Logo Passei Direto
Buscar

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO Formação Específica Práxis Profissional)

User badge image
Camila Ortega

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 1 (Adaptado de: Enade 2007) Analise as afirmativas a seguir:
A esse respeito, é possível concluir que:
I. Na expansão monopolista, as funções políticas do Estado burguês articulam-se organicamente com as suas funções econômicas.
II. O Estado condensa os interesses comuns de toda a sociedade.
a.As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b.As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c.A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d.A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e.As duas afirmativas são falsas.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 2 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 23) Os estudos de Antunes (2001) acerca da centralidade das transformações no mundo do trabalho esclarecem os aspectos fundamentais da influência do toyotismo e do processo de mundialização no setor produtivo.
A expansão do trabalho social combinado significa:
a.A utilização do trabalho de imigrantes, negros e crianças.
b.A articulação do trabalho industrial com o setor de serviços.
c.O aumento progressivo do trabalho feminino no interior da classe trabalhadora.
d.A incorporação de trabalhadores de diversas partes do mundo no processo de produção e de serviços.
e.A ampliação das empresas multinacionais nos países “pobres” como estratégia de exploração de mão de obra barata.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 3 Em relação ao projeto ético-político do serviço social, assinale V ou F, e, depois, indique a sequência correta:
A sequência correta é:
( ) O projeto ético-político reflete o ideário da categoria profissional, que consiste em um posicionamento político claro, definido por determinado projeto de transformação social.
( ) O projeto ético-político preconiza a opção preferencial pela classe trabalhadora no jogo de poder da sociedade capitalista.
( ) O projeto ético-político do serviço social é resultado sócio-histórico do processo de ruptura com o conservadorismo profissional.
( ) Esse projeto define aquilo que almeja a categoria como uma profissão comprometida com as classes subalternizadas da sociedade, tendo como objetivo final uma nova ordem societária.
a.F, V, V, V.
b.V, V, F, V.
c.V, V, V, V.
d.V, F, V, V.
e.F, F, F, F.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 4 Sobre as áreas de atuação do assistente social no Primeiro, Segundo e Terceiro Setores, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa correta:
( ) No Primeiro Setor, o assistente social atua no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, Previdência, educação, habitação.
( ) No Segundo Setor, o assistente social deve atuar de forma reflexiva para não incorrer em uma prática profissional que atenda, exclusivamente, aos interesses dos empregadores.
( ) No Terceiro Setor, nas organizações não governamentais (ONGs), o assistente social atua, diretamente, com a sociedade civil organizada e os movimentos populares.
( ) Com a municipalização das políticas públicas, surgem novas oportunidades de intervenção no âmbito da sociedade civil organizada para o assistente social, com destaque para a formulação, a gestão e o controle social das políticas sociais.
( ) No Terceiro Setor, o assistente social deve atuar no reforço do poder local no âmbito municipal; ampliar a possibilidade de participação da comunidade local na busca de soluções para os seus problemas, por meio da fiscalização, formulação, e gestão das políticas e dos programas sociais.
a.V, F, V, F, V.
b.V, V, V, F, F.
c.V, V, V, V, V.
d.F, V, V, V, F.
e.V, F, F, V, V.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 5 O monitoramento e a avaliação de projetos e programas sociais têm obtido um espaço privilegiado na atuação do assistente social a partir do advento:
a.
a.Das eleições diretas.
b.Do militarismo.
c.Da ditadura.
d.Das políticas públicas.
e.Da democracia.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 6 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 24) A Política Nacional de Assistência Social (2004) revela os conteúdos, os princípios, as diretrizes e as objetivos da assistência social no sistema de Proteção Social Brasileiro. Em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), avalie se cada afirmação a seguir constitui um principio ou uma diretriz da política de assistência:
São princípios da política de assistência, apenas, os descritos em:
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
III. Participação da população, por meio de organização representativa, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;
IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para a sua concessão;
V. Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal, e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como as entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
a.I, II e III.
b.I, II e IV.
c.I, IV e V.
d.II, III e V.
e.III, IV e V.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 7 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 11) O assistente social, tanto em sua prática investigativa para o conhecimento da realidade quanto em sua atuação junto aos movimentos sociais, necessita do aporte teórico de autores clássicos. Desses, alguns conceitos teóricos devem ser priorizados, objetivando perceber a realidade tal qual ela é.
Assinale a alternativa que apresenta os conceitos fundamentais que devem ser considerados pelo assistente social em sua prática:
