membrana alveolar mais espessa diminui as trocas gasosas. a perda da complacência pulmonar pode diminuir a ventilação alveolar.
22. Como a asma atrapalha a hematose? o aumento da resistência das vias aéreas diminui a ventilação alveolar.
23. Como o edema atrapalha a hematose? o liquido no espaço intersticial aumenta a distancia da difusão. A PCO2 arterial pode ser normal devido a maior solubilidade do CO2 em agua.
24. Quais são os principais gases transportados no plasma sanguíneo? Comente sobre a solubilidade desses gases no plasma sanguíneo? Oxigênio. Ele é pouco solúvel em soluções aquosas e menos de 2% de todo oxigênio encontra-se dissolvido no sangue. CO2:é mais solúvel nos fluidos corporais do que o oxigênio, porem as células produzem muito mais CO2 do que a capacidade de solubilização plasmática desse gas. 7% do CO2 esta dissolvido no plasma do sangue venoso
25. Diferencie: eritrócito x hemoglobina. Hemoglobina é a proteína globular encontrada no interior dos eritrócitos que é responsável pela coloração vermelha do sangue, os eritrócitos tem um papel fundamental em garantir que o transporte de gaa entre o pulmão e as células seja suficiente para atender as necessidades celulares. Sem a hemoglobina nos eritrócitos o sangue não seria capaz de transportar uma quantidade suficiente de oxigênio para sustentar a vida.
26. Quais estruturas compõem a hemoglobina? Porção proteica globina e um grupo prostético heme.
27. Como ocorre o transporte de O2 pelo plasma sanguíneo? Os gases entram nos capilares primeiramente se dissolvem no plasma ou ligados à hemoglobina.
28. O que é a saturação das hemoglobinas? Saturação da hemoglobina é o valor obtido comparando a quantidade de hemoglobina que esta ligada ao oxigênio com a quantidade de hemoglobina que não esta ligada a oxigênio.
29. Como ocorre o transporte de CO2 pelo plasma sanguíneo? 7% no plasma, 23% ligado a hemoglobina e 70% como bicarbonato.
30. Diferencie: sangue arterial x sangue venoso Sangue arterial rico em oxigênio e sangue venoso rico em gas carbônico.

Continue navegando