Logo Passei Direto
Buscar

Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social I

User badge image
Simone Silva

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Marque a opção que preenche corretamente as lacunas. A vertente denominada apontada por José Paulo Neto (2011) como uma das perspectivas de análise que emergiu no bojo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, apresentou formulações renovadoras como alternativa global ao tradicionalismo profissional e recebeu influência do pensamento:


X A) intenção de ruptura/ fenomenológico
B) modernizadora /positivista
C) modernizadora / funcionalista
D) intenção de ruptura/ marxista
E) culturista/neotomista

É um importante momento do Serviço Social, pois é a partir daí que surge uma outra visão acerca da prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social, pautado em bases teórico-metodológicas que buscam superar as práticas tradicionais do Serviço Social. A este momento importante chamamos de:


A) Seminário de Teresópolis.
B) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
C) Movimento de Reconceituação
D) A Seminário de Araxá.
X E) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.

Uma das questões a serem enfrentadas pelo serviço social contemporâneo refere-se à denominada crise dos modelos analíticos. O modelo de pensamento, produzido historicamente, que se relaciona com os modos mais flexíveis de acumulação do capital é a(o)


A) neoliberalismo.
X B) pós-modernismo.
C) marxismo.
D) macroeconomia.
E) teoria crítica.

No campo científico e cultural, um fenômeno adquire notoriedade no século XX. Trata-se da denominada “crise das ciências sociais” como expressão da “crise da modernidade”. Este fenômeno promove impactos em diferentes campos da produção do conhecimento científico, alcançando, também, o serviço social. Um traço definidor da Pós-Modernidade é


A) a perda de credibilidade nas chamadas meta narrativas ou grandes teorias sociais.
B) descrença na validade histórica sobre o poder de convencimento da ideologia política.
C) a supervalorização dos elementos característicos das experiências ancestrais.
D)

Em relação ao pensamento pós-moderno no Serviço Social, assinale a alternativa correta.


X A) em nome de um suposto pluralismo de ideias tem suscitado respostas equivocadas na análise da realidade social.
B) amplia a legitimidade do Serviço Social com os usuário.
C) contribui para materialidade da teoria social marxiana nas intervenções profissionais.
D) de Inspiração anti capitalista fortalece as lutas das classes fundamentais.
E) não se confronta com a tradição marxista.

A inscrição do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento da questão social. É CORRETO afirmar que, no Brasil, o aparecimento da questão social vincula-se de forma direta à:


A) ação social da igreja católica por meio de seu apostolado que era constituído, em grande medida, por mulheres da elite.
B) legislação trabalhista implementada pelo Governo Vargas na década de 1940.
X C) aliança estabelecida entre Estado, empresariado, Igreja Católica e operariado, na década de 1930, que objetivou acabar com a questão social e para tanto necessitou reconhecê-la.
D) fundação do Centro de Estudos Sociais de São Paulo, considerado como manifestação pioneira do Serviço Social no Brasil.
E) generalização do trabalho livre em uma sociedade marcada profundamente pela escravidão e na qual a separação entre homens e meios de produção ocorreu majoritariamente fora dos limites da sua formação econômico-social.

Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de trabalho do profissional de serviço social.


X A) O assistente social deve elencar sua prioridade de atendimento às demandas em detrimento das determinações da instituição para não desprezar seu projeto ético-político.
B) O assistente social deverá priorizar a análise subjetiva em relação ao seu objeto de estudo em determinados espaços sócio-ocupacionais.
C) A política social constitui uma ferramenta para o assistente social em determinados espaços sócio-ocupacionais.
D) O trabalho

Assinale a opção que indica a base da fundação do Serviço Social como especialização do trabalho.


A) O pauperismo.
B) O assistencialismo.
C) A questão Social.
D) O capitalismo.
E) A política social.

A legitimidade profissional se refere ao reconhecimento social da profissão, que decorre da leitura que seus agentes realizam de suas ações, mas também da capacidade de oferecer respostas às demandas societárias. Em se tratando da dimensão teórico-metodológica, considerada como a maneira de ler o contexto sócio-histórico e interpretar os fenômenos sobre os quais a profissão se debruça, evidencia-se a necessidade de reconstrução das demandas e das possibilidades de ação profissional. Nesse sentido, as determinações sócio-históricas que deram origem à profissão, relacionadas aos projetos societários hegemônicos, vêm impondo limites ao atendimento prestado, relacionados à redução do papel do Estado:


A) na proteção social.
B) na valorização econômica.
C) na questão regional.
D) No controle geral.
E) na emancipação humana.

A questão social emerge no contexto da Revolução Industrial do século XIX e está associada, historicamente, à desigualdade social e à pobreza; está estreitamente vinculada à classe trabalhadora e às formas de mais-valia. Nesse sentido, é correto afirmar que as expressões da questão social podem ser reconfiguradas em diferentes estágios, mas persistem sendo as mesmas, com tendências à ampliação e ao aprofundamento, porque resultam da exploração


A) do sistema pelo particular.
B) da capacidade individual.
C) da dedicação profissional.
D) do usuário pelo capital.
E) do usuário pelo investidor.

No que se refere às condições, às relações de trabalho e aos espaços sócio-ocupacionais em que o assistente social atua, assinale a alternativa correta.


A) Exigências e demandas institucionais específicas relacionadas às instituições empregadoras devem ser observadas pelo assistente social que, ao considerar, de maneira unilateral, as referidas demandas, garantirá uma prática profissional emancipadora.
B) As contradições presentes nos espaços sócio-ocupacionais impedem que o assistente social tenha uma atuação comprometida com os interesses dos usuários e das classes subalternas.
C) As condições concretas para o exercício profissional do assistente social são definidas
D)
E)

008 Baseando-se nas afirmacoes de Netto (2001) sobre a “questão social”, é correto afirmar que diferentes estágios capitalistas produzem:


A) iguais manifestações da “questão social”.
X B) diferentes manifestações da “questão social”.
C) uma nova “questão social”.
D) diferentes estágios da burguesia.
E) dissociações entre a “questão social” e o capital.

004 Em se tratando dos projetos profissionais, os mesmos só podem ser pensados em articulação com:


A) Projetos individuais.
B) Projetos conservadores.
X C) Projetos privatistas.
D) Projetos societários.
E) Projetos cristãos.

A configuração social da profissão depende decisivamente das respostas dos agentes profissionais a um dado contexto social, articuladas em torno do projeto profissional de caráter ético-político. Os projetos profissionais são construídos por um sujeito coletivo e são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Assim, o projeto ético-político profissional operacionaliza-se supondo:


X A) o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do/da assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à plena realização do mesmo.
B) que o mesmo expressa o desenvolvimento teórico e prático da profissão, independente das mudanças na sociedade atual.
C) novas formas de atuação do/da assistente social, inclusive, por conta da pluralidade, considerar as tendências tanto regressivas como de militância política da profissão.
D) as competências e atribuições privativas do/da assistente social, lançando um olhar para a realidade social da classe trabalhadora.
E) que seus pilares legais são: o Código de Ética, a Lei de Regulamentação da Profissão, as Diretrizes Curriculares e as Legislações das Políticas Sociais.

Questão 007 (VUNESP - 2022 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Assistente Social I ) A profissão adquire legitimidade pela explicitação de sua função social e pelas orientações éticas que assume o trabalho do Assistente Social. Desse modo, a ética profissional objetiva dar visibilidade à sociedade acerca da direção social da profissão e da qualidade do exercício profissional. Na trajetória histórica do Serviço Social, verificam-se várias mudanças de direção política e de contornos éticos assumidos pela profissão. Foi a partir do compromisso político do Serviço Social com a classe trabalhadora e com valores emancipatórios que se deu o processo de transição para a formulação do Código de Ética vigente. Um de seus princípios fundamentais é o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva:


X A) da unidade comportamental.
B) da particularidade gerencial.
C) da realização pessoal.
D) do reconhecimento público.
E) da competência profissional.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Marque a opção que preenche corretamente as lacunas. A vertente denominada apontada por José Paulo Neto (2011) como uma das perspectivas de análise que emergiu no bojo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro, apresentou formulações renovadoras como alternativa global ao tradicionalismo profissional e recebeu influência do pensamento:


X A) intenção de ruptura/ fenomenológico
B) modernizadora /positivista
C) modernizadora / funcionalista
D) intenção de ruptura/ marxista
E) culturista/neotomista

É um importante momento do Serviço Social, pois é a partir daí que surge uma outra visão acerca da prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social, pautado em bases teórico-metodológicas que buscam superar as práticas tradicionais do Serviço Social. A este momento importante chamamos de:


A) Seminário de Teresópolis.
B) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
C) Movimento de Reconceituação
D) A Seminário de Araxá.
X E) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.

Uma das questões a serem enfrentadas pelo serviço social contemporâneo refere-se à denominada crise dos modelos analíticos. O modelo de pensamento, produzido historicamente, que se relaciona com os modos mais flexíveis de acumulação do capital é a(o)


A) neoliberalismo.
X B) pós-modernismo.
C) marxismo.
D) macroeconomia.
E) teoria crítica.

No campo científico e cultural, um fenômeno adquire notoriedade no século XX. Trata-se da denominada “crise das ciências sociais” como expressão da “crise da modernidade”. Este fenômeno promove impactos em diferentes campos da produção do conhecimento científico, alcançando, também, o serviço social. Um traço definidor da Pós-Modernidade é


A) a perda de credibilidade nas chamadas meta narrativas ou grandes teorias sociais.
B) descrença na validade histórica sobre o poder de convencimento da ideologia política.
C) a supervalorização dos elementos característicos das experiências ancestrais.
D)

Em relação ao pensamento pós-moderno no Serviço Social, assinale a alternativa correta.


X A) em nome de um suposto pluralismo de ideias tem suscitado respostas equivocadas na análise da realidade social.
B) amplia a legitimidade do Serviço Social com os usuário.
C) contribui para materialidade da teoria social marxiana nas intervenções profissionais.
D) de Inspiração anti capitalista fortalece as lutas das classes fundamentais.
E) não se confronta com a tradição marxista.

A inscrição do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho está diretamente relacionada ao reconhecimento da questão social. É CORRETO afirmar que, no Brasil, o aparecimento da questão social vincula-se de forma direta à:


A) ação social da igreja católica por meio de seu apostolado que era constituído, em grande medida, por mulheres da elite.
B) legislação trabalhista implementada pelo Governo Vargas na década de 1940.
X C) aliança estabelecida entre Estado, empresariado, Igreja Católica e operariado, na década de 1930, que objetivou acabar com a questão social e para tanto necessitou reconhecê-la.
D) fundação do Centro de Estudos Sociais de São Paulo, considerado como manifestação pioneira do Serviço Social no Brasil.
E) generalização do trabalho livre em uma sociedade marcada profundamente pela escravidão e na qual a separação entre homens e meios de produção ocorreu majoritariamente fora dos limites da sua formação econômico-social.

Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de trabalho do profissional de serviço social.


X A) O assistente social deve elencar sua prioridade de atendimento às demandas em detrimento das determinações da instituição para não desprezar seu projeto ético-político.
B) O assistente social deverá priorizar a análise subjetiva em relação ao seu objeto de estudo em determinados espaços sócio-ocupacionais.
C) A política social constitui uma ferramenta para o assistente social em determinados espaços sócio-ocupacionais.
D) O trabalho

Assinale a opção que indica a base da fundação do Serviço Social como especialização do trabalho.


A) O pauperismo.
B) O assistencialismo.
C) A questão Social.
D) O capitalismo.
E) A política social.

A legitimidade profissional se refere ao reconhecimento social da profissão, que decorre da leitura que seus agentes realizam de suas ações, mas também da capacidade de oferecer respostas às demandas societárias. Em se tratando da dimensão teórico-metodológica, considerada como a maneira de ler o contexto sócio-histórico e interpretar os fenômenos sobre os quais a profissão se debruça, evidencia-se a necessidade de reconstrução das demandas e das possibilidades de ação profissional. Nesse sentido, as determinações sócio-históricas que deram origem à profissão, relacionadas aos projetos societários hegemônicos, vêm impondo limites ao atendimento prestado, relacionados à redução do papel do Estado:


A) na proteção social.
B) na valorização econômica.
C) na questão regional.
D) No controle geral.
E) na emancipação humana.

A questão social emerge no contexto da Revolução Industrial do século XIX e está associada, historicamente, à desigualdade social e à pobreza; está estreitamente vinculada à classe trabalhadora e às formas de mais-valia. Nesse sentido, é correto afirmar que as expressões da questão social podem ser reconfiguradas em diferentes estágios, mas persistem sendo as mesmas, com tendências à ampliação e ao aprofundamento, porque resultam da exploração


A) do sistema pelo particular.
B) da capacidade individual.
C) da dedicação profissional.
D) do usuário pelo capital.
E) do usuário pelo investidor.

No que se refere às condições, às relações de trabalho e aos espaços sócio-ocupacionais em que o assistente social atua, assinale a alternativa correta.


A) Exigências e demandas institucionais específicas relacionadas às instituições empregadoras devem ser observadas pelo assistente social que, ao considerar, de maneira unilateral, as referidas demandas, garantirá uma prática profissional emancipadora.
B) As contradições presentes nos espaços sócio-ocupacionais impedem que o assistente social tenha uma atuação comprometida com os interesses dos usuários e das classes subalternas.
C) As condições concretas para o exercício profissional do assistente social são definidas
D)
E)

008 Baseando-se nas afirmacoes de Netto (2001) sobre a “questão social”, é correto afirmar que diferentes estágios capitalistas produzem:


A) iguais manifestações da “questão social”.
X B) diferentes manifestações da “questão social”.
C) uma nova “questão social”.
D) diferentes estágios da burguesia.
E) dissociações entre a “questão social” e o capital.

004 Em se tratando dos projetos profissionais, os mesmos só podem ser pensados em articulação com:


A) Projetos individuais.
B) Projetos conservadores.
X C) Projetos privatistas.
D) Projetos societários.
E) Projetos cristãos.

A configuração social da profissão depende decisivamente das respostas dos agentes profissionais a um dado contexto social, articuladas em torno do projeto profissional de caráter ético-político. Os projetos profissionais são construídos por um sujeito coletivo e são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Assim, o projeto ético-político profissional operacionaliza-se supondo:


X A) o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do/da assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à plena realização do mesmo.
B) que o mesmo expressa o desenvolvimento teórico e prático da profissão, independente das mudanças na sociedade atual.
C) novas formas de atuação do/da assistente social, inclusive, por conta da pluralidade, considerar as tendências tanto regressivas como de militância política da profissão.
D) as competências e atribuições privativas do/da assistente social, lançando um olhar para a realidade social da classe trabalhadora.
E) que seus pilares legais são: o Código de Ética, a Lei de Regulamentação da Profissão, as Diretrizes Curriculares e as Legislações das Políticas Sociais.

Questão 007 (VUNESP - 2022 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Assistente Social I ) A profissão adquire legitimidade pela explicitação de sua função social e pelas orientações éticas que assume o trabalho do Assistente Social. Desse modo, a ética profissional objetiva dar visibilidade à sociedade acerca da direção social da profissão e da qualidade do exercício profissional. Na trajetória histórica do Serviço Social, verificam-se várias mudanças de direção política e de contornos éticos assumidos pela profissão. Foi a partir do compromisso político do Serviço Social com a classe trabalhadora e com valores emancipatórios que se deu o processo de transição para a formulação do Código de Ética vigente. Um de seus princípios fundamentais é o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva:


X A) da unidade comportamental.
B) da particularidade gerencial.
C) da realização pessoal.
D) do reconhecimento público.
E) da competência profissional.

Prévia do material em texto

21/08/2023 08:22:46 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Marque a opção que preenche corretamente as lacunas. A vertente denominada
 apontada por José Paulo Neto (2011) como uma das perspectivas de análise
que emergiu no bojo do Movimento de Reconceituação do Serviço Social brasileiro,
apresentou formulações renovadoras como alternativa global ao tradicionalismo
profissional e recebeu influência do pensamento :
X A) intenção de ruptura/ fenomenológico
B) modernizadora /positivista
C) modernizadora / funcionalista
D) intenção de ruptura/ marxista
E) culturista/neotomista
Questão
002 (AMAUC - 2022 - Prefeitura de Peritiba - SC - Assistente Social) É um importante
momento do Serviço Social, pois é a partir daí que surge uma outra visão acerca da
prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim
um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social,
pautado em bases teórico-metodológicas que buscam superar as práticas tradicionais
do Serviço Social. A este momento importante chamamos de:
A) Seminário de Teresópolis.
B) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
C) Movimento de Reconceituação
D) A Seminário de Araxá.
X E) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.
Questão
003 Uma das questões a serem enfrentadas pelo serviço social contemporâneo refere- se à
denominada crise dos modelos analíticos. O modelo de pensamento, produzido
historicamente, que se relaciona com os modos mais flexíveis de acumulação do capital
é a(o)
( FUNCAB - 2014 - SEDS-TO - Analista em Defesa Social - Serviço Social)
A) neoliberalismo.
X B) pós-modernismo.
C) marxismo.
D) macroeconomia.
E) teoria crítica.
Questão
004 (VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social) O início do diálogo entre
setores do Serviço Social e a tradição marxista se configura a partir da década de 1960,
envolvendo diferentes segmentos profissionais, notadamente docentes. Com especial
destaque para a América Latina, essa aproximação se realizou pela intercorrência de
três fenômenos: a crise do Serviço Social tradicional, a pressão exercida pelos
movimentos revolucionários e a rebelião estudantil. Foi uma aproximação peculiar do
Serviço Social com a teoria social de Marx, caracterizada por exigências teóricas muito
reduzidas, pela sua vinculação a perspectivas político-partidárias, resultando em um
ecletismo teórico pelo desconhecimento de:
A) seus limites teóricos.
21/08/2023 08:22:46 2/3
B) seu alcance político.
C) suas bases científicas.
D) suas fontes clássicas.
X E) seus elementos evidentes.
Questão
005 Ao analisar o Serviço Social, Iamamoto e Carvalho (1982) concluem que a atuação dos
assistentes sociais “participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como
(...) de respostas a necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora”, ou seja, é
mediada pelos interesses das classes em disputa na sociedade. Essa relação investe a
profissão de um caráter:
(FGV - 2021 - TJ-RO - Analista Judiciário - Assistente Social)
X A) revolucionário .
B) contraditório.
C) tradicional.
D) conservador .
E) emancipador .
Questão
006 No campo científico e cultural, um fenômeno adquire notoriedade no século XX. Trata-
se da denominada “crise das ciências sociais” como expressão da “crise da
modernidade”. Este fenômeno promove impactos em diferentes campos da produção
do conhecimento científico, alcançando, também, o serviço social. Um traço definidor
da Pós-Modernidade é
(FADESP - 2018 - BANPARÁ - Assistente Social- Adaptado)
A) a perda de credibilidade nas chamadas meta narrativas ou grandes teorias sociais.
B) descrença na validade histórica sobre o poder de convencimento da ideologia política.
C) a supervalorização dos elementos característicos das experiências ancestrais.
D) a perda de confiança na teoria da luta de classes sociais como fonte das mudanças
sociais.
X E) o processo de globalização exige uma nova configuração teórica compatível com o
bem-estar contemporâneo.
Questão
007 Em relação ao pensamento pós-moderno no Serviço Social, assinale a alternativa
correta.
X A) em nome de um suposto pluralismo de ideias tem suscitado respostas equivocadas na
análise da realidade social.
B) amplia a legitimidade do Serviço Social com os usuário.
C) contribui para materialidade da teoria social marxiana nas intervenções profissionais.
D) de Inspiração anti capitalista fortalece as lutas das classes fundamentais.
E) não se confronta com a tradição marxista.
Questão
008 (VUNESP - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itaquaquecetuba -
Assistente Social - 2016) O Serviço Social em sua origem fundamentou-se teoricamente
nos pressupostos da doutrina social da Igreja. Foi com o Movimento de Reconceituação,
a partir dos anos 1960, que se viabilizou a crítica ao conservadorismo e a busca de
ruptura do compromisso social, histórico do Serviço Social, estabelecido com os
interesses:
A) da ordem burguesa.
B) da classe trabalhadora.
21/08/2023 08:22:46 3/3
C) contidos na teoria da libertação.
D) presentes nas ações em rede.
X E) do capital humano associado ao financeiro.
21/08/2023 08:23:14 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 A inscrição do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho está diretamente
relacionada ao reconhecimento da questão social. É CORRETO afirmar que, no Brasil, o
aparecimento da questão social vincula-se de forma direta à:
(CPCON - 2021 - Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB - Assistente )
A) ação social da igreja católica por meio de seu apostolado que era constituído, em
grande medida, por mulheres da elite.
B) legislação trabalhista implementada pelo Governo Vargas na década de 1940.
X C) aliança estabelecida entre Estado, empresariado, Igreja Católica e operariado, na
década de 1930, que objetivou acabar com a questão social e para tanto necessitou
reconhecê-la.
D) fundação do Centro de Estudos Sociais de São Paulo, considerado como manifestação
pioneira do Serviço Social no Brasil.
E) generalização do trabalho livre em uma sociedade marcada profundamente pela
escravidão e na qual a separação e ntre homens e meios de produção ocorreu
majoritariamente fora dos limites da sua formação econômico-social.
Questão
002 O assistente social ingressa nas instituições empregadoras como parte de um coletivo
de trabalhadores que implementa as ações institucionais/empresariais, cujo resultado
final é fruto de um trabalho combinado ou cooperativo, que assume perfis diferenciados
nos vários espaços ocupacionais. Também a relação que o profissional estabelece com
o objeto do seu trabalho — as múltiplas expressões da questão social, tal como se
expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha — depende do prévio recorte das
políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e
prioridades a serem atendidas ( CESPE- 2010 - INMETRO - Analista - Assistência Social
.M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social:
direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352 (com
adaptações).
Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de
trabalho do profissional de serviço social.
X A) O assistente social deve elencar sua prioridade de atendimento às demandas em
detrimento das determinações da instituição para não desprezar seu projeto ético-
político.
B) O assistente social deverá priorizar a análise subjetiva em relação ao seu objeto de
estudo em determinados espaços sócio-ocupacionais.
C) A política social constitui uma ferramenta para o assistente social em determinadosespaços sócio-ocupacionais.
D) O trabalho combinado e(ou) cooperativo deve necessariamente ocorrer de forma
interdisciplinar.
E) Existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho
profissional, na contramão de sua integral autonomia.
Questão
003 (Fundação Regional de Saúde - CE (FUNSAÚDE) - Assistente Social, 2021) Assinale a
opção que indica a base da fundação do Serviço Social como especialização do
trabalho.
A) O pauperismo.
21/08/2023 08:23:14 2/3
B) O assistencialismo.
C) A questão Social.
X D) O capitalismo.
E) A política social.
Questão
004 (VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social) A legitimidade
profissional se refere ao reconhecimento social da profissão, que decorre da leitura que
seus agentes realizam de suas ações, mas também da capacidade de oferecer
respostas às demandas societárias. Em se tratando da dimensão teórico-metodológica,
considerada como a maneira de ler o contexto sócio-histórico e interpretar os
fenômenos sobre os quais a profissão se debruça, evidencia-se a necessidade de
reconstrução das demandas e das possibilidades de ação profissional. Nesse sentido, as
determinações sócio-históricas que deram origem à profissão, relacionadas aos projetos
societários hegemônicos, vêm impondo limites ao atendimento prestado, relacionados à
redução do papel do Estado:
A) na proteção social.
X B) na valorização econômica.
C) na questão regional.
D) No controle geral.
E) na emancipação humana.
Questão
005 A questão social emerge no contexto da Revolução Industrial do século XIX e está
associada, historicamente, à desigualdade social e à pobreza; está estreitamente
vinculada à classe trabalhadora e às formas de mais-valia. Nesse sentido, é correto
afirmar que as expressões da questão social podem ser reconfiguradas em diferentes
estágios, mas persistem sendo as mesmas, com tendências à ampliação e ao
aprofundamento, porque resultam da exploração
(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social).
 