a.Classes, estamentos, papéis em Durkheim; função e organização da cultura em Weber; e estrutura, infraestrutura e superestrutura em Marx.
b.Ação social e suicídio em Durkheim; anomia/disnomia em Weber; e consciência individual, capital e trabalho em Marx.
c.Luta de classe em Durkheim; burocracia e aparelhos de estado em Weber; e estratificação social em Marx.
d.Organização em Durkheim; desorganização em Weber; e consciência de classes em Marx.
e.Anomia/disnomia em Durkheim; burocracia em Weber; e consciência e luta de classes em Marx.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 8 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 15) O atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições e as relações em que se realiza o exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um diagnóstico mais complexo sobre os processos sociais e a profissão neles inscrita.
A partir do texto e considerando o exercício da assistência social no contexto atual, assinale a alternativa correta:
a.O contexto sócio-histórico traz os elementos necessários para o profissional categorizar os problemas sociais e os vulnerabilizados, facilitando a priorização das ações e as opções técnicas. Tais procedimentos encontram respaldo no projeto ético-político profissional para a definição das estratégias de intervenção.
b.É sob o escopo das questões sócio-históricas que os problemas sociais configuram-se como pessoais e delimitam os elementos teórico-metodológicos e ético-políticos que norteiam as estratégias profissionais.
c.Os limites e as possibilidades da intervenção estão impressos no terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão e nas referências éticas, políticas e metodológicas do assistente social.
d.A prática profissional é uma relação singular entre o assistente social e o cliente, e estabelece as bases para as estratégias profissionais, pois o serviço social é uma profissão do agir.
e.A prática profissional interfere, diretamente, no cotidiano da população, razão pela qual o cotidiano alcança a centralidade da atenção profissional.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 9 O modelo econômico adota as políticas de rebaixamento de salários, de aumento do desemprego, de manutenção do exército de reserva, fazendo com que a população que vive do trabalho fique, ainda, mais empobrecida.
Quem provoca essas mudanças na vida dos operários?
a.Estado.
b.Operários.
c.Burguesia.
d.Assistentes sociais.
e.Senhores feudais.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 10 A práxis, como vimos, é uma categoria essencial no fazer profissional cotidiano do assistente social.
Sobre a práxis, é incorreto afirmar que:
a.Diz respeito à atitude neutra que o assistente social deve ter na execução de suas tarefas cotidianas.
b.Define-se pelo conjunto de atividades que objetivam a modificação de uma determinada realidade e que se traduz em uma transformação social.
c.Não está dissociada da ação prática. Porém, para constituí-la, é preciso que as ações estejam articuladas e estruturadas como um todo.
d.Para Marx, a sua finalidade é a transformação real e objetiva do mundo natural e social, visando à satisfação das necessidades humanas.
e.Não diz respeito à atitude neutra que o assistente social deve ter na intervenção de suas tarefas cotidianas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 1 (Adaptado de: Enade 2007) Analise as afirmativas a seguir:
A esse respeito, é possível concluir que:
I. Na expansão monopolista, as funções políticas do Estado burguês articulam-se organicamente com as suas funções econômicas.
II. O Estado condensa os interesses comuns de toda a sociedade.
a.As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
b.As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
c.A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
d.A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
e.As duas afirmativas são falsas.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 2 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 23) Os estudos de Antunes (2001) acerca da centralidade das transformações no mundo do trabalho esclarecem os aspectos fundamentais da influência do toyotismo e do processo de mundialização no setor produtivo.
A expansão do trabalho social combinado significa:
a.A utilização do trabalho de imigrantes, negros e crianças.
b.A articulação do trabalho industrial com o setor de serviços.
c.O aumento progressivo do trabalho feminino no interior da classe trabalhadora.
d.A incorporação de trabalhadores de diversas partes do mundo no processo de produção e de serviços.
e.A ampliação das empresas multinacionais nos países “pobres” como estratégia de exploração de mão de obra barata.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 3 Em relação ao projeto ético-político do serviço social, assinale V ou F, e, depois, indique a sequência correta:
A sequência correta é:
( ) O projeto ético-político reflete o ideário da categoria profissional, que consiste em um posicionamento político claro, definido por determinado projeto de transformação social.
( ) O projeto ético-político preconiza a opção preferencial pela classe trabalhadora no jogo de poder da sociedade capitalista.
( ) O projeto ético-político do serviço social é resultado sócio-histórico do processo de ruptura com o conservadorismo profissional.
( ) Esse projeto define aquilo que almeja a categoria como uma profissão comprometida com as classes subalternizadas da sociedade, tendo como objetivo final uma nova ordem societária.
a.F, V, V, V.
b.V, V, F, V.
c.V, V, V, V.
d.V, F, V, V.
