Buscar

estudo dirigido psi e comunidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
 INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SOCIEDADE E DESENVOLVIMENTO REGIONAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA 
Disciplina: Psicologia e comunidade 
Professora: Lurdes Oberg
Aluna: Eloá Brandão Lacerda
Estudo Dirigido
1 – Escreva sobre a história da Psicologia da Comunidade no Brasil. 
Em 1962, ocorre a regulamentação da profissão psicólogo (Scarparo e Guareschi, 2007), nessa década de 60, a psicologia era usada como um instrumento de controle ideológico, já que se encontrava no período de ditadura militar no Brasil. Tais práticas individualistas e descontextualizadas que circulavam no âmbito da Psicologia foram mudando de figura nos anos 70, quando as práticas de psicologia em comunidades começaram a ter seus primeiros registros. Inicialmente, o objetivo era diminuir as patologias na comunidade e resolver questões relacionadas à adaptação. Mas com o enfraquecimento da ditadura no Brasil, os objetivos foram sendo direcionados para ideias de emancipação social. Esses fenômenos foram reforçados com a Constituição de 1988 quando inclusão social, igualdade e cidadania foram expressões inclusas na prática Psi. Por fim, na metade da década de 80 surge o termo “Psicologia da Comunidade” para aqueles que atuam em instituições públicas, postos de saúde e órgãos de família; sendo uma área abrangente que dialoga com políticas públicas, contextos sócio-políticos, saberes populares, dentre outros fatores voltados para o interesse social.
2 – Qual a importância de considerar o conceito de comunidade na Psicologia Comunitária? 
Segundo alguns autores, o conceito de comunidade é importante para a constituição do comum, para resgatar os laços sociais quebrados pela lógica capitalista e moderna, lê-se individualizante, e que nessa mesma constituição haja um encontro de desejos, potências particulares de cada um, de forma que rompa com ideias homogeneizadoras. 
3 – Como você analisa a Psicologia Comunitária na comunidade e da comunidade? 
A psicologia na comunidade surge para sair de espaços elitizados com modelos teóricos importados da América do Norte, se aproximando mais da realidade brasileira, tudo nisso nas décadas de 60 e 70. A partir de 1985, utiliza-se a expressão “psicologia da comunidade” para designar as promoções de saúde em instituições geralmente públicas com interesses sociais.
4 – Como você entende a Ideologia do Desenvolvimento da Comunidade na década de 50, no Brasil? 
Entendo que a Ideologia do Desenvolvimento da Comunidade surge no Brasil por causa do “trauma” causado nos EUA com a Guerra Fria após da Segunda Guerra Mundial, visto que a URSS era a representação de uma ameaça ao modelo econômico do outro país em questão. Expandir e disseminar técnicas de produção para populações rurais e menos favorecidas foi uma estratégia sagaz de exportar alguns dos aparelhos necessários para a engrenagem capitalista forte e vigente nos EUA, para a América Latina, mais precisamente, o Brasil. Para tanto, a ONU se empenha nessa divulgação sob o pretexto de “melhoras as condições econômicas, sociais e culturais das comunidades, integrá-las na vida nacional e capacitá-las a contribuir plenamente para o progresso no país”.
5 – Qual a importância das funções rurais? 
Para a consolidação do sistema capitalista e moderno no Brasil, era necessário criar condições favoráveis em áreas rurais, nesse âmbito, surgem as missões rurais sob o pretexto de “melhoria das condições de vida econômica e social das áreas agrícolas”.
6 – Escreva sobre a experiência de Itaperuna – RJ. 
A experiência em Itaperuna-RJ se dá quando o Brasil recebe recomendações do Governo Norte-Americano para a implantação da educação rural, atendendo aos interesses das classes dominantes no que diz respeito à modernização das práticas rurais. 
7 – Quais os principais ensinamentos que você teve desse texto para a prática do psicólogo na comunidade? 
A questão da não-homogeneização das ditas comunidades; a não postura assistencialista para quebrar a posição de hierarquia e estabelecer uma relação horizontal psicólogo social – paciente e atividade do psicólogo na comunidade como ação transformadora no meio social, mantendo um diálogo com o contexto político, as redes públicas e os desejos das pessoas participantes das ditas comunidades.

Outros materiais