A) do sistema pelo particular.
B) da capacidade individual.
X C) da dedicação profissional.
D) do usuário pelo capital.
E) do usuário pelo investidor.
Questão
006 ( FGV - MPE GO - Analista - Área: Serviço Social - 2022 ) Na vertente hegemônica do
Serviço Social, há consenso de que a “questão social” é a base da requisição
profissional do assistente social. Essa assertiva implica em uma intervenção profissional
que pressupõe :
A) o respeito à autodeterminação dos indivíduos e famílias atendidas, ainda que em
conflito com o instituído na rotina profissional.
B) atendimento humanizado e a concepção holística sobre o indivíduo a partir de uma
metodologia que privilegie o diálogo e a troca com a equipe multiprofissional.
C) a formulação e a construção coletiva, em conjunto com os trabalhadores, de estratégias
políticas e técnicas para modificação da realidade e formulação de formas de pressão
sobre o Estado.
D) a construção de estratégias que viabilizem a mediação entre os objetivos institucionais
e as demandas dos usuários que requisitam os serviços sociais.
X E) o envolvimento com a implementação e a gestão de políticas sociais que atendam a
critérios específicos de racionalidade para resolver os problemas trazidos no cotidiano.
21/08/2023 08:23:14 3/3
Questão
007 (FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Serviço
Social ) No que se refere às condições, às relações de trabalho e aos espaços sócio-
ocupacionais em que o assistente social atua, assinale a alternativa correta.
A) Exigências e demandas institucionais específicas relacionadas às instituições
empregadoras devem ser observadas pelo assistente social que, ao considerar, de
maneira unilateral, as referidas demandas, garantirá uma prática profissional
emancipadora.
B) As contradições presentes nos espaços sócio-ocupacionais impedem que o assistente
social tenha uma atuação comprometida com os interesses dos usuários e das classes
subalternas.
C) As condições concretas para o exercício profissional do assistente social são definidas,
no mercado de trabalho, pelo contrato de trabalho e pelas normas institucionais.
D) Para que o trabalho do assistente social incida e transforme a realidade social dos
sujeitos, a atuação e a competência do profissional serão suficientes,
independentemente do contexto.
X E) Nos espaços institucionais em que as políticas sociais em sua fase terminal são
executadas, as atribuições dos assistentes sociais tendem a se concentrar na
distribuição de recursos à população e na formulação, na análise e na avaliação dessas
políticas.
Questão
008 Baseando-se nas afirmações de Netto (2001) sobre a “questão social”, é correto afirmar
que diferentes estágios capitalistas produzem:
(NDATEC - 2022 - Prefeitura de Taquari - RS - Assistente Social)
A) iguais manifestações da “questão social”.
X B) diferentes manifestações da “questão social”.
C) uma nova “questão social”.
D) diferentes estágios da burguesia.
E) dissociações entre a “questão social” e o capital.
21/08/2023 08:23:41 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (FEPESE - 2018 - CELESC - Assistente Social) Os projetos profissionais apresentam a
autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente,
delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos,
práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o
comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os
usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e
instituições sociais privadas e públicas (José Paulo Netto/1999). Sobre o Projeto Ético-
Político do Serviço Social, é correto afirmar:
A) para que um projeto profissional se fortaleça na sociedade, é necessário que ele tenha
em sua base um corpo profissional fortemente organizado.
X B) os projetos profissionais são construídos por uma categoria profissional constituída
apenas pelos profissionais que estão efetivamente na prática.
C) O projeto profissional do Serviço Social implica um compromisso profissional com a
competência embasada no aperfeiçoamento exclusivamente teórico.
D) os projetos profissionais são estruturas rígidas, respondendo às alterações no sistema
de necessidades sociais sobre o qual a profissão opera.
E) O projeto ético-político do Serviço Social adota princípios e valores exclusivos, a saber:
reconhecimento da liberdade, reconhecimento da autonomia e plena conquista dos
direitos sociais.
Questão
002 ( FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário - Serviço Social ) Ao discorrer
sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, Netto (1999) parte do debate da relação
entre projetos societários e projetos de profissão. Segundo esse autor, os projetos
profissionais:
A) garantem os direitos dos usuários.
B) vinculam-se à pós-modernidade.
C) apresentam a auto imagem de uma profissão.
D) delimitam as esferas da teoria e da prática.
X E) conectam medularmente a profissão com as políticas sociais.
Questão
003 (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Polícia Civil - MA -
Perito Crimina ) No Brasil, o projeto ético-político profissional do serviço social se
fundamenta na teoria marxista e, nesse sentido, a prática contemporânea do serviço
social:
A) enfrenta a questão social por meio de intervenções que priorizam a formação da família
e do indivíduo para solucionar problemas e atender suas necessidades materiais e
sociais.
B) é polarizada pelos interesses das classes sociais e participa tanto do processo de
reprodução dos interesses hegemônicos quanto das possibilidades de transformação.
C) compreende as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas,
visando alcançar a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis.
D) desenvolve uma ação tecnicista,mediante propostas de trabalho voltadas para o
aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção na busca de padrões de
eficiência.
21/08/2023 08:23:41 2/3
X E) busca a eficiência e a eficácia na intervenção profissional, enfrentando a marginalidade
e a pobreza em uma perspectiva de integração da sociedade.
Questão
004 Em se tratando dos projetos profissionais, os mesmos só podem ser pensados em
articulação com:
( ÁPICE - DPE PB - Assistente Social - 2021)
A) Projetos individuais .
B) Projetos conservadores.
X C) Projetos privatistas.
D) Projetos societários.
E) Projetos cristãos.
Questão
005 (Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 2ª Região (TRT
2ª) - Analista Judiciário
A configuração social da profissão depende decisivamente das respostas dos agentes
profissionais a um dado contexto social, articuladas em torno do projeto profissional de
caráter ético-político. Os projetos profissionais são construídos por um sujeito coletivo e
são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Assim,
o projeto ético-político profissional operacionaliza-se supondo:
X A) o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do/da
assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à plena
realização do mesmo.
B) que o mesmo expressa o desenvolvimento teórico e prático da profissão, independente
das mudanças na sociedade atual.
C) novas formas de atuação do/da assistente social, inclusive, por conta da pluralidade,
considerar as tendências tanto regressivas como de militância política da profissão.
D) as competências e atribuições privativas do/da assistente social, lançando um olhar
para a realidade social da classe trabalhadora.
E) que seus pilares legais são: o Código de Ética, a Lei de Regulamentação da Profissão, as
Diretrizes Curriculares e as Legislações das Políticas Sociais.
Questão
006 Considerando a relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto
profissional crítico, assinale a alternativa correta. (IADES - SES SP - Residência em
Serviço Social - Área: Urgência e Emergência - 2021)
A) A relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto profissional
crítico estabelece que a teoria marxista é o único referencial teórico que deve orientar a
atuação profissional.
X B) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
consiga realizar uma intervenção profissional que atende, de maneira universal, as
múltiplas demandas da população usuária.
C) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
estabeleça os procedimentos e as técnicas da própria atuação profissional a partir dos
valores e dos princípios centralmente à liberdade individual e à autonomia da
população usuária.
D) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita a crítica dos fundamentos do
cotidiano do trabalho do(a) assistente social, na perspectiva do alcance de mediações
necessárias à objetivação da intervenção profissional para além dos respectivos
objetivos imediatos.
21/08/2023 08:23:41 3/3
E) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social tenha
uma intervenção profissional determinada pela formação e pelo perfil profissional,
secundarizando o papel dos espaços sócio-ocupacionais.
Questão
007 (VUNESP - 2022 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Assistente Social I ) A profissão adquire
legitimidade pela explicitação de sua função social e pelas orientações éticas que
assume o trabalho do Assistente Social. Desse modo, a ética profissional objetiva dar
visibilidade à sociedade acerca da direção social da profissão e da qualidade do
exercício profissional. Na trajetória histórica do Serviço Social, verificam-se várias
mudanças de direção política e de contornos éticos assumidos pela profissão. Foi a
partir do compromisso político do Serviço Social com a classe trabalhadora e com
valores emancipatórios que se deu o processo de transição para a formulação do
Código de Ética vigente. Um de seus princípios fundamentais é o compromisso com a
qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na
perspectiva:
X A) da unidade comportamental.
B) da particularidade gerencial.
C) da realização pessoal.
D) do reconhecimento público.
E) da competência profissional.
Questão
008 Para Iamamoto (2001), o projeto ético-político do Serviço Social se constituiu no cenário
dos anos 1990, no embate entre distintos projetos de sociedade, sendo fruto da luta,
organização e qualificação teórica e política da categoria, que, desde a década de 1980,
veio sendo coletivamente construído pela categoria dos assistentes sociais. Esse projeto
profissional traz em seu cerne a defesa dos direitos sociais, da cidadania, da esfera
pública no horizonte da ampliação progressiva da democratização da política e da
economia na sociedade.Para a autora, esse projeto político profissional se materializou
nos seguintes documentos legais da profissão.
( Unioeste - Prefeitura de Santo Antônio da Platina - Assistente Social - 2022
I - no Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993, Resolução CFESS nº 273 de 13
março de 1993.
II - na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases
da Educação Nacional.
III - na Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993.
IV - nas Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, de 1996, da Associação
Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS (antiga ABESS na atualidade
ABEPSS).
V - na Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da
Assistência Social e dá outras providências.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
X A) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
B) Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
C) Somente as alternativas II e V estão corretas.
D) Somente as alternativas I e II estão corretas.
E) Todas as alternativas estão corretas.
21/08/2023 08:24:14 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (FCC - 2022 - Prefeitura de Recife - PE - Analista em Assistência Social e Direitos
Humanos - Assistente Social )
O trabalho interdisciplinar exige um conjunto de atitudes que permitam a integração da
equipe. Desse modo, é fundamental considerar que:
A) a perspectiva de tornar o trabalho cada vez mais coletivo implica negligenciar as
responsabilidades individuais e competências, e deve buscar identificar papéis,
atribuições que possam ser realizadas por qualquer um dos membros da equipe
multiprofissional, cuja defesa de objetivos comuns favoreça a garantia de direitos.
X B) as diferentes profissões que atuam nas políticas sociais não necessariamente possuem
acúmulos teórico-políticos e esse aspecto constitui o maior e mais importante fator para
a construção do trabalho em equipe, uma vez que só na integração é que se
consolidam os saberes técnicos.
C) a interdisciplinaridade sugere um processo coletivo de trabalho, demandando uma
atitude na formação e conhecimento, que se evidencia no reconhecimento das
competências, atribuições, habilidades, possibilidades e limites das disciplinas, dos
sujeitos, do reconhecimento da necessidade de diálogo profissional e cooperação.
D) não se pode construir o trabalho interdisciplinar senão pela capacidade de
desconsiderar os saberes específicos das áreas para a construção de um conhecimento
conjunto e crítico sobre a realidade social na qual se quer intervir.
E) o trabalho interdisciplinar ganha cooperação ao reconhecer que a disciplina na
organização e hierarquização dos saberes é elemento essencial. Sendo assim, a
eficiência do trabalho depende da estrutura de ordenação no interior da equipe
Questão
002 (Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM-AM) - Assistente Social,2022)
De acordo com a Lei de Regulamentação do Serviço Social (Lei n.º 8.662/2010), que
estabelece as competências e as atribuições do assistente social, as atividades
privativas do assistente social incluem:
X A) elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da
Administração Pública, direta ou indireta, a empresas, a entidades e a organizações
populares.
B) realizar estudos socioeconômicos com os usuários, para fins de comprovação de renda,
junto a órgãos da Administração Pública direta e indireta, a empresas privadas e a
outras entidades.
C) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
D) encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, a grupos e à
população.
E) ocupar cargos e funções de direção e de fiscalização da gestão financeira em órgãos e
entidades representativas da categoria profissional.
Questão
003 A profissão do Serviço Social desenvolve uma importante relevância no tocante ao
trabalho “intersetorial” nas políticas públicas e nos espaços sócio-ocupacionais. Sobre o
tema, assinale a alternativa correta.
( FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Congonhinhas - PR - Assistente Social)
A) O debate da intersetorialidade no Serviço Social possibilitou a superação da abordagem
interdisciplinar.
21/08/2023 08:24:14 2/3
X B) O(a) assistente social não necessita promover a articulação intersetorial nos espaços de
atuação profissional em que essa abordagem não seja solicitada.
C) A intersetorialidade se conjuga no âmbito das profissões, através de equipes
multiprofissionais.
D) A intersetorialidade nas políticas públicas se traduz em encaminhamentos e repasses
de situações e casos durante as intervenções profissionais.
E) Não se desenvolve articulação no tocante à intersetorialidade nas práticas profissionais
interventivas no interior da política de assistência social.
Questão
004 (Prefeitura Municipal de Costa Marques - Assistente Social , 2022)
Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições privativas do/a Assistente
Social, previstas no Art. 5º da Lei de Regulamentação da Profissão.
X A) Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de unidade de Serviço
Social.
B) Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da
realidade social e para subsidiar ações profissionais.
C) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos,
programas e projetos na área de Serviço Social.
D) Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
E) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do
âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
Questão
005 O projeto de trabalho, uma das estratégias de reconhecimento profissional para o
assistente socia l.
(CESPE / CEBRASPE - 2022 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Serviço
Social)
A) deve, necessariamente, indicar os recursos financeiros públicos a serem despendidos
no projeto.
B) é isento do dever de elencar as mudanças esperadas na realidade de atuação.
X C) requer a indicação dos mecanismos de controle social das atividades planejadas, a
partir das refrações da questão social, isto é, dos objetos da intervenção.
D) deve, a princípio, registrar as refrações da questão social que sofrerão impacto efetivo
após a intervenção profissional.
E) deve ser escrito para a sua materialização.
Questão
006 Acerca do trabalho do(a) assistente social com as diferentes expressões da questão
social, assinale a alternativa correta.
(FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Taquari - RS - Assistente Social)
A) O(A) assistente social é um dos agentes profissionais que implementam políticas
sociais.
X B) O serviço social tem na pobreza a base de sua fundação como especialização do
trabalho.
C) O(A) assistente social trabalha exclusivamente com a execução das políticas sociais.
D) Atualmente, o serviço social considera que as demandas sociais são individuais e
devem ser tratadas individualmente.
E) Com o advento da nova questão social, o trabalho do(a) assistente social se
complexifica.
21/08/2023 08:24:14 3/3
Questão
007 (2019 -Ufrrj Ufrrj Assistente Social )
Compreendendo o Serviço Social na história do Brasil, sabe-se que houve uma ruptura
com o conservadorismo no meio profissional. Sobre esse tema, assinale a alternativa
correta.
X A) Houve uma determinada ruptura com o conservadorismo, porém ainda existem setores
conservadores na profissão.
B) A ruptura com o conservadorismo só se efetivou na dimensão operativa da profissão.
C) Tal ruptura significa que o conservadorismo foi superado, inexistindo setores
conservadores na profissão.
D) Nunca houve setores conservadores nem de ruptura no Serviço Social brasileiro.
E) O conservadorismo é a atual perspectiva hegemônica no Serviço Social brasileiro,
principalmente no Conselho Federal de Serviço Social.
Questão
008 A busca por respostas imediatas às expressões da questão social, seguindo critérios
padronizados de gestão e de intervenção na realidade social, tem rondado o perfil de
assistentes sociais demandados pelas instituições contratantes. Fruto do impacto das
mudanças econômicas, sociais e ideopolíticas mais recentes, esse processo, marcado
pelo gerencialismo das políticas sociais na órbita dos interesses do capital, incide
diretamente sobre o cotidiano de trabalho do Serviço Social brasileiro. Nessa
perspectiva, muitas vezes se requer um perfil profissional dócil e habilitado a responder
às demandas institucionais de forma fragmentada e produtivista, atuação esta pautada
em uma lógica.
( VUNESP - 2022 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Assistente Social)
X A) autônoma.
B) tecnicista.
C) emancipadora.
D) dialética.
E) autêntica.
21/08/2023 08:24:42 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Sobre a representatividade do marxismo no processo histórico brasileiro do serviço
social, assinale a alternativa correta:
(IESES - 2022 - SAP-SC - Assistente Social)
A) Foi importante para o movimento de Reconceituação do Serviço Social no país.
B) A aproximação entre setores do Serviço Social e a tradição marxista acontece no Brasil
após a ditadura militar, com a abertura política.
X C) A aproximação com o marxismo não refletiu na formação política dos profissionais.
D) O marxismo tão alinhado informalmente com a formação do assistente social, não fez
parte do currículo e conteúdo de formação profissional.
E) O marxismo para o Serviço Social latino-americano contribuiu no fomento à teoria e
prática da tradição profissional.
Questão
002 (Banca não informada - 2018 - Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de
Pessoas - PE (SUGEP/PE) - Assistente Social )
No exercício profissional, os assistentes sociais se deparam com diferentes dilemas e
conflitos: seu maior empregador é o Estado, o principal campo de atuação são as
políticas sociais e seus objetos de intervenção são as múltiplas expressões da questão
social. Imprimir uma direção social ao exercício profissional vinculado ao projeto ético-
político da profissão exige um profissional que:
