Buscar

Questão - Sujeito na Pesquisa participante

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - SÃO MIGUEL 
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
1. Quem é considerado sujeito na pesquisa participante? E qual a diferença entre esta e a pesquisa tradicional?
Para que a pesquisa tradicional seja efetiva, é necessário que o pesquisador separe seus valores e crenças dos fatos sociais e do objeto em análise. Nestes casos, ele define o que, como e quando o trabalho será realizado, além do destino e uso dos resultados recolhidos; aqueles que estão sendo estudados não possuem poder nenhum e são vistos como o problema da sociedade.
Já na pesquisa participante o investigador é o sujeito, possuindo experiências de vida que modelam à sua maneira de ver o mundo. Ele se envolve diretamente com os movimentos sociais e adota a postura de observador crítico e de participante ativo, podendo sofrer as consequências e transformações que seu trabalho pode causar.
Seu principal objetivo é despertar o desejo de mudança nos dominados e, junto deles, elaborar meios para que isso aconteça. Para isso, o investigador disponibiliza suas ferramentas científicas, reconhece e analisa o enfrentamento e se coloca à disposição da superação das estruturas que mantêm ou reforçam o autoritarismo e a desigualdade. 
Desta maneira, ele consegue favorecer a aquisição do conhecimento e da consciência crítica do processo de transformação pelo grupo, para que este assuma seu papel de protagonista e ator social.

Outros materiais