Buscar

Contextualiza de técnicas terapêuticas manuais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Natianary Batista Neves
Matricula: 01569410 
Curso: Fisioterapia
Contextualizada de Técnica Terapêuticas Manuais. 
As técnicas de terapia manual são manipulações, mobilizações e exercícios específicos com objetivo de estimular a propriocepção, produzir elasticidade a fibras aderidas, estimular o líquido sinovial e promover a redução da dor. O fisioterapeuta usa as mãos para realizar as técnicas terapêuticas nos seus pacientes com intensão de trazer alivio e reduzindo a dor. Podemos destacar alguns testes específicos de acordo com os membros do corpo. Para o Membro Superior temos alguns testes que são: 
Teste de Neer ele é indicado para verificar compressão das estruturas sub acromiais, e com isso proporciona o choque ou impacto do tubérculo maior do úmero contra a face ântero-inferior do acrômio e com a presença de uma bursite ou inflamação do tendão supra espinhoso. O fisioterapeuta coloca uma das mãos na região superior do ombro do paciente, (acrômio clavicular) e fazendo uma pressão no sentido inferior com a outra mão apoiadas no braço do paciente. Em seguida o fisioterapeuta pedi para que o paciente realize flexão do ombro; 
Teste de Hawkins-Kennedy ele é indicado para possível tendinite do supraespinhal, ele proporciona o atrito do tendão supra espinhoso sob a abóboda acromial. O fisioterapeuta deverá apoiar a sua mão no ombro do paciente e com a outra mão conduzir o cotovelo em flexão de 90º para realizar um movimento de rotação externa para interna; 
Teste de Yergason é indicado tendinite do bíceps. O fisioterapeuta pedi para o paciente se colocar deitado ou em pé, com o úmero em posição neutra e o cotovelo em 90°. O paciente é solicitado a fazer rotação externa e supinação do seu braço contra a resistência manual do terapeuta coloca uma das mãos sobre o sulco Inter tubercular do ombro e a outra mão sobre o punho do paciente. O fisioterapeuta realiza então um movimento no sentido da extensão do antebraço e resiste ao movimento de supinação do antebraço e rotação externa efetuado pelo paciente. 
No Tronco teremos alguns testes que são: 
Teste de Schober é indicado para hipomobilidade da coluna lombar. O fisioterapeuta solicita para o paciente se colocar em posição ortostática, em seguida o profissional marca um ponto entre as EIPS. Depois marca outro ponto 10cm acima. Logo em seguida o paciente faz flexão de troco. O fisioterapeuta mensura-se novamente a distância de um ponto a outro e ele terá que dar o resultado positivo: se a distância de um ponto ao outro for menor que 5cm;
Teste de Soto-hall é indica para espasmo do musculo trapézio. O fisioterapeuta deverá instruir o paciente para realizar, em um primeiro momento, a flexão da cervical de forma ativa. Logo em seguida, o terapeuta com a palma da mão espalmada sobre o osso esterno empurra-o para baixo, enquanto a outra mão exerce uma força contrária e de forma passiva sob a região occipital.
No Membros Inferiores teremos alguns testes que são:
Teste de Ober é indicado para contratura no trato iliotibial. O fisioterapeuta por trás do paciente, com uma mão segurando firmemente na inserção dos abdutores do quadril na região da crista ilíaca e com a outra mão elevando o membro inferior a ser testado, mantendo o joelho flexionado a 90º, abdução da coxa de 40º e a perna em extensão máxima. O fisioterapeuta faz abdução passiva e solta para que o membro volte a maca suavemente;
Teste de Homan é indicado para trombose venosa profunda. O fisioterapeuta solicita para que o paciente fique em DD, com tornozelo fora da maca, em seguida o profissional faz dorsiflexão passiva.
Referências Bibliográficas:
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-20092006-142252/publico/elizabethagferreira.pdf Postura e controle postural: desenvolvimento e aplicação de método quantitativo de avaliação postural
https://blog.portaleducacao.com.br/testes-especiais-para-o-membro-superior/Testes especiais para o membro superior. Acesso 05 de novembro de 2022.
https://blog.portaleducacao.com.br/testes-especiais-da-regiao-dos-membros-inferiores/Testes especiais da região dos membros inferiores. Acesso 05 de novembro de 2022.
https://blog.portaleducacao.com.br/testes-especiais-da-regiao-cervical/ Testes especiais da região cervical. Acesso 06 de novembro de 2022.
https://receitadevida.com.br/viver-melhor/corpo-em-movimento/melhores-exercicios-para-os-membros-superiores/ 
file:///C:/Users/MARIA/Downloads/mtaf.pdf Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia. Acesso 08 de novembro de 2022.

Outros materiais