Buscar

ava 2 heustica e identidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conforme os últimos dados estudados, sabemos que existe a heurística de representatividade e a de disponibilidade.
 Outrossim, a heurística de forma geral ocorre em situações corriqueiras de convívio social, exemplo: Quando falamos em médico, de imediato vem-nos a representação masculina, ou seja, atribuímos que médico é a pessoa do gênero masculino quando na realidade a palavra “médico” também pode ser interpretada como sendo no feminino/mulher. Esse exemplo é uma heurística que pode ocorrer quando se está na fila de uma emergência aguardando ser atendido. Como a situação supracitada, a heurística acontece de diversas formas no dia a dia.
 Em outras palavras, recorremos às heurísticas quando nos sentimentos sobrecarregados cognitivamente; quando o assunto não é de tamanha relevância ou quando estamos sob pressão do tempo para desprender um parecer ou quando dispomos de pouca informação para avaliar o assunto em questão. Ao fazer isso é comum a ocorrência de desacerto de Julgamento, tendo em vista que não processamos a informação com o cuidado necessário, considerando as variáveis, de forma exaustiva e não tendenciosa.
Ademais, compreendemos que uma técnica heurística é qualquer abordagem para solução de problemas, aprendizado ou descoberta a emprega um método prático, não garantido como ótimo, perfeito, lógico ou racional, mas suficiente para alcançar uma meta imediata. Onde encontrar uma solução ótima é impossível ou impraticável, métodos heurísticos podem ser usados ​​para acelerar o processo de encontrar uma solução satisfatória. Heurísticas podem ser atalhos mentais que aliviam a carga cognitiva de tomada de decisão.
 Elas são as estratégias derivadas de experiências anteriores com problemas semelhantes. Essas estratégias dependem do uso de informações prontamente acessíveis, ainda que pouco aplicáveis, para controlar a resolução de problemas em seres humanos, máquinas e questões abstratas.
Em suma, compreendemos que as heurísticas são atalhos mentais que usamos para simplificar a solução de problemas cognitivos complexos, representando, dessa forma, uma tendência a julgar a probabilidade.

Outros materiais