A) tenha competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para
defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais.
B) realize a articulação entre teoria e prática, compreendendo a relação de identidade
entre a realidade vivida, as teorias e as intervenções realizadas.
C) tenha competência para responder às demandas dos usuários e negociar o
cumprimento das rotinas institucionais, tendo em mente que os recursos são escassos e
se torna necessário definir as prioridades.
D) priorize as necessidades e demandas dos usuários, realizado o diagnóstico para
identificar a situação-problema.
X E) negocie seus projetos, defenda suas competências profissionais e promova as
potencialidades dos sujeitos,compreendendo que o investimento em capital humano
contribui para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho.
Questão
003 ( Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017 -
TJSP/SP - Assistente Social Judiciário )
Os assistentes sociais encontram limites concretos para a ação ética em defesa da
concretização dos direitos humanos, limites esses impostos pelas contradições da
sociedade brasileira capitalista, marcada pela desigualdade social e pelas diversas
formas de exclusão que se sobrepõem à plena realização dos indivíduos. Vencer esses
limites supõe estabelecer atitudes críticas da parte dos profissionais, enquanto agentes
éticos, para avançarem em suas práticas, no compromisso com os trabalhadores, na
garantia da realização dos direitos humanos e na construção de uma sociedade
igualitária para todos. Supõe, ainda, compreender o cotidiano profissional em suas
contradições e conflitos institucionais, no sentido de identificar possíveis mediações e
estratégias que contribuam para:
X A) a superação de determinações institucionais ambíguas.
21/08/2023 08:24:42 2/4
B) o engajamento de toda a sociedade nesta causa.
C) a construção de um aparato legal que fundamenta a ação profissional.
D) um maior compromisso ético-político profissional.
E) uma definição clara de estratégias globais para enfrentamento deste cenário.
Questão
004 (FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Serviço Social)
O Serviço Social, uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho, tem como
elemento identificador e significante da atuação profissional a Questão Social que, na
atualidade, apresenta a radicalização de suas expressões, marcadas pela
financeirização do capital. Essa dinâmica contemporânea traz impactos para a
profissão. Desse modo, pode-se definir a Questão Social a partir :
A) do aprofundamento dos ideários liberais que defendem a intervenção estatal no
mercado e nas políticas sociais para favorecer a pacífica convivência entre democracia
e igualdade social. Desse modo, a Questão Social representa a capacidade de o Estado
controlar totalmente o modelo econômico para produzir igualdade social.
X B) da emergência da Revolução Francesa em 1789 quando os ideários de igualdade,
fraternidade e liberdade ganham força, não apenas na sociedade burguesa, mas
também na classe trabalhadora e, nesse sentido, o Serviço Social como profissão passa
a gravitar com esses mesmos ideários.
C) de uma repulsa da classe burguesa em naturalizar o pauperismo, considerando que
nesse momento se abandona a ideia liberal sobre a pobreza como fruto do insuficiente
esforço dos indivíduos no aproveitamento das oportunidades que o mercado lhes
oferece.
D) da diminuição dos lucros capitalistas com intervenção profunda do Estado no controle
do mercado e, com isso, interrompeu um ciclo de supercapitalização coincidindo com o
advento do capitalismo monopolista.
E) das contradições entre capital/trabalho, adensadas no final do século XIX, sobretudo
com a industrialização e com o capitalismo monopolista que impactou na dinâmica da
ordem econômica e na estrutura social e política.
Questão
005 A prática profissional em Serviço Social, para ultrapassar a imediaticidade e o cotidiano,
exige uma projeção do que precisa ser realizado, a partir do conhecimento sobre o
objeto a ser transformado, seu contexto, os instrumentos necessários à consecução
desse trabalho. O planejamento e a gestão de ações profissionais em Serviço Social,
como ação técnica e política, em consonância com o projeto ético- político da profissão:
(COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Assistente Social)
A) pode se configurar como um exercício de reflexão do profissional, sem exigir sua
concretização num documento - o plano ou programa, se o profissional apenas atua na
execução de políticas sociais.
B) prescinde de um sistema de estudo e registro das manifestações da questão social que
chegam aos diversos espaços do Serviço Social.
X C) baseia-se no conhecimento da instituição, dos usuários, das demandas colocadas e
como pode potencializar transformações que ampliem direitos.
D) embasa-se no conhecimento teórico e no conhecimento da realidade de atuação,
objetivando uma intervenção pragmática, centrada nas demandas imediatistas
características do cotidiano.
E) deve garantir a decisão técnica, neutra, vinculada estritamente às necessidades e a
interesses institucionais, funcionais à ordem hegemônica.
21/08/2023 08:24:42 3/4
Questão
006 A respeito da herança conservadora do Serviço Social no Brasil, assinale a alternativa
correta.
( IADES - 2019 - SEASTER - PA - Assistente Social)
A) O Serviço Social surge como uma necessidade de formação doutrinária e social do
laicato.
B) O Serviço Social surge alheio ao movimento católico, mas estreitamente articulado às
instituições socioassistenciais.
C) O Serviço Social se propõe, desde o início do processo de profissionalização, a romper
com as lideranças operárias.
X D) Nos primórdios da profissão do Serviço Social, apesar da influência do poder da igreja
católica, os (as) profissionais se mantinham distantes dos programas de militância
católica.
E) Na base do conservadorismo, a comunidade é vista como utópica e, por esse motivo,
passa despercebida pela ação profissional.
Questão
007 No tocante ao conservadorismo no Serviço Social brasileiro, analise as assertivas a
seguir:
(FUNDATEC - Prefeitura de Gramado - Assistente Social - 2019: FUNDATEC - Prefeitura
de Gramado - Assistente Social - 2019)
I. A partir do período histórico do movimento de reconceituação e intenção de ruptura, o
conservadorismo deixou de permear a formação e o trabalho profissional.
II. O conservadorismo é alimento da reprodução do capital e é central para conservar a
sociedade capitalista, se reatualiza e se fortalece nas determinações societárias dessa
sociedade.
III. O pensamento conservador se reatualiza na cena contemporânea, metamorfoseado
e atravessado por novas dimensões do fazer profissional.
Quais estão corretas?
X A) Apenas I e III
B) Apenas I
C) Apenas II e III
D) Apenas II
E) Apenas III
Questão
008 (FCC - 2022 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Apoio - Serviço Social )
Na contemporaneidade, o Serviço Social, traz tanto a discussão das demandas da
categoria profissional em seu cotidiano de trabalho, como também a temática das
competências profissionais numa perspectiva histórico-crítica. Nesse sentido, para o
Serviço Social, a competência crítica supõe:
A) um profissional culto, político, informado, militante, capaz de elucidar os dilemas
implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder.
B) um redimensionamento dos critérios da objetividade e da subjetividade do
conhecimento, privilegiando a racionalidade da burocracia e da organização.
X C) a recusa tanto do messianismo utópico − inspirado em análises que naturalizam a vida
social e traduzem numa visão perversa da profissão − quanto do fatalismo − que
privilegia as intenções do sujeito profissional individual em detrimento da análise
histórica do movimento do real.
D) um diálogo crítico com a herança intelectual incorporada pelo Serviço Social e nas auto
representações do profissional.
E) a profissão passa pela história da sociedade e pela história do pensamento social na
modernidade, construindo um diálogo de consensos e dissensos.
21/08/2023 08:24:42 4/4
21/08/2023 08:25:27 1/2
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 O neoliberalismo no Brasil efetiva-se por governos neoliberais ortodoxos, passando por
governos social-liberais que não escondem sua vinculação com princípios neoliberais.
Neste processo, os ganhos obtidos com a implementação da Seguridade Social pela
Constituição Federal de 1988 sofrem uma inflexão, passando a assumir características
de:
(Fundação Regional de Saúde-Ce -FUNSAUDE- Assistente Social 2021)X A) assistencialização da proteção social
B) empreendedorismo
C) universalização dos programas sociais
D) empregabilidade.
E) pejotização dos profissionais
Questão
002 No ano de 1989, aconteceu nos Estados Unidos um encontro entre os organismos de
financiamento internacional (FMI, Bird, Banco Mundial), representantes do governo do
Estados Unidos e dos governos latino-americanos com propósito de discutir soluções
para América Latina. Segundo Montãno (2011) dentre as recomendações que surgiram
nesse encontro, podemos destacar:
A) Privatizações; regulamentação do comércio; desregulamentação de direitos sociais.
B) supressão da propriedade privada e das classes sociais.
C) maior investimento nas políticas educacionais.
X D) aumento nos gastos sociais; predominância do Estado na economia; seletividade nas
políticas sociais.
E) maior disciplina fiscal; redução dos gastos públicos; privatização dos serviços públicos;
desregulamentação de leis trabalhistas.
Questão
003 Segundo Montano (2011) quando se analisa a influência neoliberal na àrea social,
observa-se a transformação de direitos estabelecidos em “não direitos”. Assim, a
participação da sociedade civil, transfigurada no terceiro setor, está pautada na falsa
ideia de que
X A) o voluntariado é a única forma de trabalho na assistência social.
B) a sociedade civil viabiliza a efetivação dos serviços sociais públicos.
C) a parceria público-privada viabiliza o fortalecimento do Estado na gestão social.
D) a privatização dos serviços sociais fortalece o Estado.
E) trata-se de uma concepção restritiva de cidadania baseadas em ações focalizadas que
reflete a despolitização da questão social.
Questão
004 A política neoliberal é introduzida no Brasil nos anos 1990, empreendendo uma grande
ofensiva contra as políticas sociais públicas, conforme exigido pelos organismos
multilaterais internacionais. Um dos principais alvos das reformas neoliberais foi a
Seguridade Social, que, a partir dessas reformas, caracteriza-se pela(s) (BANCA
FGV/2022.Prefeitura de Manaus. Prova de Assistente Social)
X A) gestão tripartite das políticas de Saúde, Assistência e Previdência.
B) políticas compensatórias de combate à pobreza de caráter seletivo.
21/08/2023 08:25:27 2/2
C) realização de Conferências Nacionais sobre as principais políticas sociais.
D) participação de representantes da sociedade civil nos Conselhos Municipais.
E) expansão universal das políticas estatais redistributivas.
Questão
005 Apesar dos avanços observados com a promulgação da Constituição Federal de 1988,
com a criação do Sistema de Seguridade Social, observa-se que sua implementação
vem sendo condicionada à:
X A) politização da questão social e participação popular irrestrita.
B) ampliação dos direitos de cidadania e participação do Estado.
C) universalização do acesso, ampliação da cobertura e ampliação dos espaços de
participação popular.
D) maior investimento público nas políticas sociais.
E) universalização restrita e à focalização sobre a pobreza extrema, sobretudo na política
de assistência social.
Questão
006 Nesses novos tempos, em que se constata a retração do Estado no campo das políticas
sociais, amplia-se a transferência de responsabilidades para a sociedade civil no campo
da prestação de serviços sociais. Em conformidade com a análise de IAMAMOTO, trata-
se de uma das formas de: (BANCA OBJETIVA/CONCURSOS - Prefeitura de Nova Hartz -
Assistente Social - 2022.Adaptado).
A) ampliar a ação direta do Estado.
X B) efetivar uma das recomendações da Constituição Federal, de supressão da ação
pública.
C) qualificar os serviços ofertados.
D) atuação ilegítima da sociedade civil.
E) terceirizar a prestação de serviços sociais.
Questão
007 (EBSERH - Assistente Social - 2022 ) O projeto neoliberal e o processo de reestruturação
produtiva nos marcos da mundialização do capital vêm implicando numa radicalização.
Assinale a alternativa que apresenta de que radicalização se trata:
A) Questão Social
X B) Demanda por direitos sociais
C) Garantia de direitos
D) Luta de classes
E) Polarização entre as classes
Questão
008 ( IBADE - IPREVSC - Assistente Social - 2022 ) A agenda social dos países periféricos
como o Brasil tem se pautado nos últimos anos por uma tendência a restringir gastos
sociais em função dos processos de ajuste econômico em curso. Dos princípios a seguir,
aquele que está de acordo com esta agenda é:
A) Estatização
X B) Redistributivismo
C) Hierarquização.
D) Universalidade
E) Seletividade
21/08/2023 08:25:54 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Ao analisar o Serviço Social, Iamamoto e Carvalho (1982) concluem que a atuação dos
assistentes sociais “participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como
(...) de respostas a necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora”, ou seja, é
mediada pelos interesses das classes em disputa na sociedade. Essa relação investe a
profissão de um caráter:
(FGV - 2021 - TJ-RO - Analista Judiciário - Assistente Social)
A) emancipador .
B) tradicional.
X C) conservador .
D) revolucionário .
E) contraditório.
Questão
002 (FAPEC - UFMS - Assistente Social - 2018) “O conjunto de transformações sociais,
econômicas, políticas e culturais que se constituem como expressões da pós-
modernidade interfere diretamente em diversas profissões, inclusive no serviço social,
promovendo mudanças nos campos teórico, prático-operativo e político-organizativo"
(SIMIONATTO, 2012).
A influência da pós-modernidade no Serviço Social brasileiro implica em algumas
tendências para as ações profissionais, as quais estão descritas entre os itens abaixo:
I - Empirismo.
II - Pragmatismo.
III - Aprofundamento dos paradigmas crítico-totalizantes.
IV - Conservadorismo.
V - Fragmentação entre teoria e prática.
VI - Voluntarismo.
VII - Mediação.
Estão corretos os itens:
X A) I, III, IV e VI.
B) II, III, IV, V.
C) I, II, IV, V, VI.
D) III e VII.
E) III, IV, V e VI.
Questão
003 (AMAUC - 2022 - Prefeitura de Peritiba - SC - Assistente Social) É um importante
momento do Serviço Social, pois é a partir daí que surge uma outra visão acerca da
prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim
um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social,
pautado em bases teórico-metodológicas que buscam superar as práticas tradicionais
do Serviço Social. A este momento importante chamamos de:
A) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.
B) Seminário de Teresópolis.
X C) Movimento de Reconceituação
D) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
E) A Seminário de Araxá.
21/08/2023 08:25:54 2/3
Questão
004 (FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário - Serviço Social ) Toda análise
que se pretende materialista histórica e crítico dialética tem que buscar seus
fundamentos ontológicos:
A) no socialismo.
B) na realidade social
C) na totalidade
X D) na sociedade salarial
E) no modelo capitalista
Questão
005 Uma das questões a serem enfrentadas pelo serviço social contemporâneo refere- se à
denominada crise dos modelos analíticos. O modelo de pensamento, produzido
historicamente, que se relaciona com os modos mais flexíveis de acumulação do capital
é a(o)
( FUNCAB - 2014 - SEDS-TO - Analista em Defesa Social - Serviço Social)
A) teoria crítica.
B) pós-modernismo.
X C) neoliberalismo.
D) marxismo.
E) macroeconomia.
Questão
006 Em relação ao pensamento pós-moderno no Serviço Social, assinale a alternativa
correta.
A) amplia a legitimidade do Serviço Social com os usuário.
X B) em nome de um suposto pluralismo de ideias tem suscitado respostas equivocadas na
análise da realidade social.
C) não se confronta com a tradição marxista.
D) contribui para materialidade da teoria social marxiana nas intervenções profissionais.
E) de Inspiração anti capitalista fortaleceas lutas das classes fundamentais.
Questão
007 Sobre as primeiras aproximações do Serviço Social com o Marxismo é correto afirmar:
A) é demarcada, a partir dos anos 1960 por um arranjo teóricos doutrinário.
B) resultou em uma interpretação vulgar do pensamento marxiano.
C) discute a ontologia do ser social, a centralidade do trabalho e a questão social.
X D) tem como ponto de partida aceitar os fatos sociais.
E) baseou-se nas fontes originais da teoria marxista.
Questão
008 (NC-UFPR - 2018 - FOZPREV - Analista Previdenciário - Serviço Social) A professora Maria
Carmelita Yazbek, ao debater as tendências históricas e teórico-metodológicas do
Serviço Social na contemporaneidade, evidencia a crise dos modelos analítico-
explicativos nas ciências sociais e a emergência do pensamento pós-moderno. Assinale
a alternativa que corresponde à análise da referida autora sobre a perspectiva pós-
moderna.
X A) Reconhece que os sujeitos históricos encarnam processos sociais, expressam visões de
mundo e têm suas identidades sociais construídas na tessitura das relações sociais
mais amplas.
21/08/2023 08:25:54 3/3
B) Tem como principal referência a produção teórica de Gramsci sobre cultura,
hegemonia, intelectual orgânico e sociedade política.
C) Proporciona elementos para refletir ontologicamente sobre o ser humano e sua
existência na sociedade a partir da vida cotidiana como centro do acontecer histórico.
D) Dirige sua crítica à razão, afirmando-a como instrumento de repressão e padronização,
propõe a superação das utopias e reitera a importância do fragmento, do intuitivo e do
microssocial.
E) Caracteriza-se pela ruptura com o conservadorismo que marcou a trajetória do Serviço
Social no país e com a defesa do projeto ético-político.
21/08/2023 08:26:19 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Serviço
Social ) No que se refere às condições, às relações de trabalho e aos espaços sócio-
ocupacionais em que o assistente social atua, assinale a alternativa correta.
X A) As contradições presentes nos espaços sócio-ocupacionais impedem que o assistente
social tenha uma atuação comprometida com os interesses dos usuários e das classes
subalternas.
B) Exigências e demandas institucionais específicas relacionadas às instituições
empregadoras devem ser observadas pelo assistente social que, ao considerar, de
maneira unilateral, as referidas demandas, garantirá uma prática profissional
emancipadora.
C) As condições concretas para o exercício profissional do assistente social são definidas,
no mercado de trabalho, pelo contrato de trabalho e pelas normas institucionais.
D) Para que o trabalho do assistente social incida e transforme a realidade social dos
sujeitos, a atuação e a competência do profissional serão suficientes,
independentemente do contexto.
E) Nos espaços institucionais em que as políticas sociais em sua fase terminal são
executadas, as atribuições dos assistentes sociais tendem a se concentrar na
distribuição de recursos à população e na formulação, na análise e na avaliação dessas
políticas.
Questão
002 Baseando-se nas afirmações de Netto (2001) sobre a “questão social”, é correto afirmar
que diferentes estágios capitalistas produzem:
(NDATEC - 2022 - Prefeitura de Taquari - RS - Assistente Social)
X A) dissociações entre a “questão social” e o capital.
B) diferentes manifestações da “questão social”.
C) diferentes estágios da burguesia.
D) iguais manifestações da “questão social”.
E) uma nova “questão social”.
Questão
003 A questão social emerge no contexto da Revolução Industrial do século XIX e está
associada, historicamente, à desigualdade social e à pobreza; está estreitamente
vinculada à classe trabalhadora e às formas de mais-valia. Nesse sentido, é correto
afirmar que as expressões da questão social podem ser reconfiguradas em diferentes
estágios, mas persistem sendo as mesmas, com tendências à ampliação e ao
aprofundamento, porque resultam da exploração
(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social).
 
