Buscar

S6-B0554 - TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ENFERMAGEM)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

S6-B0554 - TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL (ENFERMAGEM) 
1 - O Ministério da Saúde divulgou, em setembro de 2019, dados sobre tentativas e óbitos por suicídio no país. A publicação acontece no mês de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio, “Setembro Amarelo”. O levantamento aponta que a intoxicação exógena é o meio utilizado por mais da metade das tentativas de suicídio notificadas no país.
Com relação aos óbitos, a intoxicação é a segunda causa, com 18%, ficando atrás das mortes por enforcamento, que atingem 60% do total. Sobre o suicídio análise:
I) O suicídio é um fenômeno complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.
II) O suicídio pode ser prevenido. Saber reconhecer os sinais de alerta em si mesmo ou em alguém próximo a você pode ser o primeiro e mais importante passo.
III) Os sinais de alerta devem ser considerados isoladamente. Sempre há uma “receita” para detectar seguramente quando uma pessoa está vivenciando uma crise suicida e se tem algum tipo de tendência suicida.
IV) Um indivíduo em sofrimento pode dar certos sinais, que devem chamar a atenção de seus familiares e amigos próximos, sobretudo se muitos desses sinais se manifestam ao mesmo tempo.
Estão corretas as afirmações: b. I, II e IV
 2 O Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), no Brasil, 2011-2022, apresenta a vigilância de DCNT como um de seus eixos, detalhando os indicadores, as metas, os objetivos e as ações a serem desenvolvidas por esta vigilância, e, dentre as metas, oito delas foram estabelecidas, com cinco sendo atingidas.
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa que corresponde as metas atingidas no plano de ações:
I. Redução da prevalência de tabagismo em 30% e redução do consumo abusivo de bebidas alcoólicas em 10%.
II. Aumento de mamografia em mulheres de 50-69 anos de idade, em dois anos, para 70% e aumento do papanicolau em mulheres de 25-64 anos de idade, em 3 anos, para 85%.
III. Redução de mortalidade prematura de 30 a 69 anos por DCNT em 2% ao ano.
IV. Aumento da prevalência da prática de atividade física no tempo livre em 10%.
V. Contenção do crescimento da obesidade em adultos e o aumento do consumo recomendado de frutas e hortaliças em 10%.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s): a. II e IV.
3 A sífilis, no Brasil, assim como em muitos países, apresenta uma reemergência. Diante disso, os profissionais de saúde devem estar aptos a reconhecer as manifestações clínicas, conhecer os testes diagnósticos disponíveis, e, principalmente, saber interpretar o resultado do exame para o diagnóstico e o controle de tratamento. Analise as afirmativas:
I. A sífilis é uma infecção bacteriana sistêmica, crônica, curável e exclusiva do ser humano.
II. Quando não tratada, evolui para estágios de gravidade variada, podendo acometer diversos órgãos e sistemas do corpo.
III. A maioria das pessoas com sífilis são sintomáticas; apresentam sinais e sintomas constantes.
IV. Quando não tratada, a sífilis pode evoluir para formas mais graves, comprometendo, especialmente, os sistemas nervoso e cardiovascular.
Quais afirmativas estão corretas?
Escolha uma opção: I, II e IV.
4 As ações da equipe de saúde devem buscar a integralidade da atenção, de modo a superar a assistência fragmentada. É essencial uma abordagem integral ao usuário, que o compreenda como um ser singular em suas diferentes dimensões biológicas, psicológicas, econômicas, sociais e culturais, e em todos os pontos de atenção para dar vazão às suas necessidades de saúde, e essas ações empreendidas devem ser, de fato, resolutivas. Dentre as atribuições dos profissionais das equipes de Atenção Básica, as atividades devem seguir as referidas disposições legais que regulamentam o exercício de cada uma das profissões; são atividades específicas do enfermeiro e, para ele, competem as seguintes obrigações: 
I. Realizar atenção à saúde aos indivíduos e famílias vinculadas às equipes e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outras), em todos os ciclos de vida.
II. Realizar e/ou supervisionar o acolhimento com escuta qualificada e classificação de risco, de acordo com os protocolos estabelecidos.
III. Realizar estratificação de risco e elaborar um plano de cuidados para as pessoas que possuem condições crônicas no território, junto aos demais membros da equipe.
IV. Realizar atividades em grupo e encaminhar, quando necessário, usuários a outros serviços, conforme o fluxo estabelecido pela rede local.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
Escolha uma opção: Todas as afirmativas estão corretas.
