Buscar

Trabalho de EDS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Estrutura e Dinâmica Social
Karl Marx
Isabelle Mota da Silva
Turma B1
11201920256
 
1 – Qual a mensagem fundamental na obra "O Manifesto Comunista"? Fundamente sua resposta.
R: A obra “O Manifesto Comunista” foi escrita para delinear uma possível revolução na sociedade. Na época em que foi escrito, ocorreram várias crises políticas, assim como o movimento operário ganhava força. Juntas, essas coisas permitiram delinear a realidade socioeconômica e as possibilidades de mudanças significativas. É possível identificar várias mensagens e vários objetivos do texto, mas a principal foi avaliar a possibilidade de uma transformação da sociedade. Marx nunca viu uma revolução comunista acontecer, mas ele e seu parceiro deixaram uma grande visão sobre a sociedade. Esta teoria foi alterada e alterada, mas ainda é importante para a sociedade de hoje.
2 – Qual o significado da "mercadoria" no pensamento marxista?
R: Uma das frases mais famosas de Marx é “sob o capitalismo tudo é uma enorme coleção de mercadorias”. Para ele, “mercadoria” é uma forma social onde trabalhamos e produzimos para o mercado. Tudo que é produzido com a intensão de troca, venda ou compra é uma mercadoria. Também são uma forma de generalização e expansão sistemática, alocando todos os produtos do trabalho ao mercado, pois a fonte de criação (trabalho) desses produtos também assume a forma de mercadorias. Importante ressaltar que, no pensamento marxista, a mercadoria tem valor de uso e valor de troca.
3 – De que maneira se dá o surgimento do dinheiro enquanto capital?
R: A forma direta da circulação de mercadorias é a transformação de mercadorias em dinheiro, a transformação de dinheiro em mercadorias e a venda de mercadorias para compra. Além dessa forma, encontramos também o processo de conversão de dinheiro em mercadoria e de mercadoria de volta em dinheiro, ou seja, compra e venda. O dinheiro, em seu movimento, descreve a circulação final, transforma-se em capital, torna-se capital, e segundo suas regras já é capital. 
O ciclo descrito começa no final de uma mercadoria e termina no final de outra mercadoria, que sai da circulação para o consumo. Portanto, o valor de uso é seu objetivo final. Por outro lado, o ciclo Dinheiro - Mercadoria - Dinheiro começa no extremo monetário e eventualmente retorna ao mesmo extremo. Portanto, seu motivo indutor e propósito determinante é o próprio valor de troca. No final, mais dinheiro é retirado de circulação do que foi colocado no início. Esse excesso sobre o valor original é o que chamo de mais-valia. O valor inicialmente pré-pago aumenta de valor ou aumenta de valor. E esse movimento o transforma em capital.

Outros materiais