e.F, F, F, F.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 4 Sobre as áreas de atuação do assistente social no Primeiro, Segundo e Terceiro Setores, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa correta:
( ) No Primeiro Setor, o assistente social atua no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, Previdência, educação, habitação.
( ) No Segundo Setor, o assistente social deve atuar de forma reflexiva para não incorrer em uma prática profissional que atenda, exclusivamente, aos interesses dos empregadores.
( ) No Terceiro Setor, nas organizações não governamentais (ONGs), o assistente social atua, diretamente, com a sociedade civil organizada e os movimentos populares.
( ) Com a municipalização das políticas públicas, surgem novas oportunidades de intervenção no âmbito da sociedade civil organizada para o assistente social, com destaque para a formulação, a gestão e o controle social das políticas sociais.
( ) No Terceiro Setor, o assistente social deve atuar no reforço do poder local no âmbito municipal; ampliar a possibilidade de participação da comunidade local na busca de soluções para os seus problemas, por meio da fiscalização, formulação, e gestão das políticas e dos programas sociais.
a.V, F, V, F, V.
b.V, V, V, F, F.
c.V, V, V, V, V.
d.F, V, V, V, F.
e.V, F, F, V, V.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 5 O monitoramento e a avaliação de projetos e programas sociais têm obtido um espaço privilegiado na atuação do assistente social a partir do advento:
a.
a.Das eleições diretas.
b.Do militarismo.
c.Da ditadura.
d.Das políticas públicas.
e.Da democracia.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 6 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 24) A Política Nacional de Assistência Social (2004) revela os conteúdos, os princípios, as diretrizes e as objetivos da assistência social no sistema de Proteção Social Brasileiro. Em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), avalie se cada afirmação a seguir constitui um principio ou uma diretriz da política de assistência:
São princípios da política de assistência, apenas, os descritos em:
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
III. Participação da população, por meio de organização representativa, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;
IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para a sua concessão;
V. Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal, e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como as entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
a.I, II e III.
b.I, II e IV.
c.I, IV e V.
d.II, III e V.
e.III, IV e V.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 7 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 11) O assistente social, tanto em sua prática investigativa para o conhecimento da realidade quanto em sua atuação junto aos movimentos sociais, necessita do aporte teórico de autores clássicos. Desses, alguns conceitos teóricos devem ser priorizados, objetivando perceber a realidade tal qual ela é.
Assinale a alternativa que apresenta os conceitos fundamentais que devem ser considerados pelo assistente social em sua prática:
a.Classes, estamentos, papéis em Durkheim; função e organização da cultura em Weber; e estrutura, infraestrutura e superestrutura em Marx.
b.Ação social e suicídio em Durkheim; anomia/disnomia em Weber; e consciência individual, capital e trabalho em Marx.
c.Luta de classe em Durkheim; burocracia e aparelhos de estado em Weber; e estratificação social em Marx.
d.Organização em Durkheim; desorganização em Weber; e consciência de classes em Marx.
e.Anomia/disnomia em Durkheim; burocracia em Weber; e consciência e luta de classes em Marx.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 8 (Adaptado de: Enade 2010 - Questão 15) O atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições e as relações em que se realiza o exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um diagnóstico mais complexo sobre os processos sociais e a profissão neles inscrita.
A partir do texto e considerando o exercício da assistência social no contexto atual, assinale a alternativa correta:
a.O contexto sócio-histórico traz os elementos necessários para o profissional categorizar os problemas sociais e os vulnerabilizados, facilitando a priorização das ações e as opções técnicas. Tais procedimentos encontram respaldo no projeto ético-político profissional para a definição das estratégias de intervenção.
b.É sob o escopo das questões sócio-históricas que os problemas sociais configuram-se como pessoais e delimitam os elementos teórico-metodológicos e ético-políticos que norteiam as estratégias profissionais.
c.Os limites e as possibilidades da intervenção estão impressos no terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão e nas referências éticas, políticas e metodológicas do assistente social.
d.A prática profissional é uma relação singular entre o assistente social e o cliente, e estabelece as bases para as estratégias profissionais, pois o serviço social é uma profissão do agir.
e.A prática profissional interfere, diretamente, no cotidiano da população, razão pela qual o cotidiano alcança a centralidade da atenção profissional.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 9 O modelo econômico adota as políticas de rebaixamento de salários, de aumento do desemprego, de manutenção do exército de reserva, fazendo com que a população que vive do trabalho fique, ainda, mais empobrecida.
Quem provoca essas mudanças na vida dos operários?
a.Estado.
b.Operários.
c.Burguesia.
d.Assistentes sociais.
e.Senhores feudais.