5 A assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) é organizada a partir das necessidades da população, a fim de garantir o atendimento aos usuários, com apoio de uma equipe multiprofissional, que atua no cuidado e na regulação do acesso, na qualidade da assistência prestada e na segurança do paciente. De forma integrada aos demais pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde (RAS) e com outras políticas intersetoriais, a Assistência tem como objetivo garantir resolutividade da atenção e continuidade do cuidado, assegurando a equidade e a transparência, sempre de forma pactuada com os Colegiados do SUS. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP) resultou da necessidade de reorganizar e qualificar a atenção hospitalar no âmbito do SUS.
Sobre a PNHOSP, analise:
I. A Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP), instituída através da Portaria n. 3.390, de 30 de dezembro de 2013, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelece as diretrizes para a organização do componente hospitalar na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
II. Os hospitais privados, enquanto colaboradores da RAS, podem optar ou não por atuar de forma articulada à Atenção Básica de Saúde, que tem a função de coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.
III. Na Portaria de Consolidação recomenda-se a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos hospitais.
Estão corretas as afirmações:
Escolha uma opção: a. I e III
6 A consulta de enfermagem faz parte da estratégia dirigida a grupos de risco que propõe uma adequada intervenção educativa em indivíduos com valores de PA limítrofes, que estão mais predispostos à hipertensão. As medidas são equivalentes às propostas para tratamento não medicamentoso da HAS. Nesse contexto, a consulta de enfermagem objetiva promover a educação em saúde para a prevenção primária da doença, por meio do estímulo à adoção de hábitos saudáveis de vida, e também de avaliar e estratificar o risco para as doenças cardiovasculares.
Em relação à estratificação de risco, analise as afirmativas a seguir:
I. Na consulta de enfermagem deve-se, na prevenção primária da HAS, controlar os seus fatores de risco, como a sobrecarga na ingestão de sal, o excesso de adiposidade, especialmente na cintura abdominal, o abuso de álcool, entre outros.
II. Pesquisar a presença de lesões em órgãos-alvo ou doenças cardiovasculares como a hipertrofia ventricular esquerda; angina ou infarto prévio do miocárdio; revascularização miocárdica prévia e insuficiência cardíaca.
III. Nas ações coletivas, o profissional poderá atuar com estratégias de ações educativas coletivas, com a população em geral orientando a restrição à adição de sal na preparação de alimentos, na identificação da quantidade de sal e/ou sódio presente nos alimentos industrializados.
IV. A avaliação do risco de Framingham pode ser utilizada por profissionais de enfermagem da atenção primária para avaliar o risco global de desenvolver uma doença cardiovascular.
Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s):
Escolha uma opção: c. I, II e IV. 
7 Na PNHOSP temos a criação do Núcleo Interno de Regulação (NIR) nos 
hospitais, de forma a realizar a interface com as Centrais de Regulação, 
delinear o perfil de complexidadeda assistência no âmbito do SUS, bem como 
permitir o acesso, de forma organizada e por meio do estabelecimento de 
critérios de gravidade, e disponibilizar o acesso ambulatorial, hospitalar, de 
serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, além de critérios preestabelecidos,
como protocolos que deverão ser instituídos em conjunto pelo NIR e a gestão 
da Regulação, além de permitir a busca por vagas de internação e apoio 
diagnóstico/terapêutico fora do próprio estabelecimento para os pacientes que 
requeiram serviços não disponíveis, sempre que necessário, conforme 
pactuação na Rede de Atenção à Saúde (RAS).
Sobre o objetivo e funções do NIR, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
Todas as alternativas estão corretas. CORRETA
8 A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é definida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) como uma condição clínica multifatorial, caracterizada pela elevação sustentada dos níveis pressóricos arteriais e, em 2017, o American College of Cardiology (ACC) e a American Heart Association (AHA) publicaram uma nova diretriz com as novas recomendações sobre a definição de hipertensão:
Escolha uma opção:
Considera-se hipertensão arterial sistêmica a presença de pressão arterial sistólica (PAS) igual ou superior a 130 mmHg e/ou pressão arterial diastólica (PAD) igual ou superior a 80 mmHg.
9 A Portaria n. 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, a Atenção Básica é um dos componentes da Rede de Atenção Psicossocial formada pelos seguintes pontos de atenção, exceto:
Escolha uma opção: Equipe de apoio aos serviços do componente Atenção Residencial de Caráter Transitório.

Outros materiais