Buscar

TRABALHO HISTORIA DA EDUCAÇÃO II

Prévia do material em texto

LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: PATRÍCIA NUNES
DISCENTE: SAMILA RODRIGUES CARDOSO DOS SANTOS
A contribuição da LDB para a educação no Brasil nesses vinte anos é inegável. Responsável por regulamentar a estrutura e o funcionamento do sistema de educação do país, a lei definiu os objetivos a serem atingidos e reforçou o caráter federativo da educação brasileira.Em seu artigo 26, já estabelecia que “os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum”. Aliás, ao determinar que esta base deveria ser “complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos”.
A LDB chama a atenção para a necessidade de se alcançar relação adequada entre o número de alunos e o professor, acenando para uma redução do número de alunos em cada sala de aula, porém sem especificar (art. 25). A rede pública de ensino deverá ampliar seu atendimento aos alunos com necessidades especiais de aprendizagem (art. 60 – parágrafo único). A LDB rege que os recursos financeiros destinados à Educação sejam, do orçamento da União, nunca menos de 18%; dos Estados e Municípios, nunca menos de 25%
Além disso, muitos educadores vêem a nova lei com bastante esperança na possibilidade de ir transformando o currículo em função de enfoques educativos mais voltados para a formação humana, como também de ir adequando os conteúdos às necessidades dos seus alunos. Sendo o Brasil um país de realidades tão diversas, é inevitável que tenha também escolas muito diferentes e mesmo classes muito heterogêneas numa mesma escola.
Quando a LDB foi promulgada? 
O Governo Federal exigiu a aprovação até o final do ano de 1996, assim, em sessão realizada em 17 de dezembro de 1996, foi aprovado na Câmara o relatório contendo o texto final da LDB, posteriormente sancionada pela Presidência da República no dia 20, sob o nº 9.394/96.
Porque é importante o professor conhecer a LDB?
Para padronizar o sistema educacional do país, no setor público ou privado, existe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). A LDB reafirma o direito à educação e estabelece os princípios e os deveres do Estado nesse cenário. Existe, ainda, o Plano Nacional de Educação.
o texto deixa claro que a base nacional deve respeitar a autonomia dos sistemas de ensino e das escolas na organização de seus currículos, premissa que também orienta o Novo Ensino Médio, prioridade da gestão do ministro Mendonça Filho.
Referências bibliográficas:
http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/ldb#:~:text=A%20contribui%C3%A7%C3%A3o%20da%20LDB%20para%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20no,e%20refor%C3%A7ou%20o%20car%C3%A1ter%20federativo%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20brasileira
https://pedagogiaaopedaletra.com/destaques-avancos-e-problemas-a-nova-ldb/
https://vocepergunta.com/library/artigo/read/564890-qual-a-importancia-da-ldb-no-contexto-educacional-brasileiro#:~:text=Qual%20a%20import%C3%A2ncia%20de%20conhecer%20a%20LDB%3F%20A,Estado%20e%20dos%20Munic%C3%ADpios%20com%20a%20educa%C3%A7%C3%A3o%20p%C3%BAblica

Continue navegando