Buscar

Japão trabalho2

Prévia do material em texto

Japão
Político 
Formado por uma estrutura mista de poder, compreende a figura do imperador que possui poderes limitados, e também de um primeiro ministro, compondo assim uma monarquia constitucional unitária parlamentista. 
Econômico
Por ser um país desenvolvido e muito industrializado, possui assim uma das maiores economias do planeta, o principal setor econômico do país é terciário, contando com grandes empresas de serviços nas áreas de finanças, tecnologia e informáticas diversas. O envelhecimento e a redução da população desestimulam para completar o ensino superior por causa dos altos custos das anuidades e endividamento dos estudantes, o aprofundamento da desigualdade, e o aumento da relação entre dividas publicas e o PIB podendo chegar até 150% em menos de 10 anos. Há criticas também sobre a expansão do gasto publico e afrouxamento da politica monetária, oque não é sustentável. 
Social
Alguns dos problemas sociais mais indiciados são; o envelhecimento populacional, a queda na taxa de fecundidade, casamentos e a mão de obra barata, e principalmente em sua recusa diante da aceitação de imigrantes no país. Em parte por seu status de ilha o Japão sempre tendeu ao isolacionismo e mantem orgulho de ser uma nação homogênea construída em torno de uma rígida política de imigração. 
Tecnológico 
Com sua economia baseada em importações de matérias primas e exportações de alta tecnologia, tornou-se um pais altamente dependente em exportar seus produtos, e com a queda da exportação reduziu drasticamente o seu crescimento e expansão de mercado. 
Ecológico 
Os principais problemas ambientais são; ciclones, ameaças de deslizamentos, a grande poluição acompanhada à industrias de construções, e ainda a cruel pesca predatória, que além de prejudicar o país economicamente, possui uma grande reação social. 
Legal 
As características dos produtos importados devem estar de acordo com as normas estabelecidas pelos Ministérios da Saúde, Trabalho e Bem Estar Social – MHLW ("Food Sanitation Law") e Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca – MAFF ("Plant Quarantine Law"). Grande quantidade de frutas, vegetais e produtos alimentícios não consegue penetrar – ou esbarra em dificuldades – no mercado japonês, devido às restrições de caráter sanitário, fitossanitário e de saúde animal. Exportadores brasileiros têm se queixado quanto a restrições desse tipo às importações de frutas e carnes, entre outros produtos. As exportações brasileiras de frutas tropicais enfrentam diversas medidas fitossanitárias e de quarentena. As principais frutas atingidas por essas medidas são laranja, mamão, melancia e tomate. O Japão limita a aplicação do Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da OMC ("WTO/SPS") a apenas algumas variedades de frutas, além de não aceitar os métodos brasileiros de tratamento para controlar algumas doenças específicas.

Continue navegando