A) do sistema pelo particular.
B) da capacidade individual.
X C) do usuário pelo capital.
D) do usuário pelo investidor.
E) da dedicação profissional.
21/08/2023 08:26:19 2/4
Questão
004 (2019 CEFET-BA Policlinica de Saúde da Região de Jequie - BA) O objeto de trabalho do
Assistente Social é a questão social e suas diversas expressões. O que lhe cabe, como
profissional, inserido na divisão social do trabalho, é formular, executar, acompanhar e
avaliar as políticas sociais, públicas, empresariais, bem como promover ações em
conjunto com a sociedade civil e movimentos sociais, tendo por base o enfrentamento
dos desafios apresentados e que são próprios da realidade social em que atua. Com
base nessa afirmativa, é facultado ao Assistente Social:
X A) dar credibilidade e tornar efetivo o projeto ético-político profissional, respondendo
criticamente e com conhecimento de realidade às distintas demandas sociais que lhe
aparecem, salvaguardando, quando possível e julgar como necessário, não aumentando
as suas responsabilidades no campo do trabalho, valores que tenham como pilar a
liberdade que permite à população escolher quais as melhores alternativas para
solucionar as dificuldades que enfrenta, bem como ensejar autonomia, emancipação e
redução das desigualdades sociais.
B) adotar, no cotidiano de sua atuação profissional, a postura e compromisso assumidos
pelo Movimento de Reconceituação, ocorrido na década de 60, que defendia a
manutenção da perspectiva de leitura de mundo e atuação progressista então existente
na atuação dos assistentes sociais, combatendo a injusta e descabida crítica à
categoria, de alienação ideológica e falta de identidade profissional do Serviço Social.
C) compreender que a sua atuação será tanto ou mais qualificada ao considerar uma
concepção mais crítica acerca de sua inserção no mundo do trabalho, cuja base é
oriunda do referencial marxista que, nos anos 80 e 90, direcionou o pensamento,
reflexões e ações dos profissionais de Serviço Social.
D) contribuir com a população usuária dos serviços sociais, ao promover ações que
resultem em transformação de sua realidade, em meio a uma práxis de cunho
educativo, possibilitando aos sujeitos, dentro de alguns limites que não venham a
comprometer o seu posto de trabalho ou gerem desconfiança pelo empregador quanto
à garantia de seus interesses, que sejam vistos como seres históricos, livres, capazes
de agir, pensar e transformar o meio que os cerca e determina suas vidas.
E) consultar a comunidade, população e/ou trabalhadores, exclusivamente, na fase inicial
da elaboração de propostas para intervenção, com o intuito de aproximar-se da
realidade em que atua para conformação de planos, programas e projetos, sendo o
suficiente para garantir o sucesso de sua ação, evitando desse modo o uso de recursos
adicionais, e desnecessários, com avaliação e possíveis correções de rota.
Questão
005 Em relação aos espaços ocupacionais do Serviço Social na contemporaneidade, é
CORRETO afirmar que
(UPENET/IAUPE - SES PE - Residência em Serviço Social - 2019)
A) a atuação do(a) Assistente Social está pautada, principalmente, no desenvolvimento do
atendimento direto ao(à) usuário(a) e sua família e de ações educativas. Essas ações
devem ter sua neutralidade preservada, sem considerar nas intervenções profissionais
questões políticas.
X B) os espaços ocupacionais do(a) Assistente Social têm lugar prioritariamente nas
empresas privadas, para a intervenção direta nas manifestações mais contundentes da
questão social, principalmente com a classe trabalhadora, objetivando estabelecer o
consenso.
C) as incidências do trabalho profissional na sociedade dependem apenas da atuação
isolada do(a) Assistente Social para consolidação do projeto ético- políticoe determinar
o seu projeto profissional, junto ao projeto societário.
21/08/2023 08:26:19 3/4
D) os(as) assistentes sociais desenvolvem sua atuação em diversos espaços ocupacionais.
Esses distintos espaços são dotados de racionalidades e funções distintas na divisão
social e técnica do trabalho, porquanto implicam relações sociais de natureza particular,
capitaneadas por diferentes sujeitos sociais, que figuram como empregadores. Elas
condicionam o caráter do trabalho realizado, suas possibilidades e limites, assim como
o significado social e efeitos na sociedade.
E) realiza, por meio da análise na fragmentação dos sujeitos e das políticas públicas, o
estabelecimento da intervenção direta na família, como centralidade na sua atuação,
mediando a relação homem e meio.
Questão
006 Marilda Iamamoto, ao tecer suas reflexões e análises fundamentadas na teoria
marxista, introduz a concepção do Serviço Social como
(FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário – Serviço Social).
X A) pertencente à área das Ciências Humanas.
B) originária do sincretismo ideológico.
C) maturação da intenção de ruptura.
D) profissão liberal.
E) especialização do trabalho coletivo na sociedade.
Questão
007 Assinale a alternativa correta considerado que Iamamoto (2009) nos apresenta a
discussão sobre os espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social e, em suas
colocações a autora nos indica que:
(IBFC – 2022 – TJ-MG - Analista Judiciário - Assistente Social).
A) a análise dos espaços ocupacionais do assistente social – em sua expansão e
metamorfoses – requer excluí-los de uma análise com base na totalidade histórica.
X B) a ampliação exponencial das desigualdades de classe, densas de disparidades de
gênero, etnia, geração e desigual distribuição territorial não impactam na constituição
do espaço sócio-ocupacional do Assistente Social.
C) o entendimento dos espaços sócio-ocupacionais do Assistente Social requer sua
dissociação do entendimento sobre as formas assumidas pelo capital no processo de
revitalização da acumulação no cenário da crise mundial.
D) o assistente social deve ser compreendido enquanto trabalhador assalariado.
E) as novas configurações do trabalho do Assistente Social não estão associadas às
mutações expressas na questão social.
Questão
008 O assistente social ingressa nas instituições empregadoras como parte de um coletivo
de trabalhadores que implementa as ações institucionais/empresariais, cujo resultado
final é fruto de um trabalho combinado ou cooperativo, que assume perfis diferenciados
nos vários espaços ocupacionais. Também a relação que o profissional estabelece com
o objeto do seu trabalho — as múltiplas expressões da questão social, tal como se
expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha — depende do prévio recorte das
políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e
prioridades a serem atendidas ( CESPE- 2010 - INMETRO - Analista - Assistência Social
.M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social:
direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352 (com
adaptações).
Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de
trabalho do profissional de serviço social.
X A) O assistente social deve elencar sua prioridade de atendimento às demandas em
detrimento das determinações da instituição para não desprezar seu projeto ético-
político.
21/08/2023 08:26:19 4/4
B) O trabalho combinado e(ou) cooperativo deve necessariamente ocorrer de forma
interdisciplinar.
C) A política social constitui uma ferramenta para o assistente social em determinados
espaços sócio-ocupacionais.
D) O assistente social deverá priorizar a análise subjetiva em relação ao seu objeto de
estudo em determinados espaços sócio-ocupacionais.
E) Existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho
profissional, na contramão de sua integral autonomia.
21/08/2023 08:26:41 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Considerando a relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto
profissional crítico, assinale a alternativa correta. (IADES - SES SP - Residência em
Serviço Social - Área: Urgência e Emergência - 2021)
X A) A relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto profissional
crítico estabelece que a teoria marxista é o único referencial teórico que deve orientar a
atuação profissional.
B) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
consiga realizar uma intervenção profissional que atende, de maneira universal, as
múltiplas demandas da população usuária.
C) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
estabeleça os procedimentos e as técnicas da própria atuação profissional a partir dos
valores e dos princípios centralmente à liberdade individual e à autonomia da
população usuária.
D) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita a crítica dos fundamentos do
cotidiano do trabalho do(a) assistente social, na perspectiva do alcance de mediações
necessárias à objetivação da intervenção profissional para além dos respectivos
objetivos imediatos.
E) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social tenha
uma intervenção profissional determinada pela formação e pelo perfil profissional,
secundarizando o papel dos espaços sócio-ocupacionais.
Questão
002 (Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Assembléia Legislativa - RO - Analista
Legislativo
Assinale a opção que apresenta o valor central do projeto ético político do Serviço
Social:
A) o marxismo.
X B) o ecletismo teórico.
C) A liberdade.
D) a prática professional.
E) o politicismo.
Questão
003 (Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2018 - Tribunal Regional do Trabalho / 2ª Região (TRT
2ª) - Analista Judiciário
A configuração social da profissão depende decisivamente das respostas dos agentes
profissionais a um dado contexto social, articuladas em torno do projeto profissional de
caráter ético-político. Os projetos profissionais são construídos por um sujeito coletivo e
são indissociáveis dos projetos societários que lhes oferecem matrizes e valores. Assim,
o projeto ético-político profissional operacionaliza-se supondo:
A) que o mesmo expressa o desenvolvimento teórico e prático da profissão, independente
das mudanças na sociedade atual.
X B) novas formas de atuação do/da assistente social, inclusive, por conta da pluralidade,
considerar as tendências tanto regressivas como de militância política da profissão.
C) que seus pilares legais são: o Código de Ética, a Lei de Regulamentação da Profissão, as
Diretrizes Curriculares e as Legislações das Políticas Sociais.
21/08/2023 08:26:41 2/3
D) o reconhecimento das condições sócio-históricas que circunscrevem o trabalho do/da
assistente social na atualidade, estabelecendo limites e possibilidades à plena
realização do mesmo.
E) as competências e atribuições privativas do/da assistente social, lançando um olhar
para a realidade social da classe trabalhadora.
Questão
004 Em se tratando dos projetos profissionais, os mesmos só podem ser pensados em
articulação com:
( ÁPICE - DPE PB - Assistente Social - 2021)
X A) Projetos cristãos.
B) Projetos conservadores.
C) Projetos privatistas.
D) Projetos societários.
E) Projetos individuais .
Questão
005 Acerca do projeto ético-político do serviço social, é correto afirmar que
(Quadrix - PRODAM - Assistente Social - 2022).
X A) seu valor ético central são os direitos.
B) sua gênese data da segunda metade da década de 80.
C) sua dimensão política é expressa pelo posicionamento a favor da equidade e da justiça
social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços, bem como da
ampliação e da consolidação da cidadania.
D) ele éum projeto hegemônico fundamentado em princípios liberais e, para a sua
materialização, necessariamente deve estar alinhado ao projeto societário vigente.
E) ele é um projeto que possui uma estrutura básica consolidada, definida e acabada, que
permanece inalterada, o que lhe garante confiabilidade e fidedignidade.
Questão
006 ( FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário - Serviço Social ) Ao discorrer
sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, Netto (1999) parte do debate da relação
entre projetos societários e projetos de profissão. Segundo esse autor, os projetos
profissionais:
A) conectam medularmente a profissão com as políticas sociais.
B) vinculam-se à pós-modernidade.
C) delimitam as esferas da teoria e da prática.
X D) garantem os direitos dos usuários.
E) apresentam a auto imagem de uma profissão.
Questão
007 Para que a prática profissional do assistente social seja eficaz e eficiente, com base nos
elementos acima brevemente descritos, há algumas dimensões essenciais que devem
nortear o trabalho, como por exemplo, envolve as discussões em torno do código de
ética do assistente social, legislações pertinentes e bases pedagógicas que norteiam o
seu trabalho e, por sua vez, sustentam a concepção de sociedade que estamos
dispostos a construir. A dimensão mencionada acima é conhecida como:
(UNESC - Prefeitura de Laguna - Assistente Social - 2022)
A) Teórico-operativa.
B) Teórico -metodológica.
C) Técnico-operativa.
D) Técnico-metodológica.
21/08/2023 08:26:41 3/3
X E) Ético-política.
Questão
008 (IBFC - 2022 - TJ-MG - Analista Judiciário - Assistente Social )
Netto (2006) nos apresenta indicações sobre a construção do projeto ético-político do
Serviço Social. Em suas considerações o autor nos apresenta a estrutura básica desse
projeto. Considerando o pensamento de Netto (2006) sobre a estrutura básica do
projeto ético-político do Serviço Social analise as afirmativas a seguir.
I. Este projeto profissional se vincula a um projeto societário que propõe a construção
de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia e gênero.
II. Este projeto é contrário a defesa intransigente dos direitos humanos e ao repúdio do
arbítrio e dos preconceitos, sendo oposto ainda ao pluralismo, tanto na sociedade como
no exercício profissional.
III. O projeto se declara radicalmente antidemocrático, uma vez que a democratização
deve ser compreendida como socialização da participação política e socialização da
riqueza socialmente produzida.
IV. O projeto não implica no compromisso com a competência, que só pode ter como
base o aperfeiçoamento intelectual do assistente social.
V. Este projeto tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central –
a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolha entre alternativas
concretas.
Está correto o que se afirma em:
A) III e IV apenas
X B) I e II apenas
C) IV e V apenas
D) II e III apenas
E) I e V apenas
21/08/2023 08:27:10 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 A análise dos espaços ocupacionais do assistente social – em sua expansão e
metamorfoses – requer inscrevê-los na totalidade histórica considerando as formas
assumidas pelo capital no processo de revitalização da acumulação no cenário da crise
mundial. Sob a hegemonia das finanças e na busca incessante da produção de
superlucros, aquelas estratégias vêm incidindo radicalmente no universo do trabalho e
dos direitos” (IAMAMOTO, 2009). Sobre os espaços sócio-ocupacionais do assistente
social, assinale a alternativa correta.
(FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Congonhinhas - PR - Assistente Social)
X A) Pode-se dizer que o espaço profissional já não é um produto histórico, pois condiciona-
se pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e
suas respectivas alianças e pelo tipo de respostas teórico- práticas densas de conteúdo
político dadas pela categoria profissional.
B) Na defesa de sua relativa autonomia, no âmbito dos espaços ocupacionais, o(a)
Assistente Social conta, a seu favor, com sua qualificação acadêmico-profissional
especializada, com a regulamentação de funções privativas e competências, mas
jamais com a articulação com outros agentes institucionais que participam do trabalho
cooperativo, nem das forças políticas das organizações dos trabalhadores que aí
incidem.
C) Não refratam as particulares condições e relações de trabalho prevalentes na sociedade
brasileira, isso em função de se vivenciar as condições globalizadas do capital
internacional e financeiro rentista, em tempos de profunda alteração da base técnica da
produção com a informática, a biotecnologia, a robótica e outras inovações tecnológicas
e organizacionais.
D) Abrangem tanto os espaços ocupacionais resultantes da ação do empresariado e de
segmentos específicos da sociedade civil quanto os derivados da implementação das
políticas sociais de Estado e os acionados pela direção das organizações das classes
trabalhadoras.
E) O espaço profissional pode ser tratado exclusivamente na ótica das demandas já
consolidadas socialmente.
Questão
002 (IBADE - 2022 - IPREV - Assistente Social)
No debate do Serviço Social, o planejamento é visto como uma atribuição e
competência do assistente social que, além seu caráter técnico, possui, também, um
caráter político porque:
A) visa ao trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários
para o alcance dos resultados previstos.
B) se inscreve no contexto de tomada de decisões onde há correlação de forças e de
interesses distintos entre os envolvidos.
C) reconhece em seu âmbito as variadas expressões da questão social.
X D) é operacionalizado e materializado por meio de planos, programas e projetos vinculados
a uma ou mais áreas sociais.
E) compõe um arranjo onde inexiste a neutralidade, já que serve a fins políticos de
diferentes coalizões governamentais.
21/08/2023 08:27:10 2/4
Questão
003 A profissão do Serviço Social desenvolve uma importante relevância no tocante ao
trabalho “intersetorial” nas políticas públicas e nos espaços sócio-ocupacionais. Sobre o
tema, assinale a alternativa correta.
( FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Congonhinhas - PR - Assistente Social)
A) O debate da intersetorialidade no Serviço Social possibilitou a superação da abordagem
interdisciplinar.
B) Não se desenvolve articulação no tocante à intersetorialidade nas práticas profissionais
interventivas no interior da política de assistência social.
C) A intersetorialidade nas políticas públicas se traduz em encaminhamentos e repasses
de situações e casos durante as intervenções profissionais.
D) A intersetorialidade se conjuga no âmbito das profissões, através de equipes
multiprofissionais.
X E) O(a) assistente social não necessita promover a articulação intersetorial nos espaços de
atuação profissional em que essa abordagem não seja solicitada.
Questão
004 (FCC - 2022 - Prefeitura de Recife - PE - Analista em Assistência Social e Direitos
Humanos - Assistente Social )
O trabalho interdisciplinar exige um conjunto de atitudes que permitam a integração da
equipe. Desse modo, é fundamental considerar que:
X A) a interdisciplinaridade sugere um processo coletivo de trabalho, demandando uma
atitude na formação e conhecimento, que se evidencia no reconhecimento das
competências, atribuições, habilidades, possibilidades e limites das disciplinas, dos
sujeitos, do reconhecimento da necessidade de diálogo profissional e cooperação.
B) a perspectiva de tornar o trabalho cada vez mais coletivo implica negligenciar as
responsabilidades individuais e competências, e deve buscar identificar papéis,
atribuições que possam ser realizadas por qualquer um dos membros da equipe
multiprofissional, cuja defesa de objetivos comuns favoreça a garantia de direitos.
C) o trabalho interdisciplinar ganha cooperaçãoao reconhecer que a disciplina na
organização e hierarquização dos saberes é elemento essencial. Sendo assim, a
eficiência do trabalho depende da estrutura de ordenação no interior da equipe
D) as diferentes profissões que atuam nas políticas sociais não necessariamente possuem
acúmulos teórico-políticos e esse aspecto constitui o maior e mais importante fator para
a construção do trabalho em equipe, uma vez que só na integração é que se
consolidam os saberes técnicos.
E) não se pode construir o trabalho interdisciplinar senão pela capacidade de
desconsiderar os saberes específicos das áreas para a construção de um conhecimento
conjunto e crítico sobre a realidade social na qual se quer intervir.
Questão
005 (Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM-AM) - Assistente Social, 2022)
De acordo com a Lei de Regulamentação do Serviço Social (Lei n.º 8.662/2010), que
estabelece as competências e as atribuições do assistente social, as atividades
privativas do assistente social incluem:
A) encaminhar providências e prestar orientação social a indivíduos, a grupos e à
população.
X B) elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da
Administração Pública, direta ou indireta, a empresas, a entidades e a organizações
populares.
C) realizar estudos socioeconômicos com os usuários, para fins de comprovação de renda,
junto a órgãos da Administração Pública direta e indireta, a empresas privadas e a
outras entidades.
21/08/2023 08:27:10 3/4
D) ocupar cargos e funções de direção e de fiscalização da gestão financeira em órgãos e
entidades representativas da categoria profissional.
E) planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
Questão
006 (Prefeitura Municipal de Costa Marques - Assistente Social , 2022)
Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições privativas do/a Assistente
Social, previstas no Art. 5º da Lei de Regulamentação da Profissão.
A) Planejamento, organização e administração de Serviços Sociais e de unidade de Serviço
Social.
B) Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais.
X C) Planejar, executar e avaliar pesquisas que possam contribuir para a análise da
realidade social e para subsidiar ações profissionais.
D) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos,
programas e projetos na área de Serviço Social.
E) Elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do
âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil.
Questão
007 Considerando a relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto
profissional crítico, assinale a alternativa correta.
(IADES - SES SP - Residência em Serviço Social - Área: Urgência e Emergência - 2021)
 
