Buscar

Documento de Bruna Alves

Prévia do material em texto

RESULTADO DE APRENDIZAGEM
AULAS PRÁTICAS
 
 RESULTADO DE APRENDIZAGEM
AULA PRÁTICA 
Ciências Moleculares e Celulares
BRUNA ALVES RIBEIRO
ORIENTAÇÕES PARA A ENVIO DA ATIVIDADE
APRESENTE AQUI AS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DA AULA PRÁTICA
ESTRUTURAS CELULARES QUE CONSTITUEM AS CÉLULAS PROCARIONTES E EUCARIONTES
Celulares Procariontes: Os seres vivos, nós sabemos que eles têm estruturas comuns, seja eucariontes ou procariontes. Dentro dessas estruturas nós temos a membrana celular, o citoplasma, o material genético e os ribossomos. Os ribossomos são as únicas organelas presente s tanto nas células procariontes como eucariontes. A constituição dessas estruturas, é como citoplasma, membrana plasmática e ribossomos, elas são muito similares nos dois tipos de células. A diferença na constituição das células procariontes é os membros dos domínios de Archea e bactéria. 
Elas também possuem uma diferença na parede celular das células eucariontes vegetais. É constituída a parede celular dos procariontes, elas possuem açúcares diferentes e vão permitir uma classificação. O citoplasma é constituído pela maioria do seu volume por água. Assim, como o citoplasma eucariontes como procariontes possuem carboidratos orgânicas que fazem parte do metabolismo dessas células e também possuem material genético DNA, que no caso dos procariontes, eles encontram dispersos no citoplasma. Os ribossomos são formados por RNA, a constituição tanto na célula eucariontes quanto da célula procariontes é formado por RNA ribossômico. 
O que diferencia um ribossomo dessa organela de uma da outra é que, nos procariontes é responsável por uma síntese de proteína de uma célula e a de um eucarionte é as subunidades que vão fazer o processamento dessas proteínas, de forma geral elas são formadas por RNA ribossômico, mas cada uma com suas características. Que as estruturas obrigatórias que estão associadas as células são membrana plasmática, que entra uma célula eucariontes e procariontes essas membranas são muito similares, elas têm uma característica de síntese proteica com seus constituintes de carboidratos, possui material genético que é o DNA. Esse DNA tem suas características. 
A células procariontes esse DNA fica disperso no citoplasma e temos um DNA extra. Enquanto que nos eucariontes esse material fica reservado na região do núcleo. E a membrana plasmática ela tem a função de permeabilidade seletiva. Os procariontes elas possuem formatos como: coco, vacilo, espiroqueta e alguns tipos de organização, como: Bactéria filamentosa e a bactéria apendiculada. 
É o maior volume de citoplasma é água, nas células procariontes elas possuem membranas plasmáticas, citoplasma e o núcleo que também é chamado de cromossomo bacteriano, então ele é formado por DNA e encontra-se disperso nesse citoplasma.
Cromossomo bacteriano, as células procariontes possuem um DNA que é chamado de plasmídeo. Esse plasmídeo é um DNA circular. E temos também os ribossomos, que são as únicas organelas presentes nos procariontes. E também temos a parede celular que permite uma classificação entre gram-positiva e gram-negativa, justamente pela sua constituição. Uma das características das células procariontes é que elas são minúsculas comparadas as células eucariontes e podemos perceber essa diferença por meio das lâminas. As células procariontes elas são unicelulares.
A membrana tanto nas células eucariontes como procariontes é formada por uma bicamada proteica, externo e interno. E essa bicamada ela permite uma permeabilidade seletiva por que a porção lipídica dessa bicamada é formado por fósforo lipídios. Os lipídios são formados por uma região que se chama polar, que é a cabeça e apolar que é a cauda. As outras moléculas de lipídios como: colesterol e a porção proteica e proteínas periféricas. Além desses constituintes temos carboidratos que tem a função de formar a estrutura glicocálix.
