Buscar

Atividade 01 - Linguagem Audiovisual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anhembi Morumbi									30/11/2022
Paula Isadora de Aguiar Severo
Design de Animação
Linguagem dos Meios Audiovisuais
Atividade 01
“No tipo de Narrativa Fragmentada, pegamos cenas aleatórias e desorganizadas, como fragmentos da realidade, como entrevistas, cenas cotidianas, enfim, sua intenção é mostrar a realidade. É muito usada em filmes com mensagens políticas. Já na Narrativa Binária o autor trabalha com duas histórias paralelas, coexistindo simultaneamente, mas que, em dado momento, podem se cruzar. A solução da trama, no final, pode ser comum ou interligada.”
Qual a intenção do autor nos dois tipos de narrativa?
Na área da literatura, narrativa é a forma de relatar uma ocorrência (real ou imaginária). Já na produção audiovisual, a narrativa se refere a uma descrição, muito bem detalhada, das técnicas e ações envolvidas na produção, além e propor a interpretação que o autor deseja criar aos espectadores.
A narrativa é um dos suportes mais importantes na produção de um audiovisual, visto que ela ajuda a configurar e ajustar a forma que a história será contada, criando e moldando ações que provoquem os sentimentos desejados no espectador, através de efeitos dramáticos, e isso graças a sua estruturação e decisões. Ela é dividida em campos: simples e complexas. Cada uma delas, por sua vez, é subdividida em 3 tipos
Simples: linear, binária e circular
Complexas: fragmentada, inserção e polifônica.
A narrativa fragmentada tem como principais características cenas aleatórias, desorganizadas e não lineares, como fragmentos da realidade. Utilizando documentos, entrevistas, trechos soltos, sem que haja um fio temporal ou necessidade de contar uma história linear mas sim mostrar realidades que condicionem as tomadas de decisão. Na pintura, seria considerada uma colagem. Nesse tipo de narrativa, não há um fio condutor reconhecível. A principal intenção do autor com essa narrativa é mostrar a realidade e, de certa forma, trazer similaridades e características em comum da vida do espectador em relação aos trechos utilizados, visto que esses trechos e entrevistas mostram a realidade de alguém, e que muitas vezes é compartilhada por mais pessoas.
A narrativa binária por sua vez, se trata de uma narrativa com duas histórias individuais e paralelas, que ocorrem simultaneamente e podem ou não se cruzar em determinado momento. Geralmente, a resolução dessas narrativas podem ser comum ou até mesmo estar interligada. Essa estrutura é utilizada em muitos filmes de ação, thrillers e outros. A intenção do autor utilizando esse tipo de narrativa é gerar um impacto dramático, desenvolvido ao longo da narrativa.

Continue navegando