Buscar

Relações humanas nas organizações educativas atividade discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Aluno(A): Tawane Silva Ribeiro Paz
Curso: Pedagogia 
Disciplina: Relações humanas nas organizações educativas
 ATIVIDADE DISCURSIVA
Tal como acontece com a definição de conhecimento, existem diversas classificações para categorizar considerações sobre uma mesma realidade. Na atualidade, uma das classificações mais comuns estabelece quatro níveis de conhecimento: empírico, teológico, filosófico e científico. Ao compreender o homem e sua relação social, assim como a construção do conhecimento como atividade humana, elabore um texto apresentando os tipos de conhecimento e sua relação com o contexto atual. 
 Conhecimento e sua diversidade
 O conhecimento nasce da necessidade do homem de compreender a realidade. É o resultado de uma interação com o ambiente em que vive. Dependendo da circunstância na qual o sujeito adquire o saber, podemos reconhecer os seguintes tipos de conhecimento intuitivo; discursivo; compreensivo; empírico; mítico; teológico; filosófico e científico.
 Por conhecimento intuitivo ou pensamento intuitivo, geralmente entendemos formas de conhecimento imediato que não vêm de pessoas racionais e conscientes, ou seja, eles são obtidos sem raciocínio prévio de análise, mas são o resultado de certos processos inconscientes que costumamos chamar de intuição. Ainda que tida como uma expressão inconsciente, a intuição é desenvolvida com base em experiências. Por exemplo: uma pessoa pode ter a intuição de que ir por aquele caminho seja perigoso, sendo esse um caminho escuro, por onde poucos passam e onde já houve, há algum tempo, um ato criminoso.
 O conhecimento discursivo é o tipo de conhecimento que se faz por intermédio de conceitos, ideias, linguagens, fatos e raciocínio chegando a uma conclusão. Por exemplo: quando você sente o perfume de uma rosa e, automaticamente, sabe que ela é cheirosa.
 O conhecimento compreensivo é adquirido através da integração e multiplicação das dimensões que se incluem de onde a capacidade do sujeito, aspectos da multidimensionalidade, seja pela leitura do ambiente, seja pela produção de conhecimento, etapas de um processo de dinâmica circular, uma e a outra, pelas uma relação de feedback, reproduzir. Nesse processo de produção de conhecimento compreensivo, o por meio da integração e multiplicação das dimensões que estão incluídas, se expande graças à dinâmica do processo.
 O conhecimento empírico é adquirido através das experiências diárias, esse conhecimento que uma pessoa obtém ao contemplar fenômenos e fatos. É quando você infere algo a partir da observação. Não é conhecimento sistemático porque depende do modo de interpretação de cada observador. Não envolve nenhuma reflexão e não requer prova. Também é conhecido pelo nome de conhecidos bons ou populares.
 Exemplo:
Entre os agricultores, existe uma máxima que sempre diz: " o milho deve ser semeado no dia de São José".
 Sem base científica, essas informações são transmitidas. A data sugerida coincide com a melhor época para o plantio.
O conhecimento mítico é "expresso para através de uma linguagem e imaginário" .É um tipo de conhecimento que ajuda os seres a "explicar" o mundo através de representações que não são nem logicamente raciocinadas nem o resultado de um experimento.
Conhecimento teológico ou religioso é todo conhecimento baseado em doutrinas sagradas ou divinas. O conhecimento religioso é sustentado pela fé religiosa, ou seja, a crença de que todos os fenômenos acontecem pela vontade de entidades ou energias sobrenaturais.
 O conhecimento filosófico é racional. Baseia-se na especulação em torno da busca da verdade como objeto. Portanto, dizemos que é uma atitude. É sistemático, mas não experimental. Vai à raiz das coisas e segue o rigor lógico que a razão exige de quem procura a verdade do que existe. Nessa busca, o conhecimento filosófico busca os "porquês" de tudo o que existe. É ativo porque coloca os humanos em busca de respostas para as inúmeras questões que eles mesmos podem formular.
 O conhecimento cientifico semelhante ao conhecimento filosófico, o conhecimento científico é racional e é produzido pela investigação da realidade, seja pela busca de compreensão de fatos, fenômenos, relações, coisas e eventos que ocorrem na realidade, humana e natural, porém se baseia em comprovações de hipóteses a partir de experiências.
O conhecimento demonstra o pensamento do Homem tentando responder às suas dúvidas diárias, vendo todos os aspectos da interpretação humana de algo e uma visão de uma coisa.

Outros materiais