A) A relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto profissional
crítico estabelece que a teoria marxista é o único referencial teórico que deve orientar a
atuação profissional.
X B) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
consiga realizar uma intervenção profissional que atende, de maneira universal, as
múltiplas demandas da população usuária.
C) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita a crítica dos fundamentos do
cotidiano do trabalho do(a) assistente social, na perspectiva do alcance de mediações
necessárias à objetivação da intervenção profissional para além dos respectivos
objetivos imediatos.
D) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social tenha
uma intervenção profissional determinada pela formação e pelo perfil profissional,
secundarizando o papel dos espaços sócio-ocupacionais.
E) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
estabeleça os procedimentos e as técnicas da própria atuação profissional a partir dos
valores e dos princípios centralmente à liberdade individual e à autonomia da
população usuária.
Questão
008 Acerca do trabalho do(a) assistente social com as diferentes expressões da questão
social, assinale a alternativa correta.
(FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Taquari - RS - Assistente Social)
A) O(A) assistente social trabalha exclusivamente com a execução das políticas sociais.
B) O serviço social tem na pobreza a base de sua fundação como especialização do
trabalho.
X C) Atualmente, o serviço social considera que as demandas sociais são individuais e
devem ser tratadas individualmente.
D) O(A) assistente social é um dos agentes profissionais que implementam políticas
sociais.
21/08/2023 08:27:10 4/4
E) Com o advento da nova questão social, o trabalho do(a) assistente social se
complexifica.
21/08/2023 08:27:32 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (FCC - 2022 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Apoio - Serviço Social )
Na contemporaneidade, o Serviço Social, traz tanto a discussão das demandas da
categoria profissional em seu cotidiano de trabalho, como também a temática das
competências profissionais numa perspectiva histórico-crítica. Nesse sentido, para o
Serviço Social, a competência crítica supõe:
X A) um redimensionamento dos critérios da objetividade e da subjetividade do
conhecimento, privilegiando a racionalidade da burocracia e da organização.
B) um profissional culto, político, informado, militante, capaz de elucidar os dilemas
implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder.
C) um diálogo crítico com a herança intelectual incorporada pelo Serviço Social e nas auto
representações do profissional.
D) a profissão passa pela história da sociedade e pela história do pensamento social na
modernidade, construindo um diálogo de consensos e dissensos.
E) a recusa tanto do messianismo utópico − inspirado em análises que naturalizam a vida
social e traduzem numa visão perversa da profissão − quanto do fatalismo − que
privilegia as intenções do sujeito profissional individual em detrimento da análise
histórica do movimento do real.
Questão
002 O Serviço Social é influenciado pelos processos gerais de precarização do trabalho, de
suas condições e relações no contexto atual. Os vínculos trabalhistas são, muitas vezes,
precários, e as exigências institucionais ampliadas, dificultando uma atuação
profissional crítica, propositiva e criativa. O assistente social depende da venda de sua
força de trabalho e na condição de trabalhador assalariado, tem que responder às
determinações institucionais, que redesenham o caminho da burocracia, do empirismo
e do imediatismo. Nesses processos, sua relativa autonomia é ameaçada e coloca em
questão, sobretudo, a dimensão intelectiva do trabalho profissional na perspectiva
(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Valinhos - SP - Assistente Social – GP)
A) da prestação imediata de serviços.
X B) do atual Projeto Ético-Político.
C) da manutenção da ordem social.
D) da funcionalidade de sua atuação.
E) da preservação do status quo.
Questão
003 ( Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017 -
TJSP/SP - Assistente Social Judiciário )
Os assistentes sociais encontram limites concretos para a ação ética em defesa da
concretização dos direitos humanos, limites esses impostos pelas contradições da
sociedade brasileira capitalista, marcada pela desigualdade social e pelas diversas
formas de exclusão que se sobrepõem à plena realização dos indivíduos. Vencer esses
limites supõe estabelecer atitudes críticas da parte dos profissionais, enquanto agentes
éticos, para avançarem em suas práticas, no compromisso com os trabalhadores, na
garantia da realização dos direitos humanos e na construção de uma sociedade
igualitária para todos. Supõe, ainda, compreender o cotidiano profissional em suas
contradições e conflitos institucionais, no sentido de identificar possíveis mediações e
estratégiasque contribuam para:
21/08/2023 08:27:32 2/4
A) um maior compromisso ético-político profissional.
B) a superação de determinações institucionais ambíguas.
X C) uma definição clara de estratégias globais para enfrentamento deste cenário.
D) o engajamento de toda a sociedade nesta causa.
E) a construção de um aparato legal que fundamenta a ação profissional.
Questão
004 (IBADE - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - 2018 Assistente Social em Saúde.)
Na visão da literatura contemporânea do Serviço Social, trabalha na perspectiva da
ampliação da democracia no contexto da relação assistente social – usuário, significa:
A) romper com as práticas tradicionais de tutela e subalternização dos usuários.
X B) desenvolver atividades de cunho educativo para a mudança de valores e
comportamentos individuais.
C) exercer uma militância intelectual, moral e de convencimento junto à população
organizada.
D) disseminar a cultura da centralidade do indivíduo frente às relações sociais.
E) estabelecer novos critérios de acesso aos direitos sociais na direção do interesse
público.
Questão
005 O conservadorismo marca o Serviço Social desde a sua gênese, para ajustar os
operários à sociedade capitalista. O cariz conservador foi questionado quando o
processo de Renovação teve início, culminando com o Congresso da Virada, em 1979. A
partir de então, ainda que a profissão tenha assumido uma direção marxista, o
conservadorismo não desapareceu, notadamente no exercício profissional do assistente
social.
O assistente social, em sua grande maioria, é um profissional assalariado, o que lhe
imprime um caráter de subordinação perante o seu empregador. Essa condição de
trabalho confere ao assistente social uma autonomia
( FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário - Serviço Social)
A) Total.
X B) Residual.
C) Exponenciada.
D) Relativa.
E) Condicionada.
Questão
006 (FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Serviço Social)
O Serviço Social, uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho, tem como
elemento identificador e significante da atuação profissional a Questão Social que, na
atualidade, apresenta a radicalização de suas expressões, marcadas pela
financeirização do capital. Essa dinâmica contemporânea traz impactos para a
profissão. Desse modo, pode-se definir a Questão Social a partir :
A) das contradições entre capital/trabalho, adensadas no final do século XIX, sobretudo
com a industrialização e com o capitalismo monopolista que impactou na dinâmica da
ordem econômica e na estrutura social e política.
X B) da emergência da Revolução Francesa em 1789 quando os ideários de igualdade,
fraternidade e liberdade ganham força, não apenas na sociedade burguesa, mas
também na classe trabalhadora e, nesse sentido, o Serviço Social como profissão passa
a gravitar com esses mesmos ideários.
21/08/2023 08:27:32 3/4
C) de uma repulsa da classe burguesa em naturalizar o pauperismo, considerando que
nesse momento se abandona a ideia liberal sobre a pobreza como fruto do insuficiente
esforço dos indivíduos no aproveitamento das oportunidades que o mercado lhes
oferece.
D) da diminuição dos lucros capitalistas com intervenção profunda do Estado no controle
do mercado e, com isso, interrompeu um ciclo de supercapitalização coincidindo com o
advento do capitalismo monopolista.
E) do aprofundamento dos ideários liberais que defendem a intervenção estatal no
mercado e nas políticas sociais para favorecer a pacífica convivência entre democracia
e igualdade social. Desse modo, a Questão Social representa a capacidade de o Estado
controlar totalmente o modelo econômico para produzir igualdade social.
Questão
007 A prática profissional em Serviço Social, para ultrapassar a imediaticidade e o cotidiano,
exige uma projeção do que precisa ser realizado, a partir do conhecimento sobre o
objeto a ser transformado, seu contexto, os instrumentos necessários à consecução
desse trabalho. O planejamento e a gestão de ações profissionais em Serviço Social,
como ação técnica e política, em consonância com o projeto ético- político da profissão:
(COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Assistente Social)
A) baseia-se no conhecimento da instituição, dos usuários, das demandas colocadas e
como pode potencializar transformações que ampliem direitos.
B) prescinde de um sistema de estudo e registro das manifestações da questão social que
chegam aos diversos espaços do Serviço Social.
C) deve garantir a decisão técnica, neutra, vinculada estritamente às necessidades e a
interesses institucionais, funcionais à ordem hegemônica.
X D) pode se configurar como um exercício de reflexão do profissional, sem exigir sua
concretização num documento - o plano ou programa, se o profissional apenas atua na
execução de políticas sociais.
E) embasa-se no conhecimento teórico e no conhecimento da realidade de atuação,
objetivando uma intervenção pragmática, centrada nas demandas imediatistas
características do cotidiano.
Questão
008 Os/as assistentes sociais possuem e desenvolvem atribuições localizadas no âmbito da
elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a
movimentos sociais e populares. Sobre o processo histórico da profissão, assinale a
alternativa correta.
( FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Esteio - RS -Assistente Social - Edital nº 02)
X A) Nos momentos iniciais da profissão, desde as origens até os primeiros anos da
institucionalização profissional, houve forte influência da Igreja Católica, especialmente
a partir das duas encíclicas papais: a Rerum Novarum, de Leão XIII, e Quadragésimo
Anno, de Pio XI.
B) O processo de reconceituação gestado pelo Serviço Social desde a década de 1980
permitiu à profissão enfrentar a formação tecnocrática conservadora e construir
coletivamente um projeto ético-político profissional.
C) O primeiro curso de Serviço Social no Brasil surgiu em 1930, no Estado do Rio de
Janeiro.
D) O Serviço Social trata-se de uma profissão de nível médio, que exige de seus/suas
profissionais formação teórica, orientando-se por uma Lei de Regulamentação
Profissional e um Código de Ética.
E) A concepção apresenta no projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro
articula direitos restritos, normativos e equânimes, orientados pela perspectiva de
manutenção das desigualdades sociais.
21/08/2023 08:27:32 4/4
21/08/2023 08:28:57 1/2
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Acerca das lutas sociais e da organização da sociedade civil no Brasil, assinale a
alternativa correta.( CEC UFPE - UFPE - Assistente Social - 2019)
A) As demandas e reivindicações dos movimentos sociais são atendidas pelo Estado e é
garantido o direito de participação popular nos processos de decisão política.
X B) As lutas sociais, como greves, ocupações e manifestações de rua, incluem o
planejamento de ações explosivas e ataques ao patrimônio público.
C) As ocupações das escolas, em defesa da educação, caracterizaram-se por ser um
movimento político que geralmente tem relação com a disputa de cargos nas
instituições de ensino.
D) As ações e demandas das classes subalternas são alvo de intervenção estatal e
possibilitam a conquista de direitos de cidadania.
E) As ações dos movimentos sociais são institucionalizadas e dificultam a negociação por
direitos de cidadania.
Questão
002 A relação entre o Serviço Social e os movimentos sociais nem sempre foi de
proximidade e articulação. São as discussões sobre a dimensão política da profissão
que trazem os movimentos sociais para o interior do Serviço Social. Esse processo tem
sua origem no(a):
(Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia(TJ-RO)Analista Judiciário. Assistência Social
2021)
A) capitalismo monopolista.
X B) teoria pós-moderna.
C) serviço social libertário.
D) vertente de intenção de ruptura.
E) perspectiva modernizadora.
Questão
003 Segundo Montano(2011) quando se analisa a influência neoliberal na àrea social,
observa-se a transformação de direitos estabelecidos em “não direitos”. Assim, a
participação da sociedade civil, transfigurada no terceiro setor, está pautada na falsa
ideia de que
X A) o voluntariado é a única forma de trabalho na assistência social.
B) a parceria público-privada viabiliza o fortalecimento do Estado na gestão social.
C) a sociedade civil viabiliza a efetivação dos serviços sociais públicos.
D) a privatização dos serviços sociais fortalece o Estado.
E) trata-se de uma concepção restritiva de cidadania baseadas em ações focalizadas que
reflete a despolitização da questão social.
Questão
004 O neoliberalismo no Brasil efetiva-se por governos neoliberais ortodoxos, passando por
governos social-liberais que não escondem sua vinculação com princípios neoliberais.
Neste processo, os ganhos obtidos com a implementação da Seguridade Social pela
Constituição Federal de 1988 sofrem uma inflexão, passando a assumir características
de:
(Fundação Regional de Saúde-Ce -FUNSAUDE- Assistente Social 2021)
A) assistencialização da proteção social
21/08/2023 08:28:57 2/2
X B) universalização dos programas sociais
C) empregabilidade.
D) pejotização dos profissionais
E) empreendedorismo
Questão
005 A extinção do pleno emprego que marcou a sociedade salarial foi imposta aos cidadãos
e aos trabalhadores pelo neoliberalismo, em particular com o advento do colapso das
regulações keynesianas e fordistas. Nesse contexto podemos destacar como
características das políticas sociais no cenário brasileiro, no século XXI:
A) ampla oferta dos serviços públicos.
X B) amplo controle social e fortalecimento das instâncias participativas
C) prioridade da responsabilidade estatal em detrimento do mercado.
D) ampla cobertura dos programas, projetos e benefícios.
E) ênfase nos programas de transferência de renda e nas políticas de inclusão.
Questão
006 A partir da década de 1990, na sociedade brasileira, o espraimento do ideário neoliberal
trouxe consequências perversas, numa sociedade de frágil enraizamento da cidadania e
cultura democrática. Dentre as consequências do projeto neoliberal podemos destacar:
X A) fortalecimento do princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre
mercado negando a defesa dos direitos e a intervenção do Estado.
B) maior participação do Estado na condução das políticas sociais.
C) diminuição das expressões da questão social.
D) defesa intransigente dos direitos humanos e ampliação das políticas sociais.
E) políticas sociais mais eficientes e universais.
Questão
007 (IBADE - IPREVSC - Assistente Social - 2022 ) As políticas sociais brasileiras vêm sendo
ao longo das últimas décadas fortemente afetadas pelo modelo de desenvolvimento
neoliberal implementado no país. É uma característica da doutrina neoliberal:
A) a centralização decisória.
X B) reformas fiscais contencionistas.
C) expansão dos investimentos governamentais.
D) a construção de fundos públicos.
E) a defesa do Estado nação.
Questão
008 ( IBADE - IPREVSC - Assistente Social - 2022 ) A agenda social dos países periféricos
como o Brasil tem se pautado nos últimos anos por uma tendência a restringir gastos
sociais em função dos processos de ajuste econômico em curso. Dos princípios a seguir,
aquele que está de acordo com esta agenda é:
X A) Seletividade
B) Estatização
C) Hierarquização.
D) Universalidade
E) Redistributivismo
21/08/2023 08:29:34 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social) O início do diálogo entre
setores do Serviço Social e a tradição marxista se configura a partir da década de 1960,
envolvendo diferentes segmentos profissionais, notadamente docentes. Com especial
destaque para a América Latina, essa aproximação se realizou pela intercorrência de
três fenômenos: a crise do Serviço Social tradicional, a pressão exercida pelos
movimentos revolucionários e a rebelião estudantil. Foi uma aproximação peculiar do
Serviço Social com a teoria social de Marx, caracterizada por exigências teóricas muito
reduzidas, pela sua vinculação a perspectivas político-partidárias, resultando em um
ecletismo teórico pelo desconhecimento de:
A) seus limites teóricos.
X B) suas fontes clássicas.
C) suas bases científicas.
D) seu alcance político.
E) seus elementos evidentes.
Questão
002 (FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário - Serviço Social ) Toda análise
que se pretende materialista histórica e crítico dialética tem que buscar seus
fundamentos ontológicos:
X A) no modelo capitalista
B) na sociedade salarial
C) na totalidade
D) no socialismo.
E) na realidade social
Questão
003 No campo científico e cultural, um fenômeno adquire notoriedade no século XX. Trata-
se da denominada “crise das ciências sociais” como expressão da “crise da
modernidade”. Este fenômeno promove impactos em diferentes campos da produção
do conhecimento científico, alcançando, também, o serviço social. Um traço definidor
da Pós-Modernidade é
(FADESP - 2018 - BANPARÁ - Assistente Social- Adaptado)
A) a perda de credibilidade nas chamadas meta narrativas ou grandes teorias sociais.
X B) o processo de globalização exige uma nova configuração teórica compatível com o
bem-estar contemporâneo.
C) descrença na validade histórica sobre o poder de convencimento da ideologia política.
D) a supervalorização dos elementos característicos das experiências ancestrais.
E) a perda de confiança na teoria da luta de classes sociais como fonte das mudanças
sociais.
Questão
004 A Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, protagonizou a
resistência ao tradicionalismo profissional sendo responsável pela construção do
A) método alternativo.
X B) método do Desenvolvimento de Comunidade.
C) método serviço social de caso.
21/08/2023 08:29:34 2/3
D) método de Belo Horizonte.
E) método dialético.
Questão
005 (VUNESP - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itaquaquecetuba -
Assistente Social - 2016) O Serviço Social em sua origem fundamentou-se teoricamente
nos pressupostos da doutrina social da Igreja. Foi com o Movimento de Reconceituação,
a partir dos anos 1960, que se viabilizou a crítica ao conservadorismo e a busca de
ruptura do compromisso social, histórico do Serviço Social, estabelecido com os
interesses:
X A) da ordem burguesa.
B) do capital humano associado ao financeiro.
C) contidos na teoria da libertação.
D) presentes nas ações em rede.
E) da classe trabalhadora.
Questão
006 Uma das questões a serem enfrentadas pelo serviço social contemporâneo refere- se à
denominada crise dos modelos analíticos. O modelo de pensamento, produzido
historicamente, que se relaciona com os modos mais flexíveis de acumulação do capital
é a(o)
( FUNCAB - 2014 - SEDS-TO - Analista em Defesa Social - Serviço Social)
X A) macroeconomia.
B) pós-modernismo.
C) marxismo.
D) teoria crítica.
E) neoliberalismo.
Questão
007 Ao analisar o Serviço Social, Iamamoto e Carvalho (1982) concluem que a atuação dos
assistentes sociais “participa tanto dos mecanismos de dominação e exploração como
(...) de respostas a necessidades de sobrevivência da classe trabalhadora”, ou seja, é
mediada pelos interesses das classes em disputa na sociedade. Essa relação investe a
profissão de um caráter:
(FGV - 2021 - TJ-RO - Analista Judiciário - Assistente Social)
X A) revolucionário .
B) tradicional.
C) contraditório.
D) emancipador .
E) conservador .
Questão
008 (AMAUC - 2022 - Prefeitura de Peritiba - SC - Assistente Social) É um importante
momento do Serviço Social, pois é a partir daí que surge uma outra visão acerca da
prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim
um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social,
pautado embases teórico-metodológicas que buscam superar as práticas tradicionais
do Serviço Social. A este momento importante chamamos de:
X A) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.
B) Seminário de Teresópolis.
C) A Seminário de Araxá.
D) Movimento de Reconceituação
21/08/2023 08:29:34 3/3
E) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
21/08/2023 08:30:03 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (Processamento de Dados Amazonas S/A (PRODAM-AM) - Assistente Social -2022) Cerca
da questão social e de suas expressões no Brasil contemporâneo, assinale a alternativa
correta.
X A) Os termos “expressões da questão social” e “exclusão social ” são sinônimos e
expressam o mesmo fenômeno social.
B) A questão social circunscreve-se aos problemas sociais que são vivenciados pelas
famílias demandatárias da ação do serviço social.
C) Os termos “expressões da questão social” e “exclusão social ” são sinônimos e
expressam o mesmo fenômeno social.
D) o serviço social, como expressão do trabalho coletivo no âmbito das políticas sociais,
abrange a mediação privilegiada e exclusiva do trabalho profissional frente às
configurações da questão social.
E) A questão social é indissociável da sociabilidade capitalista e envolve uma arena de
lutas políticas e culturais contra as desigualdades socialmente produzidas.
Questão
002 (FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Serviço
Social ) No que se refere às condições, às relações de trabalho e aos espaços sócio-
ocupacionais em que o assistente social atua, assinale a alternativa correta.
A) Exigências e demandas institucionais específicas relacionadas às instituições
empregadoras devem ser observadas pelo assistente social que, ao considerar, de
maneira unilateral, as referidas demandas, garantirá uma prática profissional
emancipadora.
X B) As contradições presentes nos espaços sócio-ocupacionais impedem que o assistente
social tenha uma atuação comprometida com os interesses dos usuários e das classes
subalternas.
C) As condições concretas para o exercício profissional do assistente social são definidas,
no mercado de trabalho, pelo contrato de trabalho e pelas normas institucionais.
D) Nos espaços institucionais em que as políticas sociais em sua fase terminal são
executadas, as atribuições dos assistentes sociais tendem a se concentrar na
distribuição de recursos à população e na formulação, na análise e na avaliação dessas
políticas.
E) Para que o trabalho do assistente social incida e transforme a realidade social dos
sujeitos, a atuação e a competência do profissional serão suficientes,
independentemente do contexto.
Questão
003 (2019 CEFET-BA Policlinica de Saúde da Região de Jequie - BA) O objeto de trabalho do
Assistente Social é a questão social e suas diversas expressões. O que lhe cabe, como
profissional, inserido na divisão social do trabalho, é formular, executar, acompanhar e
avaliar as políticas sociais, públicas, empresariais, bem como promover ações em
conjunto com a sociedade civil e movimentos sociais, tendo por base o enfrentamento
dos desafios apresentados e que são próprios da realidade social em que atua. Com
base nessa afirmativa, é facultado ao Assistente Social:
21/08/2023 08:30:03 2/3
X A) contribuir com a população usuária dos serviços sociais, ao promover ações que
resultem em transformação de sua realidade, em meio a uma práxis de cunho
educativo, possibilitando aos sujeitos, dentro de alguns limites que não venham a
comprometer o seu posto de trabalho ou gerem desconfiança pelo empregador quanto
à garantia de seus interesses, que sejam vistos como seres históricos, livres, capazes
de agir, pensar e transformar o meio que os cerca e determina suas vidas.
B) adotar, no cotidiano de sua atuação profissional, a postura e compromisso assumidos
pelo Movimento de Reconceituação, ocorrido na década de 60, que defendia a
manutenção da perspectiva de leitura de mundo e atuação progressista então existente
na atuação dos assistentes sociais, combatendo a injusta e descabida crítica à
categoria, de alienação ideológica e falta de identidade profissional do Serviço Social.
C) consultar a comunidade, população e/ou trabalhadores, exclusivamente, na fase inicial
da elaboração de propostas para intervenção, com o intuito de aproximar-se da
realidade em que atua para conformação de planos, programas e projetos, sendo o
suficiente para garantir o sucesso de sua ação, evitando desse modo o uso de recursos
adicionais, e desnecessários, com avaliação e possíveis correções de rota.
D) compreender que a sua atuação será tanto ou mais qualificada ao considerar uma
concepção mais crítica acerca de sua inserção no mundo do trabalho, cuja base é
oriunda do referencial marxista que, nos anos 80 e 90, direcionou o pensamento,
reflexões e ações dos profissionais de Serviço Social.
E) dar credibilidade e tornar efetivo o projeto ético-político profissional, respondendo
criticamente e com conhecimento de realidade às distintas demandas sociais que lhe
aparecem, salvaguardando, quando possível e julgar como necessário, não aumentando
as suas responsabilidades no campo do trabalho, valores que tenham como pilar a
liberdade que permite à população escolher quais as melhores alternativas para
solucionar as dificuldades que enfrenta, bem como ensejar autonomia, emancipação e
redução das desigualdades sociais.
Questão
004 (Prefeitura Municipal de João Pessoa - Assistente Social, 2021) Assinale a alternativa
que descreve a gênese da questão social baseada na discussão sobre o Serviço Social
na contemporaneidade.
A) Situação social problemática.
X B) Formas de discriminação.
C) Exclusão social.
D) Desigualdade social entre pobres e ricos.
E) Contradição Capital x Trabalho.
Questão
005 (Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás - Assistente Social, 2021) Uma das principais
demandas do assistente social é realizar ações de enfrentamento à questão social. A
respeito dessa demanda, assinale a alternativa correta.
A) A questão social pode ser compreendida enquanto problema social e individual que é
vivenciado pelas famílias demandatárias da ação do serviço social.
B) A questão social é o mesmo que desigualdade econômica.
X C) A questão social é avessa à sociabilidade capitalista e tem como principal expressão a
pobreza, compreendida enquanto um fenômeno histórico e natural da sociedade.
D) O assistente social é o único profissional habilitado a trabalhar com as expressões da
questão social.
E) O assistente social, no enfrentamento da questão social, deve realizar ações voltadas
ao fortalecimento dos sujeitos coletivos e dos direitos sociais e reassumir o trabalho de
base, de educação, mobilização e organização popular.
21/08/2023 08:30:03 3/3
Questão
006 (Fundação Regional de Saúde - CE (FUNSAÚDE) - Assistente Social, 2021) Assinale a
opção que indica a base da fundação do Serviço Social como especialização do
trabalho.
A) O assistencialismo.
B) O pauperismo.
X C) O capitalismo.
D) A questão Social.
E) A política social.
Questão
007 A questão social emerge no contexto da Revolução Industrial do século XIX e está
associada, historicamente, à desigualdade social e à pobreza; está estreitamente
vinculada à classe trabalhadora e às formas de mais-valia. Nesse sentido, é correto
afirmar que as expressões da questão social podem ser reconfiguradas em diferentes
estágios, mas persistem sendo as mesmas, com tendências à ampliação e ao
aprofundamento, porque resultam da exploração
(VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social).
 