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional) SERVIÇO SOCIAL AVALIAÇÃO TI PERGUNTA 10 A práxis, como vimos, é uma categoria essencial no fazer profissional cotidiano do assistente social.
Sobre a práxis, é incorreto afirmar que:
a.Diz respeito à atitude neutra que o assistente social deve ter na execução de suas tarefas cotidianas.
b.Define-se pelo conjunto de atividades que objetivam a modificação de uma determinada realidade e que se traduz em uma transformação social.
c.Não está dissociada da ação prática. Porém, para constituí-la, é preciso que as ações estejam articuladas e estruturadas como um todo.
d.Para Marx, a sua finalidade é a transformação real e objetiva do mundo natural e social, visando à satisfação das necessidades humanas.
e.Não diz respeito à atitude neutra que o assistente social deve ter na intervenção de suas tarefas cotidianas.

Prévia do material em texto

ESTUDOS DISCIPLINARES XIV (TOMO – Formação Específica: Práxis Profissional)
SERVIÇO SOCIAL
AVALIAÇÃO TI
PERGUNTA 1
(Adaptado de: Enade 2007) Analise as afirmativas a seguir:
 
I. Na expansão monopolista, as funções políticas do Estado burguês articulam-se organicamente com as suas funções econômicas.
 PORQUE
II. O Estado condensa os interesses comuns de toda a sociedade.
 
A esse respeito, é possível concluir que:
	a.As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	b.As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	c.A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	d.A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
	e.As duas afirmativas são falsas.
PERGUNTA 2
(Adaptado de: Enade 2010 - Questão 23) Os estudos de Antunes (2001) acerca da centralidade das transformações no mundo do trabalho esclarecem os aspectos fundamentais da influência do toyotismo e do processo de mundialização no setor produtivo.
 
