Buscar

Projeto de Formação em Moda e Empreendedorismo nas Periferias de Salvador

Prévia do material em texto

Situação atual e justificativa do projeto:
Encontram-se nas periferias de Salvador, moradores em situação de vulnerabilidade social, em regiões com baixo acesso à segurança, educação e saúde públicas.Tal cenário dificulta a autonomia e emancipação dos indivíduos e os distanciam do movimento cultural ao qual se insere as raízes africanas. Assim, é a partir desse contexto que emerge a necessidade da realização de um curso de formação em modelagem, corte e costura resultante em uma linha de roupas que traga essa cultura para o cotidiano das periferias. Desse modo, além de manter viva a história do povo africano através de vestimentas e acessórios, há a capacitação e formação de microempreendedores advindos das comunidades soteropolitanas.
Objetivos do projeto:
· Oferecer curso gratuito sobre modelagem, corte e costura, image & styling
· Produzir e elaborar uma apostila com a ementa sobre a temática do curso.
· Formar microempreendedores advindos da periferia de Salvador no ramo da moda, costura e design num espaço de dois anos;
· Desenvolver e acompanhar a execução de uma linha de roupas voltada para o estudo da cultura baiana e suas raízes africanas nas periferias de Salvador.
· Promover uma exposição de moda com as peças produzidas.
· Comercialização das roupas e acessórios.
· Internacionalizar a marca, levando o conceito e cultura africana para as semanas de moda ao redor do mundo.
O projeto tem seu método organizacional pautado nos princípios da economia solidária: autogestão, cooperação e solidariedade, visando por meio de um curso, formar e capacitar moradores das regiões periféricas de Salvador, que tenham interesse em aprender sobre costura, image & styling. Assim, o propósito é criar um espaço comum de capacitação, produção, exposição e comercialização baseado na confecção de produtos de vestuário como roupas e acessórios.

Continue navegando