A) do usuário pelo investidor.
X B) da capacidade individual.
C) da dedicação profissional.
D) do usuário pelo capital.
E) do sistema pelo particular.
Questão
008 Marilda Iamamoto, ao tecer suas reflexões e análises fundamentadas na teoria
marxista,introduz a concepção do Serviço Social como
(FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário – Serviço Social).
A) profissão liberal.
X B) especialização do trabalho coletivo na sociedade.
C) maturação da intenção de ruptura.
D) pertencente à área das Ciências Humanas.
E) originária do sincretismo ideológico.
21/08/2023 08:30:31 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 As Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 apontam para uma nova lógica curricular,
que articula três núcleos de fundamentos, os quais traduzem um conjunto de
conhecimentos constitutivos da formação profissional. Assinale a opção que apresenta
corretamente esses núcleos.
(CESPE/CEBRASPE - DPE RO - Analista da Defensoria Pública - Área: Analista em
Assistência Social - 2022)
A) Núcleo de fundamentos histórico, teórico e metodológico; núcleo de fundamentos da
pesquisa social; núcleo de fundamentos da intervenção profissional.
X B) Núcleo de fundamentos da intervenção profissional; núcleo da formação social
brasileira com enfoque étnico-racial; núcleo de fundamentos ético-políticos.
C) Núcleo de fundamentos teórico-metodológico da vida social; Núcleo de fundamentos da
formação sócio-histórica da sociedade brasileira; Núcleo de fundamentos do trabalho
profissional.
D) Núcleo de fundamentos da prática profissional; núcleo de fundamentos ético- políticos;
núcleo de fundamentos da política social.
E) Núcleo de fundamentos técnico-operativos; núcleo de fundamentos teórico-
metodológico; núcleo de fundamentos ético-políticos.
Questão
002 Considerando a relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto
profissional crítico, assinale a alternativa correta. (IADES - SES SP - Residência em
Serviço Social - Área: Urgência e Emergência - 2021)
A) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
estabeleça os procedimentos e as técnicas da própria atuação profissional a partir dos
valores e dos princípios centralmente à liberdade individual e à autonomia da
população usuária.
X B) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita a crítica dos fundamentos do
cotidiano do trabalho do(a) assistente social, na perspectiva do alcance de mediações
necessárias à objetivação da intervenção profissional para além dos respectivos
objetivos imediatos.
C) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social tenha
uma intervenção profissional determinada pela formação e pelo perfil profissional,
secundarizando o papel dos espaços sócio-ocupacionais.
D) A relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto profissional
crítico estabelece que a teoria marxista é o único referencial teórico que deve orientar a
atuação profissional.
E) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
consiga realizar uma intervenção profissional que atende, de maneira universal, as
múltiplas demandas da população usuária.
21/08/2023 08:30:31 2/3
Questão
003 Para Iamamoto (2001), o projeto ético-político do Serviço Social se constituiu no cenário
dos anos 1990, no embate entre distintos projetos de sociedade, sendo fruto da luta,
organização e qualificação teórica e política da categoria, que, desde a década de 1980,
veio sendo coletivamente construído pela categoria dos assistentes sociais. Esse projeto
profissional traz em seu cerne a defesa dos direitos sociais, da cidadania, da esfera
pública no horizonte da ampliação progressiva da democratização da política e da
economia na sociedade.Para a autora, esse projeto político profissional se materializou
nos seguintes documentos legais da profissão.
( Unioeste - Prefeitura de Santo Antônio da Platina - Assistente Social - 2022
I - no Código de Ética do(a) Assistente Social de 1993, Resolução CFESS nº 273 de 13
março de 1993.
II - na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases
da Educação Nacional.
III - na Lei de Regulamentação da Profissão, Lei nº 8.662, de 7 de junho de 1993.
IV - nas Diretrizes Gerais para o Curso de Serviço Social, de 1996, da Associação
Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS (antiga ABESS na atualidade
ABEPSS).
V - na Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da
Assistência Social e dá outras providências.
Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
X A) Somente as alternativas II e V estão corretas.
B) Somente as alternativas I, II e III estão corretas.
C) Todas as alternativas estão corretas.
D) Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.
E) Somente as alternativas I e II estão corretas.
Questão
004 Para que a prática profissional do assistente social seja eficaz e eficiente, com base nos
elementos acima brevemente descritos, há algumas dimensões essenciais que devem
nortear o trabalho, como por exemplo, envolve as discussões em torno do código de
ética do assistente social, legislações pertinentes e bases pedagógicas que norteiam o
seu trabalho e, por sua vez, sustentam a concepção de sociedade que estamos
dispostos a construir. A dimensão mencionada acima é conhecida como:
(UNESC - Prefeitura de Laguna - Assistente Social - 2022)
X A) Ético-política.
B) Teórico -metodológica.
C) Técnico-metodológica.
D) Técnico-operativa.
E) Teórico-operativa.
Questão
005 Em se tratando dos projetos profissionais, os mesmos só podem ser pensados em
articulação com:
( ÁPICE - DPE PB - Assistente Social - 2021)
X A) Projetos individuais .
B) Projetos privatistas.
C) Projetos cristãos.
D) Projetos societários.
E) Projetos conservadores.
21/08/2023 08:30:31 3/3
Questão
006 Acerca do projeto ético-político do serviço social, é correto afirmar que
(Quadrix - PRODAM - Assistente Social - 2022).
A) seu valor ético central são os direitos.
B) sua gênese data da segunda metade da década de 80.
X C) sua dimensão política é expressa pelo posicionamento a favor da equidade e da justiça
social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços, bem como da
ampliação e da consolidação da cidadania.
D) ele é um projeto hegemônico fundamentado em princípios liberais e, para a sua
materialização, necessariamente deve estar alinhado ao projeto societário vigente.
E) ele é um projeto que possui uma estrutura básica consolidada, definida e acabada, que
permanece inalterada, o que lhe garante confiabilidade e fidedignidade.
Questão
007 (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Polícia Civil - MA -
Perito Crimina ) No Brasil, o projeto ético-político profissional do serviço social se
fundamenta na teoria marxista e, nesse sentido, a prática contemporânea do serviço
social:
X A) enfrenta a questão social por meio de intervenções que priorizam a formação da família
e do indivíduo para solucionar problemas e atender suas necessidades materiais e
sociais.
B) busca a eficiência e a eficácia na intervenção profissional, enfrentando a marginalidade
e a pobreza em uma perspectiva de integração da sociedade.
C) compreende as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas,
visando alcançar a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis.
D) desenvolve uma ação tecnicista, mediante propostas de trabalho voltadas para o
aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção na busca de padrões de
eficiência.
E) é polarizada pelos interesses das classes sociais e participa tanto do processo de
reprodução dos interesses hegemônicos quanto das possibilidades de transformação.
Questão
008 (Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Assembléia Legislativa - RO - Analista
Legislativo )
Assinale a opção que indica o marco histórico da ruptura do quase monopólio do
conservadorismo no Serviço Social, inscrevendo a primeira condição para a constituição
de um novo projeto profissional:
X A) a participação na regulamentaçãoprofissional.
B) a publicação do novo currículo para a formação profissional.
C) o debate e a aprovação da reforma universitária.
D) a volta das eleições diretas.
E) o processo de derrota da ditadura militar.
21/08/2023 08:31:00 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (FCC - 2022 - Prefeitura de Recife - PE - Analista em Assistência Social e Direitos
Humanos - Assistente Social )
O trabalho interdisciplinar exige um conjunto de atitudes que permitam a integração da
equipe. Desse modo, é fundamental considerar que:
X A) o trabalho interdisciplinar ganha cooperação ao reconhecer que a disciplina na
organização e hierarquização dos saberes é elemento essencial. Sendo assim, a
eficiência do trabalho depende da estrutura de ordenação no interior da equipe
B) não se pode construir o trabalho interdisciplinar senão pela capacidade de
desconsiderar os saberes específicos das áreas para a construção de um conhecimento
conjunto e crítico sobre a realidade social na qual se quer intervir.
C) a perspectiva de tornar o trabalho cada vez mais coletivo implica negligenciar as
responsabilidades individuais e competências, e deve buscar identificar papéis,
atribuições que possam ser realizadas por qualquer um dos membros da equipe
multiprofissional, cuja defesa de objetivos comuns favoreça a garantia de direitos.
D) a interdisciplinaridade sugere um processo coletivo de trabalho, demandando uma
atitude na formação e conhecimento, que se evidencia no reconhecimento das
competências, atribuições, habilidades, possibilidades e limites das disciplinas, dos
sujeitos, do reconhecimento da necessidade de diálogo profissional e cooperação.
E) as diferentes profissões que atuam nas políticas sociais não necessariamente possuem
acúmulos teórico-políticos e esse aspecto constitui o maior e mais importante fator para
a construção do trabalho em equipe, uma vez que só na integração é que se
consolidam os saberes técnicos.
Questão
002 A busca por respostas imediatas às expressões da questão social, seguindo critérios
padronizados de gestão e de intervenção na realidade social, tem rondado o perfil de
assistentes sociais demandados pelas instituições contratantes. Fruto do impacto das
mudanças econômicas, sociais e ideopolíticas mais recentes, esse processo, marcado
pelo gerencialismo das políticas sociais na órbita dos interesses do capital, incide
diretamente sobre o cotidiano de trabalho do Serviço Social brasileiro. Nessa
perspectiva, muitas vezes se requer um perfil profissional dócil e habilitado a responder
às demandas institucionais de forma fragmentada e produtivista, atuação esta pautada
em uma lógica.
( VUNESP - 2022 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Assistente Social)
X A) dialética.
B) tecnicista.
C) autônoma.
D) emancipadora.
E) autêntica.
Questão
003 Os projetos de intervenção profissional têm grande relevância em qualquer área de
atuação do assistente social. Tendo como referência a visão de Marilda Iamamoto, a
construção dos objetivos que referenciarão os projetos de intervenção profissional deve
ser orientada:
( IBADE - 2022 - IPREV - Assistente Social)
A) pela valorização dos pressupostos teóricos que subsidiam o fazer social.
21/08/2023 08:31:00 2/3
X B) pelo acompanhamento da dinâmica da vida social em sua totalidade, identificando as
múltiplas dimensões da realidade particular.
C) pela articulação institucional necessária para a viabilização efetiva implementação
efetiva das ações previstas no projeto.
D) por um reconhecimento dos envolvidos enquanto sujeitos políticos com capacidade
decisória e de gestão das políticas públicas.
E) por um certo grau de integração e ordenação hierárquica dos procedimentos técnicos
necessários à execução dos projetos e programas.
Questão
004 A análise dos espaços ocupacionais do assistente social – em sua expansão e
metamorfoses – requer inscrevê-los na totalidade histórica considerando as formas
assumidas pelo capital no processo de revitalização da acumulação no cenário da crise
mundial. Sob a hegemonia das finanças e na busca incessante da produção de
superlucros, aquelas estratégias vêm incidindo radicalmente no universo do trabalho e
dos direitos” (IAMAMOTO, 2009). Sobre os espaços sócio-ocupacionais do assistente
social, assinale a alternativa correta.
(FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Congonhinhas - PR - Assistente Social)
X A) Na defesa de sua relativa autonomia, no âmbito dos espaços ocupacionais, o(a)
Assistente Social conta, a seu favor, com sua qualificação acadêmico-profissional
especializada, com a regulamentação de funções privativas e competências, mas
jamais com a articulação com outros agentes institucionais que participam do trabalho
cooperativo, nem das forças políticas das organizações dos trabalhadores que aí
incidem.
B) Pode-se dizer que o espaço profissional já não é um produto histórico, pois condiciona-
se pelo nível de luta pela hegemonia que se estabelece entre as classes fundamentais e
suas respectivas alianças e pelo tipo de respostas teórico- práticas densas de conteúdo
político dadas pela categoria profissional.
C) Abrangem tanto os espaços ocupacionais resultantes da ação do empresariado e de
segmentos específicos da sociedade civil quanto os derivados da implementação das
políticas sociais de Estado e os acionados pela direção das organizações das classes
trabalhadoras.
D) Não refratam as particulares condições e relações de trabalho prevalentes na sociedade
brasileira, isso em função de se vivenciar as condições globalizadas do capital
internacional e financeiro rentista, em tempos de profunda alteração da base técnica da
produção com a informática, a biotecnologia, a robótica e outras inovações tecnológicas
e organizacionais.
E) O espaço profissional pode ser tratado exclusivamente na ótica das demandas já
consolidadas socialmente.
Questão
005 (Banca não informada - 2017 - UFPA/PA - Assistente Social ) Como trabalhador
especializado, o assistente social deve apresentar propostas profissionais que
vislumbrem soluções para além da requisição da instituição, cujas demandas são
apresentadas na versão burocratizada e do senso comum, destituídas da tradução
ético-política ou da interpretação teórico-metodológica. Portanto, constitui-se um
instrumento fundamental para a consolidação do projeto ético-político profissional o/a:
X A) objetivo institucional.
B) produtividade organizacional.
C) consciência política.
D) processo interdisciplinar.
E) projeto de trabalho.
21/08/2023 08:31:00 3/3
Questão
006 O profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica
e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e
metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos
fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as
possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais. Dessa maneira,
podemos afirmar que o trecho mencionado faz menção à:
( IBADE - 2022 - Prefeitura de Barra de São Francisco - ES - Assistente Social)
X A) dimensão teórico-operativa .
B) dimensão ético-política.
C) dimensão técnico-operativa .
D) dimensão técnico-operativa.
E) dimensão teórico-metodológica.
Questão
007 (VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social)
A prática da intersetorialidade é incentivada pelo Código de Ética do Assistente Social,
ao estabelecer a participação em equipes interdisciplinares como um dever profissional.
Esse dever relaciona-se com um dos princípios fundamentais deste Código, referente ao
compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o
aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional. Portanto, o
Serviço Social, ao buscar novas formas de execução de sua ação, direciona seu
envolvimento na ação interdisciplinar, compartilhando um espaço de troca mútuaentre
as especificidades do conhecimento e ultrapassando, no atendimento da complexidade
das suas demandas, os limites de:
X A) cada instituição
B) sua especialidade.
C) seu compromisso.
D) políticas intergeracionais.
E) diretrizes polissêmicas.
Questão
008 O projeto de trabalho, uma das estratégias de reconhecimento profissional para o
assistente socia l.
(CESPE / CEBRASPE - 2022 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Serviço
Social)
X A) requer a indicação dos mecanismos de controle social das atividades planejadas, a
partir das refrações da questão social, isto é, dos objetos da intervenção.
B) deve ser escrito para a sua materialização.
C) deve, a princípio, registrar as refrações da questão social que sofrerão impacto efetivo
após a intervenção profissional.
D) é isento do dever de elencar as mudanças esperadas na realidade de atuação.
E) deve, necessariamente, indicar os recursos financeiros públicos a serem despendidos
no projeto.
21/08/2023 08:31:28 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 A respeito da herança conservadora do Serviço Social no Brasil, assinale a alternativa
correta.
( IADES - 2019 - SEASTER - PA - Assistente Social)
X A) Na base do conservadorismo, a comunidade é vista como utópica e, por esse motivo,
passa despercebida pela ação profissional.
B) O Serviço Social se propõe, desde o início do processo de profissionalização, a romper
com as lideranças operárias.
C) O Serviço Social surge como uma necessidade de formação doutrinária e social do
laicato.
D) O Serviço Social surge alheio ao movimento católico, mas estreitamente articulado às
instituições socioassistenciais.
E) Nos primórdios da profissão do Serviço Social, apesar da influência do poder da igreja
católica, os (as) profissionais se mantinham distantes dos programas de militância
católica.
Questão
002 A prática profissional em Serviço Social, para ultrapassar a imediaticidade e o cotidiano,
exige uma projeção do que precisa ser realizado, a partir do conhecimento sobre o
objeto a ser transformado, seu contexto, os instrumentos necessários à consecução
desse trabalho. O planejamento e a gestão de ações profissionais em Serviço Social,
como ação técnica e política, em consonância com o projeto ético- político da profissão:
(COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Assistente Social)
X A) baseia-se no conhecimento da instituição, dos usuários, das demandas colocadas e
como pode potencializar transformações que ampliem direitos.
B) deve garantir a decisão técnica, neutra, vinculada estritamente às necessidades e a
interesses institucionais, funcionais à ordem hegemônica.
C) prescinde de um sistema de estudo e registro das manifestações da questão social que
chegam aos diversos espaços do Serviço Social.
D) embasa-se no conhecimento teórico e no conhecimento da realidade de atuação,
objetivando uma intervenção pragmática, centrada nas demandas imediatistas
características do cotidiano.
E) pode se configurar como um exercício de reflexão do profissional, sem exigir sua
concretização num documento - o plano ou programa, se o profissional apenas atua na
execução de políticas sociais.
Questão
003 (Banca não informada - 2018 - Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de
Pessoas - PE (SUGEP/PE) - Assistente Social )
No exercício profissional, os assistentes sociais se deparam com diferentes dilemas e
conflitos: seu maior empregador é o Estado, o principal campo de atuação são as
políticas sociais e seus objetos de intervenção são as múltiplas expressões da questão
social. Imprimir uma direção social ao exercício profissional vinculado ao projeto ético-
político da profissão exige um profissional que:
A) priorize as necessidades e demandas dos usuários, realizado o diagnóstico para
identificar a situação-problema.
21/08/2023 08:31:28 2/3
X B) tenha competência para responder às demandas dos usuários e negociar o
cumprimento das rotinas institucionais, tendo em mente que os recursos são escassos e
se torna necessário definir as prioridades.
C) negocie seus projetos, defenda suas competências profissionais e promova as
potencialidades dos sujeitos, compreendendo que o investimento em capital humano
contribui para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho.
D) realize a articulação entre teoria e prática, compreendendo a relação de identidade
entre a realidade vivida, as teorias e as intervenções realizadas.
E) tenha competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para
defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais.
Questão
004 (Quadrix - 2023 - IIER - SP - Agente Técnico de Assistência à Saúde - Assistente Social)
A reestruturação produtiva e a mundialização do capital trouxeram profundas
alterações no mundo do trabalho. A respeito desse assunto, assinale a alternativa
correta.
X A) Os trabalhadores pertencentes ao núcleo que atua com o maquinário mais avançado,
dotado de maior tecnologia, são menos expostos à flexibilização e à intensificação do
ritmo de suas atividades.
B) O liberalismo, associado aos fenômenos do fordismo e da financeirização do capital,
deu origem à reestruturação produtiva.
C) A expansão da reestruturação produtiva tem como consequências a flexibilização, a
informalidade e a profunda precarização das condições de trabalho e de vida da classe
trabalhadora brasileira.
D) A nova gestão do trabalho, advinda com as inovações da reestruturação produtiva,
propõe metas alcançáveis, com a preservação da qualidade de vida do trabalhador, e
propicia um envolvimento espontâneo e voluntário dos trabalhadores com os ideais das
empresas.
E) Quanto mais forte a legislação protetora do trabalho e a organização sindical, maior
será o grau de precarização das condições de trabalho.
Questão
005 Sobre a representatividade do marxismo no processo histórico brasileiro do serviço
social, assinale a alternativa correta:
(IESES - 2022 - SAP-SC - Assistente Social)
X A) O marxismo tão alinhado informalmente com a formação do assistente social, não fez
parte do currículo e conteúdo de formação profissional.
B) A aproximação com o marxismo não refletiu na formação política dos profissionais.
C) O marxismo para o Serviço Social latino-americano contribuiu no fomento à teoria e
prática da tradição profissional.
D) Foi importante para o movimento de Reconceituação do Serviço Social no país.
E) A aproximação entre setores do Serviço Social e a tradição marxista acontece no Brasil
após a ditadura militar, com a abertura política.
Questão
006 O método elaborado pela equipe da escola de Serviço Social de Belo Horizonte, no
período de 1972 a 1975, que propunha a constituição de uma metodologia alternativa
às perspectivas das abordagens funcionalistas da realidade é chamado de
(INSTITUTO AOCP - 2016 - CASAN - Assistente Social)
X A) método BH e representa a incorporação da fenomenologia no Serviço Social.
B) método BH e representa o movimento de intenção de ruptura com o Serviço Social
tradicional.
21/08/2023 08:31:28 3/3
C) método de reconceituação e representa o desenvolvimento do projeto ético e político
do Serviço Social.
D) método de Araxá e representa a incorporação do tecnicismo no Serviço Social.
E) método BH e representa a perspectiva modernizadora do Serviço Social.
Questão
007 (IADES - SMS SP - Residência em Serviço Social - Área: Saúde Mental - 2022)
A feição em que se apresenta a questão social na cena contemporânea expressa, sob
inéditas condições históricas, uma potenciação dos determinantes de sua origem já
identificados por Marx e expressos na lei:
A) total do excedente de capital.
X B) geral da acumulação capitalista.
C) global da classe trabalhadora.
D) cabal da oferta e da procura.
E) global da mais-valia relativa.
Questão
008 ( Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017 -
TJSP/SP- Assistente Social Judiciário )
Os assistentes sociais encontram limites concretos para a ação ética em defesa da
concretização dos direitos humanos, limites esses impostos pelas contradições da
sociedade brasileira capitalista, marcada pela desigualdade social e pelas diversas
formas de exclusão que se sobrepõem à plena realização dos indivíduos. Vencer esses
limites supõe estabelecer atitudes críticas da parte dos profissionais, enquanto agentes
éticos, para avançarem em suas práticas, no compromisso com os trabalhadores, na
garantia da realização dos direitos humanos e na construção de uma sociedade
igualitária para todos. Supõe, ainda, compreender o cotidiano profissional em suas
contradições e conflitos institucionais, no sentido de identificar possíveis mediações e
estratégias que contribuam para:
X A) um maior compromisso ético-político profissional.
B) o engajamento de toda a sociedade nesta causa.
C) a construção de um aparato legal que fundamenta a ação profissional.
D) a superação de determinações institucionais ambíguas.
E) uma definição clara de estratégias globais para enfrentamento deste cenário.
21/08/2023 08:32:05 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Acerca das lutas sociais e da organização da sociedade civil no Brasil, assinale a
alternativa correta.( CEC UFPE - UFPE - Assistente Social - 2019)
A) As ocupações das escolas, em defesa da educação, caracterizaram-se por ser um
movimento político que geralmente tem relação com a disputa de cargos nas
instituições de ensino.
X B) As ações e demandas das classes subalternas são alvo de intervenção estatal e
possibilitam a conquista de direitos de cidadania.
C) As lutas sociais, como greves, ocupações e manifestações de rua, incluem o
planejamento de ações explosivas e ataques ao patrimônio público.
D) As ações dos movimentos sociais são institucionalizadas e dificultam a negociação por
direitos de cidadania.
E) As demandas e reivindicações dos movimentos sociais são atendidas pelo Estado e é
garantido o direito de participação popular nos processos de decisão política.
Questão
002 O neoliberalismo no Brasil efetiva-se por governos neoliberais ortodoxos, passando por
governos social-liberais que não escondem sua vinculação com princípios neoliberais.
Neste processo, os ganhos obtidos com a implementação da Seguridade Social pela
Constituição Federal de 1988 sofrem uma inflexão, passando a assumir características
de:
(Fundação Regional de Saúde-Ce -FUNSAUDE- Assistente Social 2021)
A) pejotização dos profissionais
B) empreendedorismo
X C) universalização dos programas sociais
D) empregabilidade.
E) assistencialização da proteção social
Questão
003 Segundo Montano (2011) quando se analisa a influência neoliberal na àrea social,
observa-se a transformação de direitos estabelecidos em “não direitos”. Assim, a
participação da sociedade civil, transfigurada no terceiro setor, está pautada na falsa
ideia de que
A) trata-se de uma concepção restritiva de cidadania baseadas em ações focalizadas que
reflete a despolitização da questão social.
B) a privatização dos serviços sociais fortalece o Estado.
C) a sociedade civil viabiliza a efetivação dos serviços sociais públicos.
X D) a parceria público-privada viabiliza o fortalecimento do Estado na gestão social.
E) o voluntariado é a única forma de trabalho na assistência social.
Questão
004 A relação entre o Serviço Social e os movimentos sociais nem sempre foi de
proximidade e articulação. São as discussões sobre a dimensão política da profissão
que trazem os movimentos sociais para o interior do Serviço Social. Esse processo tem
sua origem no(a):
(Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia(TJ-RO)Analista Judiciário. Assistência Social
2021)
X A) capitalismo monopolista.
21/08/2023 08:32:05 2/3
B) teoria pós-moderna.
C) vertente de intenção de ruptura.
D) perspectiva modernizadora.
E) serviço social libertário.
Questão
005 Sobre as medidas de orientação neoliberal no Brasil, é correto afirmar :
X A) As medidas promoveram, no Brasil, a precarização das relações de trabalho com a
ampliação de ofertas de empregos estáveis.
B) As medidas provocaram, no Brasil, a diminuição das taxas de lucro líquido empresarial.
C) As medidas de orientação neoliberal, no Brasil, afetaram o conjunto da sociedade
brasileira penalizando, de forma mais perversa, segmentos que dependem do acesso
aos serviços sociais .
D) As medidas no Brasil não afetaram a economia, a maior consequência foi aumento no
valor de redução dos salários devido ao aumento da oferta de mão de obra.
E) As medidas implementadas no Brasil não tiveram efeitos destrutivos para as condições
de vida da classe trabalhadora.
Questão
006 Com o processo de democratização do Estado e da sociedade brasileira, a sociedade
civil conquistou uma série de garantias e, ao mesmo tempo, compromissos. De sujeito
de favores e benesses passa a ser sujeito de direitos. O exercício de cidadania que
