Buscar

Relatório de Aulas Práticas em Fisiologia Humana e Biofísica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS - EaD
	
AULA ____
	
	
	DATA:
______/______/______
VERSÃO:01
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FISIOLOGIA HUMANA E BIOFÍSICA 
DADOS DO(A) ALUNO(A):
	NOME: Sebastiana Mota Aguiar 
	MATRÍCULA:47021719
	CURSO: Farmácia
	POLO: Porto Franco 
	PROFESSOR(A) ORIENTADOR(A): 
	ORIENTAÇÕES GERAIS: 
· O relatório deve ser elaborado individualmente e deve ser escrito de forma clara e
· concisa;
· O relatório deve conter apenas 01 (uma) lauda por tema;
· Fonte: Arial ou Times New Roman (Normal e Justificado);
· Tamanho: 12;
Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm;
· Espaçamento entre linhas: simples;
· Título: Arial ou Times New Roman (Negrito e Centralizado). 
RELATÓRIO:
1. A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?
A homeostase entre o meio interno e externo acontece com a circulação dos fluidos pelas células e pelo meio externo. Esse líquido é chamado de líquido intersticial e ele carreia solutos dentro dele, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico constante.
2. Os reflexos neurológicos são importantes para verificar as atividades e tempo de resposta, bem como, a relação do SNC e o SNP. Qual teste pode ser realizado para verificar esse reflexo? Qual mecanismo fisiológico conseguimos verificar? E quais doenças podem estar relacionadas a alteração dessa função.
Pode ser realizado a eletroneuromiografia (ENMG), que permite avaliar várias estruturas do sistema nervoso central e periférico, utilizada como uma extensão do exame físico neurológico. Com esse exame, conseguimos verificar a dormência, dor, formigamento, queimação, perda de força, dificuldade de andar e atrofia. Dessa forma, pode-se detectar doenças neuro motoras (Esclerose lateral amiotrófica), da raiz espinhal (Compressões radiculares por hérnia de disco), do nervo periférico (polineuropatias), das junções neuromusculares (miastenia gravis), musculares (miopatias) entre outras.
3. A aferição da glicose pode indicar diversos aspectos fisiológicos, descreva como foi realizada essa medição e sua aplicabilidade para o paciente.
O exame ou aferição da glicemia detecta os níveis da glicose no sangue . O procedimentos da aferição ocorre através de um glicosimetro. Deve-se inserir uma fita de teste no no aparelho , esperar o dedo com uma agulha estéril, encostar a fita no dedo para que haja contato com o sangue , para haver o resultado esperado.
Passo a passo:
· Higienizar o local da retirada (geralmente do dedo indicador) com álcool;
· Ligar o aparelho (glicosímetro);
· Colocar a fita do medidor no aparelho ligado;
· Pegar o lancetador e aplicar uma força no dedo pressionando-o;
· Pressionar o dedo para a saída do sangue;
· Colocar o sangue na fita de glicosímetro
· Verificar o valor;
· Anotar o valor e se está em jejum (pré-prandial) ou após alimentação (pós-prandial).
4. A pressão arterial é um dos mecanismos homeostáticos mais conhecidos, explique como foi realizada a medição, sua importância e associação com fisiologia cardíaca.
A medição da pressão arterial é feita com a insuflação do esfigmomanômetro com o auxilio de um estetoscópio para auscultar as bulhas cardíacas, ao aparecer a primeira contração temos a sístole, ao desaparecer temos a diástole.
A pressão sistólica determina a pressão de perfusão dos tecidos e a pressão diastólica determina a pressão de enchimento do coração. Normalmente, utiliza-se a medição de 120/80 mmHg para considerar a pressão normal. A primeira numeração corresponde à pressão sistólica enquanto a segunda numeração corresponde à pressão diastólica.”
Muitas pessoas desconhecem a importância do controle da pressão arterial. No entanto, é através deste cuidado que podemos evitar inúmeras doenças, tais como: infarto, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência renal.
Referências bibliográficas:
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Homeostase”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/homeostase.htm. Acesso em 27 de novembro de 2022.
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. “Sistema nervoso”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-nervoso.htm. Acesso em 27 de novembro de 2022
MORAES, Paula Louredo. “Glicose”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude/glicose.htm. Acesso em 27 de novembro de 2022.
RASPANTI, Edmundo Octávio et al. O QUE É A PRESSÃO ARTERIAL? Disponível em: http://www.eerp.usp.br/ope/manual.htm. Acesso em: 27 nov. 2022.

Outros materiais