Fonte: Adaptado de: ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaios sobre a afirmação e negação do trabalho. 5. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2001.
 
A expansão do trabalho social combinado significa:
	a.A utilização do trabalho de imigrantes, negros e crianças.
	b.A articulação do trabalho industrial com o setor de serviços.
	c.O aumento progressivo do trabalho feminino no interior da classe trabalhadora.
	d.A incorporação de trabalhadores de diversas partes do mundo no processo de produção e de serviços.
	e.A ampliação das empresas multinacionais nos países “pobres” como estratégia de exploração de mão de obra barata.
PERGUNTA 3
Em relação ao projeto ético-político do serviço social, assinale V ou F, e, depois, indique a sequência correta:
 
( ) O projeto ético-político reflete o ideário da categoria profissional, que consiste em um posicionamento político claro, definido por determinado projeto de transformação social.
( ) O projeto ético-político preconiza a opção preferencial pela classe trabalhadora no jogo de poder da sociedade capitalista.
( ) O projeto ético-político do serviço social é resultado sócio-histórico do processo de ruptura com o conservadorismo profissional.
( ) Esse projeto define aquilo que almeja a categoria como uma profissão comprometida com as classes subalternizadas da sociedade, tendo como objetivo final uma nova ordem societária.
 
A sequência correta é:
	a.F, V, V, V.
	b.V, V, F, V.
	c.V, V, V, V.
	d.V, F, V, V.
	e.F, F, F, F.
 
PERGUNTA 4
Sobre as áreas de atuação do assistente social no Primeiro, Segundo e Terceiro Setores, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
 
( ) No Primeiro Setor, o assistente social atua no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, Previdência, educação, habitação.
( ) No Segundo Setor, o assistente social deve atuar de forma reflexiva para não incorrer em uma prática profissional que atenda, exclusivamente, aos interesses dos empregadores.
( ) No Terceiro Setor, nas organizações não governamentais (ONGs), o assistente social atua, diretamente, com a sociedade civil organizada e os movimentos populares.
( ) Com a municipalização das políticas públicas, surgem novas oportunidades de intervenção no âmbito da sociedade civil organizada para o assistente social, com destaque para a formulação, a gestão e o controle social das políticas sociais.
( ) No Terceiro Setor, o assistente social deve atuar no reforço do poder local no âmbito municipal; ampliar a possibilidade de participação da comunidade local na busca de soluções para os seus problemas, por meio da fiscalização, formulação, e gestão das políticas e dos programas sociais.
 
Assinale a alternativa correta:
	a.V, F, V, F, V.
	b.V, V, V, F, F.
	c.V, V, V, V, V.
	d.F, V, V, V, F.
	e.V, F, F, V, V.
PERGUNTA 5
O monitoramento e a avaliação de projetos e programas sociais têm obtido um espaço privilegiado na atuação do assistente social a partir do advento:
	a.Das eleições diretas.
	b.Do militarismo.
	c.Da ditadura.
	d.Das políticas públicas.
	e.Da democracia.
 
PERGUNTA 6
(Adaptado de: Enade 2010 - Questão 24) A Política Nacional de Assistência Social (2004) revela os conteúdos, os princípios, as diretrizes e as objetivos da assistência social no sistema de Proteção Social Brasileiro. Em consonância com a Lei Orgânica da Assistência Social (1993), avalie se cada afirmação a seguir constitui um principio ou uma diretriz da política de assistência:
 
I. Supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;
II. Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;
III. Participação da população, por meio de organização representativa, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;
IV. Divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para a sua concessão;
V. Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal, e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como as entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais.
 
São princípios da política de assistência, apenas, os descritos em:
	a.I, II e III.
	b.I, II e IV.
	c.I, IV e V.
	d.II, III e V.
	e.III, IV e V.
PERGUNTA 7
(Adaptado de: Enade 2010 - Questão 11) O assistente social, tanto em sua prática investigativa para o conhecimento da realidade quanto em sua atuação junto aos movimentos sociais, necessita do aporte teórico de autores clássicos. Desses, alguns conceitos teóricos devem ser priorizados, objetivando perceber a realidade tal qual ela é.
 