objetiva efetivar direitos torna-se desafiante e complexo, porque (FUNDATEC - UERGS -
Assistente Social - 2014)
A) os conselhos que lutam em defesa dos direitos sociais constituem instância muito nova
sem articulação governamental.
X B) a sociedade civil conta com uma diversidade de sujeitos e de propostas que precisam
ser reconhecidas no cenário de disputas atuais.
C) o paradigma da complexidade permeia todos os campos de disputas políticas e sociais.
D) a legislação que garante os direitos humanos não é específica em relação aos canais de
participação e controle social.
E) a efetivação de direitos sociais depende de tribunais localizados e de ação operacional
ampla e direta na comunidade.
Questão
007 Apesar dos avanços observados com a promulgação da Constituição Federal de 1988,
com a criação do Sistema de Seguridade Social, observa-se que sua implementação
vem sendo condicionada à:
A) maior investimento público nas políticas sociais.
B) politização da questão social e participação popular irrestrita.
X C) universalização do acesso, ampliação da cobertura e ampliação dos espaços de
participação popular.
D) ampliação dos direitos de cidadania e participação do Estado.
E) universalização restrita e à focalização sobre a pobreza extrema, sobretudo na política
de assistência social.
Questão
008 A política neoliberal é introduzida no Brasil nos anos 1990, empreendendo uma grande
ofensiva contra as políticas sociais públicas, conforme exigido pelos organismos
multilaterais internacionais. Um dos principais alvos das reformas neoliberais foi a
Seguridade Social, que, a partir dessas reformas, caracteriza-se pela(s) (BANCA
FGV/2022.Prefeitura de Manaus. Prova de Assistente Social)
21/08/2023 08:32:05 3/3
X A) políticas compensatórias de combate à pobreza de caráter seletivo.
B) realização de Conferências Nacionais sobre as principais políticas sociais.
C) expansão universal das políticas estatais redistributivas.
D) participação de representantes da sociedade civil nos Conselhos Municipais.
E) gestão tripartite das políticas de Saúde, Assistência e Previdência.
21/08/2023 08:32:32 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 Uma das questões a serem enfrentadas pelo serviço social contemporâneo refere- se à
denominada crise dos modelos analíticos. O modelo de pensamento, produzido
historicamente, que se relaciona com os modos mais flexíveis de acumulação do capital
é a(o)
( FUNCAB - 2014 - SEDS-TO - Analista em Defesa Social - Serviço Social)
X A) macroeconomia.
B) neoliberalismo.
C) teoria crítica.
D) pós-modernismo.
E) marxismo.
Questão
002 (NC-UFPR - 2018 - FOZPREV - Analista Previdenciário - Serviço Social) A professora Maria
Carmelita Yazbek, ao debater as tendênciashistóricas e teórico-metodológicas do
Serviço Social na contemporaneidade, evidencia a crise dos modelos analítico-
explicativos nas ciências sociais e a emergência do pensamento pós-moderno. Assinale
a alternativa que corresponde à análise da referida autora sobre a perspectiva pós-
moderna.
X A) Dirige sua crítica à razão, afirmando-a como instrumento de repressão e padronização,
propõe a superação das utopias e reitera a importância do fragmento, do intuitivo e do
microssocial.
B) Reconhece que os sujeitos históricos encarnam processos sociais, expressam visões de
mundo e têm suas identidades sociais construídas na tessitura das relações sociais
mais amplas.
C) Caracteriza-se pela ruptura com o conservadorismo que marcou a trajetória do Serviço
Social no país e com a defesa do projeto ético-político.
D) Tem como principal referência a produção teórica de Gramsci sobre cultura,
hegemonia, intelectual orgânico e sociedade política.
E) Proporciona elementos para refletir ontologicamente sobre o ser humano e sua
existência na sociedade a partir da vida cotidiana como centro do acontecer histórico.
Questão
003 (VUNESP - Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Itaquaquecetuba -
Assistente Social - 2016) O Serviço Social em sua origem fundamentou-se teoricamente
nos pressupostos da doutrina social da Igreja. Foi com o Movimento de Reconceituação,
a partir dos anos 1960, que se viabilizou a crítica ao conservadorismo e a busca de
ruptura do compromisso social, histórico do Serviço Social, estabelecido com os
interesses:
X A) do capital humano associado ao financeiro.
B) da ordem burguesa.
C) da classe trabalhadora.
D) presentes nas ações em rede.
E) contidos na teoria da libertação.
21/08/2023 08:32:32 2/3
Questão
004 (AMAUC - 2022 - Prefeitura de Peritiba - SC - Assistente Social) É um importante
momento do Serviço Social, pois é a partir daí que surge uma outra visão acerca da
prática profissional, voltada a uma análise crítica da realidade social, buscando assim
um melhor desempenho no agir profissional ao atender as demandas da questão social,
pautado em bases teórico-metodológicas que buscam superar as práticas tradicionais
do Serviço Social. A este momento importante chamamos de:
A) Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social
B) Movimento de Reconceituação
X C) Seminário de Teresópolis.
D) Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social.
E) A Seminário de Araxá.
Questão
005 A Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, protagonizou a
resistência ao tradicionalismo profissional sendo responsável pela construção do
X A) método do Desenvolvimento de Comunidade.
B) método de Belo Horizonte.
C) método serviço social de caso.
D) método alternativo.
E) método dialético.
Questão
006 (FAPEC - UFMS - Assistente Social - 2018) “O conjunto de transformações sociais,
econômicas, políticas e culturais que se constituem como expressões da pós-
modernidade interfere diretamente em diversas profissões, inclusive no serviço social,
promovendo mudanças nos campos teórico, prático-operativo e político-organizativo"
(SIMIONATTO, 2012).
A influência da pós-modernidade no Serviço Social brasileiro implica em algumas
tendências para as ações profissionais, as quais estão descritas entre os itens abaixo:
I - Empirismo.
II - Pragmatismo.
III - Aprofundamento dos paradigmas crítico-totalizantes.
IV - Conservadorismo.
V - Fragmentação entre teoria e prática.
VI - Voluntarismo.
VII - Mediação.
Estão corretos os itens:
X A) I, III, IV e VI.
B) III, IV, V e VI.
C) III e VII.
D) II, III, IV, V.
E) I, II, IV, V, VI.
Questão
007 (Processamento de Dados Amazonas S/A PRODAM-AM- Assistente Social , 2022) Em
relação aos fundamentos teóricos-metodológicos do serviço social, assinale a
alternativa correta:
A) O doutrinarismo e o conservadorismo foram teorias sociais hegemônicas no serviço
social até a década de 70, quando se iniciou o movimento de reconceituação.
X B) As fontes dos referenciais orientadores do pensamento e da ação emergente do serviço
social são a doutrina social da Igreja Católica, o Iluminismo e o pensamento de Santo
Agostinho.
21/08/2023 08:32:32 3/3
C) A gênese do serviço social no Brasil é marcada por uma abordagem da questão social
como problema moral e religioso, assim como é baseada em uma intervenção que
prioriza a formação da família e do indivíduo para a solução dos problemas.
D) Os documentos de Araxá, de Petrópolis e de Guaxupé são os principais instrumentos
que direcionam o serviço social para a ruptura com o conservadorismo.
E) O primeiro suporte teórico-metodológico necessário à qualificação técnica e à prática
dos assistentes sociais adveio da matriz fenomenológica.
Questão
008 A aproximação do Serviço Social com a tradição marxista, ao longo da década de
1980, ficou marcada por um viés epistemológico com consequências na intervenção
profissional. Sobre a apropriação do marxismo pelo Serviço Social, assinale a afirmativa
correta.
( FGV - 2013 - FUNDAÇÃO PRÓ-SANGUE - Assistente Social)
X A) Apreende as mediações históricas para reconstruir os fenômenos sociais.
B) Apreende a profissão no processo de reprodução das relações sociais.
C) Concebe o Assistente Social como agente da transformação social.
D) Determina a práxis social como medida das relações entre teoria e prática.
E) Supera a concepção de identidade entre prática profissional e prática política.
21/08/2023 08:33:02 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (VUNESP - 2019 - Prefeitura de Suzano - SP - Assistente Social) A legitimidade
profissional se refere ao reconhecimento social da profissão, que decorre da leitura que
seus agentes realizam de suas ações, mas também da capacidade de oferecer
respostas às demandas societárias. Em se tratando da dimensão teórico-metodológica,
considerada como a maneira de ler o contexto sócio-histórico e interpretar os
fenômenos sobre os quais a profissão se debruça, evidencia-se a necessidade de
reconstrução das demandas e das possibilidades de ação profissional. Nesse sentido, as
determinações sócio-históricas que deram origem à profissão, relacionadas aos projetos
societários hegemônicos, vêm impondo limites ao atendimento prestado, relacionados à
redução do papel do Estado:
X A) na proteção social.
B) na emancipação humana.
C) na valorização econômica.
D) na questão regional.
E) No controle geral.
Questão
002 O assistente social ingressa nas instituições empregadoras como parte de um coletivo
de trabalhadores que implementa as ações institucionais/empresariais, cujo resultado
final é fruto de um trabalho combinado ou cooperativo, que assume perfis diferenciados
nos vários espaços ocupacionais. Também a relação que o profissional estabelece com
o objeto do seu trabalho — as múltiplas expressões da questão social, tal como se
expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha — depende do prévio recorte das
políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e
prioridades a serem atendidas ( CESPE- 2010 - INMETRO - Analista - Assistência Social
.M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social:
direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352 (com
adaptações).
Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de
trabalho do profissional de serviço social.
X A) O assistente social deverá priorizar a análise subjetiva em relação ao seu objeto de
estudo em determinados espaços sócio-ocupacionais.
B) O assistente social deve elencar sua prioridade de atendimento às demandas em
detrimento das determinações da instituição para não desprezar seu projeto ético-
político.
C) Existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho
profissional, na contramão de sua integral autonomia.D) A política social constitui uma ferramenta para o assistente social em determinados
espaços sócio-ocupacionais.
E) O trabalho combinado e(ou) cooperativo deve necessariamente ocorrer de forma
interdisciplinar.
Questão
003 (Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás - Assistente Social, 2021) Uma das principais
demandas do assistente social é realizar ações de enfrentamento à questão social. A
respeito dessa demanda, assinale a alternativa correta.
21/08/2023 08:33:02 2/4
X A) O assistente social, no enfrentamento da questão social, deve realizar ações voltadas
ao fortalecimento dos sujeitos coletivos e dos direitos sociais e reassumir o trabalho de
base, de educação, mobilização e organização popular.
B) A questão social pode ser compreendida enquanto problema social e individual que é
vivenciado pelas famílias demandatárias da ação do serviço social.
C) A questão social é avessa à sociabilidade capitalista e tem como principal expressão a
pobreza, compreendida enquanto um fenômeno histórico e natural da sociedade.
D) A questão social é o mesmo que desigualdade econômica.
E) O assistente social é o único profissional habilitado a trabalhar com as expressões da
questão social.
Questão
004 Em relação aos espaços ocupacionais do Serviço Social na contemporaneidade, é
CORRETO afirmar que
(UPENET/IAUPE - SES PE - Residência em Serviço Social - 2019)
X A) os(as) assistentes sociais desenvolvem sua atuação em diversos espaços ocupacionais.
Esses distintos espaços são dotados de racionalidades e funções distintas na divisão
social e técnica do trabalho, porquanto implicam relações sociais de natureza particular,
capitaneadas por diferentes sujeitos sociais, que figuram como empregadores. Elas
condicionam o caráter do trabalho realizado, suas possibilidades e limites, assim como
o significado social e efeitos na sociedade.
B) realiza, por meio da análise na fragmentação dos sujeitos e das políticas públicas, o
estabelecimento da intervenção direta na família, como centralidade na sua atuação,
mediando a relação homem e meio.
C) os espaços ocupacionais do(a) Assistente Social têm lugar prioritariamente nas
empresas privadas, para a intervenção direta nas manifestações mais contundentes da
questão social, principalmente com a classe trabalhadora, objetivando estabelecer o
consenso.
D) a atuação do(a) Assistente Social está pautada, principalmente, no desenvolvimento do
atendimento direto ao(à) usuário(a) e sua família e de ações educativas. Essas ações
devem ter sua neutralidade preservada, sem considerar nas intervenções profissionais
questões políticas.
E) as incidências do trabalho profissional na sociedade dependem apenas da atuação
isolada do(a) Assistente Social para consolidação do projeto ético- político e determinar
o seu projeto profissional, junto ao projeto societário.
Questão
005 De acordo com a Ontologia do ser social, os seres humanos distinguem-se do conjunto
da Natureza por terem um modo de ser particular. O que funda o ser social é o (a).
(CETREDE - Prefeitura de Juazeiro do Norte - Sociólogo - 2019)
A) trabalho.
X B) política.
C) luta de Classes.
D) desigualdade.
E) linguagem.
Questão
006 A inscrição do Serviço Social na divisão social e técnica do trabalho está diretamente
relacionada ao reconhecimento da questão social. É CORRETO afirmar que, no Brasil, o
aparecimento da questão social vincula-se de forma direta à:
(CPCON - 2021 - Prefeitura de Cacimba de Dentro - PB - Assistente )
21/08/2023 08:33:02 3/4
X A) aliança estabelecida entre Estado, empresariado, Igreja Católica e operariado, na
década de 1930, que objetivou acabar com a questão social e para tanto necessitou
reconhecê-la.
B) legislação trabalhista implementada pelo Governo Vargas na década de 1940.
C) ação social da igreja católica por meio de seu apostolado que era constituído, em
grande medida, por mulheres da elite.
D) generalização do trabalho livre em uma sociedade marcada profundamente pela
escravidão e na qual a separação e ntre homens e meios de produção ocorreu
majoritariamente fora dos limites da sua formação econômico-social.
E) fundação do Centro de Estudos Sociais de São Paulo, considerado como manifestação
pioneira do Serviço Social no Brasil.
Questão
007 (2019 CEFET-BA Policlinica de Saúde da Região de Jequie - BA) O objeto de trabalho do
Assistente Social é a questão social e suas diversas expressões. O que lhe cabe, como
profissional, inserido na divisão social do trabalho, é formular, executar, acompanhar e
avaliar as políticas sociais, públicas, empresariais, bem como promover ações em
conjunto com a sociedade civil e movimentos sociais, tendo por base o enfrentamento
dos desafios apresentados e que são próprios da realidade social em que atua. Com
base nessa afirmativa, é facultado ao Assistente Social:
X A) consultar a comunidade, população e/ou trabalhadores, exclusivamente, na fase inicial
da elaboração de propostas para intervenção, com o intuito de aproximar-se da
realidade em que atua para conformação de planos, programas e projetos, sendo o
suficiente para garantir o sucesso de sua ação, evitando desse modo o uso de recursos
adicionais, e desnecessários, com avaliação e possíveis correções de rota.
B) contribuir com a população usuária dos serviços sociais, ao promover ações que
resultem em transformação de sua realidade, em meio a uma práxis de cunho
educativo, possibilitando aos sujeitos, dentro de alguns limites que não venham a
comprometer o seu posto de trabalho ou gerem desconfiança pelo empregador quanto
à garantia de seus interesses, que sejam vistos como seres históricos, livres, capazes
de agir, pensar e transformar o meio que os cerca e determina suas vidas.
C) adotar, no cotidiano de sua atuação profissional, a postura e compromisso assumidos
pelo Movimento de Reconceituação, ocorrido na década de 60, que defendia a
manutenção da perspectiva de leitura de mundo e atuação progressista então existente
na atuação dos assistentes sociais, combatendo a injusta e descabida crítica à
categoria, de alienação ideológica e falta de identidade profissional do Serviço Social.
D) dar credibilidade e tornar efetivo o projeto ético-político profissional, respondendo
criticamente e com conhecimento de realidade às distintas demandas sociais que lhe
aparecem, salvaguardando, quando possível e julgar como necessário, não aumentando
as suas responsabilidades no campo do trabalho, valores que tenham como pilar a
liberdade que permite à população escolher quais as melhores alternativas para
solucionar as dificuldades que enfrenta, bem como ensejar autonomia, emancipação e
redução das desigualdades sociais.
E) compreender que a sua atuação será tanto ou mais qualificada ao considerar uma
concepção mais crítica acerca de sua inserção no mundo do trabalho, cuja base é
oriunda do referencial marxista que, nos anos 80 e 90, direcionou o pensamento,
reflexões e ações dos profissionais de Serviço Social.
Questão
008 Marilda Iamamoto, ao tecer suas reflexões e análises fundamentadas na teoria
marxista, introduz a concepção do Serviço Social como
(FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário – Serviço Social).
X A) maturação da intenção de ruptura.
21/08/2023 08:33:02 4/4
B) profissão liberal.
C) originária do sincretismo ideológico.
D) pertencente à área das Ciências Humanas.
E) especialização do trabalho coletivo na sociedade.
21/08/2023 08:33:32 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2018 - Polícia Civil - MA -
Perito Crimina ) No Brasil, o projeto ético-político profissional do serviço social se
fundamenta na teoria marxista e, nesse sentido, a prática contemporânea do serviço
social:
X A) é polarizada pelos interesses das classes sociais e participa tanto do processo de
reprodução dos interesses hegemônicosquanto das possibilidades de transformação.
B) enfrenta a questão social por meio de intervenções que priorizam a formação da família
e do indivíduo para solucionar problemas e atender suas necessidades materiais e
sociais.
C) compreende as relações sociais dos indivíduos no plano de suas vivências imediatas,
visando alcançar a regularidade, as abstrações e as relações invariáveis.
D) desenvolve uma ação tecnicista, mediante propostas de trabalho voltadas para o
aperfeiçoamento de instrumentos e técnicas de intervenção na busca de padrões de
eficiência.
E) busca a eficiência e a eficácia na intervenção profissional, enfrentando a marginalidade
e a pobreza em uma perspectiva de integração da sociedade.
Questão
002 Acerca do projeto ético-político do serviço social, é correto afirmar que
(Quadrix - PRODAM - Assistente Social - 2022).
X A) ele é um projeto que possui uma estrutura básica consolidada, definida e acabada, que
permanece inalterada, o que lhe garante confiabilidade e fidedignidade.
B) seu valor ético central são os direitos.
C) sua dimensão política é expressa pelo posicionamento a favor da equidade e da justiça
social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços, bem como da
ampliação e da consolidação da cidadania.
D) ele é um projeto hegemônico fundamentado em princípios liberais e, para a sua
materialização, necessariamente deve estar alinhado ao projeto societário vigente.
E) sua gênese data da segunda metade da década de 80.
Questão
003 (Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Assembléia Legislativa - RO - Analista
Legislativo
Assinale a opção que apresenta o valor central do projeto ético político do Serviço
Social:
A) o politicismo.
X B) o marxismo.
C) o ecletismo teórico.
D) a prática professional.
E) A liberdade.
21/08/2023 08:33:32 2/3
Questão
004 As Diretrizes Curriculares da ABEPSS de 1996 apontam para uma nova lógica curricular,
que articula três núcleos de fundamentos, os quais traduzem um conjunto de
conhecimentos constitutivos da formação profissional. Assinale a opção que apresenta
corretamente esses núcleos.
(CESPE/CEBRASPE - DPE RO - Analista da Defensoria Pública - Área: Analista em
Assistência Social - 2022)
A) Núcleo de fundamentos da prática profissional; núcleo de fundamentos ético- políticos;
núcleo de fundamentos da política social.
X B) Núcleo de fundamentos teórico-metodológico da vida social; Núcleo de fundamentos da
formação sócio-histórica da sociedade brasileira; Núcleo de fundamentos do trabalho
profissional.
C) Núcleo de fundamentos histórico, teórico e metodológico; núcleo de fundamentos da
pesquisa social; núcleo de fundamentos da intervenção profissional.
D) Núcleo de fundamentos técnico-operativos; núcleo de fundamentos teórico-
metodológico; núcleo de fundamentos ético-políticos.
E) Núcleo de fundamentos da intervenção profissional; núcleo da formação social
brasileira com enfoque étnico-racial; núcleo de fundamentos ético-políticos.
Questão
005 O Projeto Ético-Político do Serviço Social começa a ser construído na transição dos anos
1970 para os anos 1980. Para Netto (2006), “foi naqueles anos que a primeira condição
para a construção deste novo projeto se viabilizou”.Essa condição é:
(: FGV - TJDFT - Analista Judiciário - Área Serviço Social - 2022).
A) o reconhecimento da profissão por parte do Estado.
X B) o desenvolvimento e a afirmação do marxismo na profissão.
C) a recusa e a crítica ao conservadorismo profissional.
D) a consolidação da pós-graduação em Serviço Social .
E) o espraiamento da perspectiva de intenção de ruptura.
Questão
006 (FEPESE - 2018 - CELESC - Assistente Social) Os projetos profissionais apresentam a
autoimagem de uma profissão, elegem os valores que a legitimam socialmente,
delimitam e priorizam seus objetivos e funções, formulam os requisitos (teóricos,
práticos e institucionais) para o seu exercício, prescrevem normas para o
comportamento dos profissionais e estabelecem as bases das suas relações com os
usuários de seus serviços, com as outras profissões e com as organizações e
instituições sociais privadas e públicas (José Paulo Netto/1999). Sobre o Projeto Ético-
Político do Serviço Social, é correto afirmar:
X A) O projeto profissional do Serviço Social implica um compromisso profissional com a
competência embasada no aperfeiçoamento exclusivamente teórico.
B) O projeto ético-político do Serviço Social adota princípios e valores exclusivos, a saber:
reconhecimento da liberdade, reconhecimento da autonomia e plena conquista dos
direitos sociais.
C) os projetos profissionais são estruturas rígidas, respondendo às alterações no sistema
de necessidades sociais sobre o qual a profissão opera.
D) para que um projeto profissional se fortaleça na sociedade, é necessário que ele tenha
em sua base um corpo profissional fortemente organizado.
E) os projetos profissionais são construídos por uma categoria profissional constituída
apenas pelos profissionais que estão efetivamente na prática.
21/08/2023 08:33:32 3/3
Questão
007 Em se tratando dos projetos profissionais, os mesmos só podem ser pensados em
articulação com:
( ÁPICE - DPE PB - Assistente Social - 2021)
A) Projetos individuais .
B) Projetos privatistas.
X C) Projetos societários.
D) Projetos conservadores.
E) Projetos cristãos.
Questão
008 (Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2018 - Assembléia Legislativa - RO - Analista
Legislativo )
Assinale a opção que indica o marco histórico da ruptura do quase monopólio do
conservadorismo no Serviço Social, inscrevendo a primeira condição para a constituição
de um novo projeto profissional:
X A) a participação na regulamentação profissional.
B) o processo de derrota da ditadura militar.
C) o debate e a aprovação da reforma universitária.
D) a publicação do novo currículo para a formação profissional.
E) a volta das eleições diretas.
21/08/2023 08:34:13 1/3
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 O profissional deve ser qualificado para conhecer a realidade social, política, econômica
e cultural com a qual trabalha. Para isso, faz-se necessário um intenso rigor teórico e
metodológico, que lhe permita enxergar a dinâmica da sociedade para além dos
fenômenos aparentes, buscando apreender sua essência, seu movimento e as
possibilidades de construção de novas possibilidades profissionais. Dessa maneira,
podemos afirmar que o trecho mencionado faz menção à:
( IBADE - 2022 - Prefeitura de Barra de São Francisco - ES - Assistente Social)
X A) dimensão ético-política.
B) dimensão teórico-metodológica.
C) dimensão teórico-operativa .
D) dimensão técnico-operativa.
E) dimensão técnico-operativa .
Questão
002 A busca por respostas imediatas às expressões da questão social, seguindo critérios
padronizados de gestão e de intervenção na realidade social, tem rondado o perfil de
assistentes sociais demandados pelas instituições contratantes. Fruto do impacto das
mudanças econômicas, sociais e ideopolíticas mais recentes, esse processo, marcado
pelo gerencialismo das políticas sociais na órbita dos interesses do capital, incide
diretamente sobre o cotidiano de trabalho do Serviço Social brasileiro. Nessa
perspectiva, muitas vezes se requer um perfil profissional dócil e habilitado a responder
às demandas institucionais de forma fragmentada e produtivista, atuação esta pautada
em uma lógica.
( VUNESP - 2022 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Assistente Social)
X A) autêntica.
B) dialética.
C) autônoma.
D) tecnicista.
E) emancipadora.
Questão
003 (VUNESP - 2020 - AVAREPREV-SP - Assistente Social- VUNESP - 2020 - AVAREPREV-SP -
Assistente Social)
O Serviço Social, como especialização do trabalho coletivo, é uma profissão que
participa da produção e viabilização de serviços sociais em resposta às necessidades de
indivíduos, grupos e classes sociais. A legitimidade social do Serviço Social é baseada
na relaçãocom seu campo de trabalho, na prestação de serviços sociais, públicos e
privados, associando atuação profissional, questão social e políticas sociais, como
dimensões que se determinam reciprocamente à luz da historicidade que caracteriza a:
X A) evolução humana.
B) modernidade contemporânea.
C) subjetividade intrínseca.
D) espontaneidade das relações.
E) totalidade social.
21/08/2023 08:34:13 2/3
Questão
004 A profissão do Serviço Social desenvolve uma importante relevância no tocante ao
trabalho “intersetorial” nas políticas públicas e nos espaços sócio-ocupacionais. Sobre o
tema, assinale a alternativa correta.
( FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Congonhinhas - PR - Assistente Social)
X A) A intersetorialidade nas políticas públicas se traduz em encaminhamentos e repasses
de situações e casos durante as intervenções profissionais.
B) Não se desenvolve articulação no tocante à intersetorialidade nas práticas profissionais
interventivas no interior da política de assistência social.
C) O(a) assistente social não necessita promover a articulação intersetorial nos espaços de
atuação profissional em que essa abordagem não seja solicitada.
D) A intersetorialidade se conjuga no âmbito das profissões, através de equipes
multiprofissionais.
E) O debate da intersetorialidade no Serviço Social possibilitou a superação da abordagem
interdisciplinar.
Questão
005 O projeto de trabalho, uma das estratégias de reconhecimento profissional para o
assistente socia l.
(CESPE / CEBRASPE - 2022 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Serviço
Social)
X A) deve, a princípio, registrar as refrações da questão social que sofrerão impacto efetivo
após a intervenção profissional.
B) deve, necessariamente, indicar os recursos financeiros públicos a serem despendidos
no projeto.
C) é isento do dever de elencar as mudanças esperadas na realidade de atuação.
D) deve ser escrito para a sua materialização.
E) requer a indicação dos mecanismos de controle social das atividades planejadas, a
partir das refrações da questão social, isto é, dos objetos da intervenção.
Questão
006 Considerando a relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto
profissional crítico, assinale a alternativa correta.
(IADES - SES SP - Residência em Serviço Social - Área: Urgência e Emergência - 2021)
 