Celulares Eucariontes: As células de forma geral passam por dois processo de divisão e diferenciação. No processo de diferenciação ocorre a sinalização para a célula desempenhar diversas funções nos organismos o processo de divisão e diferenciação acontecer no organismo eucariontes é necessária uma etapa de fecundação acontecer. Nessa etapa de formação temos a formação de zigoto inicia a formação e se a divisão celular. Então o zigoto inicia-se umas etapas embrionárias para formação de organização. 
Primeira etapa - Para a formação de organismo, deve acontecer a etapa de mórula. Na mórula Inicia-se um processo de divisão, o zigoto tem um conjunto de cromossomos. Nesse processo de divisão as células começam a se dividir e formar as demais células de organismo. E seguindo esta etapa embrionário temos a etapa de blastocisto. Nessa etapa de divisão blastocisto, temos a massa celular interna que se diferencia nas diferentes células dos demais organismos, isso pode acontecer através do processo de células tronco embrionária e ela tem características de totipotentes ou seja, células tronco embrionárias que podem formar qualquer tipo de célula, justamente por serem totipotentes. 
A massa celular interna, através de estímulos desenvolve diversos tipos celulares, por exemplo: se ela receber estímulo para desenvolver desenvolver células neuronais, então ela vai formar neurônios, se ela receber estímulo para formar células de fibras musculares, em tão ela vai dar Origem a células musculares. Então elas vão sofrer uma de divisão de diferenciação.
Define a células eucariontes, além de possuírem o núcleo, ou seja material genético abrigado por uma carioteca é possuírem diferentes organelas que vão desde sempre desempenhar diferentes funções. As organelas são formadas através de sinalização celulares, de expressão gênica. Numa célula eucariontes temos uma célula de fusões específicas. Uma das organelas que está presente nas células eucariontes é o retículo endoplasmático, que se divide em rugoso e liso, a segunda organela que também está próximo ao retículo endoplasmático é o complexo Golgi.
LÂMINA DE RAIZ DE CEBOLA 
São divisão celular mitótica está associada com as células somáticas, são todos as células que compõem os tecidos e órgãos. Então, se eu tenho uma célula somática, que está sendo preparada para o processo de divisão, vai acontecer uma divisão mitótica passando pelas fases de divisão: prófase, pro metáfase, metáfase, anáfase, teófase e citocinese. 
Prófase: inicia-se logo após a interfase, uma longa etapa na qual ocorrem aumento da célula, produção de organelas e a duplicação dos cromossomos. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece. Inicia-se ainda a formação do fuso mitótico (estrutura constituída por micro túbulos), e os centros somos (região onde são organizados os micro túbulos) afastam-se.
Prometáfase: ocorre a desintegração do envoltório nuclear, também chamado de carioteca. Os micro túbulos que partem do centros somo ligam-se ao cinetócoro (estrutura proteica localizada no centrômero) dos cromossomos. Os cromossomos continuam sua condensação. Metáfase: os cromossomos atingem seu maior grau de condensação. Os centrossomos estão em lados opostos da célula, e os cromossomos estão organizados na região mediana da célula (placa metafísica).
Anáfase: na fase mais curta do processo de mitose, ocorrem a separação das cromátides irmãs e a migração em direção aos polos das células. A célula alonga-se e, no final dessa etapa, temos dois polos com a quantidade completa de cromossomos.
 LÂMINA DE BOCHECHA HE
A hematoxilina é um corante básico, que tem atração a substâncias ácidas (lembre que os opostos se atraem). A eosina, ao contrário da hematoxilina, tem caráter ácido e, sendo assim, atrai substâncias básicas, conhecidas como acidófilas (que fixam corantes ácidos).
Eucariontes, característica pela coloração Hematoxilina (composto de ácido, azulado, tem DNA, encontrado no núcleo) eosina (ácido tem mais proteínas, rosada, encontrado no citoplasma).
o Tamanho celular - o maioresque as células procariontes
o Morfologia- epitélio de revestimento ,não possui formato definido,  por se tratar de tecidos conjuntivos ,glândulas mucosa.  
o Constituintes – membrana plasmática, citoplasma, núcleo
o Organização de células e tecidos- várias camadas de tecidos.

Continue navegando