Fonte: Adaptado de: GOHN, M. G. Teoria dos movimentos sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 2000.
 
Assinale a alternativa que apresenta os conceitos fundamentais que devem ser considerados pelo assistente social em sua prática:
	a.Classes, estamentos, papéis em Durkheim; função e organização da cultura em Weber; e estrutura, infraestrutura e superestrutura em Marx.
	b.Ação social e suicídio em Durkheim; anomia/disnomia em Weber; e consciência individual, capital e trabalho em Marx.
	c.Luta de classe em Durkheim; burocracia e aparelhos de estado em Weber; e estratificação social em Marx.
	d.Organização em Durkheim; desorganização em Weber; e consciência de classes em Marx.
	e.Anomia/disnomia em Durkheim; burocracia em Weber; e consciência e luta de classes em Marx.
PERGUNTA 8
(Adaptado de: Enade 2010 - Questão 15) O atual quadro sócio-histórico não se reduz a um pano de fundo para que se possa, depois, discutir o trabalho profissional. Ele atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, afetando as suas condições e as relações em que se realiza o exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um diagnóstico mais complexo sobre os processos sociais e a profissão neles inscrita.
 
Fonte: Adaptado de: IAMAMOTO, M. V. As dimensões ético-políticas e teórico-metodológicas no Serviço Social contemporâneo. In: Serviço social e saúde: Formação e Trabalho Profissional. Rio de Janeiro: Cortez, 2006, p. 76.
 
A partir do texto e considerando o exercício da assistência social no contexto atual, assinale a alternativa correta:
	a.O contexto sócio-histórico traz os elementos necessários para o profissional categorizar os problemas sociais e os vulnerabilizados, facilitando a priorização das ações e as opções técnicas. Tais procedimentos encontram respaldo no projeto ético-político profissional para a definição das estratégias de intervenção.
	b.É sob o escopo das questões sócio-históricas que os problemas sociais configuram-secomo pessoais e delimitam os elementos teórico-metodológicos e ético-políticos que norteiam as estratégias profissionais.
	c.Os limites e as possibilidades da intervenção estão impressos no terreno sócio-histórico em que se exerce a profissão e nas referências éticas, políticas e metodológicas do assistente social.
	d.A prática profissional é uma relação singular entre o assistente social e o cliente, e estabelece as bases para as estratégias profissionais, pois o serviço social é uma profissão do agir.
	e.A prática profissional interfere, diretamente, no cotidiano da população, razão pela qual o cotidiano alcança a centralidade da atenção profissional.
PERGUNTA 9
O modelo econômico adota as políticas de rebaixamento de salários, de aumento do desemprego, de manutenção do exército de reserva, fazendo com que a população que vive do trabalho fique, ainda, mais empobrecida. Quem provoca essas mudanças na vida dos operários?
	a.Estado.
	b.Operários.
	c.Burguesia.
	d.Assistentes sociais.
	e.Senhores feudais.
PERGUNTA 10
A práxis, como vimos, é uma categoria essencial no fazer profissional cotidiano do assistente social. Sobre a práxis, é incorreto afirmar que:
	a.Diz respeito à atitude neutra que o assistente social deve ter na execução de suas tarefas cotidianas.
	b.Define-se pelo conjunto de atividades que objetivam a modificação de uma determinada realidade e que se traduz em uma transformação social.
	c.Não está dissociada da ação prática. Porém, para constituí-la, é preciso que as ações estejam articuladas e estruturadas como um todo.
	d.Para Marx, a sua finalidade é a transformação real e objetiva do mundo natural e social, visando à satisfação das necessidades humanas.
	e.Não diz respeito à atitude neutra que o assistente social deve ter na intervenção de suas tarefas cotidianas.

Mais conteúdos dessa disciplina