X A) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social tenha
uma intervenção profissional determinada pela formação e pelo perfil profissional,
secundarizando o papel dos espaços sócio-ocupacionais.
B) A relação entre a dimensão ético-política do Serviço Social e o projeto profissional
crítico estabelece que a teoria marxista é o único referencial teórico que deve orientar a
atuação profissional.
C) O vínculo com o projeto profissional crítico possibilita a crítica dos fundamentos do
cotidiano do trabalho do(a) assistente social, na perspectiva do alcance de mediações
necessárias à objetivação da intervenção profissional para além dos respectivos
objetivos imediatos.
D) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
estabeleça os procedimentos e as técnicas da própria atuação profissional a partir dos
valores e dos princípios centralmente à liberdade individual e à autonomia da
população usuária.
E) A identidade com o projeto profissional crítico possibilita que o (a) assistente social
consiga realizar uma intervenção profissional que atende, de maneira universal, as
múltiplas demandas da população usuária.
21/08/2023 08:34:13 3/3
Questão
007 Os projetos de intervenção profissional têm grande relevância em qualquer área de
atuação do assistente social. Tendo como referência a visão de Marilda Iamamoto, a
construção dos objetivos que referenciarão os projetos de intervenção profissional deve
ser orientada:
( IBADE - 2022 - IPREV - Assistente Social)
A) pela articulação institucional necessária para a viabilização efetiva implementação
efetiva das ações previstas no projeto.
X B) por um reconhecimento dos envolvidos enquanto sujeitos políticos com capacidade
decisória e de gestão das políticas públicas.
C) pela valorização dos pressupostos teóricos que subsidiam o fazer social.
D) por um certo grau de integração e ordenação hierárquica dos procedimentos técnicos
necessários à execução dos projetos e programas.
E) pelo acompanhamento da dinâmica da vida social em sua totalidade, identificando as
múltiplas dimensões da realidade particular.
Questão
008 (Banca não informada - 2017 - UFPA/PA - Assistente Social ) Como trabalhador
especializado, o assistente social deve apresentar propostas profissionais que
vislumbrem soluções para além da requisição da instituição, cujas demandas são
apresentadas na versão burocratizada e do senso comum, destituídas da tradução
ético-política ou da interpretação teórico-metodológica. Portanto, constitui-se um
instrumento fundamental para a consolidação do projeto ético-político profissional o/a:
X A) processo interdisciplinar.
B) objetivo institucional.
C) produtividade organizacional.
D) projeto de trabalho.
E) consciência política.
21/08/2023 08:34:54 1/4
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
SIMONE APARECIDA DA SILVA
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 A prática profissional em Serviço Social, para ultrapassar a imediaticidade e o cotidiano,
exige uma projeção do que precisa ser realizado, a partir do conhecimento sobre o
objeto a ser transformado, seu contexto, os instrumentos necessários à consecução
desse trabalho. O planejamento e a gestão de ações profissionais em Serviço Social,
como ação técnica e política, em consonância com o projeto ético- político da profissão:
(COVEST-COPSET - 2019 - UFPE - Assistente Social)
X A) baseia-se no conhecimento da instituição, dos usuários, das demandas colocadas e
como pode potencializar transformações que ampliem direitos.
B) embasa-se no conhecimento teórico e no conhecimento da realidade de atuação,
objetivando uma intervenção pragmática, centrada nas demandas imediatistas
características do cotidiano.
C) pode se configurar como um exercício de reflexão do profissional, sem exigir sua
concretização num documento - o plano ou programa, se o profissional apenas atua na
execução de políticas sociais.
D) prescinde de um sistema de estudo e registro das manifestações da questão social que
chegam aos diversos espaços do Serviço Social.
E) deve garantir a decisão técnica, neutra, vinculada estritamente às necessidades e a
interesses institucionais, funcionais à ordem hegemônica.
Questão
002 Os/as assistentes sociais possuem e desenvolvem atribuições localizadas no âmbito da
elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a
movimentos sociais e populares. Sobre o processo histórico da profissão, assinale a
alternativa correta.
( FUNDATEC - 2022 - Prefeitura de Esteio - RS -Assistente Social - Edital nº 02)
X A) O processo de reconceituação gestado pelo Serviço Social desde a década de 1980
permitiu à profissão enfrentar a formação tecnocrática conservadora e construir
coletivamente um projeto ético-político profissional.
B) A concepção apresenta no projeto ético-político profissional do Serviço Social brasileiro
articula direitos restritos, normativos e equânimes, orientados pela perspectiva de
manutenção das desigualdades sociais.
C) O primeiro curso de Serviço Social no Brasil surgiu em 1930, no Estado do Rio de
Janeiro.
D) Nos momentos iniciais da profissão, desde as origens até os primeiros anos da
institucionalização profissional, houve forte influência da Igreja Católica, especialmente
a partir das duas encíclicas papais: a Rerum Novarum, de Leão XIII, e Quadragésimo
Anno, de Pio XI.
E) O Serviço Social trata-se de uma profissão de nível médio, que exige de seus/suas
profissionais formação teórica, orientando-se por uma Lei de Regulamentação
Profissional e um Código deÉtica.
21/08/2023 08:34:54 2/4
Questão
003 No tocante ao conservadorismo no Serviço Social brasileiro, analise as assertivas a
seguir:
(FUNDATEC - Prefeitura de Gramado - Assistente Social - 2019: FUNDATEC - Prefeitura
de Gramado - Assistente Social - 2019)
I. A partir do período histórico do movimento de reconceituação e intenção de ruptura, o
conservadorismo deixou de permear a formação e o trabalho profissional.
II. O conservadorismo é alimento da reprodução do capital e é central para conservar a
sociedade capitalista, se reatualiza e se fortalece nas determinações societárias dessa
sociedade.
III. O pensamento conservador se reatualiza na cena contemporânea, metamorfoseado
e atravessado por novas dimensões do fazer profissional.
Quais estão corretas?
A) Apenas II e III
X B) Apenas II
C) Apenas I e III
D) Apenas I
E) Apenas III
Questão
004 O método elaborado pela equipe da escola de Serviço Social de Belo Horizonte, no
período de 1972 a 1975, que propunha a constituição de uma metodologia alternativa
às perspectivas das abordagens funcionalistas da realidade é chamado de
(INSTITUTO AOCP - 2016 - CASAN - Assistente Social)
A) método de Araxá e representa a incorporação do tecnicismo no Serviço Social.
X B) método de reconceituação e representa o desenvolvimento do projeto ético e político
do Serviço Social.
C) método BH e representa o movimento de intenção de ruptura com o Serviço Social
tradicional.
D) método BH e representa a incorporação da fenomenologia no Serviço Social.
E) método BH e representa a perspectiva modernizadora do Serviço Social.
Questão
005 (FCC - 2018 - MPE-PE - Analista Ministerial - Serviço Social)
O Serviço Social, uma profissão inserida na divisão sócio técnica do trabalho, tem como
elemento identificador e significante da atuação profissional a Questão Social que, na
atualidade, apresenta a radicalização de suas expressões, marcadas pela
financeirização do capital. Essa dinâmica contemporânea traz impactos para a
profissão. Desse modo, pode-se definir a Questão Social a partir :
X A) das contradições entre capital/trabalho, adensadas no final do século XIX, sobretudo
com a industrialização e com o capitalismo monopolista que impactou na dinâmica da
ordem econômica e na estrutura social e política.
B) da diminuição dos lucros capitalistas com intervenção profunda do Estado no controle
do mercado e, com isso, interrompeu um ciclo de supercapitalização coincidindo com o
advento do capitalismo monopolista.
C) de uma repulsa da classe burguesa em naturalizar o pauperismo, considerando que
nesse momento se abandona a ideia liberal sobre a pobreza como fruto do insuficiente
esforço dos indivíduos no aproveitamento das oportunidades que o mercado lhes
oferece.
D) do aprofundamento dos ideários liberais que defendem a intervenção estatal no
mercado e nas políticas sociais para favorecer a pacífica convivência entre democracia
e igualdade social. Desse modo, a Questão Social representa a capacidade de o Estado
controlar totalmente o modelo econômico para produzir igualdade social.
21/08/2023 08:34:54 3/4
E) da emergência da Revolução Francesa em 1789 quando os ideários de igualdade,
fraternidade e liberdade ganham força, não apenas na sociedade burguesa, mas
também na classe trabalhadora e, nesse sentido, o Serviço Social como profissão passa
a gravitar com esses mesmos ideários.
Questão
006 O conservadorismo marca o Serviço Social desde a sua gênese, para ajustar os
operários à sociedade capitalista. O cariz conservador foi questionado quando o
processo de Renovação teve início, culminando com o Congresso da Virada, em 1979. A
partir de então, ainda que a profissão tenha assumido uma direção marxista, o
conservadorismo não desapareceu, notadamente no exercício profissional do assistente
social.
O assistente social, em sua grande maioria, é um profissional assalariado, o que lhe
imprime um caráter de subordinação perante o seu empregador. Essa condição de
trabalho confere ao assistente social uma autonomia
( FGV - 2022 - TRT - 13ª Região (PB) - Analista Judiciário - Serviço Social)
A) Residual.
X B) Exponenciada.
C) Condicionada.
D) Relativa.
E) Total.
Questão
007 (FCC - 2022 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Área Apoio - Serviço Social )
Na contemporaneidade, o Serviço Social, traz tanto a discussão das demandas da
categoria profissional em seu cotidiano de trabalho, como também a temática das
competências profissionais numa perspectiva histórico-crítica. Nesse sentido, para o
Serviço Social, a competência crítica supõe:
X A) a recusa tanto do messianismo utópico − inspirado em análises que naturalizam a vida
social e traduzem numa visão perversa da profissão − quanto do fatalismo − que
privilegia as intenções do sujeito profissional individual em detrimento da análise
histórica do movimento do real.
B) a profissão passa pela história da sociedade e pela história do pensamento social na
modernidade, construindo um diálogo de consensos e dissensos.
C) um redimensionamento dos critérios da objetividade e da subjetividade do
conhecimento, privilegiando a racionalidade da burocracia e da organização.
D) um diálogo crítico com a herança intelectual incorporada pelo Serviço Social e nas auto
representações do profissional.
E) um profissional culto, político, informado, militante, capaz de elucidar os dilemas
implícitos no ordenamento epidérmico do discurso autorizado pelo poder.
Questão
008 (Banca não informada - 2018 - Superintendência de Gestão e Desenvolvimento de
Pessoas - PE (SUGEP/PE) - Assistente Social )
No exercício profissional, os assistentes sociais se deparam com diferentes dilemas e
conflitos: seu maior empregador é o Estado, o principal campo de atuação são as
políticas sociais e seus objetos de intervenção são as múltiplas expressões da questão
social. Imprimir uma direção social ao exercício profissional vinculado ao projeto ético-
político da profissão exige um profissional que:
X A) realize a articulação entre teoria e prática, compreendendo a relação de identidade
entre a realidade vivida, as teorias e as intervenções realizadas.
B) negocie seus projetos, defenda suas competências profissionais e promova as
potencialidades dos sujeitos, compreendendo que o investimento em capital humano
contribui para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho.
21/08/2023 08:34:54 4/4
C) tenha competência para propor, para negociar com a instituição os seus projetos, para
defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais.
D) tenha competência para responder às demandas dos usuários e negociar o
cumprimento das rotinas institucionais, tendo em mente que os recursos são escassos e
se torna necessário definir as prioridades.
E) priorize as necessidades e demandas dos usuários, realizado o diagnóstico para
identificar a situação-problema.
21/08/2023 08:21:09 1/2
REVISÃO DE SIMULADO
Nome:
CELIANE FRANCISCA ALVES
Disciplina:
Fundamentos Histórico e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social IV
Respostas corretas são marcadas em amarelo X Respostas marcardas por você.
Questão
001 No ano de 1989, aconteceu nos Estados Unidos um encontro entre os organismos de
financiamento internacional (FMI, Bird, Banco Mundial), representantes do governo do
Estados Unidos e dos governos latino-americanos com propósito de discutir soluções
para América Latina. Segundo Montãno (2011) dentre as recomendações que surgiram
nesse encontro, podemos destacar:
X A) maior disciplina fiscal; redução dos gastos públicos; privatização dos serviços públicos;
desregulamentação de leis trabalhistas.
B) aumento nos gastos sociais; predominância do Estado na economia; seletividade nas
políticas sociais.
C) maior investimento nas políticas educacionais.
D) Privatizações; regulamentação do comércio; desregulamentação de direitos sociais.
E) supressão da propriedade privada e das classes sociais.
Questão
002 Nesses novos tempos, em que se constata a retração do Estado no campo das políticas
sociais, amplia-se a transferênciade responsabilidades para a sociedade civil no campo
da prestação de serviços sociais. Em conformidade com a análise de IAMAMOTO, trata-
se de uma das formas de: (BANCA OBJETIVA/CONCURSOS - Prefeitura de Nova Hartz -
Assistente Social - 2022.Adaptado).
A) ampliar a ação direta do Estado.
B) qualificar os serviços ofertados.
X C) efetivar uma das recomendações da Constituição Federal, de supressão da ação
pública.
D) terceirizar a prestação de serviços sociais.
E) atuação ilegítima da sociedade civil.
Questão
003 ( IBADE - IPREVSC - Assistente Social - 2022 ) A agenda social dos países periféricos
como o Brasil tem se pautado nos últimos anos por uma tendência a restringir gastos
sociais em função dos processos de ajuste econômico em curso. Dos princípios a seguir,
aquele que está de acordo com esta agenda é:
X A) Redistributivismo
B) Seletividade
C) Universalidade
D) Hierarquização.
E) Estatização
Questão
004 Segundo Montano (2011) quando se analisa a influência neoliberal na àrea social,
observa-se a transformação de direitos estabelecidos em “não direitos”. Assim, a
participação da sociedade civil, transfigurada no terceiro setor, está pautada na falsa
ideia de que
A) a sociedade civil viabiliza a efetivação dos serviços sociais públicos.
B) o voluntariado é a única forma de trabalho na assistência social.
X C) a parceria público-privada viabiliza o fortalecimento do Estado na gestão social.
D) a privatização dos serviços sociais fortalece o Estado.
21/08/2023 08:21:09 2/2
E) trata-se de uma concepção restritiva de cidadania baseadas em ações focalizadas que
reflete a despolitização da questão social.
Questão
005 (IBADE - IPREVSC - Assistente Social - 2022 ) As políticas sociais brasileiras vêm sendo
ao longo das últimas décadas fortemente afetadas pelo modelo de desenvolvimento
neoliberal implementado no país. É uma característica da doutrina neoliberal:
A) a defesa do Estado nação.
B) a construção de fundos públicos.
C) a centralização decisória.
X D) expansão dos investimentos governamentais.
E) reformas fiscais contencionistas.
Questão
006 Com o processo de democratização do Estado e da sociedade brasileira, a sociedade
civil conquistou uma série de garantias e, ao mesmo tempo, compromissos. De sujeito
de favores e benesses passa a ser sujeito de direitos. O exercício de cidadania que
objetiva efetivar direitos torna-se desafiante e complexo, porque (FUNDATEC - UERGS -
Assistente Social - 2014)
A) a legislação que garante os direitos humanos não é específica em relação aos canais de
participação e controle social.
B) a efetivação de direitos sociais depende de tribunais localizados e de ação operacional
ampla e direta na comunidade.
X C) a sociedade civil conta com uma diversidade de sujeitos e de propostas que precisam
ser reconhecidas no cenário de disputas atuais.
D) os conselhos que lutam em defesa dos direitos sociais constituem instância muito nova
sem articulação governamental.
E) o paradigma da complexidade permeia todos os campos de disputas políticas e sociais.
Questão
007 A partir da década de 1990, na sociedade brasileira, o espraimento do ideário neoliberal
trouxe consequências perversas, numa sociedade de frágil enraizamento da cidadania e
cultura democrática. Dentre as consequências do projeto neoliberal podemos destacar:
A) diminuição das expressões da questão social.
B) maior participação do Estado na condução das políticas sociais.
C) políticas sociais mais eficientes e universais.
X D) fortalecimento do princípio do trabalho como mercadoria e sua regulação pelo livre
mercado negando a defesa dos direitos e a intervenção do Estado.
E) defesa intransigente dos direitos humanos e ampliação das políticas sociais.
Questão
008 A extinção do pleno emprego que marcou a sociedade salarial foi imposta aos cidadãos
e aos trabalhadores pelo neoliberalismo, em particular com o advento do colapso das
regulações keynesianas e fordistas. Nesse contexto podemos destacar como
características das políticas sociais no cenário brasileiro, no século XXI:
A) ampla oferta dos serviços públicos.
B) prioridade da responsabilidade estatal em detrimento do mercado.
C) ampla cobertura dos programas, projetos e benefícios.
D) amplo controle social e fortalecimento das instâncias participativas
X E) ênfase nos programas de transferência de renda e nas políticas de inclusão.

Mais conteúdos dessa disciplina