Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Prévia do material em texto

2. NORMAS PARA APLICAÇÃO 
Os desenhos devem ser executados na seguinte ordem: CASA, ÁRVORE, FIGURA HUMANA, FIGURA HUMANA DO SEXO OPOSTO AO DA PRIMEIRA DESENHADA, FAMILIA DE ORIGEM e o desenho da FAMILIA IDEAL. Segundo E. Hammer, a manutenção dessa ordem proporciona uma gradual introdução do examinando na tarefa de desenhar, levando-o gradativamente aos temas mais difíceis do desenho. O examinando é levado do autorretrato mais neutro (CASA) ao de maior implicação afetiva, que é o desenho da FIGURA HUMANA. 
Para cada desenho se oferece, ao avaliando, uma folha branca, tamanho ofício. Caso ele execute o desenho completo (como, por exemplo, no desenho da FIGURA HUMANA faça somente o rosto), deve recolher-se esse primeiro, oferecer-lhe outra folha e instruí-lo para fazer o desenho de uma pessoa completa. Por uma pessoa completa, às vezes, é necessário informá-lo que esta apresenta cabeça, tronco, braços e pernas. Quando quaisquer dessas áreas estão omitidas, a figura é considerada incompleta, porém, se apenas uma parte de uma área é omitida, como, por exemplo, mãos, pés ou uma das partes do rosto, o desenho deve ser aceito como completo.
Caso o examinando peça permissão para usar ou tenta usar qualquer auxílio mecânico (como, por exemplo, uma régua), é necessário instruí-lo que o desenho deve ser feito à mão livre.
Depois que a bateria acromática estiver pronta, faz-se o inquérito (ver o capítulo de Inquérito). O examinador recolhe os desenhos e o lápis preto, dando novas folhas e a caixa de lápis de cor. O lápis preto deve ser recolhido, para que o examinando não seja tentado a fazer o contorno com lápis preto, para depois colori-lo.
2.1 — Material
1. Sala privativa, com mesa e cadeiras adequadas e confortáveis.
2. Folhas de papel branco, tamanho ofício.
3. Lápis, de preferência o n° 2.
4. Borracha macia.
5. Caixa de lápis de cor ou crayon.
Segundo E. Hammer, a caixa de lápis coloridos ou crayons (Hammer usa um conjunto de crayons marca rayola) deve consistir em oito cores: vermelho, verde, amarelo, azul, marrom, preto, violeta e laranja.
2.2 — Instruções
O examinador deve falar ao sujeito: “Por favor, desenhe uma casa, da melhor maneira que puder. Pode levar o tempo que quiser e apagar quando precisa que não conta contra você. O importante é fazer o melhor que conseguir”.
Caso o examinando apresente-se tímido ou incapaz de uma boa execução, o examinador deve estimulá-lo e ao mesmo tempo deixar claro que o importante não são os dotes artísticos, e sim as qualidades de seu traçado e a compreensão do que foi pedido.
Procede-se da mesma forma em todos os desenhos,
No caso da FIGURA HUMANA, pede-se primeiro que desenhe uma pessoa qualquer. Aplica-se o questionário e depois pede-se que desenhe outra figura do sexo oposto ao da primeira desenhada.
Para o desenho da CASA e das FAMÍLIAS, o papel deve ser apresentado com o eixo maior na horizontal, e, para os desenhos da FIGURA HUMANA e da ARVORE, o eixo maior deve ser ria vertical.
“Depois que a bateria acromática estiver pronta, inicia-se a bateria cromática: ‘Agora, por favor, desenhe uma casa colorida”. E assim deve proceder-se com os demais desenhos.
É importante que o examinador tenha o cuidado de não pedir ao examinando para desenhar “outra” casa, ou “outra” árvore, porque a palavra “outra” pode significar que ele não deve repetir o mesmo tipo de desenho feito com o lápis preto. Para que o teste apresente uma maior fidedignidade, o examinando deve ter todas as possibilidades de escolha.
Para qualquer dúvida do examinando, como, por exemplo: “Que tipo de casa devo desenhar?” ou “Não sei desenhar muito bem”, etc., o examinador deve calmamente responder: “Como você quiser”, “Como você achar melhor” ou “Como você gostar”.
3.INQUÉRITO
O examinador deve observar e anotar todos os movimentos e verbalizações do examinando estimulando-o sempre de forma tranquila e despretensiosa. Qualquer emoção manifestada pelo sujeito enquanto está desenhando ou sendo questionado a respeito de seus desenhos representa uma reação emocional à situação, que, de certa forma, está direta ou simbolicamente representada ou sugerida nos desenhos.
É importante que se observe como ele se entrega à tarefa, de forma confiante e confortável ou se expressa dúvidas a respeito de suas habilidades.
Quando está realizando os desenhos, o que as suas expressões revelam?
( )Insegurança ( )Ansiedade ( ) Desconfiança
( )Tensão ( )Arrogância ( ) Hostilidade
( ) Negativismo ( ) Cautela ( ) Autocrítica
( )Relaxamento ( )Bom humor ( ) Alegria
( ) Serenidade ( ) Confiança
É importante observar a sequência em que o examinando faz seus desenhos. O examinador deve ficar alerta quando a sequência é alterada e anotar enquanto o desenho está sendo produzido; caso contrário, esses detalhes ficam perdidos em um global terminado. O global pode parecer muito bom, mas a dificuldade em produzi-lo de uma maneira convencional pode ser o primeiro sinal de problema psicológico.
Deve-se lembrar sempre que um sinal isolado não quer dizer muita coisa. É apenas um indicador de problemas e somente quando temos uma gama de sinais apontados em uma mesma direção é que podemos pensar em uma patologia.
Após o término dos desenhos, o avaliador deve começar o inquérito relativo a cada um dos desenhos.

Mais conteúdos dessa disciplina